Autor Tópico: Sony R1 ou uma D-SLR equivalente?  (Lida 3483 vezes)

Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Online: 22 de Junho de 2006, 12:00:29
Ni,

Atualmente utilizo uma Sony F828 e tenho pensado em comprar uma SLR.

Apesar de gostar muito de fotografia, eu sou um amador, não tenho aspirações profissionais e não curto lentes removíveis. A F828 me serve bem exatamente porque tem as lentes Carl Zeiss fixas.

Apesar de ser somente amador (e querer continuar assim) eu quero uma câmera de boa qualidade, por isso queria uma SLR e estava pensando em uma Rebel ou uma D50.

Mas aí vi que a Sony tem a R1, substituta da F828, e muito recomendada mesmo não tendo lentes Reflex.

Qual seria a melhor opção? Levando em conta que eu procuro uma excelente relação qualidade x praticidade para uso somente amador mas de qualidade.

Meu uso da F828: http://www.photo.net/photos/Bucephalus

Aconselhem-me,
Grato


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #1 Online: 22 de Junho de 2006, 12:09:05
Sony R-1 ou Canon XT?

Sony R1, Canon XT ou Nikon D50

S9000 ou Sony R-1

Canon 20D ou Sony R1

Sony Cybershot R-1

Amigo, acredito que esses tópicos possuem muita informação. Podem não ter exatamente a resposta pronta pra sua pergunta, mas tem com certeza muita coisa sobre a R1 e sobre as dSLR que vão ajudar bastante na sua escolha.
« Última modificação: 22 de Junho de 2006, 12:11:16 por Roberto O. Almeida »


Marcio Vasconcellos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 552
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Junho de 2006, 23:29:22
Citar


Atualmente utilizo uma Sony F828 e tenho pensado em comprar uma SLR.

Apesar de gostar muito de fotografia, eu sou um amador, não tenho aspirações profissionais e não curto lentes removíveis. A F828 me serve bem exatamente porque tem as lentes Carl Zeiss fixas.


Qual seria a melhor opção? Levando em conta que eu procuro uma excelente relação qualidade x praticidade para uso somente amador mas de qualidade.

 
Amigo, reveja os seus conceitos.
Tanto prosummer (828 e R1) como DSLR (D50, XT, etc...) tem vatagens e desvantagens, custo e benefício.
Se vc não curte lentes removíveis e seu deu bem com a 828, definitivamente fique com a R1.
Agora, se pretende pegar uma DSLR, prepare-se para morrer de vontade p trocar muitas vezes as lentes da sua câmerae experimentar o q cada uma pode fazer por vc!!
 :thmbup:  
Marcio Vasconcellos - Santa Clara - California
-------------------------------------
Nikon <3


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #3 Online: 23 de Junho de 2006, 00:46:21
dá uma olhada na câmera que estou vendendo...
http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...t=0&#entry83585

abs
Marcelo - POA/RS



LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #4 Online: 23 de Junho de 2006, 10:52:34
Os links postados por Roberto O. Almeida são muito interessantes.

Bucephalus, eu me sinto na mesma situação que você. Porém não tive uma F828, vou pular de uma P100 pra uma câmera melhor.

Há alguns meses estou pesquisando câmeras dentro do meu "espectro de investimento" e estou inclinado a comprar uma Sony R1. Ela alia praticidade com qualidade para quem não quer fazer futuros investimentos de 1000 reais em lentes.
Tive oportunidade de "ver" uma R1 nas minhas mãos e sentir o peso. Não incomodou nada. Pena que estava desligada.

Contras da R1 na minha opinião:
- Macro não muito "incisivo".
- Zoom de apenas 5x em comparação ao 7x da F828.
- Ela não tem o esquema holografico pra nightshot da F828. Dizem que o foco automático no escuro pode vacilar (não conheço)
- 3 Fps no modo Burst dela. (que pra mim não faz diferença)
- ISO 3200 ruidoso (Que pena, era a característica que mais queria numa camera)
- RAW de 20 mb (Mas pra amadores não faz diferença)

Prós na minha opinião:
- 24-120 mm num conjunto só. (Estou ansioso pra tirar fotos Wide)
- LivePreview no LCD (ótimo recurso didático pra ensinar minha noiva a fotografar)
- Preço em relação à uma DSLR + lentes.
- ISO alta (800-1600-3200)
- Tempo pra longa esposição
- Controles manuais
- Bateria ao invés de pilha
- Praticidade de não trocar lentes e não precisar limpar sensor.
- Muito silenciosa por não ter cortina mecânica.
- Sensor que oferece muita qualidade na imagem.

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Não ligue pro pessoal fazendo campanha contra Prosumer. Quem anda de Ferrari nunca vai falar bem de um Fiat Stylo mesmo.

E mesmo gostando da Sony, procure conferir modelos Canon e Nikon. O povo esculacha tanto a Sony que até eu fico na dúvida se a R1 realmente compensa em relação a uma Canon Pro 1 ou Fuji S9000

O melhor de tudo é que você já conhece uma F828 e pode comparar melhor os prós e contras levantados no Forum.
« Última modificação: 23 de Junho de 2006, 10:59:02 por LuizNdo »
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 23 de Junho de 2006, 13:12:10
Citar
Citar


Atualmente utilizo uma Sony F828 e tenho pensado em comprar uma SLR.

Apesar de gostar muito de fotografia, eu sou um amador, não tenho aspirações profissionais e não curto lentes removíveis. A F828 me serve bem exatamente porque tem as lentes Carl Zeiss fixas.


Qual seria a melhor opção? Levando em conta que eu procuro uma excelente relação qualidade x praticidade para uso somente amador mas de qualidade.

 
Amigo, reveja os seus conceitos.
Tanto prosummer (828 e R1) como DSLR (D50, XT, etc...) tem vatagens e desvantagens, custo e benefício.
Se vc não curte lentes removíveis e seu deu bem com a 828, definitivamente fique com a R1.
Agora, se pretende pegar uma DSLR, prepare-se para morrer de vontade p trocar muitas vezes as lentes da sua câmerae experimentar o q cada uma pode fazer por vc!!
 :thmbup:
Me dei bem com a F828, mas até onde uma SLR é melhor? Sei lá, como disse, eu não tenho muito conhecimento profissional/técnico e assim sendo não tenho saco/disposição pra essa história de várias lentes. Mas eu prezo por uma boa qualidade de imagens, e recursos variados para poder compor a foto bem.

Por falar nisso, ouvi dizer que a Alpha A100 vai custar o mesmo que a R1 lá nos EUA. E agora, josé?


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 23 de Junho de 2006, 13:16:14
Citar
Não ligue pro pessoal fazendo campanha contra Prosumer. Quem anda de Ferrari nunca vai falar bem de um Fiat Stylo mesmo.

E mesmo gostando da Sony, procure conferir modelos Canon e Nikon. O povo esculacha tanto a Sony que até eu fico na dúvida se a R1 realmente compensa em relação a uma Canon Pro 1 ou Fuji S9000

O melhor de tudo é que você já conhece uma F828 e pode comparar melhor os prós e contras levantados no Forum.
Esse é o problema, só conheço a F828 (e a F717, que foi minha anterior) e não conheço nem nunca usei as Canon ou Nikon da vida. Se eu pudesse usar elas por uma semana, para ver se me habituo e se vou conseguir bons resultados, eu até já teria uma opinião definida. Mas não tenho nenhum parâmetro de comparação. Só consigo perceber que a qualidade das fotos das Nikon e Canon são muito superiores à minha 828, isso é...


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #7 Online: 23 de Junho de 2006, 13:59:53
Citar
Citar
Citar


Atualmente utilizo uma Sony F828 e tenho pensado em comprar uma SLR.

Apesar de gostar muito de fotografia, eu sou um amador, não tenho aspirações profissionais e não curto lentes removíveis. A F828 me serve bem exatamente porque tem as lentes Carl Zeiss fixas.


Qual seria a melhor opção? Levando em conta que eu procuro uma excelente relação qualidade x praticidade para uso somente amador mas de qualidade.

 
Amigo, reveja os seus conceitos.
Tanto prosummer (828 e R1) como DSLR (D50, XT, etc...) tem vatagens e desvantagens, custo e benefício.
Se vc não curte lentes removíveis e seu deu bem com a 828, definitivamente fique com a R1.
Agora, se pretende pegar uma DSLR, prepare-se para morrer de vontade p trocar muitas vezes as lentes da sua câmerae experimentar o q cada uma pode fazer por vc!!
 :thmbup:
Me dei bem com a F828, mas até onde uma SLR é melhor? Sei lá, como disse, eu não tenho muito conhecimento profissional/técnico e assim sendo não tenho saco/disposição pra essa história de várias lentes. Mas eu prezo por uma boa qualidade de imagens, e recursos variados para poder compor a foto bem.

Por falar nisso, ouvi dizer que a Alpha A100 vai custar o mesmo que a R1 lá nos EUA. E agora, josé?
E agora que sai mais em conta pegar uma D-50 com uma 18-70 que vai cobrir o mesmo range da R1 e da Alpha com lente do kit e bem mais barata!


pharaujo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 232
Resposta #8 Online: 23 de Junho de 2006, 16:39:34
A lente 18-70 tem um preço bastante salgado, leva o preço da D50 lá pros 3200,00 na recreio, será por quanto a alpha será vendida aqui?
Paulo Henrique
Analista de Sistemas - Desenvolvimento de Web Sites
Sony SLT-A55 + kit lens + Minolta 35-80mm


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #9 Online: 23 de Junho de 2006, 16:49:19
Certamente por esse preço. O estimado é 900 dolares...


pharaujo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 232
Resposta #10 Online: 23 de Junho de 2006, 17:13:30
então não vale mais a pena a alpha do que a D50?
Paulo Henrique
Analista de Sistemas - Desenvolvimento de Web Sites
Sony SLT-A55 + kit lens + Minolta 35-80mm


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 24 de Junho de 2006, 18:37:56
Tô pesquisando a D50, o preço dela com lentes 18-55 já inclusas fica mais em conta que a Sony R1, o que eu acho estranho porque acredito que a Nikon seja superior. Se algum dono de D50 estiver por aqui, me responda essas perguntas que não achei resposta:

Quantos milímetros tem a rosca da lente da D50? 50mm? Tenho uns filtros de 58mm da F828 que eu não queria perder

A D50 usa cartão Compact Flash? Qual o tamanho de cada foto, na resolução máxima em JPEG e RAW?

Valeu


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #12 Online: 24 de Junho de 2006, 18:50:45
Gente, a Nikon é outra categoria de câmera (apesar dos sensores de mesmo tamanho).   Por 2.100 voce compra o corpo de uma d50 aqui no BR.
Por 1.200 você tras de fora.
Por 3.000 voce compra uma R-1.

Quem acha que vale a pena slr? Isso cada um responde de acordo com suas necessidades... sobre os prós e contras de cada categoria tem uma infinidade de tópicos falando.

Na minha concepção é mais jogo comprar um corpo da d50 e eventualmente investir em lentes, apesar de ter preferirido prosumers por um bom tempo, e ainda nao tenho opinião 100% formada quanto a isso.
Você quer tudo em um? Ok, compre a R-1 ou outra prosumer.

Tem uma infinidade de pontos a sererem analisados... essa escolha só quem pode fazer é quem vai comprar.
« Última modificação: 24 de Junho de 2006, 18:57:38 por Roberto O. Almeida »


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #13 Online: 24 de Junho de 2006, 18:54:24
Citar
Tô pesquisando a D50, o preço dela com lentes 18-55 já inclusas fica mais em conta que a Sony R1, o que eu acho estranho porque acredito que a Nikon seja superior.
Há quem diga que dslr com a 18-55 é superior a uma prosumer de qualquer maneira, há quem diga que não.

Citar
Quantos milímetros tem a rosca da lente da D50? 50mm? Tenho uns filtros de 58mm da F828 que eu não queria perder

Isso varia de lente para lente... não é um tamanho universal.

Citar
A D50 usa cartão Compact Flash? Qual o tamanho de cada foto, na resolução máxima em JPEG e RAW?

Não, SD card. Não sei em jpeg, mas RAW é por volta de 10mb (mais ou menos).


Você deu uma olhada naqueles tópicos mesmo? Por que tem resposta pra um monte de dúvidas suas lá...
« Última modificação: 24 de Junho de 2006, 18:55:49 por Roberto O. Almeida »


Cesar Souto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 604
Resposta #14 Online: 24 de Junho de 2006, 18:55:52
Roberto O. Almeida, como conseguiu esses preços, BH ?
Eu acho que uma dslr vai valer a pena.. decidi pela D50..

Abraços
Cesar Souto Jr.
Rio de Janeiro - RJ