Autor Tópico: Alerta  (Lida 7871 vezes)

Marco3a

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
    • http://
Online: 16 de Março de 2006, 22:25:02
Matheus e demais membros diretivos,

Abri este tópico aqui com um alerta e porque tenho apreço ao MF.

O que aconteceu lá no brfoto ( http://forum.brfoto.com.br/index.php?showtopic=24907 ) é problema deles mas os efeitos colaterais podem desaguar no MF, tal como o sujeito que veio aqui se queixar, polemizar e conturbar. Senão vejamos:

A sala de classificados será fechada: http://forum.brfoto.com.br/index.php?showtopic=24999&hl=

Estou certo de que se isto se concretizar a tendência é a migração dos anunciantes para outros fóruns, incluindo, obviamente, este que escrevo.

Não sou frequentador assíduo do br, mas depois que vi o post do referido problema,  fui lá dar uma checada e realmente tem muita gente usando e abusando do fato de poder anunciar gratuitamente. Não fazem nem mais força para disfarçar. P.ex. D200 + um set de lentes tudo zero KM seria algo de se esperar de alguém quer apenas fazer um upgrade de seu equipamento ou trocar de sistema ? Se isto não é comércio  o que é então ?

Acho que ninguém quer que o MF seja um fórum de classificados com um pouquinho de fotografia, mas sim o inverso.

As regras estão aí, mas não são e nem devem mesmo ser imutáveis. Tem que se adaptar a novas situações e com a rapidez que o mundo informatizado demanda.

Assim, acho que os moderadores poderiam começar a estudar com "carinho" uma ou mais formas de disciplinar os anúncios, sob pena de virar a zorra total que está lá no brfoto.

Saudações a todos.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #1 Online: 16 de Março de 2006, 22:43:30
Marco, obrigado pela preocupação. No entanto, acho que dificilmente as coisas que estão acontecendo lá irão se repetir aqui. Os foristas podem não saber, mas a moderação tem uma vigilância constante em relação aos classificados. Já ouve, inclusive, retirada de anúncios que iam de encontro às regras. Por sinal, nunca tivemos problemas com isso. Mesmo os anunciantes que tiveram seus tópicos retirados sempre compreenderam nossas motivações e respeitaram nossa posição.
Além disso, você deve notar que temos uma política de "tolerância" um pouco diferente do Brfoto. Hoje mesmo foi fechado um tópico cujo objetivo inicial era simplesmente polemizar, sem apresentar contribuição alguma para o fórum.
Acho que se mantivermos nossa política de moderação dificilmente teremos aquele "caos" por aqui. Caos, aliás, que lamento muito, pois também sou freqüentador assíduo do Brfoto e não estou gostando de ver a coisa se degringolando daquele jeito. É uma pena mesmo.
No mais, pedimos também a colaboração dos colegas foristas. Procuramos sempre ver todos os tópicos, mas eventualmente algo pode nos escapar. Nesses casos, um aviso por PM será sempre bem-vindo.
Um abraço,
Bruno

(estou movendo o tópico para a sala de "Suporte")
« Última modificação: 16 de Março de 2006, 22:45:03 por Bruno Gomes »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 16 de Março de 2006, 22:49:49
Marco estamos acompanhando com atenção e pesar os acontecimentos do BR.
Nós temos uma banca diretiva, nada muito polêmico é decidido apenas por um de nós, se for algo que deixe dúvidas na interpretação da regra nós simplesmente votaremos a decisão.
Os classificados são para tem tem um ou outro equipamento para vender, não importa se está novo ou não, mas não pode configurar uma loja, tem gente que viaja e trás ai uns 2 Ipod para vender, mas isso acontece uma vez ou outra, se vier aqui postando a cada 15 dias os resultados de pseudo viagens ai certamente vai dançar, porque a regra não permite revendedores e é bem clara quanto a isso.
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Marco3a

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
    • http://
Resposta #3 Online: 16 de Março de 2006, 23:01:51
Bruno,

Desculpe o mau jeito, mas postei nos negócios pq minha precocupação maior era justamente com essa sala.

Mas despois de ler a sua resposta e a do Léo, apurei meu entendimento sobre a questão e fiquei mais tranquilo.

[]'s


 


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #4 Online: 16 de Março de 2006, 23:04:47
Apesar do receio justificado, Marco, estou tranqüilo quanto ao fórum. Hoje ainda conversei com o Matheus, não intencionalmente, por acaso mesmo, sobre esse assunto e posso adiantar duas coisas. O MF apesar de menor que o BrF possuí muito mais independência na gestão dos seus assuntos por parte dos moderadores, ao menos é o que eu constato até aqui. E também a coisa é resolvida de forma simples aqui, vendedores profissionais são eliminados quando tentam anunciar, sem alarde e discretamente, mas já vi acontecer e realmente os moderadores foram rápidos. Eu lamento o que está ocorrendo lá, embora não tenha negociado nada no BrF, eu já vendi algumas câmeras aqui e sem essas vendas a migração de equipamento teria sido muito mais complicada, senão completamente inviável por hora, visto que sou amador. Embora eu concorde que a seção de anúncios seja subsidiaria, e que o assunto é fotografia, essa sala é muito útil e atingiu importância tamanha que se fosse fechada colocaria em risco o próprio fórum (da forma como está colocando em risco o próprio BrF). Sem transformar isso num carnaval, mas do mesmo modo que crítico um moderador quando não concordo com uma postura, sou obrigado a dar os parabéns a todos aqui pela postura discreta e eficiente.
« Última modificação: 16 de Março de 2006, 23:06:24 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #5 Online: 16 de Março de 2006, 23:12:26
Endosso o comentário do Leo, Bruno e outros.
É trabalho da moderação zelar pelo bom andamento e pelo acompanhamento constante. É isso que temos buscado exercitar. Somos poucos, e somos passíveis de erros também. No entanto, nossa busca é por manter a organização e a qualidade.

Sinto muito pela situação acontecida no BrF. Tenho muitos amigos lá, e espero que eles encontrem uma solução o mais breve possível.

Um último comentário: Obrigado pela confiança e pela atitude ponderada de todos aqui. Isso ajuda muito o trabalho da moderação.

Abraço,
Fernando
« Última modificação: 16 de Março de 2006, 23:13:18 por FernandoPaes »
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Marco3a

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
    • http://
Resposta #6 Online: 16 de Março de 2006, 23:14:16
Gustavo,

Pois justamente por tudo isso que vc falou que prefiro frequentar o MF, quase que exclusivamente, quando o assunto é fórum fotográfico.

[]'s
 


Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
Resposta #7 Online: 16 de Março de 2006, 23:33:47
como raramente frequento o brf, não tava sabendo dos problemas que estão acontecendo por lá, dai surgiu uma dúvida. e se os classificados de lá realmente for desativado, o MF não correria o risco de ser inundado de foristas e anunciantes provenientes de lá? já pensou... uma migração em massa?  fiquei preocupado agora!
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #8 Online: 16 de Março de 2006, 23:40:12
Ponto de vista interessante, Murilo.

É possível que tentem, mas acho que não prosperaria. Esses tempos vi um cara vendendo equipamentos de informática (que nem concorre com o patrocinador), quando fui procurar o anúncio, pois tinha bons preços, já era. E concordo, afinal por mais que tivesse bons preços, seria vantagem de uma via, visto que ele não queria contribuir com o fórum, mas queria aproveitar o espaço. Eu nem sabia do regulamento. Foi o Fernando quem me esclareceu.
« Última modificação: 16 de Março de 2006, 23:41:03 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Alemon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 48
Resposta #9 Online: 17 de Março de 2006, 00:04:47
Ate eu posso acessar de novo o Brfoto Forum.
Nem sabia que ondas isso tudo causou.
Mas quem não tem regras claras, eliminando algums participantes sem esplicação e deixando outros a vontade.... Um dia vai da bomba.
Mas com erros se aprende, melhora e sai fortalecito.
 


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #10 Online: 17 de Março de 2006, 12:22:59
Mas não se trata só de vendedores profissionais, Gus.
Imagine todos os que possuem classificados no BrF utilizando a sala do MF para vender seus produtos? Basta um simples endereço na assinatura que vai redirecionar muita coisa.

Ou seja, corremos o risco de ter a sala de classificados inundada. O que vai ocasionar uma série de UP's, concorrencia e toda aquela loucura que eram os classificados do BrF.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #11 Online: 17 de Março de 2006, 18:15:07
Roberto,

Acho pouco provável que isso aconteça.

Existe uma coisa de ligação do pessoal com o próprio fórum.

É um tempo de incertezas. Mas estaremos próximos para ajudar caso haja necessidade!

Abraço,
Fernando
« Última modificação: 17 de Março de 2006, 18:15:24 por FernandoPaes »
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #12 Online: 18 de Março de 2006, 10:46:10
Lógico, só estou pensando nas possibilidades...  


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #13 Online: 26 de Março de 2006, 17:03:48
É, começaram a aparecer os vendedores do BrFoto aqui já.., a dúvida só se isso mais ajuda ou atrapalha. É interessante pq aumenta a oferta de produtos, todo caso bagunça e satura uma seção que era facilmente visualizada (já que no BrFoto era uma zona completa). Fora que o clima quase 'familiar' que rola aqui (até hj nunca ouvi falar em golpes) simplesmente fica comprometido. Eu sou contra, já tem usuários com 10 posts anunciando 5 lentes Nikon de mais de R$2000, acharia interessante se o número de posts fosse limitado para se poder anunciar.
Nikon/Panasonic Gear


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #14 Online: 26 de Março de 2006, 18:09:37
Acho wque os abusos acabam sendo o lado chato da história.

Esse lance de clima familiar é real, eu compraria coisas de alguns usuários (como já comprei) em total confiança, pq conheço esses usuários.

Agora fica estranh comprar algo de alguém que só aparece pra vender e nem cnpj tem
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron