Autor Tópico: Fotos fora de foco  (Lida 6461 vezes)

Claudio JF

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
  • Sexo: Masculino
Online: 09 de Dezembro de 2010, 22:08:27
Desculpem se o assunto demonstra meu desconhecimento em pós-processamento...
Por exclusiva falta de tempo de me aprofundar no assunto, é que estou abrindo esse tópico. Faço fotos(não profissionalmente) de pássaros e frequentemente fotos ficam fora do foco automático(obviamente quem faz fotos desse tipo sabe que nem sempre dá tempo para passar para o foco manual). Muitas vezes fotos maravilhosas são atrapalhadas por um pequeno galho, uma folha, etc e tal. Existe algum programa de pós-processamento(minha câmera é uma Canos Eos 7D, com JPEG e RAW), que possa corrigir pequenas distâncias de foco e salvar fotos mal focadas que seriam sensacionais?
Claudio JF


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #1 Online: 09 de Dezembro de 2010, 22:25:09
pratica focar
fotos de natureza , nao sao so apertar o botao e pronto.
faz testes , ate pegar a manha.
sem medo
nao desista, e so aprender.
nao existe "programa" , para aprender a focar, muito menos para "dar foco" a aquilo que nao tem.
abs.
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2010, 22:26:40 por agalons »


Pyroviskiss

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 62
    • Fotografia sem mistérios
Resposta #2 Online: 09 de Dezembro de 2010, 23:08:36
Bom, se a imagem não estiver muito fora do foco tu pode tentar o sharpen (tornar nítido) do photoshop. Tá lá em filtros/sharpen eu uso o smart sharpen, e na botão drop down escolho gausiane blur.
Isso aumenta o ruído, então é bom que a imagem esteja em grande formato.
;D

Abraço  :ok:
Everson Tavares
__________________________
http://fotografiafacil.blogspot.com/
@Pyroviskiss


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 10 de Dezembro de 2010, 10:26:43
Muita falta de foco não tem salvação.

Pouca falta de foco pode ser amenizado com o PS.

mas o melhor é não errar o foco, como disse o amigo agalons. Muuuuita prática.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #4 Online: 10 de Dezembro de 2010, 15:08:59
Foco é uma das coisas que não tem como salvar no pós-processamento. No máximo uma amenizada.

A 7D tem um sistema de foco muito complexo, com dezenas de ajustes, justamente para este tipo de situação. O melhor é aprender a tirar tudo da camera. Outra coisa, verifique se a lente que vc usa não tem FTM (Full Time Manual focus). Se tiver, vc pode usar o foco automático e corrigir manualmente sem precisar virar a chave para MF. Mas só faça isso se sua lente tem FTM, caso contrário, pode quebrar o mecanismo de autofoco.

Abçs

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


lgmmachado

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #5 Online: 12 de Dezembro de 2010, 18:52:14
primeiro voce precisa conhecer melhor seu equipamento e fazer realmente muitos testes...

primeira dica e que para fazer fotos de objetos em movimento vc deve ajustar o modo de disparo para high speed, AI servo e foco no ponto central.. so isso ja reduz a margem de erro...
outra dica a antecipar visualmente  o momento do disparo, ou seja, ja prever onde voce vai disparar e tentar antecipar todo o processo para aquele momento.

foto fora de foco e foto perdida... nao gaste tempo tentando recupera-la, gaste tempo aprimorando a tecnica... masssss um unsharp mask pode amenizar o prejuizo quando a foto for usada em tamanho WEB (max 600pixels)


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #6 Online: 13 de Dezembro de 2010, 11:02:14
Um conhecimento de como funciona o auto foco da Canon, em espícifico da 7D vai ajudar muito.

Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


wollinger

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 85
Resposta #7 Online: 13 de Dezembro de 2010, 23:11:26
De nada adianta um tanque de guerra destes se o foco não fica legal.

Na minha opinião, você diveria usar a lente "SEMPRE" no foco manual. Você vai ver o quanto é melhor, mais fácil e mais intuitivo.
Deixe para usar o foco automático quando for bater uns retratos de família etc... Apesar de que, quando se acostumar, não vai mais querer foco automático.

Esta Canon tem robustez suficiente para usar o foco manual, "no braço". Tenta e depois posta umas fotos para análise.
Vai ver como seu foco vai melhorar.

PS: Uma das maiores desvantagens que achei na Panasonic que possuo foi a impossibilidade total de usar o foco manual... Ás vezes ela simplesmente "não foca" quando apontada para uma superfície totalmente escura, como um céu à noite por exemplo, ou até uma superfície totalmente clara. No foco manual basta dar uma "rodadinha" na lente que se consegue o foco sem problema algum...
Até.
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2010, 23:11:59 por wollinger »


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #8 Online: 14 de Dezembro de 2010, 07:33:16
wollinger,

o foco automático sabendo usar é excelente. O que está faltanto é prática e conhecimento de como ele funciona.
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


Claudio JF

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 24 de Dezembro de 2010, 12:35:07
Tenho procurado usar o foco em ponto único e isso tem melhorado o índice de fotos mal focadas...
A maravilha da 7D é q possui inúmeras alternativas de foco e realmente precisamos testar muito para obter o melhor de cada opção!!!
Certamente a ajuda dos experts pode facilitar esse aprendizado para pessoas que estão nesse processo de se aprimorar. Acredito q isso seja um estágio evolutivo de cada um, de estudar, de testar, de obter resultados melhores ou piores.... Ler muito!!!
Minha dúvida inicial, a de tentar melhorar a falta de foco no pós-processamento foi esclarecida...
Mas acho q a experiência de cada um pode contribuir...
Por isso, agradeço cada resposta e peço que continuem a contribuir com esse tópico!!!
Leio com avidez cada comentário!!!!
Claudio JF


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #10 Online: 24 de Dezembro de 2010, 14:46:36
Tenho procurado usar o foco em ponto único e isso tem melhorado o índice de fotos mal focadas...
A maravilha da 7D é q possui inúmeras alternativas de foco e realmente precisamos testar muito para obter o melhor de cada opção!!!
Certamente a ajuda dos experts pode facilitar esse aprendizado para pessoas que estão nesse processo de se aprimorar. Acredito q isso seja um estágio evolutivo de cada um, de estudar, de testar, de obter resultados melhores ou piores.... Ler muito!!!
Minha dúvida inicial, a de tentar melhorar a falta de foco no pós-processamento foi esclarecida...
Mas acho q a experiência de cada um pode contribuir...
Por isso, agradeço cada resposta e peço que continuem a contribuir com esse tópico!!!
Leio com avidez cada comentário!!!!
eu sempre usei o ponto unico do autofocus, ou foco manual,
tenta experimentar isto,
sem perder muito tempo com os milhoes de pontos de focos e outras baboseiras eletronicas.
aprende a focar sem depender da suposta tecnologia,
pensa que antes da chegada do AF no ano 1985, tambem se faziam extraordinarias fotografias.
sem problema nenhum
abs.


rahmati

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Rahmati
Resposta #11 Online: 28 de Dezembro de 2010, 09:41:05
Na minha opinião, você diveria usar a lente "SEMPRE" no foco manual. Você vai ver o quanto é melhor, mais fácil e mais intuitivo.
Deixe para usar o foco automático quando for bater uns retratos de família etc... Apesar de que, quando se acostumar, não vai mais querer foco automático.

eu sempre usei o ponto unico do autofocus, ou foco manual,
tenta experimentar isto,
sem perder muito tempo com os milhoes de pontos de focos e outras baboseiras eletronicas.
aprende a focar sem depender da suposta tecnologia,
pensa que antes da chegada do AF no ano 1985, tambem se faziam extraordinarias fotografias.

Sabem que eu também descobri isso? :D

Depois de acostumar a usar o foco manual, pra quê foco automático? É infinitamente melhor de ver as possibilidades de foco no momento da composição... Muito mais controle no resultado final!

Abs!
• Canon 5D clássica + Canon 85mm f/1.8 USM + Canon 20mm f/2.8 USM + Canon 100-300mm f/5.6
• Sony NEX 3N + TTArtisan 35mm f/1.4
• Samsung Galaxy S20 FE (26mm f/1.8 + 13mm f/2.2 + 76mm f/2.4)


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #12 Online: 28 de Dezembro de 2010, 16:27:39
eu sempre usei o ponto unico do autofocus, ou foco manual,
tenta experimentar isto,
sem perder muito tempo com os milhoes de pontos de focos e outras baboseiras eletronicas.
aprende a focar sem depender da suposta tecnologia,
pensa que antes da chegada do AF no ano 1985, tambem se faziam extraordinarias fotografias.
sem problema nenhum
abs.
:ok: :ok:

O ponto de foco, fora em alguns casos específicos, tem que ser usado SEMPRE em ponto único. Não precisa necessariamente ser sempre o central, mas tem que ter sempre um único ponto ativo. Sem isso, quem decide onde vai ser o foco é a câmera, não o fotógrafo.
E, em casos onde o AF falhar, o negócio é partir pro manual mesmo. :ok:


maxfon

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #13 Online: 29 de Dezembro de 2010, 11:21:57
eu nao sou profissional ,canon 7d é uma boa camera usa raw dar uma olha na shutter speed velocidade de abertura  q lente esta usando? : :)


Claudio JF

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 01 de Janeiro de 2011, 20:50:09
Minha lente é uma canon 100-400 L IS USM
Claudio JF