Autor Tópico: Iniciando no médio formato  (Lida 7108 vezes)

Sergim

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
    • Sérgio de Sá
Online: 13 de Abril de 2011, 23:04:00
Olá gnt,

Estou querendo comprar uma câmera médio formato para fotografia de alimentos/still, porém não encontrei muita bibliografia relacionada a essas cameras. Cheguei a pesquisar valores de alguns modelos mas não encontrei lojas no Brasil que vendam. Também não encontrei nada sobre manutenção. Por conta da rapidez na entrega dos resultados, estou dando preferência aos modelos digitais, mas estou vendo que os preços são beeeem salgados. Se alguém puder me ajudar a encontrar literatura sobre o assunto e indicar lojas onde eu possa comprar esses materiais, fico agradecido.

Obrigado!


Sergim

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
    • Sérgio de Sá
Resposta #1 Online: 16 de Abril de 2011, 10:26:22
Nenhuma dica?


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 19 de Abril de 2011, 08:34:18
Não fique zangado, pois não é um crítca, mas um comentário apenas. Eu acho que ficou meio "vazia" sua indagação. Ajude-nos a entender melhor sua dúvida e/ou necessidade.


Estou querendo comprar uma câmera médio formato para fotografia de alimentos/still, porém não encontrei muita bibliografia relacionada a essas cameras.

A escolha de um formato seja ele qual for, pequeno, médio ou grande, parte de uma decisão de acordo com a necessidade do produto final, isto é, onde e como vc vai usar a sua fotografia. Você quer para fazer alimentos/still, mas o médio formato pode ser usado para outras infinitas opções. Alimentos/still também pode ser feito com pequeno formato, ou mesmo em grande formato. Já vi fotos em GF de alimentos e posso dizer que as achei maravilhosas.

Quando vc fala em bibliografia dessas câmeras, o quê exatamente vc precisa? Manual da câmera? Penso que não seja somente isso. Mas então seria qualquer assunto sobre o médio formato em si? Dá uma olhadinha na web; tem coisa pra *aralho lá.

http://www.google.com.br/search?q=medium+format+camera&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a

http://www.google.com.br/search?q=Fotografia+m%C3%A9dio+formato&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a

Cheguei a pesquisar valores de alguns modelos mas não encontrei lojas no Brasil que vendam. Também não encontrei nada sobre manutenção.

Você está em que lugar do país? Quanto a lojas no Brasil, tem sim. Manutenção também tem. Aqui mesmo no neste forum tem um tópico com uma relação enorme de Assistências Técnicas.

Precisa saber o que vc quer: qual câmera, quanto quer gastar, etc.

Por conta da rapidez na entrega dos resultados, estou dando preferência aos modelos digitais, mas estou vendo que os preços são beeeem salgados.

Sim, os modelos digitais médio formato são mesmo bastante caros. Sobre a "rapidez na entrega", quão rápido vc precisa? Imagine, você é um repórter e foi designado para cobrir uma guerra no oriente médio. Em meio a uma batalha, você tá fazendo seu trabalho e precisa enviar as fotos urgente para "fechar a matéria" e faltam quinze minutos. Não tem jeito, precisa ser digital e o envio via satélite.

Para um trabaho de still e em estúdio você pode muito bem, SE QUISER, fazer com filme, processar você mesmo suas películas, usar um scanner, e entregar seu trabalho no mesmo dia ou no dia seguinte. Trabalhoso? Sim, é. Mas só quero chamar a atenção para: "dá pra fazer".

Se alguém puder me ajudar a encontrar literatura sobre o assunto e indicar lojas onde eu possa comprar esses materiais, fico agradecido.

Literatura? Comentário logo acima. Lojas? Tem no Rio, em SP, em Curitiba, só pra citar algumas. Fora do país há boas oportunidades de negócio no eBay. Tem ainda a B&H e a Adorama, ambas nos EUA. Colorfoto em Portugal. JapanExposure no Japão.

-22.352971,-48.775582


Sergim

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
    • Sérgio de Sá
Resposta #3 Online: 27 de Abril de 2011, 22:15:52
Olá Braga!
Zangado de forma alguma. Peço até desculpas pela ignorância e pela falta de informação. Eu tenho usado muito o pequeno formato, mas ao estudar sobre fotografia gastronomica vi que a utilização de MF e GF é bem comum, além de uma melhoria na qualidade da imagem. Eu estou em Petrolina-Pernambuco, e estou querendo primeiramente saber o que esses formatos têm a oferecer em termos de qualidade técnica, qual o diferencial deles em relação ao pequeno formato. Como estou bem distante dos centros onde geralmente tem mais adeptos (e não conheço ninguém por aqui que utilize essas câmeras) creio que terei que me afundar em livros para entender o funcionamento e assim poder aproveitar os recursos que provavelmente devem ser vastos.

Ainda não faço idéia de qual modelo comprar e certamente não será digital. Desconhecia a possibilidade de usar scanner. Quero saber tb se os filmes (ou películas?) são fáceis de encontrar. Além da relação com o controle de luz ambiente, pq suponho q nos modelos digitais temos uma liberdade maior de errar na luz e, certamente, perder um filme deve ser bem mais oneroso q perder um clic. Posso estar falando bobagens até, mas são essas as indagações que me darão um norte para que encontre a viabilidade para o investimento.

Ao citar a bibliografia, é exatamente isso q vc passou. Tenho buscado entender e saber o q o MF tem a oferecer em melhoria na qualidade do produto final que, no meu caso, seria para still/alimentos. Claro que tenho vontade de usá-la para outros fins, mas o motivo principal seria mesmo still.

Acho que é por aí que tenho que investigar e são exatamente essas questões que vc levantou que estou a procura de respostas para poder saber se realmente vale a pena investir no MF e saber até onde seria viável para o meu trabalho. Fique a vontade para comentar, estou querendo aprender e estou no início do início. Agradeço imensamente o esclarecimento!


Sato5.6

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 302
Resposta #4 Online: 28 de Abril de 2011, 12:05:38
Bom dia Sergim, amo Juazeiro mas adoro Petrolina!
Falando sério, já usei MF e GF, tudo de filme claro e hj tô no digital APS-C, sonhando com uma full frame. Acho que fazer still em grandes formatos é o bicho, não tem pra ninguém em relação à nitidez e qualidade das imagens. Uma complicação que vejo nisso é o preço dos digitais grandes e, para o caso de filmes, a dificuldade logística do procesamento das películas, a não ser que vc mesmo revele seus negativos ou diapositivos. Mesmo assim provavelmente terá que encaminhar para Recife ou Caruarú se quiser digitalizar com qualidade profissional.
Hoje em dia tem muitos fotógrafos que fazem still usando DSLRs com 12 a 24 MP e até menos creio.
O principal recurso que as câmeras de grande formato trazem são os famosos movimentos de tilt, shift e swing (as de fole) para corrigir perspectivas e, em alguns casos, aumentar sua profundidade de campo. Alguns softwares hj fazem tranquilamente a correção de perspectiva sem destruição do arquivo, outros fazem interpolação do arquivo e permitem grandes ampliações, coisa que no tempo do velho e bom Velvia (filme de slide), nem pensar.
Não estou dizendo que o MF ou o GF não valem a pena. Depende do trabalho que vc quer fazer pq still é muito vago. Eu mesmo sonho com back digital mais acessível, só que, nem comprei ainda minha tão sonhada FF e, morando em breve perto de Sampa, terei acesso mais fácil a serviços laboratoriais especializados.
Sou da velha guarda da fotografia de filme mas, sinceramente, a praticidade do digital mudou o peso da balança, sem contar a expanção que ocorreu e continua ocorrendo no mercado, graças à internet, sem contar o aumeto da demanda em mídia impressa em geral, tudo por causa da era digital.
Outros fotógrafos podem te dar mais esclarecimentos sobre o MF digital.
Espero ter ajudado. Um abraço e lembranças ao velho Chico.     


Sergim

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
    • Sérgio de Sá
Resposta #5 Online: 28 de Abril de 2011, 13:43:15
Olá Sato!!

Realmente já estou prevendo uma inviabilidade no uso do MF/GF. Estive paquerando uma Sinar P2 mas um dos problemas é essa falta de praticidade, além do custo pq pelo preço dela posso comprar uma digital de 24mp e é nesse ponto que está a dúvida. A vontade de migrar é por conta da qualidade msm. Vi muito de gastronomia sendo feito em MF/GF, mas não sei se o investimento compensaria. Já estou planejando para um futuro próximo, pois tenho que fidelizar a clientela para poder ter mais segurança na compra. Por enquanto vou estudando e vendo as possibilidades, achei muito interessante a idéia do scanner, ainda tenho q ver custos.
Ajudou bastante Sato! Obrigado! O Velho Chico tb agradece a lembrança! Quando quiser vir por aqui é só gritar!! hehehehe! Abraço!


andreagenor

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #6 Online: 13 de Maio de 2011, 09:10:48
Olá,

Eu uso uma Mamiya RZ 67 com back digital da Leaf de 33mp e posso dizer com firmeza, NÃO EXISTE NADA MELHOR! hehehehe :)
Eu sempre usei equipamento de pequeno formato e depois que troquei parece que entrei num outro universo.

Quanto as diferenças básicas são que tudo pra médio formato é de alta qualidade, então vc nem precisa se preocupar se está comprando uma lente boa ou não por exemplo. Claro que existem umas lentes melhores que outras, mas a maioria são muito superiores as lentes de pequeno formato, inclusive as lentes top.
Quanto ao back digital, vai depender muito do modelo que vc usar, mas vou falar do meu.
Se vc comparar com uma Canon 5D MK II por exemplo que é uma camera fantástica vc vai perceber quanto o back é superior em algumas situações.
Resolução:
Canon 5D MKII = 21.1mp aproximadamente (não lembro o valor exato)
Leaf Aptus 33mp = 33.3mp
OBS: Existem backs de até 80mp

Cor:
Na Canon se vc fotografar em RAW vc tem no máximo 12bits de cor
Com os backs da Leaf ou da Phase One vc tem 16bits de cor

Perfil de Cor
Canon não lembro exatamente, mas os que lembro que existem o sRGB e Adobe RGB 1998 esse segundo q é normalmente usado por ser maior e melhor opção na canon.
Leaf Aptus são 12 tipos diferentes e um deles é o ProPhoto que é muuuiiitttoooo superiro ao Adobe RGB 1998, muito maior!

Dynamic Range
Canon 5D MKII = 10 stops em RAW
Leaf Aptus 33 = 12 stops

Fora isso o Aptus tb usa  ISO bem baixo no caso do meu ISO 50 que é lindo quando vc tem luz pra poder usar isso.
Existem modelos que faz até ISO 25, Acho que o Aptus 22mp
Em contra partida em situações de baixa luz a Canon 5D da um baile em qualquer back digital, por isso para fotos de eventos e outras coisas onde se precisa de alta sensibilidade melhor optar por uma Canon ou Nikon mesmo.
Pq usa ISO super alto e não da tanto grão quanto aos backs.
Além que os backs só vão até ISO 800.

As coisas que precisam ser tomadas cuidado com médio formato é o FOCO, pois a relação das lentes muda e o foco são bemmm curtos em algumas lentes e aberturas que vc considera grande. Tipo com uma lente normal 110mm a uma distancia de tipo 1m e abertura f2.8 por exemplo vc tem um foco minúsculo onde a ponta do nariz estaria em foco e os olhos já estariam saindo do campo focal, então não se assuste ao encontrar lentes com aberturas máximas f4 ou f4.5.
Se nao estou enganado a 500mm por exemplo é f6.

Bom se precisar de mais infos só me contatar.

abraço



« Última modificação: 13 de Maio de 2011, 09:21:30 por andreagenor »


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #7 Online: 13 de Maio de 2011, 20:12:11
Bom, eu vou começar com uma kiev 88... depois talvez uma hassel 500c ou mamiya rb67...


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #8 Online: 17 de Maio de 2011, 18:54:06
Bom, eu vou começar com uma kiev 88... depois talvez uma hassel 500c ou mamiya rb67...

onde vc vai comprar esta Kiev?
queria uma tbm :P



Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #9 Online: 17 de Maio de 2011, 21:33:30
onde vc vai comprar esta Kiev?
queria uma tbm :P


Oliver, pretendo comprar aos poucos no Ebay... No final dará uns 400 dólares, mas melhor ir comprando as partes...


pefremais

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
Resposta #10 Online: 19 de Junho de 2011, 04:57:19
Olá amigo, sobre bibliografia e diferenças do pequeno para médio e grande formato, recomendo o livro "A Câmera", do Ansel Adams, também não conhecia nada sobre o assunto e deu pra entender legal. Aliás, é um total de três livros, estou no terceiro e todos são ótimos.


LeandroSartori

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.084
  • Sexo: Masculino
  • O Essencial é Invisível aos Olhos?!
Resposta #11 Online: 27 de Julho de 2011, 01:02:28
Estou pensando muito em comprar uma tbm! Natão!
Novo site no ar: www.leandrosartori.com



rcheles

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 146
  • Sexo: Masculino
    • rcheles fotografia e design
Resposta #12 Online: 02 de Dezembro de 2011, 18:54:42
Olá,

Eu uso uma Mamiya RZ 67 com back digital da Leaf de 33mp e posso dizer com firmeza, NÃO EXISTE NADA MELHOR! hehehehe :)
Eu sempre usei equipamento de pequeno formato e depois que troquei parece que entrei num outro universo.

Quanto as diferenças básicas são que tudo pra médio formato é de alta qualidade, então vc nem precisa se preocupar se está comprando uma lente boa ou não por exemplo. Claro que existem umas lentes melhores que outras, mas a maioria são muito superiores as lentes de pequeno formato, inclusive as lentes top.
Quanto ao back digital, vai depender muito do modelo que vc usar, mas vou falar do meu.
Se vc comparar com uma Canon 5D MK II por exemplo que é uma camera fantástica vc vai perceber quanto o back é superior em algumas situações.
Resolução:
Canon 5D MKII = 21.1mp aproximadamente (não lembro o valor exato)
Leaf Aptus 33mp = 33.3mp
OBS: Existem backs de até 80mp

Cor:
Na Canon se vc fotografar em RAW vc tem no máximo 12bits de cor
Com os backs da Leaf ou da Phase One vc tem 16bits de cor

Perfil de Cor
Canon não lembro exatamente, mas os que lembro que existem o sRGB e Adobe RGB 1998 esse segundo q é normalmente usado por ser maior e melhor opção na canon.
Leaf Aptus são 12 tipos diferentes e um deles é o ProPhoto que é muuuiiitttoooo superiro ao Adobe RGB 1998, muito maior!

Dynamic Range
Canon 5D MKII = 10 stops em RAW
Leaf Aptus 33 = 12 stops

Fora isso o Aptus tb usa  ISO bem baixo no caso do meu ISO 50 que é lindo quando vc tem luz pra poder usar isso.
Existem modelos que faz até ISO 25, Acho que o Aptus 22mp
Em contra partida em situações de baixa luz a Canon 5D da um baile em qualquer back digital, por isso para fotos de eventos e outras coisas onde se precisa de alta sensibilidade melhor optar por uma Canon ou Nikon mesmo.
Pq usa ISO super alto e não da tanto grão quanto aos backs.
Além que os backs só vão até ISO 800.

As coisas que precisam ser tomadas cuidado com médio formato é o FOCO, pois a relação das lentes muda e o foco são bemmm curtos em algumas lentes e aberturas que vc considera grande. Tipo com uma lente normal 110mm a uma distancia de tipo 1m e abertura f2.8 por exemplo vc tem um foco minúsculo onde a ponta do nariz estaria em foco e os olhos já estariam saindo do campo focal, então não se assuste ao encontrar lentes com aberturas máximas f4 ou f4.5.
Se nao estou enganado a 500mm por exemplo é f6.

Bom se precisar de mais infos só me contatar.

abraço

Ola Andreagenor..vi suas colocações e achei bem interessante...eu tenho imensa curiosidade de utilizar medio formato, e de realmente ver na tela a diferença de qualidade de imagens, porem e dificil encontrar quem utilize e mais dificil ainda e testar o equipamento.
Estava negociando uma Mamyia RZ67 Pro, com algumas lentes e um back Leaf de 28, mas fiquei com medo de gastar 20.000 sem antes conhecer mais a fundo a qualidade do equipamento.
Ler e ter certeza que é melhor eu nao tenho duvida, mas.... gostaria realmente de conhecer o equiapamento.
Recentemente estive no Estudio Brasil e vi o Cacalo utilizar uma Sinar, com uma back de medio formato para fotografar um carro..achei muito bacana aquilo, porem..a gente ve de longe e ve a imagem no telao..entao...e meio complicado de ver o que realmente é medio formato.

Hj eu trabalho com camera FF de 24 mp, tenho lentes excelentes (zeiss) e gostaria de ter um comparativo dela com medio formato.

Vc é de São Paulo? se sim, poderiamos combinar um dia para fazer uns testes...se não for pedir demais..é claro!!!
Meu estudio fica em Saõ Caetano do Sul, e hj meu foco e fotografia publicitaria em geral... alimentos..ambientes...produtos... e um pouco de gente.

se quiser um contato por email.. o meu é rcheles@rcheles.com.br

Até mais....
Richard Adler Cheles<br /Sony A900 | SAL 24-70mm T* 2.8 | SAL 16-35mm 2.8 T* | SAL 70-200mm F2.8 G | Sigma Macro 105mm 2.8 | Minolta Fish Eye 16mm 2.8 | Helios M44 50mm 2.0 | Flash HVL F-56 | mais um monte de tralhas


Alfieri

  • Trade Count: (3)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
  • Sexo: Masculino
    • flickr
Resposta #13 Online: 25 de Abril de 2012, 06:00:42
Li todos os posts anteriores, e acho um bom caminho pra quem nunca usou medio formato as cameras TLR, são as Yashica MAT, LM,66 etc , as Rolleiflex, Mamiya e algumas outras marcas. O preço destas cameras no Brasil é acessível e a qualidade de imagem é show de bola, existem filmes disponíveis no centro de sp e podem ser comprados pela internet, na angelfoto, chromur, consigo,crispiniano etc... Quando começar, não conseguirá mais parar! Então pense bem  :assobi:
" .... só sei, que nada sei ...."


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #14 Online: 11 de Junho de 2012, 22:20:51
Estou começando um projeto junto a meu pai de fazer umas cameras grande formato... ja li muito sobre o assuto e esse fds estamos ja comprando o material. Pretendo fazer de madeira mesmo... e ja estou correndo a tras das lentes.

Tenho planos de fazer uma para filme 70mm de cinema... usando folhas mesmo.... esse filme é extremamente definido... entao para o que eu quero vai servir muito bem  :assobi:

assim como a onda de lomografia seria legal uma onda de grande formato, né?  :ok: