Autor Tópico: Testes com a S9000  (Lida 4034 vezes)

Eduardo Buscariolli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 92
Resposta #15 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 10:20:56
Citar
As fotos em ISO 200 da S9000 que vi por aí foram todas muito boas... Parece que é do ISO 400 pra cima que começa a ter ruído mais visível. Pra mim a chave tá aí, no ISO 400. Se ele for bem aceitável, essa câmera se torna muito mais interessante.
Tá aí uma foto da S9000 em ISO 400:
http://www.imaging-resource.com/PRODS/S900.../S9KINI0400.HTM
 
Georges, sim em algumas situações o ruido em ISO400 é percetível. A foto desse link é por exemplo uma situação em que eu não entraria, fundo liso e escuro. O ruido vai ser bastante perceptível. :denken:

Por outro lado:
ISO400, 1/450, F3.9, 29mm, CHROME


Tinha que ser ISO400, pq o bichinho estava pulando e a mãe tentava me acertar a cabeça.

É um crop de +/-25% da área total. Sem resize ou PS.

By the way, se alguém quiser que eu faça algum teste em determinada condição, estou a disposição.  :thmbup:

Vlw
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2006, 10:22:21 por Eduardo Buscariolli »

Eduardo Buscariolli
Ribeirão Preto - SP



Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Resposta #16 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 19:29:45

       já que dispõe desses dois modelos seria interessante que o Eduardo voltasse a fazer esse teste só que agora de modo mais neutro (sem crome ou sharpness), para esclarecermos melhor a diferença de tratamento entre ambas as máquinas. Pelo que pude perceber até agora o JPEG da S9000 embora tenha mais resolução (era esperado pq se trata de uma câmera de 9mp) tem um tratamento antiruído mais agressivo do que da S5000. Reparem as texturas das arvores e na parede como se perderam na S9000. Se isso se confirmar em um novo teste não será novidade já que a tendência do mercado é oferecer JPEGs "mais lisinhos"  Isso faz sentido porque a S5000 é uma câmera muito mais antiga.
Fica então minha sugestão para um teste em condições mais neutras. Estou especialmente curioso pq minha S9000 chega semana que vem ..hehe

 abraços  

 


Eduardo Buscariolli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 92
Resposta #17 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 22:43:37
Citar
já que dispõe desses dois modelos seria interessante que o Eduardo voltasse a fazer esse teste só que agora de modo mais neutro (sem crome ou sharpness), para esclarecermos melhor a diferença de tratamento entre ambas as máquinas. Pelo que pude perceber até agora o JPEG da S9000 embora tenha mais resolução (era esperado pq se trata de uma câmera de 9mp) tem um tratamento antiruído mais agressivo do que da S5000. Reparem as texturas das arvores e na parede como se perderam na S9000. Se isso se confirmar em um novo teste não será novidade já que a tendência do mercado é oferecer JPEGs "mais lisinhos"  Isso faz sentido porque a S5000 é uma câmera muito mais antiga.
Fica então minha sugestão para um teste em condições mais neutras. Estou especialmente curioso pq minha S9000 chega semana que vem ..hehe

 abraços
Tá valendo, no sábado eu faço esse teste...

Um abraço

Eduardo Buscariolli
Ribeirão Preto - SP



Eduardo Buscariolli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 92
Resposta #18 Online: 04 de Fevereiro de 2006, 20:45:56
Como o Bantunes pediu...

REVISADO ABAIXO
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2006, 21:39:45 por Eduardo Buscariolli »

Eduardo Buscariolli
Ribeirão Preto - SP



Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #19 Online: 04 de Fevereiro de 2006, 21:47:54
Olá Eduardo, desculpa a chatice, mas porque vc não usou a mesma distância focal para as duas cams? Ou pelo menos mais próximo! Achei que o sensor da S9000 esquenta um pouco a foto, puxando pro magenta. Mas isso não é problema, basta corrigir no PS. Quanto à qualidade, seria preciso você disponibilizar as fotos em alta, como fez nos testes acima. Realmente, a S5000 tem mais sharp que a S9000. Pelo menos neste teste.

até,  


Eduardo Buscariolli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 92
Resposta #20 Online: 04 de Fevereiro de 2006, 22:28:25
Citar
Olá Eduardo, desculpa a chatice, mas porque vc não usou a mesma distância focal para as duas cams? Ou pelo menos mais próximo! Achei que o sensor da S9000 esquenta um pouco a foto, puxando pro magenta. Mas isso não é problema, basta corrigir no PS. Quanto à qualidade, seria preciso você disponibilizar as fotos em alta, como fez nos testes acima. Realmente, a S5000 tem mais sharp que a S9000. Pelo menos neste teste.

até,
Olá Beto

Pretendo disponilizar os arquvios originais, mas o Rapidshare, está muito lento hoje. Amanhã editarei o post e acrescentarei os links.

Quanto a distancia focal, amigo, esse tem sido o problema nessas comparações. Por que a S5000, grava uma área pelo menos 15% maior que apresentado no EVF. Mesmo tentado usar referencias, no final existe uma diferença considerável. E honestamente não sei como ver a distancia focal antes de bater a foto. Alguma sugestão?

Valeu
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2006, 22:29:22 por Eduardo Buscariolli »

Eduardo Buscariolli
Ribeirão Preto - SP



Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #21 Online: 04 de Fevereiro de 2006, 23:08:04
Acho que só usando referências mesmo e tirando umas 3 fotos pra cada, com zomms diferentes. Dá mais trabalho, mas é uma solução.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #22 Online: 05 de Fevereiro de 2006, 01:15:44
Para mim o que está claro é que a S9000 tem uma latitude maior que a S5000, principalmente quando está em RAW, como dá para notar no crop das árvores com as folhas. O sharpness na S5000 tbm é mais violento que na S9000.  
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #23 Online: 05 de Fevereiro de 2006, 06:35:20
Puxa e eu adorei as cores da S9000...
Eu já gosto de fotos mais vivas sem o uso do photoshop... bem saturadinhas, mas que não sejam exageradas...

Abraços,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Resposta #24 Online: 05 de Fevereiro de 2006, 15:11:13

 Comparando essas imagens da s9000 e da s5000, eu só vejo vantagens para a s9000. Não sei se foi só impressão minha mas pelas fotos do primeiro post tinha achado o jpeg da s9000 com menos detalhes, o que não se confirmou vendo essa nova comparação. Realmente como foi falado a s5000 carrega no sharpness mesmo sem a função crome. Valeu Eduardo pela disposição em fazer um novo teste. Minha S9000 chega amanhã, estou ansioso para colocar a mão nela

abraços


Jack

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.804
    • http://www.olhares.com/jackdb
Resposta #25 Online: 05 de Fevereiro de 2006, 15:58:29
Citar
Considerando que falamos de uma câmera de R$900 e de uma de R$2900, a superioridade da S9000 é no mínimo esperada, mas será proporcional ao valor?
Ótima observação!
Jack db - Floripa


Jack

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.804
    • http://www.olhares.com/jackdb
Resposta #26 Online: 05 de Fevereiro de 2006, 16:18:27
Estava vendo as fotos da S9000 no dpreview e vi o comparativo com a Rebel XT, nossa, quanta diferença heheheeh :D

http://www.dpreview.com/reviews/fujifilms9000/page11.asp

Abraços,
Jack db - Floripa


Schinke

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
Resposta #27 Online: 05 de Fevereiro de 2006, 19:26:38
Citar
Citar
Considerando que falamos de uma câmera de R$900 e de uma de R$2900, a superioridade da S9000 é no mínimo esperada, mas será proporcional ao valor?
Ótima observação!
O preço da S9000 tava inflacionado acredito que pelo período de final de ano. Hoje fiz uma pesquisa no ML e consegue-se preços para ela que ficam na média de R$ 2100, ou então por U$ 650 na digital center no paraguai. E torço para que baixe mais um pouco.

Acho que o que a Dpreview fez foi meio covardia, pois comparar uma dslr com uma super zoom, é claro que a Dslr iria ter melhor qualidade de imagem.

Agora acredito que a comparação deveria ter ficado no ambiente de superzooms, como H1, S2, Fz30 e alguma outra que eu tenha esquecido.

Eu gostaria muito de ter uma Rebel, porém com uma boa tele, curto pra caramba isso de tirar fotos a distância, dai imagino que para eu ter um conjunto desses, cam + lentes, eu teria que desembolsar uma grana muito alta.

Hoje minha intenção de compra é uma S9000, pelos detalhes do sensor ser maior das superzooms, zoom mecânico, design da cam que acho linda, não fico refem de apenas um tipo de cartão e o fato de usar pilhas, apesar que vejo muita gente preferindo bateria não sei exatamente o por quê, isso é algo que gostaria que alguém explicasse, mas em fim acho que é um dos por menores essa questão.

Quanto a qualidade das imagens, só acho ruim que algumas fotos tiradas por alguns usuários, parecem faltar algo, um pouco mais de nitidez ou saturação, talvez seja uma questão de operação também, mas é algo que tenho acompanhado sempre qualquer discução sobre essa cam e não parece ser nada tão grave que não possa ser resolvido através de um PS, apesar que não gostaria que esse tipo de tratamento de imagens virasse rotina.
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2006, 19:29:17 por Schinke »


Eduardo Buscariolli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 92
Resposta #28 Online: 05 de Fevereiro de 2006, 22:04:41
Revisão, tentando aproximar as distâncias focais, acrescentando os links para os arquivos originais e post-it na parede.

S9000, 1/25, F4.0, ISO80, 17mm

ARQUIVO ORIGINAL

S9000, 1/25, F4.0, ISO80, 17mm, CHROME

ARQUIVO ORIGINAL

S5000, 1/80, F4.0, ISO200, 15mm

ARQUIVO ORIGINAL

S5000, 1/80, F4.0, ISO200, 15mm, CHROME

ARQUIVO ORIGINAL

Para mim parece que a S9000 entrega uma imagem mais clara e limpa, sen forçar a saturação de cores. O mais interessante que a diferença ente o modo STANDARD e CHROME é bem sutil.
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2006, 22:06:43 por Eduardo Buscariolli »

Eduardo Buscariolli
Ribeirão Preto - SP



Eduardo Buscariolli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 92
Resposta #29 Online: 05 de Fevereiro de 2006, 22:09:00
Citar
Estava vendo as fotos da S9000 no dpreview e vi o comparativo com a Rebel XT, nossa, quanta diferença heheheeh :D

http://www.dpreview.com/reviews/fujifilms9000/page11.asp

Abraços,
Ah, mas aí é maldade compara a XT com a S9000. :mf_w00t2:  

Eduardo Buscariolli
Ribeirão Preto - SP