Autor Tópico: Nova Fuji lançada.  (Lida 3924 vezes)

GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #30 Online: 14 de Fevereiro de 2006, 21:35:43
Numa coisa concordamos facilmente, Leo, eu dou risada dos malucos que estão comprando D200 e outros desesperados por ela - vide os últimos tópicos de classificados no Brfoto para quem nao está acompanhando - gente que sequer fotografa com regularidade torrando as câmeras para ter uma D200.
Nikon/Panasonic Gear


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #31 Online: 14 de Fevereiro de 2006, 21:40:42
Georges, duas coisas. Uma, em ISO 400 ela não tem muito ruído - e também não tem muita textura. A questão é ela poderia ter feito uma troca mais inteligente, já que ruído é bem menos incomodo à nitidez do que um tratamento agressivo. Talvez vc diga que já é bom. Sim, melhorou. Mas por que ter um resultado nota 7 quando poderia ter 8,5? Ao menos tivesse a opção do RAW.

A segunda é que é idiota essa imposição do padrão de imagem do fabricante, ter que seguir o que ele quer e não o que eu pretendo - em parte essa foi uma das principais razões para eu adquirir uma D50, poder configurar totalmente o JPEG da câmera, inclusive desligando NR, e usar RAW quando isso não for suficiente.
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2006, 21:42:14 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #32 Online: 15 de Fevereiro de 2006, 08:11:06
Essas câmeras não permitem controlar a redução de ruído?

Uma coisa que eu gosto da minha é que ela trata muito pouco, se é que trata, em relação a ruído. Também permite diminuir sharpness e saturação. Quando é pra tratar ruído, prefiro tratar no computador, que é muito melhor do que o tratamento interno de qualquer câmera.
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #33 Online: 15 de Fevereiro de 2006, 10:33:47
Gustavo não concordo que ela ão tenha textura, ela tem mais textura em ISO 800 do que qualquer das concorrentes em ISO 200 e 400, a não ser que você esteja chamando ruído de texturas, mas faça o comparativo com o ISO 100 de alguma outra e o os ISOs maiores, vc verá que o nível de detalhamento e texturas é maior na S9000 em ISO 800 do que na FZ-30 em ISO 400, se mensurar pelo MTF (teste de nitidez que considera as texturas) isso fica bem claro em termos numéricos (além do visual, é claro).

Essa imposição é uma questão de aplicação, a F-11 e a F-10 são câmeras focadas para um outro mercado, não estamos discutindo aplicação, temos que olhar para câmeras ao lado de suas concorrentes, ninguém aqui está querendo convencer alguém que quer uma D50 a ter uma F-10 e F-11, elas possuem recursos e aplicações totalmente diferentes, são para públicos diferentes, eu mesmo não me preocupo em nada em ter uma câmera desse perfil que tenha comandos manuais (que normalmente são toscos quando tem nessa categoria) ou muito controle da câmera, quero de preferência uma câmera que eu aperte um botão e ela resolva meu problema com qualidade e no caso a F-10 e a F-11 fazem isso muito bem, geram boas ampliações e não dão dor de cabeça para os usuários, é isso que importa nesse tipo de câmera, lembre-se que somos no máximo uns 10 a 30mil com esse tipo de necessidade mais exigente no Brasil, contra mais de 10 millhões que só querem fotografar descarregar no computador fotos bonitas e com boa qualidade final e é para essas pessoas que esse tipo de equipamento é feito.

Quanto à D200 ela é realmente o máximo do conceito do "vamos custar mais caro", você compra menos qualidade de imagem que na D50, com 2.5FPS a mais e paga apenas 3X mais por isso. :)  
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2006, 10:43:03 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.