O avaliador não precisa te desmoralizar... nem amar suas fotos... mas precisa ter a humildade de como mais experiente que você, indicar os pontos a serem melhorados.
Acho que no fundo, quando colocamos alguma foto na galeria, estamos querendo duas coisas: que nos indiquem o que está errado e, o nosso ego gosta sim de ser massageado e o elogio é bem vindo. Entretanto, como diz o artigo, o elogio puramente "facebookiano" não acrescenta nada ao nosso aprendizado. Tenho exemplos das fotos que eu postei no Facebook da corrida de Formula Truck que recebi elogios de todos pelas fotos. Quando postei na galeria, as avaliações que tive foram técnicas, mostrando os erros que cometi, inclusive na pós-edição, o que me levou a corrigir estes erros na segunda tentativa de fotografar corridas.
Quando postamos na galeria, nós mesmos já fizemos o nosso filtro e escolhemos as melhores fotos, já descartando a que nós mesmos já consideramos ruins. Então, queremos que outras pessoas enxerguem o que não vimos de defeitos, mas como o Paulo Arruda disse, não desmoralizando, nem amando totalmente a sua foto. Comentários do tipo "foto ruim", "a foto está estragada por tal motivo", podem desestimular inclusive a criatividade, pois não sabemos o que o fotógrafo quis dizer com aquela foto, nem o que ele estava pensando quando fez, nem as condições para fazer a foto, pois pode ter cometido algum "erro" de quebrar uma regra propositadamente.
Por exemplo, estas fotos do fotógrafo de moda Terry Richardson do Obama com sombras duras teriam obviamente comentários de que ele poderia ter usado um rebatedor para eliminar as sombras, mas ele criou este estilo e quando vemos suas fotos, elas tem uma identidade, nem precisa de colocar uma assinatura.
http://www.highsnobiety.com/2012/11/07/barack-obama-by-terry-richardson/É difícil digerir uma crítica, em qualquer ramo de atividade, não seria diferente na fotografia. Ao mesmo tempo, não podemos nos deslumbrar pelos elogios gratuitos. Mas podemos comparar as críticas como o alimento que comemos... aproveitamos os nutrientes (críticas/elogios com embasamento), e jogamos fora as críticas/elogios gratuitos não objetivos.