Autor Tópico: [ARTIGO] A Escolha da Câmera  (Lida 179033 vezes)

Fabi Oliver

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #135 Online: 13 de Dezembro de 2007, 15:01:57
Achei muito bom o artigo, acho que essa opinião é unanimidade...
Só fiquei com uma dúvida...
Qto às configurações da fotogrametragem, tempo de exposição, abertura... essas coisas!
Por exemplo... as proconsumers devem ter maiores possibilidades de ajuste de abertura e tempo, do que as compactas, certo?
Ou existe um padrão para isso?
Pretendo adquirir uma proconsumer que mê a possibilidade para fazer os mais diversos ajustes possíveis... estou aprendendo e gostaria de poder fazer fotos a noite, fotos abtratas e de alta nitidez...enfim, variar...
As velocidades e tempos são padronizados, certo? Mas todas as velocidades e tempos possíveis estão em todas as proconsumers?
Abraços!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #136 Online: 13 de Dezembro de 2007, 15:49:12
Fabi tudo depende da câmera, você terá que analisar os recursos câmera a câmera.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Fabi Oliver

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #137 Online: 13 de Dezembro de 2007, 16:31:29
Entendo Leo...
Mas quais as velocidades e tempos que tenho que ter em minha máquina no mínimo para poder ter essa versatilidade que falei?


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #138 Online: 13 de Dezembro de 2007, 17:21:11
Fabi depende dos seus objetivos, se você ainda não conhece suas necessidade eu aconselho você a dar uma estudada e uma aprofundada nos conceitos da fotografia antes de buscar uma compra. Entendendo os conceitos por trás da fotografia fica mais fácil de você definir suas necessidades e o que é importante para você em uma câmera. Não existe uma câmera perfeita para tudo, existem câmeras que se adequam bem a objetivos diferentes.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


ruipinto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Masculino
Resposta #139 Online: 11 de Janeiro de 2008, 11:00:12
A matéria eh muito boa. Porém, acho que faltou falar na amanho dos sensores e a tecnologia de confecção do mesmo (CMOS ou CCD, etc..). Lembrando que CMOS vensendo cada vez mais adotadas por todos os fabricantes... (Alguem já viu uma Full Frame em CCD ??)
Para mim a melhor maquina de custo e benefício para as máquinas syber shots atualmente , eh a Canon Power Shot G9 com um baita sensor de 1/1.7 e de 12 Mpixel. Quando imprimo uma foto da minha 5D (full frame) esta G9 , foi a única que vi imprimir no formato A3 com a mesma resolução da minha Full Frame. Vale a penas testar.
Um abraço para todos.
Aprendi, que é através da fotografia,e pude observar as maravilhosas, grande e pequenas obras de Deus, mas também as suas destruições.


ruipinto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Masculino
Resposta #140 Online: 11 de Janeiro de 2008, 11:00:58
A matéria eh muito boa. Porém, acho que faltou falar na coisa mais importante de todas, da qual os fabricantes detestam mostrar no detalhe técnico. TAMANHO DO SENSOR. Existem maquinas com sensor 1/1.8 outras com 1/2.3 outras com 1/1.7 , Full Frame (equivalente a 35mm) , 6 x 7 cmm (Medio formato) e a mais recente 7 x 7 cmm das poderosas (media e grande formato) de 30 mil dólares.
Pois bem, eh óbvio que quanto maior o sensor mais imagem a ser capturada na sua resolução por polegada.
Isto serve como exemplo, como nas máquinas analógicas, comparando fotogramas em negativos de tamanhos diferentes.
Advinha o que melhor faz uma foto para  Out-door das ruas (revelada) ??? Um filme 15 mm , um 35mm ou uma foto de medio ou grande formato (tipo chapa) de 7 x 7 cm ??
A mesma coisa são os sensores digitais. Sempre procure observar o tamanho dos sensores e a tecnologia de confecção do mesmo (CMOS ou CCD, etc..). Lembrando que CMOS vensendo cada vez mais adotadas por todos os fabricantes... (Alguem já viu uma Full Frame em CCD ??)
Para mim a melhor maquina de custo e benefício para as máquinas syber shots atualmente , eh a Canon Power Shot G9 com um baita sensor de 1/1.7 e de 12 Mpixel. Quando imprimo uma foto da minha 5D (full frame) esta G9 , foi a única que vi imprimir no formato A3 com a mesma resolução da minha Full Frame. Vale a penas testar.
Um abraço para todos. :D
Aprendi, que é através da fotografia,e pude observar as maravilhosas, grande e pequenas obras de Deus, mas também as suas destruições.


Sanches

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #141 Online: 27 de Março de 2008, 17:53:05
Senhores
Uma pergunta fora do assunto...
Camera HD 1000, fotografa com 4 Mpixel, tem um conjunto de lentes Carl Zeis, conseguiria, por padrão, fotos de 20x30 com uma certa qualidade???
PS.: Estou estudando fotografia para conseguir melhor enquadamento na hora de "filmar" gravar cenas de eventos, etc...
Com essa "filmadora" que tem essa possibilidade de fotografar com uma certa quantidade de pixels, uma qualidade "razoavel" em fotos seria possivel?
« Última modificação: 27 de Março de 2008, 17:58:03 por Sanches »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #142 Online: 27 de Março de 2008, 18:01:55
Filmadoras são feitas para filmar... Elas apenas embromam com a fotografia.

Rui a idéia deste artigo do Georges não é doutrinária, não tem um objetivo de indicar câmeras e sim de ajudar as pessoas a organizarem um processo de escolha baseado nas suas necessidades, por isso não faz sentido discutir tecnologias e câmeras neste contexto, mesmo porque são informações extremamente voláteis, a idéia é dar subsídios para que as pessoas pensem no que precisam e exatamente deixem de ser doutrinadas. ;)
« Última modificação: 27 de Março de 2008, 18:03:50 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Kayan

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
Resposta #143 Online: 05 de Agosto de 2008, 16:21:37
Quando começei, cai nessa de megapixels, mais não durou por muito tempo não. O bom que tendo amigos tu adquiri experiencia, e nessa internet se acha de tudo tambem :P
Ótimo post.
Canon XT/350d
Flash 580ex II
Sigma 24-70/f2.8


Ryna

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #144 Online: 14 de Agosto de 2008, 12:26:32
Descobri este site recentemente, por indicação de um amigo, quando o informei sobre minha intenção de adquirir uma compacta ou ultra-compacta.
Fiquei admirada com a quantidade e principalmente com a qualidade das informações postadas neste site. :worship:
No entanto, devido minha pouca experiência no assunto, tenho demorado um pouco para assimilar a vastidão de conhecimentos que aqui existe e ainda analisá-los para a escolha de minha câmera. :ponder:
Até mesmo porque as discussões e informações por vezes superam o que pretendo comprar.
Seria possível a indicação de 5 modelos? :ok:
As minhas preferências são: Compacta/Ultra-compacta, qualidade de foto(principalmente noturna-flash?),Preço(até 1.000)

Desde de já agradeço! :)

 


Wagner Xavier Ramos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #145 Online: 17 de Agosto de 2008, 16:35:50
Adorei essa resumida aula. Sou iniciante, e já sinto-me seguro pra compra do equipamento.
Veleu, Georges!!


benicio13

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #146 Online: 18 de Agosto de 2008, 20:06:23
Um artigo escrito em 2004, mas com grande gama de informacoes. valeu apena dar uma pequisada na internet.

estão de parabens!!!.


ReisWarez

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
  • Deus, simplesmente o amigo imaginário dos adultos!
    • Flickr
Resposta #147 Online: 01 de Setembro de 2008, 21:06:40
Olá...
Comprei recentemente uma Sony H50, creio que ela tem todos os requisitos básicos de uma DSR, mas ainda não é reconhecida como uma boa câmera pela maioria dos profissionais, pois em todo fórum que encontro sempre fazem referências apenas a Canon ou a serie Alpha da Sony.
Podem me explicar o porquê a serie h da Sony não tem este respeito entre os fotógrafos?
Sei que sou leigo, mas me interesso muito em aprender cada vez mais sobre fotos e como fotografar bem, e quem sabe também me tornar um profissional.
Abraços!
http://www.flickr.com/photos/reiswarez/2817789974/in/photostream/
ReisWarez.´.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #148 Online: 02 de Setembro de 2008, 09:04:45
Reis porque não passam nem perto de atender às necessidades profissionais, não possuem sapatas de flash, possuem sensor muito pequeno (o que deixa a qualidade da imagem muito sofrível), são lentas, possuem lentes ruins, se comparadas as boas lentes das SLR, além de uma infinidade de outras deficiências. Ou seja, não são câmeras para entusiastas e profissionais, são câmeras para amadores e para quem faz foto doméstica de dia a dia, quando o nível de exigência é maior você precisa de mais qualidades técnicas e por enquanto as SLR são as opções que melhor atendem a estas características.
A fotografia é um mercado onde você recebe exatamente pelo que você paga, um bom conjunto de SLR de entrada com boas lentes custa hoje 6x mais que uma ultra zoom, dai você já pode tirar um padrão do abismo que existe entre um bom conjunto, com corpo de entrada, e uma câmera como a H50.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ricardo Dias Lopes

  • Trade Count: (25)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.888
Resposta #149 Online: 02 de Setembro de 2008, 09:49:20
Reis,

É exatamente isso que o Léo comentou, no começo tive uma Sony H1 e achava ela o máximo, depois de +/- dois anos comprei uma Nikon D40X, você não tem noção da diferença entre as duas.

Agora fiz mais um UP para uma D80 com um conjunto de lentes melhores e a qualidade das minhas fotos estão muito superiores da época da H1.

Mas acho que o caminho é esse, se no início o seu interesse é apenas hobby, acredito que a H50 vai ser muito útil, mas se o seu interesse é realizar trabalhos com qualidade superior logo você se dará conta que terá que fazer um Upgrade no seu equipamento.
Nikon D300s + Nikon 17-55 F2.8 + Nikon 80-200 F2.8 + 2 SB 900 + Manfrotto 055XPROB
http://www.flickr.com/photos/ricardodiaslopes/