Autor Tópico: Dúvida cruel para a próxima compra de lente (GA)  (Lida 3993 vezes)

Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 17 de Junho de 2013, 09:52:20
O Fernando tem muita razão. Eu tive duas cópias da 35/2 antiga, e simplesmente adorava a qualidade de imagem dela, mesmo em abertura máxima. E mais ainda, o AF, apesar de não ser USM, é muito rápido, provavelmente o mais rápido de todas não-USM que já experimentei, comparável em velocidade com algumas USM. Em qualidade de imagem, ela fica um tiquinho abaixo da nova 35/2 IS USM, principalmente na questão do bokeh. Mas é algo bem sutil, e nada proporcional à diferença de preços.

A única coisa que me fez desistir de mantê-la é  AF barulhento. Para hobby não atrapalha em nada, mas para trabalhos, principalmente casamentos e locais silenciosos, chama muita atenção. Sempre pensei que, se ela fosse USM, seria perfeita. Daí a Canon lançou a versão USM mas colocou também um IS, e aí jogou o preço nas alturas! Pra mim, que trabalho com fotografia, vejo vantagem, pois esse dinheiro recupero em uns 2 ou 3 casamentos, não é de todo ruim. Mas para hobby talvez seja cara demais mesmo.

Então, a velhinha 35/2 pode realmente ser uma alternativa bem interessante, vale a pena dar uma experimentada nela! E custa cerca de 1/3 do preço da nova 35/2 IS USM.

Pois é... cheguei até a cogitar a troca da sigma 35mm por essa 35/2 + 24/2.8 IS...(valores equivalentes); ou então, a 24-105... mas, estou concluindo que o 1.4 faz muita diferença...
Sony A5100 + 16-50mm


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #16 Online: 17 de Junho de 2013, 10:30:43
Fernando, sua colocação está perfeita. Só a título de informação, a 50tinha ainda continua sendo a lente que mais uso e gosto muito dela (tanto que não cogito em ter nenhuma outra 50 Canon ou Sigma), contudo gostaria de ter uma lente que fosse melhor ainda até a abertura de 2.8.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #17 Online: 17 de Junho de 2013, 11:54:08
Fernando, sua colocação está perfeita. Só a título de informação, a 50tinha ainda continua sendo a lente que mais uso e gosto muito dela (tanto que não cogito em ter nenhuma outra 50 Canon ou Sigma), contudo gostaria de ter uma lente que fosse melhor ainda até a abertura de 2.8.

Cara, a melhor a meu ver (se não for para fazer wides largos) é a 35mm F/1.4 L (da Canon). Eu não tenho, mas já testei, e mesmo não sendo do meu foco, ela é uma lente apaixonante. Muito nítida (deve ser a mais nítida da Canon), rápida, e o bokeh é fantástico. Se eu fotografasse casamentos/eventos/festas, com certeza teria ela... Abraço!
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #18 Online: 17 de Junho de 2013, 14:01:15
Vinícius, o que tem e por que a 35 L é tão especial e preferida por você?

O ângulo e versatilidade que ela me dá. Com ela eu consigo fazer tudo num casamento, ou pelo menos 90% do que preciso. A ótica dela (nitidez, desfoque, controle de aberrações) é boa, mas não é a melhor.

A 24mm 1.4L II é melhor no quesito ótica e contrução - tem a borracha de vedação - a 35mm não tem. Mas não fico muito encanado com isso. Ela é muito wide. Prefiro a 35mm.

A 85mm 1.2L II é mais luminosa, mais nítida e tem um desfoque lindo e nem por isso é a minha preferida, já que eu acho o ângulo muito fechado.

O pessoal tá falando bastante das 35mm F2, mas pense bem, entre F1.4 e F2 há muita luz (e desfoque). É a mesma coisa do que comparar uma lente F2.8 com uma F4. A diferença é gigante.

abs



viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #19 Online: 17 de Junho de 2013, 14:04:08

Assim, prefiro ficar com a mais barata e gastar o resto do dinheiro passeando com a família, noiando menos e fotografando mais. Mas essa, claro, é a minha escolha - para um cara que trabalha com casamentos provavelmente uma alternativa mais clara fará muita diferença.


Falou tudo!

Por isso eu estou louco para compra uma Fuji X100s, para usar para lazer. Ela tem uma lente equivalente a 35mm em FF, abertura F2. Para lazer é perfeita!!


Zaca Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 328
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #20 Online: 17 de Junho de 2013, 14:34:23
O que mais me "atrapalha" na escolha de uma lente nesse momento, não é tanto o custo, porque isso se consegue com esforço e organização, mas sim montar um set de lentes. Veja, eu eu possuo 1 única lente, a 18-135mm e agora preciso começar a correr atrás de qualidade.

O matemática de se fazer um set é algo complicado, ainda mais com as opções nessa DF (24,28,35mm).....meu sonho de consumo é a 35mm/f1.4 Canon, mas pensar que certamente precisarei de uma GA ainda maior como a 16-35mm me deixa reticente.

Enfim, acho que você deve pensar em como vai montar seu conjunto de lentes, já que decidiu manter sua 50mm, na minha humilde opinião, a 28mm pode ser uma grande pedida.
Zaca Oliveira - Fotógrafo
http://www.zacaoliveira.com.br
http://www.flickr.com/photos/zacaoliveira/
_______________________________________________________________ _________
Canon EOS 6D / Canon EOS 7D / Sony NEX-6 / grip Canon BG-E7 / objetiva Canon 50mm 1.4 USM / objetiva Canon 24-105mm / objetiva Canon 18-135mm / objetiva Sigma 10-20mm / Flash Canon 580 EXII / objetiva Sony 16-50mm OSS


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #21 Online: 17 de Junho de 2013, 14:45:51
Se já tens uma 50 mm eu pensaria numa 24/28 sim. A 35mm numa FF tem a vantagem de ser bastante versátil mas creio faltar "personalidade" a essa distancia focal :)

Equipamento é uma coisa engraçada. Quando a gente começa nunca para. Quando comprei a minha 35mm 1.4L fiquei deslumbrado com a qualidade em relação a outras lentes que tinha. Hoje, quando comparo com o resultado de uma Carl Zeiss em um corpo médio formto, fico tristão. Mais triste ainda em saber que saria um pouco mais barato. Se eu não fosse profissional da fotografia ou se os meus clientes pudessem realmente notar essa diferença que percebo, nem pensaria duas vezes. De qualquer forma, não levando em conta esses reviews aí, voce consegue notar as diferentes nuances entre uma e outra lente, uma e outra camera? Assim de olho? Essa diferença te impede de dormir? Se sim, compre o melhor que puder. Se nao, gaste o menos que puder :)
« Última modificação: 17 de Junho de 2013, 14:46:32 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Gpanazio

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 307
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 17 de Junho de 2013, 17:48:40
Se já tens uma 50 mm eu pensaria numa 24/28 sim. A 35mm numa FF tem a vantagem de ser bastante versátil mas creio faltar "personalidade" a essa distancia focal :)

Equipamento é uma coisa engraçada. Quando a gente começa nunca para. Quando comprei a minha 35mm 1.4L fiquei deslumbrado com a qualidade em relação a outras lentes que tinha. Hoje, quando comparo com o resultado de uma Carl Zeiss em um corpo médio formto, fico tristão. Mais triste ainda em saber que saria um pouco mais barato. Se eu não fosse profissional da fotografia ou se os meus clientes pudessem realmente notar essa diferença que percebo, nem pensaria duas vezes. De qualquer forma, não levando em conta esses reviews aí, voce consegue notar as diferentes nuances entre uma e outra lente, uma e outra camera? Assim de olho? Essa diferença te impede de dormir? Se sim, compre o melhor que puder. Se nao, gaste o menos que puder :)

Esse é meu problema, eu realmente perco o sono. Odeio ser assim.  :aua:


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #23 Online: 17 de Junho de 2013, 19:58:26
Esse é meu problema, eu realmente perco o sono. Odeio ser assim.  :aua:
:hysterical: :hysterical:

Eu poderia muito bem parar com o set que tenho hoje, talvez faltaria uma 70-200 ou uma 24 mm, contudo, tenho na fotografia um hobby e, pela minha personalidade e duas profissões (Supervisor/Engenheiro e Professor) sou bastante perfeccionista e detalhista. Se, graças a Deus, tenho uma condição financeira de, aos poucos, ir comprando uns mimos, porque não ter uma lente que, aos olhos das pessoas normais, não tem diferença nenhuma e custa os olhos da cara quando comparado à lentes simples!?!?

Acho que vou experimentar a 35 f/2 e, se não gostar muito, vou de Sigma 1.4 ou 28 2.8 IS USM.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #24 Online: 17 de Junho de 2013, 20:27:10
Thales, acho que você já comentou onde mora, mas eu não lembro. Enfim, se for de São Paulo, ou se estiver disposto a dar um pulinho aqui, a minha 35/2 IS USM está aí se quiser experimentar. Ontem o Roberto Dellano experimentou e ficou maluquinho com ela, rsrs...

Qualquer coisa é só combinar com antecedência que pra mim vai ser um prazer ajudar nessa escolha.

Abraços


Gpanazio

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 307
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 17 de Junho de 2013, 21:01:03
:hysterical: :hysterical:

Eu poderia muito bem parar com o set que tenho hoje, talvez faltaria uma 70-200 ou uma 24 mm, contudo, tenho na fotografia um hobby e, pela minha personalidade e duas profissões (Supervisor/Engenheiro e Professor) sou bastante perfeccionista e detalhista. Se, graças a Deus, tenho uma condição financeira de, aos poucos, ir comprando uns mimos, porque não ter uma lente que, aos olhos das pessoas normais, não tem diferença nenhuma e custa os olhos da cara quando comparado à lentes simples!?!?

Acho que vou experimentar a 35 f/2 e, se não gostar muito, vou de Sigma 1.4 ou 28 2.8 IS USM.

Eu preciso de uma tele, isso é fato. Eu acho que eu só paro quando tiver 14,35,50,85,135,24-70 e 70-200 tudo L versões novas. hahahha


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #26 Online: 17 de Junho de 2013, 21:45:34
Thales, acho que você já comentou onde mora, mas eu não lembro. Enfim, se for de São Paulo, ou se estiver disposto a dar um pulinho aqui, a minha 35/2 IS USM está aí se quiser experimentar. Ontem o Roberto Dellano experimentou e ficou maluquinho com ela, rsrs...

Qualquer coisa é só combinar com antecedência que pra mim vai ser um prazer ajudar nessa escolha.

Abraços
Valeu Humberto. Tô em Bragança (50 min. da Marginal Tietê). Querer até queria mas difícil justificar para a minha esposa. Ela já acha que eu ter saído de uma d3100 para D90 e depois para 6D é pura frescura....  :aua: :aua: :aua:
Se pintar uma oportunidade te mando uma MP.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #27 Online: 17 de Junho de 2013, 21:51:15
Valeu Humberto. Tô em Bragança (50 min. da Marginal Tietê). Querer até queria mas difícil justificar para a minha esposa. Ela já acha que eu ter saído de uma d3100 para D90 e depois para 6D é pura frescura....  :aua: :aua: :aua:
Se pintar uma oportunidade te mando uma MP.


Bom, ela estará por aqui, pra você e pra quem mais quiser experimentar. Só não vendo porque essa é minha rsrs.


rodrigonunes

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 18 de Junho de 2013, 10:57:57
 Também to numa dúvida danada, to entre a 24 2.8 sem IS, a 28 1.8 e a 35 2.0 sem IS. Os preços são próximos, meu set so terá a 50tinha e uma dessas, numa 5d classic, então não sei qual escolher, pois venho de croppada e nao sei como fica o angulo de visao. A 24 fica muito wide? As distorções dessas lentes são muito fortes a ponto de ter muito trabalho na pós?

[]'s
Numa moldura clara e simples, sou aquilo que se vê.

Canon 5D Classic + EF 50 1.8 + YongNuo 568EX


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #29 Online: 18 de Junho de 2013, 11:41:28
Tudo depende da sua aplicação. Pelo menos, nas versões com IS, a 28 tem menos distorção que a 24 e 35.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales