Autor Tópico: Arte Sepulcral  (Lida 6107 vezes)

Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Online: 20 de Fevereiro de 2011, 12:45:16
Ensaio estudo realizado entre 08:15h e 09:15h. Depois disso a luz já estava muito dura e a nebulosidade do céu não ajudava nadinha. A maioria das fotos são tiradas de um ângulo baixo, o que proporciona grande dificuldade de equalizar a luz solar e as áreas de sombra nas fotos. O uso de flash em baixa potência ajuda, mas em certas cenas atrapalham também (a sombra se projeta numa parede, por exemplo). Um flash na mão de um assistente num ângulo lateral pode fazer GRANDE diferença. A composição é o mais difícil. Há que se ter paciência para acertar. Detalhes nas estátuas podem ser bem explorados. Gostei da experiência. Vou repetir outras vezes.
A autorização foi super tranquila.

1.



2.



3.



4.



5.



6.



7.



8.


Críticas são muito bem vindas. Abç,


____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Vainer

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 12:51:16
Hide, criatividade a mil em, gostei da 5 e 8 desculpe não comentar mais, sou novato em fotos, mas com certeza vou ler o que os amigos irão comentar. Valeu.
Vainer da Rocha Curzio
Nikon D40 18-55mm


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #2 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 12:54:24
Usou flash na 6 e na 7?
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 12:56:11
6 Sim.
7 Não.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #4 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 13:07:37
Entao, hyde. A que mais gostei foi a ultima. A 3 tambem achei interessante pelas diferentes tonalidades de ceu. Do lado do menino mais saturado do que do lado do homem. Voce fez algum tratamento localizado nela?
A 6 chegou a estourar? Porque voce nao fotometrou o ceu? O uso do flash te permitia evitar estouros. Bem, se nao estiver estourado voce recupera isso facilmente. Na 1 e na 7 os estouros sao inevitaveis sem o uso de polarizador.

Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


vilson kojo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.042
  • Sexo: Masculino
  • Aprendiz
    • http://vskojo.blogspot.com/
Resposta #5 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 13:14:49
Fotos 2 e 8 repetidas? Tratamento ou iluminacao diferentes? Gostei das composicoes e dos contrastes obtido na serie ...
Nikon D800 | Fujifilm S3Pro | Nikon FM3A | Tamron AF 19-35mm 3.5-4.5 | Nikkor AF 50mm 1.4 D | Nikkor AF-S 50mm 1.4 G | Nikkor AF-S 85mm 1.8 G | Nikkor AF 28-200mm 3.5-5.6 D | Nikkor AF-S VR 70-200mm 2.8 G | Speedlight SB-80DX
http://vskojo.blogspot.com/


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #6 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 13:24:14
Entao, hyde. A que mais gostei foi a ultima. A 3 tambem achei interessante pelas diferentes tonalidades de ceu. Do lado do menino mais saturado do que do lado do homem. Voce fez algum tratamento localizado nela?
A 6 chegou a estourar? Porque voce nao fotometrou o ceu? O uso do flash te permitia evitar estouros. Bem, se nao estiver estourado voce recupera isso facilmente. Na 1 e na 7 os estouros sao inevitaveis sem o uso de polarizador.



Não houve tratamento localizado em nenhuma das fotos. Até tentei na 7, mas não me agradou (preciso estudar mais).
A 6 estourou total. Usei flash em máxima potência mas ainda assim não ajudou muito. Não consigo fotometrar o céu e focar em outro objeto (minha cam é limitada e ainda tá com defeito no travamento do foco). O máximo que consigo é centralizar o motivo focando e medindo a luz ao mesmo tempo e depois cropar pra dar a composição desejada.
Valeu pelos comentários. Abç,

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #7 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 13:25:36
Fotos 2 e 8 repetidas? Tratamento ou iluminacao diferentes? Gostei das composicoes e dos contrastes obtido na serie ...

É a mesa foto, mas com tratamentos distintos. 2 P&B. 8 duotone com Branco e Preto. Obrigado Vilson.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #8 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 13:26:27
Hide, criatividade a mil em, gostei da 5 e 8 desculpe não comentar mais, sou novato em fotos, mas com certeza vou ler o que os amigos irão comentar. Valeu.

Obrigado Vainer. Todo comentário pra mim é útil. Abç,

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 13:26:55
Boa série.
Destaque para a 2 - pelo alto contraste e 7 - pleo ângulo/composição.
Abs.


irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Resposta #10 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 13:27:31
muito boas fotos, hyde. Sinceramente (deveria?) não tenho como criticar as obras de arte fotográficas sobre as obras de arte estatuária. Excelentes os registros, o equilibrio de luz/sombra.

notinha:
o Cemitério do Araçá (SP) apresenta um conjunto de obras de arte considerável, não apenas estatuária. Uma ocasião encontrei lá um tumulo ornado com um conjunto em bronze constituido de um "banco de praça", com um chapéu sobre êle e bengala apoiada na lateral. Significado: "ausência". Impressionante. Fotografei à época (uma das milhares do meu acervo que se perderam) mas só consegui fotografar porque ostentava na lapela minha estrela vermelha - sim, já fui petista, um dia. Os funcionarios do cemiterio IMPEDEM qualquer fotografia lá dentro, sabe deus porque. E uma Mamiya 645 não é propriamente algo que se consiga ocultar com facilidade.
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2011, 13:30:03 por irado »
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #11 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 13:41:04
Boa série.
Destaque para a 2 - pelo alto contraste e 7 - pleo ângulo/composição.
Abs.

Obrigado pelo comentário, Paulo.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #12 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 13:46:04
muito boas fotos, hyde. Sinceramente (deveria?) não tenho como criticar as obras de arte fotográficas sobre as obras de arte estatuária. Excelentes os registros, o equilibrio de luz/sombra.

notinha:
o Cemitério do Araçá (SP) apresenta um conjunto de obras de arte considerável, não apenas estatuária. Uma ocasião encontrei lá um tumulo ornado com um conjunto em bronze constituido de um "banco de praça", com um chapéu sobre êle e bengala apoiada na lateral. Significado: "ausência". Impressionante. Fotografei à época (uma das milhares do meu acervo que se perderam) mas só consegui fotografar porque ostentava na lapela minha estrela vermelha - sim, já fui petista, um dia. Os funcionarios do cemiterio IMPEDEM qualquer fotografia lá dentro, sabe deus porque. E uma Mamiya 645 não é propriamente algo que se consiga ocultar com facilidade.

Pô, Irado, uma pena se perder um registro tão bonito.

Encontrei no Campo Santo (nome do cemitério) a tumba do ACM. Como não se pode identificar as sepulturas, simplesmente não dava pra fotografar a tumba. Ela toda é uma homenagem moderna (de gosto duvidoso, inclusive) à personalidade do cara. Não salvava nem uma angulosinho pra contar estória. Muito diferente de um baixo relevo que encontrei e que possivelmente postarei em outra oportunidade, que era uma homenagem à profissão do morto.

Não se envergonhe de ter sido PT um dia. Eu meio que sou...rs Embora tenha deixado de votar na legenda.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #13 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 14:07:23
Muito bom, Hyde. Você resolveu muito bem a questão da luz, só na 7 que escorregou com esse céu.

Na solução de luz/fotometria minhas preferidas são 2 e 5. Em composição a 8.

Abraço.


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #14 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 14:13:02
Eu curti o "Arte Sepulcral" :ok:

Homem de palavra em Hyde, disse que iria fazer essas fotos, e foi mesmo.
Eu gostei da série Hyde...

a 2 e a 8 são iguais, com tratamentos diferentes, correto?
gostei mais do tratamento da 2ª...
F A N T Á S T I C A... :worship:
ela prende a atenção...
Me veio a cabeça Romeo & Julieta de Shakespeare...
:wub: