oi claudio...
Pode explicar com mais detalhes?
Claro.
É o seguinte, ao usarmos aberturas muito pequenas, ocorre perda de nitidez devido à difração. A imagem fica meio soft por completo. Algumas objetivas, principalmente as que possuem aberturas maiores, sofrem mais com isso. Formatos menores como APS e M43, sofrem mais do que fullframes também.
Então uma boa solução é utilizar uma objetiva TS, como a 24mm TS canon ou 24mm PC-E Nikon. Alkém destas serem mais tolerantes à difração por motivos construtivos, elas permitem o movimento de tilt que altera o plano de foco. Ao abaixar o tilt aproximamos o plano de foco do plano do solo, podemos então aumentar a abertura para uma que seja mais nítida e ainda mantemos profundidade de campo aceitável no plano em questão. Basta girar a objetiva um pouco, devido à regra do paraleloramo o plano de foco muda bastante.
http://www.oopoomoo.com/2012/03/seven-advantages-of-using-tilt-shift-lenses/http://davidkillockphotography.wordpress.com/2012/10/14/canon-ef-24mm-f3-5-ts-e-l-my-experiences/O controle de tilt&shift é muito útil, poderoso, soluciona muitos problemas, e toda objetiva poderia ter, mas é caro. Operar sem estes controles torna a objetiva limitada apenas a um plano de foco, o que nos obriga a diversas limitações. Desde foco seletivo até profundidade de campo controlada, abre-se um universo de controle e precisão.
Quando vou para o estúdio levo geralmente uma 45mm TS e uma 90mm TS.
Mas nem tudo são flores, muitas vezes precisamos aumentar o foco em um produto cúbico, neste caso a TS não resolve nada, e temos que recorrer ao focus stacking para não usar aberturas pequenas, mesmo em câmeras médio formato usamos bastante o focus stacking, veja abaixo um exemplo:
http://www.epicmind.com/blog/tag/jewelry-photography/