Estes tempos teve uma outra discussão sobre isso no fórum.
Na ocasião, defendi que depois que a encomenda é recebida no Brasil e conferida pelos correios, minha ética diz que passa a ser responsabilidade nossa e de nossos correios, muito embora a legislação internacional diga que a responsabilidade é do remetente até a entrega.
Nunca pedi refund de um produto depois que ele deu entrada no Brasil por considerar que a partir daí o vendedor fez a sua parte e qualquer problema que ocorrer é devido a problemas nos correios daqui e o vendedor não tem nada a ver com isso.
Dezenas de foristas alegaram que o vendedor sabe do risco e que pedir refund, mesmo quando o produto fica retido na RF, é legal e justo.
Bem, o resultado está aí. Eles tanto sabem o risco que aprenderam. Está difícil comprar lá fora, ninguém mais quer enviar para o Brasil. Parece que o "risco Brasil" se estendeu aos correios, e tal risco foi elevado por essa atitude de querer sempre se eximir de qualquer responsabilidade. O risco é sempre para os outros, o importante é sair ganhando sempre. Xinga-se o governo, os políticos, o PT, todo mundo. E no final, faz-se exatamente a mesma coisa.