Autor Tópico: Nikon D200 e Fuji S3 Pro  (Lida 5822 vezes)

Bernardo Roberto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
    • http://www.cineafesthouse.com.br
Online: 16 de Março de 2006, 02:00:18
Salve fotomaníacos!

Com o lançamento da esperada substituta da D100, famosa no mercado da fotografia social, a D200 e com o estreitamento cada vez mais evidente entre seu preço e o preço da Fuji S3 Pro, hoje, qual vale mais a pena? A segurança de um lançamento com garantia de nova tecnologia ou o "desempenho comprovado"?

Quais os aspéctos negativos e positivos de cada uma?

Um forte abraço,
Obrigado.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 16 de Março de 2006, 02:10:46
Bernardo o complicado é que a D200 não saiu nem de perto o que era esperado, não conseguiu repetir os resultados da fantástica D50, o pessoal que tem social que eu conheço tem preferido muito a D50, recomendo que vc troque umas idéias com o Fernando Paes, ele está com duas delas para Social e a câmera é simplesmente um espetáculo.
A S3 tbm é uma boa idéia, a questão toda é que o desempenho da D200 em termos de qualidade de imagem é praticamente identico ao da D50 e o da S3 é apenas 5% a 10% maior (com um efeito colateral no tamanho do arquivo e na velocidade de gravação), a questão toda é: o que a S3 e a D200 oferecem justifica elas custarem 3X o preço de uma D50 para uso em fotografia social? Nos casos que eu tenho visto nem pensar. :/
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Eduikeda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.116
Resposta #2 Online: 17 de Março de 2006, 07:01:09
Citar
Bernardo o complicado é que a D200 não saiu nem de perto o que era esperado, não conseguiu repetir os resultados da fantástica D50, o pessoal que tem social que eu conheço tem preferido muito a D50, recomendo que vc troque umas idéias com o Fernando Paes, ele está com duas delas para Social e a câmera é simplesmente um espetáculo.
A S3 tbm é uma boa idéia, a questão toda é que o desempenho da D200 em termos de qualidade de imagem é praticamente identico ao da D50 e o da S3 é apenas 5% a 10% maior (com um efeito colateral no tamanho do arquivo e na velocidade de gravação), a questão toda é: o que a S3 e a D200 oferecem justifica elas custarem 3X o preço de uma D50 para uso em fotografia social? Nos casos que eu tenho visto nem pensar. :/
Leo, qual o tamanho dos arquivos em RAW da S3?
A D200 dá em RAW bruto 25 mb, e "meiamente" comprimido 15 mb....haja cartão.
Não recomendo a S3 pra social, não pela qualidade de imagem que é fantástica, mas pela lentidão a menos que o fotógrafo não goste da idéia de fotojornalismo em eventos.

Ato à D50, estive usando as máquinas do Groba e do Fernando Paes, será meu backup da D200.
Abs
Edu Ikeda

Nicão D 80

visite minhas fotos e comente:
www.flickr.com/photos/eduikeda


Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #3 Online: 17 de Março de 2006, 09:16:00
Oi Galera

Tb possuo uma S3 e sempre fico "fuçando" na D200 nas lojas aqui no japao, como o Leo disse a S3 nao tem a velocidade como seu melhor trunfo, mas tem qualidade e isso conta muito.

Fato é que cada arquivo raw da S3 tb fica na casa dos 25 mb..ou seja...tem que ter cartao sim, senao ficará limitado no espaço do cartão.

Sobre o comparativo..pelo que leio pelas comunidades a fora a D50 tem um puta sensor, mas a D200 deve ter durabilidade superior...eu acho que ela custa 3X mais porque tem uma durabilidade 3x maior tb..e tem um corpo com revestimento metalico.

outra coisa que vi e comparei uma ao lado da outra e que a D200 e praticamente igual a D2X...e como se a D200 fosse a D2X cortada pelo grip. o que gosto nela e isso.

Leo: vc fez algum comparativo com a D200 ?? e o nivel de ruído dela??

abraço a todos


Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
Resposta #4 Online: 17 de Março de 2006, 10:00:41
Marcelo, assim de cabeça tenho um endereço de um comparativo entre d200 vs. d70 (mas pesquisando um pouquinho mas dá pra encontrar toneladas de teste e comparativos (amadores e profissionais)). Este não é nada oficial, claro, é um teste amador que achei no pbase. vale apenas como indicativo.
nos testes desta página, dá pra ver como a d200 tem bem mais ruído que a d70. em contra partida, a latitude da d200 é muito superior.
veja: http://www.pbase.com/photobug02/gallery/d200_vs_d70
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



auder

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 329
    • http://auder.multiply.com
Resposta #5 Online: 17 de Março de 2006, 10:13:33
Citar
a D200 não saiu nem de perto o que era esperado, não conseguiu repetir os resultados da fantástica D50, o pessoal que tem social que eu conheço tem preferido muito a D50
 :thmbup:

eh eh eh...
Auder Machado Vieira Lisboa


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #6 Online: 17 de Março de 2006, 11:07:37
Citar
Oi Galera

Tb possuo uma S3 e sempre fico "fuçando" na D200 nas lojas aqui no japao, como o Leo disse a S3 nao tem a velocidade como seu melhor trunfo, mas tem qualidade e isso conta muito.

Fato é que cada arquivo raw da S3 tb fica na casa dos 25 mb..ou seja...tem que ter cartao sim, senao ficará limitado no espaço do cartão.

Sobre o comparativo..pelo que leio pelas comunidades a fora a D50 tem um puta sensor, mas a D200 deve ter durabilidade superior...eu acho que ela custa 3X mais porque tem uma durabilidade 3x maior tb..e tem um corpo com revestimento metalico.

outra coisa que vi e comparei uma ao lado da outra e que a D200 e praticamente igual a D2X...e como se a D200 fosse a D2X cortada pelo grip. o que gosto nela e isso.

Leo: vc fez algum comparativo com a D200 ?? e o nivel de ruído dela??

abraço a todos
A Latitude da D200 nem é tão maior que a da D70, ela tem conseguido por volta de 7.5pontos, ficando abaixo da D50 e acima da D70 e da D2X nesse quesito.
Tive poucos contados com a D200, não achei o corpo dela tããããoooo melhor como o pessoal tem falado, o pessoal que só lidou com Nikon estáa chando um espetáculo um corpo de magnésio, mas não tem nad de absurdo nisso, a Canon já usa corpo de magnésio nessa categoria desde a 10D e por sinal o corpo da 10D é melhor construído do que o da D200 (pelo menos externamente), Não sei se é porque já fui usuário de Canon e estou acostumado a pagar barato por esse tipo de coisa (a Canon é assim, uma disruptora, apresenta novidades a preço baixo, apesar de não ser um primor de qualidade ela costuma mudar a cara do mercado), mas sempre achei um absurdo a Nikon não ter corpo de magnésio nessa categoria e a D200 não fez nada além de cobrir essa deficiência, na verdade o conjutno disparador e a selagem do corpo não tem absolutamente nada a ver com a D2X que é bemmmmm superior, assim como a 1D é bem superior às 10D da vida. Na boa a D200 não tem absolutamente nada de especial, é uma câmera como outra qualquer e sua qualidade de imagem é pior do que a da D50, considerando que a D70 e a D50 usam o mesmo conjunto disparador para aproximadamente 30mil disparos e a D200 usa um conjunto para 100mil e o conjunto da D50 custa por volta de R$ 650,00 para ser trocado a D50 continua sendo absurdamente mais viável do que a D200 e mesmo que a S3 (A algum tempo cheguei a cogitar a troca de uma das minhas S3 por uma D50, só não o fiz devido às perdas que eu teria em relação ao preço de compra e revenda da câmera), se eu tivesse que partir para uma D200 seria apena e tão somente se eu precisasse de um corpo muuuito mais robusto (o que não é o caso de social).

Quanto ao RAW da S3 tem 25MB com 12MP e 13MB com 6MP, sua profundidade de cor é de 14bits.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #7 Online: 17 de Março de 2006, 13:38:24

Acho incrivel isso, pois a D200 custa bem mais caro do que uma D50.

Pelo que li, compensa muito mais gastar a diferença da grana em lentes boas :)
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #8 Online: 17 de Março de 2006, 14:24:19
Compensa mesmo Jesiel...

Poxa cadê o Fernando que não fala aqui... O cara tá com duas D50 hehehe!
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Bernardo Roberto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
    • http://www.cineafesthouse.com.br
Resposta #9 Online: 17 de Março de 2006, 20:35:56
Estamos aguardando ele Léo... rsrsrs

Abraços!


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #10 Online: 17 de Março de 2006, 21:13:10
Olá pessoal!

Desculpe a demora! :)

Antes de mais nada, Bernardo e Marcelo, sejam bem vindos ao Mundo Fotográfico. Espero que vcs possam encontrar tanto conhecimento e informação quanto eu encontrei quando cheguei por aqui.

Na minha opinião existem duas vertentes que podem defender uma camera ou outra. E eu gostaria de comentá-las.

Uma delas é a questão da paixão. Paixão é uma coisa louca. Faz com que façamos loucuras sem necessidade real. Quantas vezes não gastamos em jantares caros apenas para impressionar? (claro, se vc não é romantico, talvez nunca fez isso, mas esse não é o ponto do assunto). Sem dúvida, a D200 é apaixonante. Pq? Primeiro pq é nova, segundo pq está oferecendo a Nikonzeiros coisas que eles só tinham nas TOP (corpo de magnésio, 5 fps, selada, viewfinder decente, qtde maior de MPxs). Isso causou um grande agito no mercado, principalmente aos amantes da marca. Eu tive a oportunidade de "pegar na criança" há umas 2 semanas atrás. Realmente... É uma camera mto "aprazível". Mas pra quem trabalhou com Canon, o corpo de liga de magnésio não é nada de absurdo ou então formidável. Alguns amigos apaixonados (veja bem, que não usam profissionalmente), já possuem sua D200 e estão cheios de alegria com ela. Isso é paixão.

Outra coisa é quem é profissional de social. (estou falando de social, pq pessoas que são fotojornalistas acabam tendo necessidades diferentes).

Eu acredito que uma coisa que pesa na hora de escolher um equipamento profissional é o custo que ele te impõe no preço final do serviço oferecido ao cliente x qualidade final do serviço. Conjunto fotográfico, seguro, manutenção tem um peso considerável qdo vc está tentando avaliar o custo final do seu trabalho e é necessário avaliar se vale a pena. Uma das coisas que me surpeende é que a D50 custa 3x menos que uma D200 para fazer fotos muito, mas muito parecidas. Fora que um fotografo social sempre precisa de um conjunto de backup, o que acaba fazendo um peso ainda maior no orçamento. Esse fator já deveria fazer com que um profissional reavaliasse a necessidade de uma camera que vai oferecer pouca diferença de uma mais barata e custa 3x mais.

Ou seja, eu optei pela D50 pq ela tem a mesma qtde de MPxs que minha antiga 10D tinha, e com um sensor que possui uma retenção de detalhes muito melhor e que, pra ampliações até 24x30, não tenho real necessidade de mais.

A D70 (dita mais "amadora que a D100"), foi por muito tempo a opção dos profissionais de social. A D50 quase não perde nada para a D70, exceto os tais 2 dials, que eu acho dispensável pra quem trabalha a maior parte do tempo com flash (quem esteve no passeio de Santos viu que eu fiz fotos com 1 dial mais rápido que meus amigos Canonzeiros com 2 dials. Coisa de prática) e o tal do flash Commander, que eu não vejo assim tanta utilidade no tipo de social que faço.

Meus amigos aqui sabem o quanto eu cobiço uma D200.... Mas é puramente um impulso apaixonante (como disse no princípio), não tem, necessariamente, a ver com qualidade, nem com coisas a mais para oferecer.

Pra terminar (eita post longo), fiz um curso com um renomado fotógrafo social daqui de SP. Cada casamento custa em média 8.000,00 com ele. Se eu te perguntar qual máquina ele usa (só trabalha com filme), talvez vc vai dizer F4, F5 ou até F6, e eu vou dizer que vc está enganado. Ele trabalha com uma N80 com uma lente Nikkor 24-85 3.5-4.5 e um SB-50DX.

No fim das contas, o equipamento precisa te oferecer a ferramenta, que eu acredito que a D50 faz perfeitamente. O que faz a diferença mesmo é o fotógrafo!

Desculpem mais uma vez o post longo! Estamos aí pra ajudar no que for necessário!

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Bernardo Roberto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
    • http://www.cineafesthouse.com.br
Resposta #11 Online: 18 de Março de 2006, 00:08:20
Muito exclarecedor seu post Fernando, e obrigado pelas boas vindas, a D50 é realmente uma câmera surpreendente para seu custo, como minha Fuji S9000, que me orgulho em dizer que faz fotos reveladas surpreendemente reais, contrastadas e com qualidade quase impecável; seu pequeno sensor faz realmente um milagre. Mas voltando ao post, concordo plenamente quando você afirma que o fotógrafo é o diferencial, pois a pessoa do social aqui que utiliza digital e se equipa de uma Canon D20 faz fotos lamentáveis em termos de exposição TTL e foco. Uma S9000 e dois fratas podem resultar em algo muitas vezes diífcil de acreditar, fazendo fotos do modo mais artesanal possivel, no manual "total" utilizando apenas um "TTL mental" adquirido pela experiência e conhecimento da câmera. Fiz o questinamento do post pois pretendo evoluir a longo prazo para uma DSLR, não por falta de desempenho da S9000, mas por quetões de durabilidade e segurança no equipamento. Por ser um Fujilista assumido e fã do SuperCCD que nos proporciona arquivos para impressão excelentes pensei na S3, mas como questionado no post tenho minhas dúvidas...

Quem sabe uma D200 com Flash Mecablitz 60 CT 4 NC ?! Rsrsrs

Léo, para quando está previsto o lançamento de mais câmeras da série "S" da Fuji?!


Abraços!!!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #12 Online: 18 de Março de 2006, 00:53:29
Está previsto para ser apresentada na photokina e lançada lá apra janeiro.

Mas a questão é pesarmos a necessidade, o post do Fernando é muito pertinente nesse ponto, se a câmera tem a ferramenta a questão passa a ser o fotógrafo e pelo pouco que eu conheço de fotografia a D50 atende mais de 90% das necessidades de fotógrafos amadores e profissionais, ai é saber operar, esse negócio de esperar que a câmera faça o trabalho para você ou que a melhora da câmera vai melhorar sua foto é um grande engano, a câmera só vai melhorar sua foto se ela for o limitador para alguma das coisas que você precisa.
O Fernando citou a N80 no post dele, a S3 é baseada no corpo da N80, é uma N80 digital e em termos de corpo, velocidade e etc ela sobra para mim e para 90% das pessoas, mas todo mundo critica a velocidade e o corpo dela, ai vem a pergunta, para que? Quase ninguém precisa de mais do que uma N80, ela já tem recursos que imagino que a maioria esmagadora aqui sequer conseguiria usar ou que mudaria muito pouco no resultado fotográfico dos indivíduos :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Edu_Lopes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
    • http://
Resposta #13 Online: 18 de Março de 2006, 14:26:39
Aproveitando o tópico...

Leo, o obturador da Fuji S3 deve aguentar quantos disparos? Desde a primeira vez que vi esta câmera, foi quase que paixão a 1ª vista...  mas sempre tive dúvidas na durabilidade do obturador...

Sei que ela pode ser um pouco "lerda" na velocidade de gravação, mas acho que seria ótima para fotos de paisagens.  

 :denken:  
Eduardo Lopes Machado Freire Filho | Santarém - PA | Brasil[/font]

Sony Cyber-Shot DSC H-1
Aguardando uma Nikon FM2

Galeria no Photografos


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #14 Online: 18 de Março de 2006, 16:42:42
Edu o obturador dela suporta por volta de 150mil disparos, é o mesmo da N80, porém tem uma enorme desvantagem em relação às demais, a Fuji não troca obturador, se ele travar você terá que trocar obrigatóriamente o corpo da câmera, que custa só o preço de uma nova. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.