Grandes aberturas são muito interessantes mas para uma pequena gama de situações.
O fotógrafo inexperiente costuma ser seduziido por números. Assim, "quantas fotos por segundo?" é um número, e parece essencial à sua expressão fotográfica ter esse recurso. "Qual a abertura máxima?", outro número, também só útil para meia dúzia de situações.
Na prática, 99% das fotos são feitas na cadência de 1 a 1 e em aberturas médias. Mas esses recursos que o iniciante acha essenciais encarecem sobremaneira o conjunto, embora não acrrescentem quase nenhum valor de uso.
Grossíssimo modo, entre duas lentes do mesmo fabricante e características semelhantes, a mais escura é mais barata e mais nítida. Uma lente f2.8, clara mas não claríssima, já tem uma abertura suficiente para desfocar qualquer coisa, e, ou é muitíssimo mais barata que uma f1.7, ou, se é o mesmo preço, é incomensuravelmente superior.
Assim, se a pessoa quer qualidade em 99% dos seus trabalhos, ele não deve buscar lentes claríssimas e sim, pelo mesmo preço, lentes médias. Se voc~e comprar por, digamos, 400 dólares uma lente f1.7 ou uma lent f2.8, pode ter certeza da f2.8 de 400 dólares ser muito melhor.
A mesma coisa vale para o número de elementos. As lentes com menos elementos são mais nítidas, e por isso a fórmula Tessar da Zeiss foi tão copiada por todos os fabricantes. Apenas 4 elementos, número suficiente para corrigir as distorções e ainda pequeno para manter a nitidez. A fórmula Biotar, 4 elementos num duplet simétrico é outra famosa pela nitidez.
Então, o critério é simples: se você tem 500 dólares e compra uma lente f2.8 ou mesmo f3.5, estará comprando uma lente espetacular. Se compra uma lente f1.4, estará comprando apenas uma lente boa ou mesmo medíocre. Agora mesmo no eBay acompanhei o leilão de uma Schneider f4, 28mm. A lente com 20m anos saiu por 110 dólares. Pode acreditar que é espetacular. Que é extremamente nítida. Como paisagens se fotografa em f8, f11, f16 ou até f22, o importante é a nitidez mesmo da lente, e não ser clara. Repito, falo de uma lente f4.
É mais importante que uma tele seja clara que uma GA ou uma Normal. Uma tele com f3.5 já é clara, bem clara, e isso é útil de fato. Usa-se muito a tele em aberturas grandes, mas as GAs muito pouco, e as Normais poucas vezes.
Os critérios de compra de equipamento por amadores são no mais das vezes muito errados, pois compra-se números, números que nada significam no uso diário. É preciso comprar utilidade. Se você paga o dobro por uma lente que tem abertura f1.4 e só usa essa abertura em 1% das vezes, esse 1% está custando a metade do preço do seu equipamento. É muito melhor gastar esse dinheiro em uma lente que melhore os 99% restantes.