Autor Tópico: Qual vocês preferem? P, A, S ou M?  (Lida 26095 vezes)

Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #60 Online: 12 de Dezembro de 2014, 13:36:42
:ok:


ChristianSC

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Masculino
Resposta #61 Online: 12 de Dezembro de 2014, 14:04:46
Se eu estou com tempo, M sem duvida, porque dai eu tambem pego minhas objetivas de foco manual, a maioria das quais tambem nao controla abertura da camera, tem que ser no barril da objetiva mesmo.

Mas se nao posso perder tempo, o modo P da Pentax se chama Hyperprogram, porque apesar de eu colocar em P, no momento em que eu mudu um parametro, ela muda de modo. Por exemplo, se uso a rodinha pra mudar a abertura, imediatamente a maquina muda pra Av (A). Se eu mudo a velocidade do shutter pra algo que eu quero, a maquina muda pra Tv (tambem algo que so a Pentax tem - abertura e velocidade fixos, a maquina ajusta o ISO). E por ai vai, posso mudar de la pra ca entre os modos diferentes so usando os botoes da maquina, fica super rapido reagir a qualquer situacao que eu encontrar.
Pentax K-3 K-S1 K-50 K200D K10D P30T
Lentes Pentax 16-50 2.8, 18-50 4-5.6, 28 3.5, 35 2.4, 35 2.8 Macro, 50 1.2, 50 1.7, 50 f4 Macro, 70 2.4, 100 2.8, 200 f4, 70-210 f4, 80-320 4.5-5.6
Tokina 24 2.8, Sigma 30 1.4 Art, Rikenon P 50 1.4

Fotografar é aproveitar cada milésimo de segundo da vida


AdrianoQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
Resposta #62 Online: 12 de Dezembro de 2014, 14:56:18
10 anos de DSLR e ainda nao sei o que o P faz. Normalmente uso AV pra luz continua (natural ou luz quente), TV pra flash dedicado ou contínua eletrônica e M pra tochas, longa exposição ou hi-speed.
"Antes voce da lance voce deve ja vir preço ja alterado , mas memso assim voce ainda da lance quero preço anterior ,favor nao faz isso , ai nao voce vai atrapalha muito outros vendedor , obrigado. favor espeito"


d13g0

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
Resposta #63 Online: 14 de Dezembro de 2014, 01:03:17


 :D :D :hysterical: :hysterical:
Mike, essa foi boa :hysterical:  :hysterical:.

M, prefiro poder escolher todos os parâmetros pois acabo apreendendo muito mais :ok:


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #64 Online: 14 de Dezembro de 2014, 06:36:40
Estar totalmente no controle é muito bom, "pilotar" a câmera na raça, sem ao menos olhar o fotômetro dela, apenas pelo olhar e dizer: "a fotometria para esta situação é essa!"

Isso é prazeroso mas ao mesmo tempo não faz de ninguém que fotografa em "M" melhor que ninguém, ou faz a fotografia destas pessoas melhores.

O que você prefere? Um fotógrafo super criativo, com boa técnica, narrativa que usa nos modos automáticos ou um "zé da couves" que usa no manual?

Eu confesso que me acostumei muito mesmo com os EV's e as exposições já estão na minha cabeça antes do clique mas os modos automáticos dão mais liberdade de não precisar "pensar" muito.

Acredito ainda que os possíveis erros de fotometria que a câmera por ventura cometa são facilmente resolvidos na pós no arquivo RAW.

Na minha próxima saída fotográfica "lone wolf" eu vou usar o automático, Av e P, e ver como minha 40D se comporta.

Sem absolutismos, tópico bacana.  :ok:
Olha o ponto interessante que você tocou.
Existe o cara que domina técnicas, que sabe aplicar uma infinidade de conhecimento para adquirir uma imagem, esse cara é um fotógrafo que captura uma imagem bem exposta, não importando o equipamento que ele tenha. Ele é um excelente fotógrafo porque vai te trazer a imagem...
Existe o cara que tem um olhar especial, esse vai te trazer uma imagem bela, com narrativa, bem composta e etc... Ele é uma excelente fotógrafo porque captura um momento, é consegue transmitir um sentimento.
Todos flutuamos entre estes dois personagens; eu sou mais técnico do que artístico, por isso que tenho mais afinidade com discussões tecnicas e quando sento para estudar, procuro estudar composição e narrativa...

"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #65 Online: 14 de Dezembro de 2014, 06:55:14
Eu voltei para a fatografia há cerca de 11 meses. Meu reencontro não foi com quem eu tinha deixado para trás, a analógica, porém com a fotografia digital: outra técnica, outras possibilidades, outra estética...

Estou aprendendo, não posso, portanto, opinar, senão sob a perspectiva do verdadeiro aprendiz. Para aprender, preciso saber controlar / comandar o equipamento. Não vejo como alcançar esse objetivo, senão pelo modo M.
Usá-lo, portanto, no meu caso, só de meu caso é que posso falar, é um ato de humildade: preciso conhecer o resultado de minhas ações, comparar cada captura com o respectivo EXIF. Estudar, estudar, estudar.
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2014, 06:55:48 por Tupiniquim »


andresylva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
Resposta #66 Online: 14 de Dezembro de 2014, 07:19:33
Sou amador iniciante, mas penso que o M é bastante útil quando se tem um tempo razoável para ajustar a fotometria.
Por exemplo, fotografando crianças numa pracinha ou playground, de forma espontânea, fica um pouco difícil fotografar no M. É muita variação de luz. E não dá pra fazer a criançada esperar.
Aí entra o P, Av ou Tv mesmo.


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #67 Online: 14 de Dezembro de 2014, 10:29:24
Tem outra questão também, ficar olhando no fotômetro da câmera no modo manual e "zerar" para mim não é fotografar no manual, é o mesmo que usar o automático.


Manual para mim é saber interpretar a fotometria e independe do que o fotômetro mostra você ser capaz de escolher os ajustes corretos.

Se pensarmos apenas em intervalos de 1 ponto de luz (stop) e EV's fica bem fácil.

Como foi usado o exemplo de crianças na praça, que há variação de luz e sombra, basta subir ou descer 1 ou 2 EV's, basta 3 cliques do dial para isso.

Como citou o Pope também sou apegado aos aspectos técnicos, fico feliz de ter dominado nestes anos um pouco da técnica necessária para operar bem uma câmera, o que "pega" é justamente estimular a criatividade e narrativa, encontrar a foto onde ninguém consegue enxergá-la e transmitir algo com ela.

Muitas pessoas elogiam minhas fotos e sempre usam elogios do tipo "que fotometria perfeita!", "que alcance dinâmico bacana", "que pós tratamento suave e bacana!", eu fico feliz com eles mas gostaria mais de ouvir que minha foto passou uma emoção, que "tocou" alguém, isso eu escuto pouco, ou seja, preciso evoluir em outros parâmetros de minha fotografia.

A técnica ajuda mas não é tudo,  :ok: .


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #68 Online: 14 de Dezembro de 2014, 10:38:10
Eh verdade. Faz tempo, postaram fotos fabulosas de uma adolescente, que so tirava no verdinho!! Lembro que ela disse q nao se interessava por operar a maquina, ou nao sabia, pq seu foco era criar a imagem e nao mexer no equipamento.
D600 - E-M10


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #69 Online: 14 de Dezembro de 2014, 10:44:37
Tem outra questão também, ficar olhando no fotômetro da câmera no modo manual e "zerar" para mim não é fotografar no manual, é o mesmo que usar o automático.


Manual para mim é saber interpretar a fotometria e independe do que o fotômetro mostra você ser capaz de escolher os ajustes corretos.

Se pensarmos apenas em intervalos de 1 ponto de luz (stop) e EV's fica bem fácil.

Como foi usado o exemplo de crianças na praça, que há variação de luz e sombra, basta subir ou descer 1 ou 2 EV's, basta 3 cliques do dial para isso.



Isso é o que quero como minha próxima conquista!
Esse controle da luz.
Para mim o fotômetro não é um patrão, mas é um guia sem o qual não sobrevivo.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #70 Online: 14 de Dezembro de 2014, 10:53:20
Eh verdade. Faz tempo, postaram fotos fabulosas de uma adolescente, que so tirava no verdinho!! Lembro que ela disse q nao se interessava por operar a maquina, ou nao sabia, pq seu foco era criar a imagem e nao mexer no equipamento.
E hoje em dia existe muita gente que cria a imagem no PS, fotografia é apenas um passo, um ingrediente no bolo!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #71 Online: 14 de Dezembro de 2014, 13:55:19
Uso quase sempre prioridade de abertura  :ok:


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #72 Online: 14 de Dezembro de 2014, 17:58:42
Quando tem que ligar a câmera a fotografar rápido, o verdinho é o mais garantido!

Ou quando vai emprestar a câmera para a mulher...

 :D :D :D :D :D Aqui é assim quando vou pedir para a esposa ou terceiros fazerem a foto, modo Automático é tudo!!!!!!!
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #73 Online: 14 de Dezembro de 2014, 18:04:39
Verdinho e LCD também, pois ninguém mais sabe tirar foto olhando no visor rsrsrs
D600 - E-M10


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #74 Online: 14 de Dezembro de 2014, 18:19:16
Tem outra questão também, ficar olhando no fotômetro da câmera no modo manual e "zerar" para mim não é fotografar no manual, é o mesmo que usar o automático.


Manual para mim é saber interpretar a fotometria e independe do que o fotômetro mostra você ser capaz de escolher os ajustes corretos.

Se pensarmos apenas em intervalos de 1 ponto de luz (stop) e EV's fica bem fácil.

Como foi usado o exemplo de crianças na praça, que há variação de luz e sombra, basta subir ou descer 1 ou 2 EV's, basta 3 cliques do dial para isso.

Como citou o Pope também sou apegado aos aspectos técnicos, fico feliz de ter dominado nestes anos um pouco da técnica necessária para operar bem uma câmera, o que "pega" é justamente estimular a criatividade e narrativa, encontrar a foto onde ninguém consegue enxergá-la e transmitir algo com ela.

Muitas pessoas elogiam minhas fotos e sempre usam elogios do tipo "que fotometria perfeita!", "que alcance dinâmico bacana", "que pós tratamento suave e bacana!", eu fico feliz com eles mas gostaria mais de ouvir que minha foto passou uma emoção, que "tocou" alguém, isso eu escuto pouco, ou seja, preciso evoluir em outros parâmetros de minha fotografia.

A técnica ajuda mas não é tudo,  :ok: .

Que tópico bacana!!!
Fiquei por cerca de 3 anos me achando o "rei da cocada" pois aprendi a fotografar em modo M!!! Há 2 ou 3 meses vi aqui no forúm em um tópico de fotometria a seguinte frase, desculpe o autor - não lembro o nome: " Fotografar em modo M zerando o fotômetro, não é fotografar em manual, é fotografar em automático controlando velocidade e abertura..."

Após ler a frase, fiquei louco..... fui ler um pouco mais sobre fotometria, exposição, ajustes, expor para a direita e UniWB, em resumo.... aprendi que nada sei - kkkkkkkk!!

Revendo as minhas fotos percebi que as que eu e os familiares consideramos melhores são aquelas que de alguma forma expressam sentimento, emoção... quando a foto consegue este feito - não se destacam o ruído na imagem, a exposição não tão perfeita, o equipamento, etc.....

Abraços...
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/