Autor Tópico: Vocês saem com suas câmeras na rua?  (Lida 7980 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #30 Online: 10 de Fevereiro de 2013, 23:59:13
Cara, no casório da Patricia&Daniel foi tenso aquelas fotos ao lado do Ipiranga... rua escura, e umas nóias querendo o buque da noiva, lembra? Ali é um lugar propicio a ficar até sem o carro se vacilar.

Pois é, Robertão, mas sabe que, justamente por causa dos noias, ali é um lugar muito bem vigiado pela polícia e pelos seguranças do museu. Então, apesar de bem ermo, o lugar é relativamente seguro...


Bem, e quem é pobre, não trabalha com fotografia e não tem seguro ??


 :D

Aí não pode sair pra fotografar não!  :D


Diego Gin

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 365
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 11 de Fevereiro de 2013, 00:23:09
Brasil realmente está inseguro em todas as regiões.

Pois é cara... parece que é fator sorte, há quem viva todos os dias passando em SP e nunca sofra um assalto. Já alguns que vão uma única vez e são sequestrados..  :hysterical:

Mas falando sério, está entristecedora a situação do brasil. Vivemos em uma jaula, as autoridades não tem competência pra combater a violência  >:(

Todos os países da america do sul são mais decentes, onde vc não precisa ter medo pra sair de casa  :no:


Fabio Azzo

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.199
Resposta #32 Online: 11 de Fevereiro de 2013, 11:31:21
Ano passado fui para o Uruguay e para a Argentina. Uruguay é uma maravilha, sai de noite com a DSLR a tira-colo na zona portuaria (que normalmente é perigoso aqui no Brasil) e não deu nada.

Agora, na Argentina a história foi outra: um piralho tentou afanar meu smartphone enquanto usava ele para fotografar. Só saiu de perto quando saquei meu canivete (sim, as vezes ando com um :-P) . No outro dia, dei uma de turista deslumbrado na frente da Casa Rosada e dois bostinhas de bicicleta tentaram arrancar minha DSLR. Sorte que, pelo visto, os ladrõezinhos argentinos não são competentes  :D


Nossa, passei pelos mesmos lugares, na Argentina e Uruguai, carregando a camera na mão pra fazer street e não tive problema algum. Será que o fato de estar com mais três amigos e ser barbudo e cabeludo influencia? haha

Na verdade teve um dia que atravessamos a rua porque tinha uns caras suspeitos e um deles era muito grande.


Nicolas Nunes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 11 de Fevereiro de 2013, 11:45:17
Realmente o risco de chegar alguem em você falando "perdeu, perdeu" é grande e o preju também, ainda mais pra pessoas como eu que mal seguro tem nos equipamentos, não leve em consideração que eu tenho apenas uma t3i e lente do kit, leve em consideração que sou pobre e tenho 16 anos então é como se fosse alguem de boa situação financeira com sla 30 anos portando equipamentos de 30 mil por ai, a dor da perda seria a mesma, mas tanto faz, agora voltando ao assunto, moro em um lugar que como posso dizer humilde haha, então não é muito aconselhado sair com ela na rua, o maximo que vou é até uns 20 metros de casa com ela amostra, mais que isso só na bolsa que coloco dentro de uma mala convencional para não dar na cara né, como andar com uma bolsa de notebook na mão em pleno centro de Curitiba e cidades a fora, o que importa é que cuido do que é meu e se o caro falar "perdeu" ja vou estar uns 200 metros longe kkkkkkkkk, mas se ele mostrar pra mim um caninho que atira, acho que ele tem razão quando falou que eu perdi kkkk, no fim vale mais minha vida :) , mas quando do uma brecha, mas sempre acompanhado etc..
 No fim somos sempre honestos com medo do pior :/
 Nossa falei tanto que acho que quase ninguém vai ler tudo isso até o fim, ganha um joinha quem leu isso até aqui em, só dizer que leu haha
 Acho que é só isso :p
 
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2013, 11:46:00 por Nicolas Nunes »


suco_de_maça

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Feminino
  • Sobre advocacia, fotografia e suco de maçã.
    • Flico
Resposta #34 Online: 11 de Fevereiro de 2013, 13:06:35
Mooooooooooorro de medo de levar a minha pra dar umas voltas!  :(
Ela tem mais valor sentimental, então, o medo é duplo! Ganhei ela de aniversário de 18 anos do meu namorado, era a antiga câmera dele, portanto, ensinou ambos a fotografar.  :wub:
Pra fotografar na rua levo minha de filme, não deixa de chamar menos atenção, mas ela é mais portátil. Ela também tem um valor sentimental BEM grande. Enfim, até se levassem alguma latinha de filme minha eu ficaria chateada...  :(

Seguro é complicado quando não se trabalha com fotografia. muitas seguradoras não fazem seguro pra esse tipo de gente. Acho uma babaquice, gostar de não ganhar dinheiro, tsc tsc.
Nem minha mãe gosta das minhas fotos.
http://www.flickr.com/photos/copodesuco/


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #35 Online: 11 de Fevereiro de 2013, 19:25:19
Bem, e quem é pobre, não trabalha com fotografia e não tem seguro ??


 :D

Procura outro hobby, pq fotografia não é pra esse daí não.  >:D
 :hysterical: :hysterical: :hysterical:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #36 Online: 11 de Fevereiro de 2013, 19:28:39
Realmente o risco de chegar alguem em você falando "perdeu, perdeu" é grande e o preju também, ainda mais pra pessoas como eu que mal seguro tem nos equipamentos, não leve em consideração que eu tenho apenas uma t3i e lente do kit, leve em consideração que sou pobre e tenho 16 anos então é como se fosse alguem de boa situação financeira com sla 30 anos portando equipamentos de 30 mil por ai, a dor da perda seria a mesma, mas tanto faz, agora voltando ao assunto, moro em um lugar que como posso dizer humilde haha, então não é muito aconselhado sair com ela na rua, o maximo que vou é até uns 20 metros de casa com ela amostra, mais que isso só na bolsa que coloco dentro de uma mala convencional para não dar na cara né, como andar com uma bolsa de notebook na mão em pleno centro de Curitiba e cidades a fora, o que importa é que cuido do que é meu e se o caro falar "perdeu" ja vou estar uns 200 metros longe kkkkkkkkk, mas se ele mostrar pra mim um caninho que atira, acho que ele tem razão quando falou que eu perdi kkkk, no fim vale mais minha vida :) , mas quando do uma brecha, mas sempre acompanhado etc..
 No fim somos sempre honestos com medo do pior :/
 Nossa falei tanto que acho que quase ninguém vai ler tudo isso até o fim, ganha um joinha quem leu isso até aqui em, só dizer que leu haha
 Acho que é só isso :p
 


Eu li.

Conselho pra quem tá chegando e achando uma postagem desse tamanho grande: Leia tudo que tiver pela frente. Compreensão do processo fotográfico não se faz em 1/2 dúzia de palavras!  ;)

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #37 Online: 11 de Fevereiro de 2013, 19:34:12
Mooooooooooorro de medo de levar a minha pra dar umas voltas!  :(
Ela tem mais valor sentimental, então, o medo é duplo! Ganhei ela de aniversário de 18 anos do meu namorado, era a antiga câmera dele, portanto, ensinou ambos a fotografar.  :wub:
Pra fotografar na rua levo minha de filme, não deixa de chamar menos atenção, mas ela é mais portátil. Ela também tem um valor sentimental BEM grande. Enfim, até se levassem alguma latinha de filme minha eu ficaria chateada...  :(

Seguro é complicado quando não se trabalha com fotografia. muitas seguradoras não fazem seguro pra esse tipo de gente. Acho uma babaquice, gostar de não ganhar dinheiro, tsc tsc.

Faz sim, suco. Basta procurar a certa. Tem váriosss tópicos aqui no MF que indicam seguradoras. Uma pesquisa rápida aqui:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=76964.0
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=68610.msg705265#msg705265
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=67899.msg660305#msg660305
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=8755.100
Abç,

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


andersonperon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
    • Anderson Peron Fotografia de Arquitetura
Resposta #38 Online: 11 de Fevereiro de 2013, 20:03:29
Pois é colegas, olhando o tópico dos equipamentos roubados fiquei até um pouco assustado ao ver o relato de pessoas que perderam 40, 50 mil reais em equipamentos na rua, demonstrando o quanto as cidades do nosso país são inseguras.

Quando vocês querem sair pela cidade para fotografar, levam junto seus melhores equipamentos? ou levam apenas uma câmera compacta? Evitam ir em locais perigosos?

Aliás, está aí uma grande vantagem das compactas premium e das mirrorless. Com ótima qualidade de imagem e um corpo pequeno, esse tipo de câmera parece ser ideal para usar na rua, já que podem ser guardadas em uma bolsa pequena e não chamam tanto a atenção como as grandes DSLR.

 :ponder:

Fala Sunriser...
Cara, eu faço street e moro em São Paulo. Apesar de tomar cuidado em certas regiões (centro, proximidades da Sé, periferia, etc) eu não me limito.. anda com a minha Oly E-M5 com lente padrão e andarei com mais uma 45mm que vou adquirir em breve.

Eu já me acostumei e acho que a cidade também se acostumou comigo...fotografo pelo menos 3 vezes por semana há pelo menos 2 anos e nunca me aconteceu nada.

Agora, pra quem é acostumado em estúdio a coisa fica mais complicada rsrs. Tem um amigo meu que trabalha em estudio e certa vez quis sair comigo para fazer umas fotos de rua.... cara, terrível!! Ele não sabia nem andar na rua hahahahah.. parecia que tava armado com uma D700 uma tele + uma mochila mostruosa.. Ai ei falei.. "cara, larga metade disso em casa senão vai ficar sem nada".

O segredo para quem quer se aventurar pelas ruas e ser discreto. Usa jeans, camiseta preta e um tênis básico...Leva pouca coisa e tucha dentro de uma mochila de fitness... e ai com o tempo vc vai pegando a manha de fazer as fotos sem mostrar demais seu equipamento. Lógico que o risco sempre existe, mas isso faz parte da aventura :ok:



Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #39 Online: 11 de Fevereiro de 2013, 20:16:53
Faço street também, mas não custa nada ter o seguro pelo menos do equipamento que vc mais usa.... vale a pena cada centavo pela segurança e tranquilidade!

Mas é o que o anderson falou, não da pra ficar dando pinta, a t3i sempre na bolsa da faculdade todos os dias comigo, vou com cara de universitário pobre de chinelo calção e camisa velha, uma bolsa de cadernos e já era, camera sempre amarrada na mão com 3 laços no pulso :P

Ironia on:
Mas sabe, tenho medo, por isso não ando de Leica monochrome por aí  :assobi:
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


andersonperon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
    • Anderson Peron Fotografia de Arquitetura
Resposta #40 Online: 11 de Fevereiro de 2013, 20:36:04
Faço street também, mas não custa nada ter o seguro pelo menos do equipamento que vc mais usa.... vale a pena cada centavo pela segurança e tranquilidade!

Mas é o que o anderson falou, não da pra ficar dando pinta, a t3i sempre na bolsa da faculdade todos os dias comigo, vou com cara de universitário pobre de chinelo calção e camisa velha, uma bolsa de cadernos e já era, camera sempre amarrada na mão com 3 laços no pulso :P

Ironia on:
Mas sabe, tenho medo, por isso não ando de Leica monochrome por aí  :assobi:

rapaizzz do céu... se eu tenho uma monochrome ai que não ligaria mesmo de ser roubado!! Porque, se fosse roubado, compraria outra e tava tudo certo  :D


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #41 Online: 11 de Fevereiro de 2013, 20:48:21
Fui na loja da Leica sábado aqui na galeria Lafayette aqui em Paris(meus olhinhos brilharam quando eu vi o quiosque ali), fui perguntar pra ver a Monochrome, mas não tem mostruário, pq ela tá com fila de espera e o que chega já sai.... ta sendo vendida pela bagatela de 6900 euros  :assobi:
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


CoelhoRJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
Resposta #42 Online: 14 de Fevereiro de 2013, 13:38:05
Olá!

Sou novíssimo aqui e este é meu primeiro post. Sou totalmente amador e vou começar a me aventurar em conhecer mais de fotografia e estou prestes a adquirir minha primeira DSLR.

Lendo os Classificados e a seção de artigos roubados, claro fico preocupado afinalde contas como cidadão que paga impostos quero poder circular à vontade com meu equipamento sem paranóias.

Pelo visto aqui tem muito profissionais da fotografia, que possuem (e carregam) grande quantidade de equipamentos.

Talvez fosse o caso de se criar um tópico onde fossem resumidas as principais regras de segurança fruto da experiência dos usuários, mais do que contar relatos.

Pelo que li temos os seguintes casos principais:

1 - Assalto direto: Equipamento levado sob ameça de violência armada ou não.
2 - Roubo em residência vazia.
3 - Roubo de oportunidade: Deu mole com o equip. desassistido em algum local
4 - Roubo de bagagem
5 - Sumiço nos Correios

Como se precaver de cada um destes casos?
O que usar como mochila?
Quais os locais mais perigosos turísticos e não turísticos.
Ladrões conhecem de equipamento fotográfico? (Penso que sim).
Locais seguros para fotografar

Valeu gente e espero aprender bastante por aqui.


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 14 de Fevereiro de 2013, 13:53:43
Cara, você corre riscos de ser roubado, tanto com a câmera quanto com um notebook, um relógio ou qualquer outro item mais caro.
Mala de equipamento fotográfico dá na vista que é uma câmera mais cara, mas uma mochila pode significar para o ladrão um possível notebook também.
Então, as regras de cuidado são as mesmas para qualquer coisa de valor. E varia de cidade para cidade conforme a criminalidade de cada canto.

Risco sempre tem, a questão é estar atento, não exibir a câmera se notar algum sujeito estranho por perto (cara em parado algum canto sem nada para fazer lá).
Também ajuda andar em grupo com amigos, isso inibe os ladrões baratos, embora possa atrair os assaltantes mais perigosos.

Sou católico, então peço a proteção divina e vou a luta, sempre deu certo. :)

Ando pra cima e pra baixo com minha câmera, mas não costumo frenquentar locais perigosos como favelas e ruas do centro consideradas mal frequentadas, não tenho interesse nesse tipo de foto.


coposdeagua

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.079
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 14 de Fevereiro de 2013, 14:08:54
Fala Sunriser...
Cara, eu faço street e moro em São Paulo. Apesar de tomar cuidado em certas regiões (centro, proximidades da Sé, periferia, etc) eu não me limito.. anda com a minha Oly E-M5 com lente padrão e andarei com mais uma 45mm que vou adquirir em breve.

Eu já me acostumei e acho que a cidade também se acostumou comigo...fotografo pelo menos 3 vezes por semana há pelo menos 2 anos e nunca me aconteceu nada.

Agora, pra quem é acostumado em estúdio a coisa fica mais complicada rsrs. Tem um amigo meu que trabalha em estudio e certa vez quis sair comigo para fazer umas fotos de rua.... cara, terrível!! Ele não sabia nem andar na rua hahahahah.. parecia que tava armado com uma D700 uma tele + uma mochila mostruosa.. Ai ei falei.. "cara, larga metade disso em casa senão vai ficar sem nada".

O segredo para quem quer se aventurar pelas ruas e ser discreto. Usa jeans, camiseta preta e um tênis básico...Leva pouca coisa e tucha dentro de uma mochila de fitness... e ai com o tempo vc vai pegando a manha de fazer as fotos sem mostrar demais seu equipamento. Lógico que o risco sempre existe, mas isso faz parte da aventura :ok:

É isso...largue a lente branca e seu tripé em casa, por obséquio. Jogue sua câmera em uma mochila discreta e ferrada e ande como se você só tivesse sua blusa lá dentro... não fique andando com a câmera à tira-colo, não dê mole e conheça os lugares que você vai passar...

Eu não tenho medo de fotografar em partes do Centro de São Paulo porque conheço razoavelmente bem o lugar... já sei identificar com quem me preocupar de longe.
Sony a77/a700/ Minolta 7000/ Zenit-ET
http://www.flickr.com/photos/coposdeagua
Participe você também do desafio Semana 50 2014!
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=107462