Autor Tópico: Sistema Pentax Q  (Lida 6995 vezes)

Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 26 de Junho de 2011, 20:53:12
Primeiramente, soh por que dois fabricantes tiveram que criar um sistema novo, nao significa que a Pentax seria obrigada a seguir o mesmo. Alias, ao mesmo tempo que todos fabricantes criaram um sistema digital novo, a Pentax foi a unica que manteve a base da montagem a mesma durante a transicao filme para digital.

Acho que a Pentax seria obrigada sim. Alguém que tenha conhecimentos técnicos mais amplos que o meu poderia esclarecer isso, mas acho que seria inviável criar uma EVIL compacta com o mesmo mount e lentes K das SLRs. O máximo que eles poderiam fazer é uma mirroless bem grandinha, pois teriam que manter a distância baioneta-sensor igual ao das DSLRs. Nessas compactas sem espelho a distância entre a baioneta e sensor é bem pequena, e eles precisam criar um novo sistema.

E também acho que a Canon EF, Nikon F e Sigma SA mantiveram os mesmos mounts da época de filme, e não somente a Pentax. Ou viajei nisso também?


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 26 de Junho de 2011, 21:09:39
Bucephalus,

Vc esta correto em relacao a distancia da montagem e o sensor: a distancia eh fixa.

Com isso em mente, tudo o que estamos falando aqui eh exatamente a remocao da caixa de espelho, o que proporcionaria uma camera menor.

Agora esclarecendo uns pontos que vc disse: qual a diferenca entre "mirroless bem grandinha" e EVIL? Estamos falando da mesma coisa, EVIL sao as cameras sem caixa de espelho, ou seja, mirroless. Nao entendi por que vc diz uma opcao ser possivel e a outra nao, quando tudo no fim eh a mesma coisa: imagine uma Kr sem o espelho, simplesmente isso. Vc quer chamar de mirroless, pode chamar. Quer chamar de EVIL, pode tb.

Sobre a montagem, procure mais detalhe sobre isso e me responda: se eu tinha uma Nikon F5 de 15 anos atras, eu posso usar a minha colecao de lentes na minha D5100? Certamente que nao. Esse foi o meu ponto.



Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 26 de Junho de 2011, 22:28:54
Novamente, não sou especalista e posso estar errado, então alguém me corrija caso esteja equivocado:



A SLR tem a distância de 40mm, a mirrorless/evil/compacta tem a distância de 20mm.

A lente usada na SLR de 40mm não vai focar corretamente na compacta de 20mm.

Por conta disso os fabricantes tem que construir novos sistema, com lentes que conseguem focar em montagens de distância menores.

Para usar lentes de SLR em um sistema sem espelho você teria que manter aquela distância grande entre sensor/baioneta, o que deixaria a câmera "gorda".

Assim sendo a Pentax poderia criar um sistema mirrorless com a baioneta K se eles quisessem, mas a câmera ficaria grande.



Quanto à D5100 e F5 eu posso estar enganado pois não sou usuário Nikon, mas nada te impede de usar as lentes de uma na outra, já que ambas usam a baioneta F. Se não me engano não existirá auto-foco na D5100, mas isso foi uma escolha da própria fábrica de criar a câmera desse jeito. Outras câmeras Nikon tem motor de foco no corpo e a funcionalidade se mantém. Mesma coisa pro EF da Canon. Ou o SA da Sigma.


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 26 de Junho de 2011, 23:44:24
Novamente, não sou especalista e posso estar errado, então alguém me corrija caso esteja equivocado:

A SLR tem a distância de 40mm, a mirrorless/evil/compacta tem a distância de 20mm.

A lente usada na SLR de 40mm não vai focar corretamente na compacta de 20mm.

Exato, acredito que os numeros estao corretos para o sistema exemplificado. Eu acho que vale esclarecer o seguinte,esses numeros sao especificos para esse camera, e nao necessariamentes iguais para todos sistemas.


Para usar lentes de SLR em um sistema sem espelho você teria que manter aquela distância grande entre sensor/baioneta, o que deixaria a câmera "gorda".

Assim sendo a Pentax poderia criar um sistema mirrorless com a baioneta K se eles quisessem, mas a câmera ficaria grande.

Perfeito, sempre esteve imbutido no conceito "EVIL APS P/K" que a camera possivelmente* seria gorda. Em momento nenhum foi dito "magrinha".


-----------------------------------

Bom, por algum motivo essa discussao esta indo para um lado totalmente fora de foco. Recapitulando o que eu venho dizendo, a Pentax lancou uma "evil" em um sistema novo. Okay, alguns devem comprar, outros nao. Um lancamento talvez nao muito expressivo em si. Em cima disso, eu comentei que o produto que a comunidade Pentaxiana esta realmente esperando nao eh uma "Evil montagem Q", mas sim a tao esperada K-EVIL, ou mirroless APS montagem K, chame-a como preferir. Essa espera ja existe, nao sou eu Bernardo sonhando ou cogitando algo que eh "impossivel" de ser feito nao.

O fato eh que grandes sao as chances que isso venha acontecer, e ja vem rolando boatos sobre essa camera a um bom tempo:

http://www.google.com/search?q=evil+pentax+k&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:en-US:official&client=firefox-a#sclient=psy&hl=en&safe=off&client=firefox-a&hs=lxM&rls=org.mozilla:en-US%3Aofficial&source=hp&q=evil+pentax+k+mount&aq=f&aqi=&aql=&oq=&pbx=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.&fp=cfd4938828d57dcb&biw=1600&bih=715




BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 26 de Junho de 2011, 23:48:10
Citar
Perfeito, sempre esteve imbutido no conceito "EVIL APS P/K" que a camera possivelmente* seria gorda.

* possivelmente por que existem jeitos para se reduzir esse problema, eles poderiam facilmente colocar um vidro teleconverter para reduzir a DF (ou inves de aumentar, como TC geralmente fazem.

E daone sai uma forma de executar um tarefa, saem outros. Enfim, fato eh que a camera possivelmente seria gorda, mas com pequenas chances de fazerem algo para reduzir isso.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 27 de Junho de 2011, 11:27:52
Nao achei sentido algum nessa camera a não ser o fato de poder ser um brinquedinho de trocar lentes. Pra mim trocar lente não tem vantagem alguma sobre a possibilidade de ter duas ou tres cameras compactas de sensor 1/2.3" com preços equivalentes.

Trocar lente numa Mirrorless já faz mais sentido, pois podemos deixa-la bem compacta usando uma lente fixa e quando não precisamos de tanta portabilidade usamos uma lente zoom.

Não precisando de DOF curto e ISO alto, prefiro pegar uma UZ e uma LX5 pelo mesmo preço.
« Última modificação: 27 de Junho de 2011, 11:29:26 por Leandro Federsoni »




pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 05 de Outubro de 2011, 01:26:35
:assobi: :assobi: :assobi:

Samples:

Iso 200:

http://www.imaging-resource.com/PRODS/PENTAXQ/FULLRES/PENTAXQhSLI0200_NR2.HTM

Iso 400:

http://www.imaging-resource.com/PRODS/PENTAXQ/FULLRES/PENTAXQhSLI0400_NR2.HTM

Iso 800:

http://www.imaging-resource.com/PRODS/PENTAXQ/FULLRES/PENTAXQhSLI0800_NR2.HTM

Iso 1600:

http://www.imaging-resource.com/PRODS/PENTAXQ/FULLRES/PENTAXQhSLI1600_NR2.HTM

Iso 3200:

http://www.imaging-resource.com/PRODS/PENTAXQ/FULLRES/PENTAXQhSLI3200_NR2.HTM

Iso 6400:

http://www.imaging-resource.com/PRODS/PENTAXQ/FULLRES/PENTAXQhSLI6400_NR2.HTM

Natão, esses samples estão com redução de ruído... esse em ISO800 com uma menor redução: http://www.imaging-resource.com/PRODS/PENTAXQ/FULLRES/PENTAXQhSLI0800_NRA.HTM

Achei satisfatório para uma câmera com este sensor, mas sem dúvida não chega perto das outras mirrorless.

Comparando com alguém que usa o mesmo tamanho de sensor, a Panasonic FZ150.
http://www.imaging-resource.com/PRODS/FZ150/FULLRES/FZ150hSLI0800.HTM
Engraçado que achei algumas partes da imagem a Panasonic melhor e em outras a Pentax...

De qualquer maneira ela tem que baixar o valor dela pelo menos pela metade para ficar algo mais viável. Não sei daonde a Pentax quer lançar câmera cara e achar que vai vender muito. A k-5 que foi lançada por $1600 deu até certo, mas neste momento está sendo vendida por $1200...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #23 Online: 05 de Outubro de 2011, 02:13:30
Não dou um centavo nessa câmera... Sensor minúsculo, preço gigante.
Mais jogo comprar uma NEX ou uma GF1/2 ou uma LX5


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #24 Online: 05 de Outubro de 2011, 08:18:59
Esse preço realmente não dá pra pagar. Mas acho interessante como já foi dito, com um fator de crop de x6, adaptada um pancake de 40mm teria algo em torno e 240mm, ou seja, uma mini-tele câmera muitíssimo discreta. Acho interessante por isso, só por isso.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 05 de Outubro de 2011, 22:28:49
Esse preço realmente não dá pra pagar. Mas acho interessante como já foi dito, com um fator de crop de x6, adaptada um pancake de 40mm teria algo em torno e 240mm, ou seja, uma mini-tele câmera muitíssimo discreta. Acho interessante por isso, só por isso.

Minha 70mm f2.4 cairia muito bem nela  :wub:
Se alguém quiser me dar a câmera, eu até aceito... Mas prefiro que juntem um pouquinho mais e me dê uma k-5 huaUHhua


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 06 de Outubro de 2011, 01:23:09
De qualquer maneira ela tem que baixar o valor dela pelo menos pela metade para ficar algo mais viável. Não sei daonde a Pentax quer lançar câmera cara e achar que vai vender muito. A k-5 que foi lançada por $1600 deu até certo, mas neste momento está sendo vendida por $1200...

O Pedro e as Perolas!  :doh: :doh:

A tua analise de mercado chega a ser incrivel! E pior que eh perola atras de perola.. A K-5 foi lancada a quase 11 meses e simplesmente esta segurando o valor, um absurdo. Comecaram a cobrar MAIS que a competicao (MRSP) e depois de 11 meses esta no preco de mercado. Alias, dos corpos Pentax, eh o que mais vem segurando valor. Eu ja estou esperando um bom tempo pra camera cair pra baixo dos $1K mas simplesmente nao cai.. Pela tua leitura de mercado parece que "deu ate certo" mesmo...  :hysterical:

Ja essa Pentax Q (que alias eu pessoalmente nao tenho interesse nenhum) simplesmente nao se encontra para comprar no mercado Japones e no mercado americano dependendo da cor, vc tb nao acha. Ou seja, esta vendendo e muito, apesar das perolas que vemos por ai e previsoes que nao existe mercado para a camera...

Bom, continue assim, dessa forma eh facil de realmente fazer uma previsao: eh soh reverter tudo o que vc diz!


 :snack: :snack:



BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 06 de Outubro de 2011, 01:26:52
Esse preço realmente não dá pra pagar. Mas acho interessante como já foi dito, com um fator de crop de x6, adaptada um pancake de 40mm teria algo em torno e 240mm, ou seja, uma mini-tele câmera muitíssimo discreta. Acho interessante por isso, só por isso.

Natao,

Com preco ou sem preco, eu nao acho interessante para mim, apesar de nunca pego em maos e aparentemente o sistema ser do tamanho de um cartao de credito.  Nao entendo o que realmente esta sendo o atrativo, mas no fim das contas estao vendendo e muito essa camerazinha... coisa de doido se analisar o custo...




BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 06 de Outubro de 2011, 01:35:16
Achei satisfatório para uma câmera com este sensor, mas sem dúvida não chega perto das outras mirrorless.

E quem te falou que esse eh O Sistema mirrorless da Pentax?   :hysterical:





pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 11 de Outubro de 2011, 00:51:28
E quem te falou que esse eh O Sistema mirrorless da Pentax?   :hysterical:

Bem, eu não vi nenhum espelho nela, Bernardo.

Sobre a k-5, ela é uma câmera excelente, sem dúvidas, mas é uma característica da marca cair bastante os preços depois. Já uma D300s, por exemplo, está há mais de dois anos no mercado e o preço quase não caiu.
Não acho que a k-5 vá chegar em menos de menos de U$1000, a não ser quando estiver saindo de linha mesmo. A K-7 foi lançada por $1300 e saiu do mercado por $800. A K-5 já caiu $400...