Autor Tópico: Qual máquina comprar  (Lida 3182 vezes)

Josinan

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 24 de Janeiro de 2006, 14:16:44
Boa tarde,

Sou nova no forúm e estou querendo comprar uma máquina digital nova, e gostaria da ajuda de vocês. Eu desejo uma máquina pequena, com excelente resolução, zoom, tirar fotos em movimento, com bons recursos. Não uma profissional, mas uma máquina que permita sair do clicar e a foto está pronta. Gosto de tirar fotos de paisagens, pessoas, closes, e foto em movimento, como da minha filha.

Estou interessada em fazer curso de fotografia para aprender e quanto mais leio os tópicos mais quero. Por fazer o curso acho que deveria ser uma máquina com recursos manuais e automáticos também.

Enfim, eu li muito bem aqui sobre a FZ5 da Panasonic, e foi mencionado a F11 da Fuji, mas não encontrei nada sobre esta Fuji. Alguém sabe mais informações sobre ela. Ela tem especificações iguais/parecidas com FZ5? Fiquei interessada por causa do tamanho, ela é bem menor que a FZ5. Eu tenho uma Canon S100 e gosto do tamanho dela.

Vocês tem idéia de quanto custa esta F11 e se ela atende o que estou procurando?

Agradeço a atenção, sou mais uma querendo entrar neste mundo...

Um abraço

Josinan
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2006, 14:27:10 por Josinan »


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #1 Online: 24 de Janeiro de 2006, 14:26:29
A F11 só tem no mercado japonês, ainda não saiu em outros países (e já está demorando bastante, não sei se não vai ficar só por lá). A F10 faz a mesma coisa, porém sem os recursos manuais. Custa em torno de U$280 nos Estados Unidos.
Nikon/Panasonic Gear


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 24 de Janeiro de 2006, 14:32:02
E a FZ5 logo logo será substituída pela FZ7 =P


Josinan

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #3 Online: 24 de Janeiro de 2006, 14:43:21
Citar
A F11 só tem no mercado japonês, ainda não saiu em outros países (e já está demorando bastante, não sei se não vai ficar só por lá). A F10 faz a mesma coisa, porém sem os recursos manuais. Custa em torno de U$280 nos Estados Unidos.
Obrigada Gustavo pela resposta. Você sugere outro modelo? Eu li que a FZ5 será substituída pela FZ7. Tem melhoria nesta nova? Vale a pena esperar a FZ7?
 


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #4 Online: 24 de Janeiro de 2006, 14:45:11
Citar
Tem melhoria nesta nova? Vale a pena esperar a FZ7?

A meu ver, não. Eu não trocaria uma FZ5 pela FZ7, assim como não trocaria uma FZ15 por uma FZ20. Terá mais ruído provavelmente, a óptica é a mesma, o preço será U$100 mais caro, única melhoria evidente é o modo vídeo. Eu ficaria entre a F11 (que deve sair - espero, pq tbm quero uma - daqui um mes ou dois no mercado americano) e a FZ5.
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2006, 14:47:07 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Josinan

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #5 Online: 24 de Janeiro de 2006, 14:47:48
Citar
Citar
Tem melhoria nesta nova? Vale a pena esperar a FZ7?

A meu ver, não. Eu não trocaria uma FZ5 pela FZ7, assim como não trocaria uma FZ15 por uma FZ20. Terá mais ruído provavelmente, a óptica é a mesma, o preço será U$100 mais caro, única melhoria evidente é o modo vídeo.
Pergunta de leigo, o que são esses "ruídos" que vocês falam tanto?

 


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #6 Online: 24 de Janeiro de 2006, 14:52:46
Interferência na imagem, de certa forma análoga ao grão que ocorria no filme, porém em alguns sensores digitais são exagerados, deixando a imagem granulada, inviabilizando o uso de uma alta sensibilidade. Em ISO 400 por exemplo rende no máximo pequenas impressões e fotos para uso na web. Ao aumentar os pixeis e manter o tamanho do sensor na FZ7, a Panasonic aumenta também o ruído (ao menos enquanto não há uma tecnologia nova), de regra o tamanho do sensor é inversamente proporcional ao ruído gerado na imagem. Para saber mais disso de uma olhada em:

http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...view=getnewpost

Na prática essas câmeras compactas devem ser usadas sempre no ISO mais baixo, 80 ou 100, 400 só em casos extremos e de necessidade, já sabendo que a imagem ficará comprometida a certos usos. A questão é que ao aumentar a resolução e o número de pixeis (pixeis ou pixels?, rs) estão começando a comprometer os ISO's mais baixos também, provavelmente a FZ7 já terá uma imagem ruidosa mesmo numa sensibilidade baixa. Algumas pessoas acham que é bobagem, se preocupar com ruído. De fato eles tendem a desaparecer em boa parte no momento da impressão. O problema é que ao tratar uma imagem eles se tornam bem mais visíveis. Uma câmera muito ruidosa tem uma imagem limitada.
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2006, 15:01:10 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Josinan

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #7 Online: 24 de Janeiro de 2006, 14:56:30
Citar
Interferência na imagem, de certa forma análoga ao grão que ocorria no filme, porém em alguns sensores digitais são exagerados, deixando a imagem granulada, inviabilizando o uso de uma alta sensibilidade. Em ISO 400 por exemplo rende no máximo pequenas impressões e fotos para uso na web. Ao aumentar os pixeis e manter o tamanho do sensor na FZ7, a Panasonic aumenta também o ruído (ao menos enquanto não há uma tecnologia nova), de regra o tamanho do sensor é inversamente proporcional ao ruído gerado na imagem. Para saber mais disso de uma olhada em:

http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...view=getnewpost

Na prática essas câmeras compactas devem ser usadas sempre no ISO mais baixo, 80 ou 100, 400 só em casos extremos e de necessidade, já sabendo que a imagem ficará comprometida a certos usos. A questão é que ao aumentar a resolução e o número de pixeis (pixeis ou pixels?, rs) estão começando a comprometer os ISO's mais baixos também, provavelmente a FZ7 já terá uma imagem ruidosa mesmo numa sensibilidade baixa.
Muito Obrigada. Vou ler.
Josinan


Carlos_RJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 24 de Janeiro de 2006, 16:08:34
A situação dela é a mesma da minha, valeria a pena esperar por essa Fuji F11 ao invés da FZ5???

Em qto tempo vcs imaginam q ela esteja nos USA? Seria a de melhor aplicação para essa situação? E o pior, a qto esta máquina deve chegar nos USA?

Obrigado pela ajuda,

Carlos


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #9 Online: 24 de Janeiro de 2006, 16:18:41
Carlos, vc perguntou tudo isso num tópico dias atrás. A F11 é comparável em tamanho e lente as Panasonic FX e Canon SD, vc comentou via mp que havia se decidido pela FZ30, depois mudou para a FZ5 em função do tamanho e investimento, já que preferia o maior zoom, mas gastar menos.

Ninguém tem bola de cristal para estimar um tempo que ela chegará ao mercado americano, talvez nem chegue, certas câmeras como a Panasonic FX2 só foram lançadas na Europa por exemplo.

De melhor aplicação a "essa situação"? Que situação que vc fala?

Dica, experimente usar a ferramente side-by-side do Dpreview:
http://www.dpreview.com/reviews/sidebyside.asp


 
Nikon/Panasonic Gear


Carlos_RJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 24 de Janeiro de 2006, 16:39:17
Citar
Carlos, vc perguntou tudo isso num tópico dias atrás. A F11 é comparável em tamanho e lente as Panasonic FX e Canon SD, vc comentou via mp que havia se decidido pela FZ30, depois mudou para a FZ5 em função do tamanho e investimento, já que preferia o maior zoom, mas gastar menos.

Ninguém tem bola de cristal para estimar um tempo que ela chegará ao mercado americano, talvez nem chegue, certas câmeras como a Panasonic FX2 só foram lançadas na Europa por exemplo.

De melhor aplicação a "essa situação"? Que situação que vc fala?

Dica, experimente usar a ferramente side-by-side do Dpreview:
http://www.dpreview.com/reviews/sidebyside.asp
Pois é, lá foi indicado a FZ5 mas pelo tamanho da F11 e os recursos talvez fosse mais interessante. Achei q a F11 não chegaria aqui tão cedo, mas como vc disse aqui q deve sair em 1 ou 2 meses no mercado americano, surgiu a dúvida.
Sei q ninguém tem bola de cristal pra poder adivinhar, mas achei q pelo seu comentário vc poderia ter lido alguma coisa a respeito e como no meu caso não é uma sangria desatada se a F11 for mais adequada que a FZ5 pra situação descrita pela Josinan (que é muito parecida com a q descrevi no meu tópico) pra esse espaço de tempo (1 ou 2 meses) penso q valeria a pena.

Por isso perguntei se a F11 era a mais adequada a situação descrita no início deste tópico. :thmbup:

Abraço.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #11 Online: 24 de Janeiro de 2006, 16:43:15
Eu falei em um ou dois meses pq já faz seis meses do lançamento dela pela Fuji e ainda não há em nenhuma loja americana, se não chegar em dois meses eu começo a duvidar que seja lançada por lá, mas é mera especulação. Todo caso caso são câmeras completamente diferentes, uma é ultrazoom e a outra quase uma ultra-compacta, uma tem visor evf e lcd, a outra só lcd, uma tem uma pegada mais firme, a outra tem uma pegada mais complicada em função do tamanho diminuto, visto que ela é bem específica para quem não quer uma câmera maior, mas tem limitações em função disso. Acho que deveria decidir esse tipo de detalhe primeiro, sabendo o que quer fica mais fácil, até pq se a F11 não for lançada, tem a Canon A510 que não é tão maior assim.
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2006, 16:43:30 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Carlos_RJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 24 de Janeiro de 2006, 16:49:03
Mas a A510 não tem os mesmos recursos manuais da F11 e nem da FZ5 não é?

Se é assim fico com uma das 2 mesmo, a grande vantagem da F11 seria a mesma qtdade de recursos da FZ5 por um tamanho menor, isso para uma mulher (caso da minha esposa) é um ponto positivo.  


Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #13 Online: 25 de Janeiro de 2006, 22:22:20
Citar
Mas a A510 não tem os mesmos recursos manuais da F11 e nem da FZ5 não é?

Se é assim fico com uma das 2 mesmo, a grande vantagem da F11 seria a mesma qtdade de recursos da FZ5 por um tamanho menor, isso para uma mulher (caso da minha esposa) é um ponto positivo.
Carlos, a A510 tb tem recursos manuais, agora veja bem, você esta comparando a FZ5 e a F11 que são cameras com propósitos bem diferentes, como foi comentado acima.

FZ5:
Vantagens: Ótima para externas, paisagens, excelente qualidade de imagem nessas condições e um excelente zoom.
Desvantagens: Portabilidade, e imagens não tão interessantes para fotos com o uso do flash, se bem que ela até superou minhas expectativas.

A F11 ganha nas fotos com flash, portabilidade e no meu ver perde nos outros quesitos, inclusive deve chegar com um preço bem salgadinho.

Concluindo, acho que prá quem tá começando a opção da Canon A510 perfeita.
Baixo custo, funções manuais (dá prá aprender fotografia), boa portabilidade.
Quando vc estiver bem familiarizado utilizando todos os recursos da A510 com certeza ficará bem mais fácil escolher a próxima!

Espero ter ajudado.

Boa sorte na escolha.
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #14 Online: 26 de Janeiro de 2006, 02:02:44
Ponha a mão no bolso e compre a primeira camera digital que encontrar no Shopping.
Ficar nessa de ficar escolhendo indefinidade qual modelo comprar não leva a nada.
Todas as cameras citadas até agora são muito boas.
Fuji F10/F11
Panasonic FZ5
Canon A510/A610/A620
etc...
Todas possuem os mesmos recursos (exceto a F10).

E se amanha aparecer um novo modelo?
Vai esperar ele entrar no mercado e ficar barato?
Ficar barato leva em torno de 8 meses, nesse periodo ocorrem novos lançamentos, vai esperar esses novos ficaram faceis de comprar?
E, Fevereiro/Março são epocas de novidades, essas novidades chegam alguns meses depois, ai já é Setembro/Outubro, que tem mais novidades, etc...


Hoje, compraria uma Fuji E510, só não e equipado com o SuperCCD.
Wide de 28mm faz diferença.
Mas, as vezes a gente quer um zoom daqueles, e para não ter que carregar duas cameras, uma Fuji S9000.  :denken:
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2006, 02:03:30 por pksato »
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S