Autor Tópico: Será que não é hora de alterar o tamanho da imagem permitido?  (Lida 15558 vezes)

eladiogomes

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.176
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo... Com vcs.
    • Gomes Fine Art
Resposta #75 Online: 06 de Maio de 2012, 19:07:08
Pessoal com relação ao tamanho de exibição para passar para 1024, mantendo as funcionalidades e layout do fórum teríamos que ter uma condição na qual pelo menos 95% dos usuários usassem uma largura de tela de pelo menos 1350 pixels e tivessem no mínimo uma conexão de 1Mbps. O que temos hoje ainda é muito distante disso. Mais de 60% dos usuários usam telas com no máximo 1280 pixels de largura, o que limita nossa largura máxima a 860 pixels para não provocar deformação no layout. Cerca de 25% das conexões ainda possuem banda abaixo de 1MBPS, isso porque não consideramos ainda os celulares nesta estatística, senão a coisa fica ainda pior.
O problema do redimensionamento em JS é que ele é muito ineficiente no que tange ao tamanho em bytes da imagem, além de dificultar muito o trabalho de inspeção do tamanho das imagens. Isso tem dois efeitos, torna o fórum potencialmente lento na carga de imagens e satura a conexão de usuários com conexões menores e de celular. Portanto voltamos a um problema de plataforma, pois os sites especializados em imagens redimensionam fisicamente as amostras de imagem e às armazenam em seus próprios servidores. Nossa plataforma não faz isso e não possuímos capacidade de servidor para fazer isso no momento.
No caso temos o limite de postagem direta definido pela viabilidade técnica da maioria dos usuários. Não podemos considerar apenas os profissionais que tem monitores gigantes e banda larga de 10mbps, temos que levar em conta que o fórum é frequentado por uma enorme diversidade de pessoas e temos que equilibrar para atender bem a todos. Temos que considerar também que não fazemos armazenamento, portanto não temos condições de fazer redimensionamento real nas imagens, apenas redimensionamentos "virtual" por java script ou HTML, o que não resolve uma parte significativa do problema.
É importante notar também que, mesmo diante dessas limitações, o fórum ainda apresenta o mesmo tipo de suporte dos sites de armazenamento. Ele não limita o link externo, ou seja, você pode colocar links para fotos de alta resolução sem o menor problema, pode até colocar o link na própria foto exibida. Este processo é aquele feito na maioria esmagadora dos sites. o Flicker mesmo exibe em no máximo 600px de largura e você tem a opção de expandir. Damos a mesma opção no fórum, você pode mostrar em nossa plataforma até 800px (mais que a maioria dos sites do gênero) e tem a opção de fazer um link para fora que expanda a imagem para o tamanho que você desejar.

Leo, te respeito pra caramba, mas quero colocar minha opinião e sugestão.

Cheguei a seguinte conclusão, e me corrija se me engano.

- O Fórum não pode fazer o reajuste automático por problemas técnicos -- Aceitável mas provavelmente solucionável;
- O Fórum não pode permitir fotos de tamanho maior que 500Kb pois pode derrubar o acesso geral (que tem banda mais lenta) pois a maioria dos usuários ainda usam banda lenta -- De forma democrática e protegendo quem tem menos velocidade ou paciência!l Brincadeira, acho importante e válido tbm.
- O Fórum não quer permitir imagens de tamanho maior q 800px do lado maior porque a maioria ainda não tem tela grande o suficiente para ver maior que isso. -- Desculpa me discordo em gênero número e grau aqui. Eu acredito q em fotografia tamanho é importante e vizualizar fotos pequenas não é uma boa forma de ver o resultado e muito menos aprender com o q está sendo mostrado. Se nossa paixão é a fotografia o tamanho da foto é sim importante e maior é melhor. Isso não afeta em nada os servidores e é apenas uma resolução administrativa por considerar isso o melhor.

Peço à vocês moderadores q abram uma enquete oficial da Administração do Forum oferecendo as duas opções;
   1 Manter em 800px lado maior e
   2 Mudar o tamanho maior para 1024px.

MAS, seja qual for o resultado isso pode ser inserido no código do sistema do Fórum para automaticamente adicionar qdo postamos os width=800 ou 1024 e height=800 ou 1024. Já trabalhei com websites e isso não é tão complicado assim. Mas tem q ser feito certinho e no lugar certo para resolver o problema.

Ah, quero tbm dizer q isso é uma vontade muito antiga minha e não tem nada a ver com o fato de eu agora estar com uma câmera que entrega fotos grandes. Desde q me cadastrei no MF penso assim.

Por último quero registrar que em momento nenhum estão tentando faer confusão, estou apenas lutando pelo que acredito.

Obrigado.

PS: Léo, tente dar uma aula com uma tela pequena! ninguém vai aprender!!  :eek: :aua:
Ainda aprendo a olhar nesse buraquinho...


Amarildo Cardoso

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.260
  • Sexo: Masculino
Resposta #76 Online: 06 de Maio de 2012, 20:28:21
O pedro falou tudo,quem tem banda mais lenta ou monitor pq,visualiza como esta, em 800px.Quanto a banda não tem problemas eu acho, pq é só clicar na imagem que aumenta automático.Esse tipo de postagem deixa a página mais lenta?
Não notei diferença nenhuma,emfim....Não entendo muito desse trem..rsrsrsrs


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #77 Online: 06 de Maio de 2012, 21:05:55
(...)

MAS, seja qual for o resultado isso pode ser inserido no código do sistema do Fórum para automaticamente adicionar qdo postamos os width=800 ou 1024 e height=800 ou 1024. Já trabalhei com websites e isso não é tão complicado assim. Mas tem q ser feito certinho e no lugar certo para resolver o problema.

(...)

Caro Eladio,

Isso já foi tentado. Infelizmente tivemos que desativar a opção de redimensionamento automático porque alguns foristas estavam postando as imagens sem resize algum, deixando todo o trabalho para a plataforma e comendo banda dos outros foristas ao abrir a página em questão e esperar carregar 5, 8, 12 imagens de 5, 8, 10 megas.
Convenhamos que não se pode permitir uma coisa dessas.

A melhor solução que encontramos foi a inserção do código width=800 pelo próprio forista, quando ele fizer questão que a imagem de 1024 possa ser visualizada pelos outros foristas.  :ok:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


eladiogomes

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.176
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo... Com vcs.
    • Gomes Fine Art
Resposta #78 Online: 06 de Maio de 2012, 22:52:49
Obrigado Hide, vou continuar fazendo isso então.

Abs,
Ainda aprendo a olhar nesse buraquinho...


PeDrO_gAbRiEl

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.627
  • Sexo: Masculino
Resposta #79 Online: 06 de Maio de 2012, 23:20:07
Caro Eladio,

Isso já foi tentado. Infelizmente tivemos que desativar a opção de redimensionamento automático porque alguns foristas estavam postando as imagens sem resize algum, deixando todo o trabalho para a plataforma e comendo banda dos outros foristas ao abrir a página em questão e esperar carregar 5, 8, 12 imagens de 5, 8, 10 megas.
Convenhamos que não se pode permitir uma coisa dessas.

A melhor solução que encontramos foi a inserção do código width=800 pelo próprio forista, quando ele fizer questão que a imagem de 1024 possa ser visualizada pelos outros foristas.  :ok:

não tem como inserir no código para limitar o tamanho das imagens em 1Mb por exemplo, sendo que quem postar fotos ate o tamanho delimitado o site carrega, e se a pessoa postar uma maior o site bloqueia o carregamento automático e só o faz se a pessoa que visualiza desejar?
Equipamento: câmera+lente =)
Evite Acidentes, Faça de Propósito


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #80 Online: 06 de Maio de 2012, 23:27:57
não tem como inserir no código para limitar o tamanho das imagens em 1Mb por exemplo, sendo que quem postar fotos ate o tamanho delimitado o site carrega, e se a pessoa postar uma maior o site bloqueia o carregamento automático e só o faz se a pessoa que visualiza desejar?

Olá Pedro,

Olha, não sei te dizer com 100% de segurança porque isso é assunto para nossos SysOps.

Mas uma coisa posso te dizer... A plataforma, quanto mais leve, mais ágil, melhor. Quando vc determina que a plataforma execute muitas ações, isso sobrecarrega o servidor. Infelizmente, pelo próprio tamanho do MF, ACHO que é muito difícil de se implementar algo desse tipo, pq faria com que todas as imagens sejam analisadas pela plataforma. Hj não há analises... Apenas linkasse os endereços e, eventualmente, um código faz com que a plataforma seja utilizada para o resize.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #81 Online: 07 de Maio de 2012, 01:31:59
Leo,

Então a maneira que encontramos de exibir a imagem com 800px e um link para aumentá-la para o tamanho armazenado no site hospedeiro não interfer em nada certo? se for analizar a imagem continua sendo em 800px, seu tamanho é reletivamente pequeno e não interfere no layout nem no carregamento das páginas, ficando a cargo de quem visualiza escolher se quer aumentar ou não.
Exato Pedro, não há restrição neste sentido. O nosso regulamento proíbe apenas a postagem direta maior que 800px. Links externos são permitidos e até encorajados.
Você expõem como um Thumb de 800px (bem grande para um Thumb, mas... :D) e coloca um link para fora com o tamanho que quiser. Este processo não será editado pelos moderadores e permite tornar disponíveis imagens do tamanho que você quiser.

Leo, te respeito pra caramba, mas quero colocar minha opinião e sugestão.

Cheguei a seguinte conclusão, e me corrija se me engano.

- O Fórum não pode fazer o reajuste automático por problemas técnicos -- Aceitável mas provavelmente solucionável;
- O Fórum não pode permitir fotos de tamanho maior que 500Kb pois pode derrubar o acesso geral (que tem banda mais lenta) pois a maioria dos usuários ainda usam banda lenta -- De forma democrática e protegendo quem tem menos velocidade ou paciência!l Brincadeira, acho importante e válido tbm.
- O Fórum não quer permitir imagens de tamanho maior q 800px do lado maior porque a maioria ainda não tem tela grande o suficiente para ver maior que isso. -- Desculpa me discordo em gênero número e grau aqui. Eu acredito q em fotografia tamanho é importante e vizualizar fotos pequenas não é uma boa forma de ver o resultado e muito menos aprender com o q está sendo mostrado. Se nossa paixão é a fotografia o tamanho da foto é sim importante e maior é melhor. Isso não afeta em nada os servidores e é apenas uma resolução administrativa por considerar isso o melhor.

Peço à vocês moderadores q abram uma enquete oficial da Administração do Forum oferecendo as duas opções;
   1 Manter em 800px lado maior e
   2 Mudar o tamanho maior para 1024px.

MAS, seja qual for o resultado isso pode ser inserido no código do sistema do Fórum para automaticamente adicionar qdo postamos os width=800 ou 1024 e height=800 ou 1024. Já trabalhei com websites e isso não é tão complicado assim. Mas tem q ser feito certinho e no lugar certo para resolver o problema.

Ah, quero tbm dizer q isso é uma vontade muito antiga minha e não tem nada a ver com o fato de eu agora estar com uma câmera que entrega fotos grandes. Desde q me cadastrei no MF penso assim.

Por último quero registrar que em momento nenhum estão tentando faer confusão, estou apenas lutando pelo que acredito.

Obrigado.

PS: Léo, tente dar uma aula com uma tela pequena! ninguém vai aprender!!  :eek: :aua:


Sem problemas, estamos ai para ouvir opiniões, é claro que nem todas serão possíveis de serem atendidas, por uma série de razões, mas vamos lá Eladio. Bom o conceito para redimencionar o arquivo é solúvel se você achar uma solução para multiplicarmos por 8 a receita do fórum, pois é o que precisaríamos para manter o servidor que seria necessário para hospedarmos fotos nestas proporções, com a segurança e a escala que temos hoje (somos o maior fórum de fotografia brasileiro em volume segundo o Alexa com mais de 1,5 milhões de visitas por mês). Honestamente não vejo um ganho tão significativo neste processo, já que temos tantos portos de hospedagens tão bons espalhados pelo mundo. Seria um investimento muito alto para um retorno sofrível e para fazer mal feito e colocarmos em risco o servidor, tendo que apelar para servidores do leste europeu (como outros fóruns têm feito), preferimos não arriscar.
Eladio eu concordo que em fotografia pode ser legal termos tamanho para visualizar, mas veja que o fórum não restringe isso, o fórum faz exatamente o que TODOS os sistemas de visualização fazem. Protege o layout para permitir que a maioria tenha um acesso adequado à plataforma. Não podemos desenhar uma plataforma para atender à menos de 30% dos usuários, isso não faria sentido, ainda mais agora que estamos tentando trabalhar para permitir o acesso por meio de tablets e celulares, que hoje representam, sozinhos, 15% de nossa demanda e têm crescido de maneira significativa. Seria um retrocesso em termos de layout e acessibilidade (que é ainda mais importante em um site de Web). Por isso o fórum tenta lidar com o melhor dos dois mundos. Para mostrar dentro de nosso layout você deve colocar uma foto que respeite o layout padrão do fórum, que permite que todos vejam a foto postada, mesmo que de maneira superficial, rapidamente e em um layout confortável. E o fórum também permite que você coloque um link externo para uma foto maior (do tamanho que você quiser), junto ou em separado, para que quem tiver interesse possa navegar pela foto em alta resolução. Veja que é exatamente o que você vai encontrar em qualquer site de fotografia. Eu desconheço um exemplo sequer que não tenha exatamente a mesma postura. Se você entrar no flicker, seu primeiro contato com uma foto será em resolução até mais baixa do que aquela que você encontra no fórum, para vê-la maior terá que solicitar. Você pode montar o mesmo esquema aqui, pois é permitido links para imagens do tamanho que você quiser, a restrição se aplica apenas à imagem exposta na plataforma, até como meio de proteger conexões mais lentas, 3G e coisas do tipo.

Mesmo inserir o código de restrição (width=800) é proibido em nossa plataforma, pelo que foi esclarecido (principalmente relativo à carga da imagem para banda, pois este redimencionamento não é real, é como o sistema de redimencionar por HTML na plataforma). Nenhuma imagem mostrada diretamente em nossa plataforma pode ter mais de 800px de seu lado maior e notem que isso não é algo arbitrário, é algo muito bem pensado e já supera, em muito, a resolução adotada pela maioria esmagadora dos sites especializados.

não tem como inserir no código para limitar o tamanho das imagens em 1Mb por exemplo, sendo que quem postar fotos ate o tamanho delimitado o site carrega, e se a pessoa postar uma maior o site bloqueia o carregamento automático e só o faz se a pessoa que visualiza desejar?

Pedro não tem como nenhum código limitar este tamanho, para isso as imagens teriam que ser hospedadas em nosso servidor. Como vêem, os 800px são realmente um limite real, não é algo imposto de maneira arbitrária, ele simplesmente é um limite imposto pelo nosso layout, nossos recursos e nossas estatísticas de acesso. :/ Na verdade quando saímos de 600px para 800px já foi um salto inadvertido, porque ainda pagamos preços significativos por isso até hoje, os 800px já são demasiados em termos de layout. :/

Para vocês terem uma idéia de como o nosso fórum já é exagerado neste sentido seguem alguns limites de visualização de primeiro contato (vocês podem verificar por si só, se quiserem).
Flicker -> 500px a 640px
Olhares -> 800px
Ambos sites especializados em fotografia. Para ver além deste limite você deve clicar em um link para ter acesso à imagem em tamanho original ou outros redimencionamentos. O mesmo que pedimos aos usuários que façam por aqui.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.