Autor Tópico: Nikon D7000 ou Canon EOS 60D????  (Lida 82078 vezes)

Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #135 Online: 13 de Maio de 2011, 22:41:03
Fiz um complemento no meu comentário para exemplificar reviews não são tudo, ainda mais quando levam em consideração características pontuais. Pelo review postado pelo Pictus, a D7000 tem mais DR que qualquer outra Nikon, mesmo full frame. Que a D7000 também tem um sensor melhor que a 5D Mk II. Será que alguém cometeria a insanidade de trocar uma 5D Mk II ou uma D700 por uma D7000 baseado nisso?? Ou é só eu que considero insanidade.

Daqui a pouco o assunto morre como morreram tantos outros, até a Nikon lançar a D800 e a Canon lançar a 5D Mk III. Aí começa tudo de novo..

Se prestar atenção nos gráficos do DXO, a D7000 só leva vantagem no DR em ISO baixo...
É uma simples questão de botar a "cachola" para funcionar e entender os gráficos...
Ninguém vai largar uma FF para ficar com uma D7000.



Devido ao melhor DR em ISO baixo, se pode puxar o que está nas sombras mantendo detalhes, é
o que demonstra as imagens em http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=48119.msg541172#msg541172
Aí alguém vai dizer,  “se eu quero detalhes nas sombras, é só aumentar o tempo de exposição”
Correto, mais vai acarretar no estouro das altas luzes...
« Última modificação: 13 de Maio de 2011, 23:13:12 por Pictus »


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #136 Online: 13 de Maio de 2011, 22:45:20
Aí alguém vai dizer,  “se eu quero detalhes nas sombras, é só aumentar o tempo de exposição”
Correto, mais vai acarretar no estouro das altas luzes...

Não necessariamente. Eu já percebi isso na 7D/60D Toda a imagem parece estar sub-exposta. Pouco, mas parece. Como se faltasse um ponto de luz ou até menos. Mas falta. Parece que o iso de uma não corresponde ao iso de outra.
« Última modificação: 13 de Maio de 2011, 22:46:24 por Hector. »


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #137 Online: 13 de Maio de 2011, 22:55:27
Não necessariamente. Eu já percebi isso na 7D/60D Toda a imagem parece estar sub-exposta. Pouco, mas parece. Como se faltasse um ponto de luz ou até menos. Mas falta. Parece que o iso de uma não corresponde ao iso de outra.

Ahm? :ponder: O que necessariamente tem a ver subexposição com estouro das altas luzes?


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #138 Online: 13 de Maio de 2011, 23:18:00
Pictus, com certeza a D7000 tem DR melhor. Aliás, as Nikon usando os sensores Sony tem DR melhor desde o tempo da D90, isso não é segredo para ninguém. E quanto aos ISO´s, já li em algum lugar que existe um desvio de 1/3 ou 2/3 de ponto na D7000 em relação à 7D, não sei se para mais ou para menos. Acho que foi no próprio cameralabs.

Voltando ao assunto, o que quero dizer é que o pessoal se prende a características pontuais de um ou outro review para escrever como se tivesse sido criada a camera definitiva. E estou falando isso como fotógrafo amador que não tem o menor interesse de defender marca X ou Y, até porque eu só gasto com estes caras e tirando raras vezes em que atuei "profissionalmente", nunca ganhei nada em troca.

Por exemplo, a grande maioria dos Reviews fala em DXO ou ACR/LR. Conversando com o Thunder sobre o ruído da 60D, mandei para ele JPG´s de uma foto minha com a 60D em ISO alto convertidos com o LR e com o DPP e até comentamos que o processo de demosaico usado pelo DPP gera um ruído fino e muito mais fácil de tratar que o do LR, gerando um resultado final melhor. O mesmo talvez aconteça com o CaptureNX com as imagens Nikon. É sabido que o ACR/LR é prático e utilizado por quase todos os fotógrafos em função do seu workflow, mas está longe de ser o melhor conversor de RAW, tanto no quesito NR quanto no quesito DR. E resultado de review pode ser grandemente alterado de acordo com o programa de conversão utilizado.

O fato é.. Se minha camera tem mas é pior que a camera do outro, então não tem grande importância. No momento que começa a ter e fica melhor, é critério para decidir compra.

Isso é antigo.. Já foi assim com o ISO alto em que o da Canon era muito melhor que o da Nikon, mas o pessoal da Nikon dizia que se usavam no máximo 400 com filme, ISO alto era bobagem e desnecessário e o imporante mesmo eram as "cores vivas" do CCD, muito melhores que as do CMOS. Até que a D90 e D300 começaram a ter um ISO alto decente em virtude do CMOS. Aí o excelente desempenho destas cameras comparadas com a 50D da época faziam toda a diferença e ISO alto limpo passou a ser foco de discussão de "que camera era melhor". Isso é recente e todo mundo se lembra.

Já foi assim também com o controle wireless do flash, que o pessoal da Canon torcia o nariz e dizia que não servia para nada, e agora que 7D/60D/T3i tem, embora ainda continue sendo inferior ao da Nikon (a Canon não conseguiu fazer um controle wireless com HSS), todo mundo gosta.

Agora são as cores da Canon e o DR da Nikon. Antes, as cores da Nikon eram mais precisas. Agora, segundo testes de laboratório, as cores da 60D são mais precisas e também segundo testes de laboratório o DR da Nikon é melhor.

E podemos acrescentar mais uma penca de coisas na lista, corpo de magnésio, nível eletrônico, liveview, tethered shooting, visor articulado e claro a filmagem HD.

Sei lá.. Acho muito assunto para pouca diferença de resultado prático, pelo menos para a grande maioria das pessoas que usam estas cameras. Mas é opinião minha.
 
Boa noite para todos !


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #139 Online: 14 de Maio de 2011, 13:41:08
É justamente o oposto, a maioria usa ISO baixo...
« Última modificação: 14 de Maio de 2011, 13:41:32 por Pictus »


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #140 Online: 14 de Maio de 2011, 13:53:05
Pictus, a maioria usa ISO baixo em eventos ??? Casamentos, por exemplo ??

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #141 Online: 14 de Maio de 2011, 14:14:03
7D + 18-200. Se for falar mal pensa antes. rssss
kkkkkk fala meu amigo, claro que não vou falar mal !!! mas olha, se trocar por uma D7000 vai ficar mais feliz heinnn  :hysterical: :hysterical: :hysterical:


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #142 Online: 14 de Maio de 2011, 14:24:49
Pelo review postado pelo Pictus, a D7000 tem mais DR que qualquer outra Nikon, mesmo full frame. Que a D7000 também tem um sensor melhor que a 5D Mk II. Será que alguém cometeria a insanidade de trocar uma 5D Mk II ou uma D700 por uma D7000 baseado nisso??
Meu caro AlexandreS, tenho as duas, não trocaria pelo fato de ser fotógrafo de casamento e trabalhar muito com iso alto, a 5D MII como todos sabem é sem comentários, full frame e tal masss... que na prática as imagens da D7000 são mais bonitas, mais nítidas, mais detalhadas, mais afiadas e com cores mais fiéis isso é uma realidade, não uso jpg mas testei para brincar e eles ja saem prontos, diferente das canons ( mesmo a 5D II ) que é necessário ajuste de cor, nitidez etc. Esse sensor da D7000 parece que tem luz própria, capta detalhes impressionantemente, talvez pelo fato de usar uma tecnologia mais nova sei lá, mas é sensacional  :clap: :clap: :clap:
Não sou expert como vcs que entendem de tudo e sabem tudo, estou dando minha modesta opinião na prática, no que estou vendo com uso dessas cameras no meu dia a dia.
« Última modificação: 14 de Maio de 2011, 14:27:46 por THUNDER »


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #143 Online: 14 de Maio de 2011, 14:26:41
kkkkkk fala meu amigo, claro que não vou falar mal !!! mas olha, se trocar por uma D7000 vai ficar mais feliz heinnn  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Fala isso não que ele morre do coração...


Pictus, a maioria usa ISO baixo em eventos ??? Casamentos, por exemplo ??
Não... Iso em enventos fica entre 800~2000 no máximo, ninguém se arrisca muito a passar disso. Daí também entra o uso do flash... tem gente que tem umas meia dúzia e as deixam espalhadas por todos os lados... Daí iso 400 é brincadeira...

Bem eu nunca fiz um evento, mas mesmo tendo uma FF não arriscaria usar mais de iso 3200.

abs.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #144 Online: 14 de Maio de 2011, 14:42:00
Pictus, a maioria usa ISO baixo em eventos ??? Casamentos, por exemplo ??

A esmagadora maioria das fotos aqui na galeria como no Flickr são em ISO baixo...
Inclusive dei uma olhada rápida(a internet tá um a KAKA) nas suas fotos no Flickr e
me pareceu que as suas também, ao menos as que pude ver...


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #145 Online: 14 de Maio de 2011, 15:17:33
A esmagadora maioria das fotos aqui na galeria como no Flickr são em ISO baixo...
Inclusive dei uma olhada rápida(a internet tá um a KAKA) nas suas fotos no Flickr e
me pareceu que as suas também, ao menos as que pude ver...
Eu nunca tinha pensado nisso, mas é verdade, pouquíssimas vezes postei uma foto em iso > 1250 aqui... e mesmo no flickr é difícil de se ver fotos low light... hi iso... até pq muita gente usa flash e acaba diminuindo o iso...


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #146 Online: 14 de Maio de 2011, 16:00:23
Desculpem-me, mas achei que este post, pelo menos em suas últimas páginas, tratava de características avançadas, que são relevantes para usuários avançados ou profissionais da fotografia. Por isso falei em profissionais de eventos.

E para esse tipo de profissional, o uso de ISO alto é uma constante. ISO 800 hoje já é quase ISO base, 1600 é usado sem temor e até 3200 é utilizado dependendo da situação. E é claro também que este tipo de foto não vai normalmente para o Flickr, e muito menos para a Galeria.

E para terminar, fico feliz que as pessoas que conheço tenham encontrado aquilo que consideram melhor para si, seja da marca ou modelo que for.

Abçs e bom final de semana.


« Última modificação: 14 de Maio de 2011, 16:06:35 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #147 Online: 14 de Maio de 2011, 17:06:55
São características intrínsecas, o usuário “zezinho apertador de botão” desconhecer a questão são outros quinhentos...
A D7000 nem sequer é uma máquina profissional e usando o mesmo sensor temos a D5100 que é uma máquina de entrada...
Sem falar que existe toda uma gama de profissionais alem de eventos/casório/jornalismo no qual o ISO baixo é default.


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #148 Online: 14 de Maio de 2011, 18:18:27
São características intrínsecas, o usuário “zezinho apertador de botão” desconhecer a questão são outros quinhentos...
A D7000 nem sequer é uma máquina profissional e usando o mesmo sensor temos a D5100 que é uma máquina de entrada...
Sem falar que existe toda uma gama de profissionais alem de eventos/casório/jornalismo no qual o ISO baixo é default.
Nem todo mundo é The Best como vc meu amigo...


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #149 Online: 14 de Maio de 2011, 18:40:09
Se eu sou “the best”, coitado do “the worst”... :eek:
O zezinho de ontem que tem força de vontade/desejo de aprender e progredir, é o “the best” amanha...  :clap: