Em cinema, por exemplo, se tenta usar o mesmo ISO o filme todo, ou pelo menos na sequencia toda, pra não ter diferenças de granulação, e qualquer falta de luz é resolvida colocando luz, não mexendo no ISO.
Pois é, foi justamente isso que eu vi o pessoal comentando, que a nova safra de FF com vídeo está quebrando este paradigma.
Na época do filme analógico, (segundo eles, eu não entendo bulhufas) um filme de cinema ISO 400 já granulava muito, então a solução era usar toneladas de iluminação para usar sempre um filme de ISO baixo. Com o advento do digital, isso já melhorou bastante, reduzindo significativamente o custo e o trabalho envolvido já que o equipamento de iluminação a ser usado pode ser menor em tamanho e quantidade. Ou seja, ao invés de filmar um comercial em ISO 200 levando toneladas de equipamento de iluminação entre fresnel, tripés, geradores e sei lá mais o que, usa-se ISO 3200 usando apenas iluminação de preenchimento.
Pode ser que realmente um paradigma esteja sendo quebrado e a forma de filmar mude um pouco. Com estas novas câmeras, dá quase para filmar com iluminação ambiente, o que vai tornar tudo mais fácil e barato.
É o mesmo que aconteceu com o uso dos flash's comparando a época dos filme analógicos com as digitais. Antes, o flash quase sempre tinha que ser luz principal e a única solução para ambientes mais escuros era usar mais e mais luz. Hoje, graças ao excelente rendimento em ISO alto, ele é basicamente usado como luz de preenchimento.
E ainda tem a 1D-C, que só será lançada lá por outubro (e com preço bem salgado), mas quem viu no NAB diz que é o bixo.