Autor Tópico: Beija-flor  (Lida 1765 vezes)

Van Martins

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
Online: 11 de Setembro de 2011, 19:30:06
Galera esse fim de semana sai pra tirar umas fotos....catastrofe geral , mas enfim dentre muitos erros um deles foi esse....foto subesxposta....alguém poderia me ajudar e dizer se é possível recuperar??? Não domino muito o photoshop....

Posteriormente colocarei mais algumas foto pra exemplificar mais algumas dificuldades e contar com a ajuda de vocês....valeu!!!




beija flor by Vanessa.Martins, on Flickr


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 11 de Setembro de 2011, 19:42:34
É possível melhorar a sub, mas vai gerar ruídos, e possivelmente não ficara 100%.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


kado

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.293
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 11 de Setembro de 2011, 19:50:40
Se a foto estiver em RAW, até da para tentar recuperar sem gerar ruido demais...mas com aquele fundo de tela, não sei se vale o trabalho... :ponder:


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 11 de Setembro de 2011, 19:51:10
Vanessa, a recuperação das luzes desta foto pode ser feita de forma mais adequada, primeiro, por alguém com mais conhecimento que eu e, depois se tiver sido feita em raw.

Me dei a liberdade de baixar a foto e fazer uma pós, bem método luzitano: Crop para retirar um pouco do fundo verde, que compete com o beija-flor, ajuste de luz e contraste global, depois ajuste na saturação e luz nos tons verde, amarelo, vermelho e magenta. por último seleção do beija flor e refiz os ajustes feitos no geral só nele. Finalmente, um high pass para melhorar a nitidez.



No meu monitor não deu tanto ruido, mas não sei se está justo.


Amarildo Cardoso

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.260
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 11 de Setembro de 2011, 19:59:19
Em RAW da para melhorar um pouco,mesmo assim vai gerar muito ruido....melhor um pouco superexposta do que subexposta para corrigir.Ao fotografar sempre da uma conferida no histograma.Dei uma corrigida na exposição no lightron.
Só estourei a flor ... :D
« Última modificação: 11 de Setembro de 2011, 20:02:31 por Amarildo Cardoso »


Van Martins

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
Resposta #5 Online: 11 de Setembro de 2011, 20:00:13
Agradeço muito Portela do q estava ficou 100%....claro que composição e outros elementos tb prejudicam a foto como foi comentado, mas já não sou boa com objetos estáticos o que dirá com beija-flor. A nitidez é outra coisa que me compromete muito as fotos que faço, todas saem parecendo uma névoa, sem uma nitidez legal....alguma dica pra melhorar isso???


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #6 Online: 11 de Setembro de 2011, 20:13:24
Qual a lente que tá usando na XSi, Van?

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Van Martins

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
Resposta #7 Online: 11 de Setembro de 2011, 23:09:06
Qual a lente que tá usando na XSi, Van?


Estou com uma 70-200 , 17-55 e uma 24-105   mas acho q minha máquina não esta muito legal....nunca consigo usar o fotometro dela direito....eu altero abertura e velocidade e ele nem sai do lugar...


Van Martins

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
Resposta #8 Online: 11 de Setembro de 2011, 23:10:23
Em RAW da para melhorar um pouco,mesmo assim vai gerar muito ruido....melhor um pouco superexposta do que subexposta para corrigir.Ao fotografar sempre da uma conferida no histograma.Dei uma corrigida na exposição no lightron.
Só estourei a flor ... :D


Agradeço a colaboração Amarildo, mas ainda não sei mexer em RAW  e o histograma onde fica??desculpa a pergunta de iniciante, mas tem coisas q eu viajooooo...rs


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #9 Online: 11 de Setembro de 2011, 23:11:42
Van, nao vejo necessidade de tentar recuperar uma foto dessas. Va la e tente novamente.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Claudiopedrosa

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.741
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 11 de Setembro de 2011, 23:14:26
.
Nikon D7000
50mm 1.4G Nikon + 17-50 Tamron + 70-300 Sigma + Sb 700


Van Martins

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
Resposta #11 Online: 11 de Setembro de 2011, 23:16:39
Van, nao vejo necessidade de tentar recuperar uma foto dessas. Va la e tente novamente.

Na verdade spider essa foi só um exemplo e de fato não merece ser recuperada, mas tem algumas que merecem por isso queria saber se era possível, além de ter a intenção de tentar sanar algumas dificuldades q venho tendo pra fotografar e queria descobrir se o problema sou eu ou de fato a maquina....pq qd fotometrei as fotos estava certo e o resultado final no pc foi esse....


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #12 Online: 11 de Setembro de 2011, 23:24:26
Acho que a1ª providência que vc tem que tomar é ler o manual. Lá vc vai encontrar o acesso a ver o histograma logo após fazer o clique. E ele vai te ajudar muito.

O que é o histograma? http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=61500.0


____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 11 de Setembro de 2011, 23:27:06
Van, tem de ter bastante cuidado na fotometria. Tem uma regulagem na cam que define como voê quer a fotometria, se na cena geral, centro da cena e área central da moldura (são os da minha cam Canon SX20is) por exemplo. Definido isso, você tem que ver onde está sendo fotometrado. Por exemplo, o beija-flor pode ter ficado fora do ponto de fotometria para o qual sua cam está configurada. Dá uma olhada no manual e vê como se configura isso. Pode ser um dos pontos onde você está errando a fotometria.  :ponder:


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #14 Online: 11 de Setembro de 2011, 23:35:53
Na verdade spider essa foi só um exemplo e de fato não merece ser recuperada, mas tem algumas que merecem por isso queria saber se era possível, além de ter a intenção de tentar sanar algumas dificuldades q venho tendo pra fotografar e queria descobrir se o problema sou eu ou de fato a maquina....pq qd fotometrei as fotos estava certo e o resultado final no pc foi esse....
Tirou a foto em que modo? Manual, automatico, prioridade de abertura....?
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya