Autor Tópico: Qual vocês preferem? P, A, S ou M?  (Lida 26103 vezes)

ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #75 Online: 14 de Dezembro de 2014, 18:26:43
Fui para Campos do Jordão - SP hoje, até comecei no modo Av e P... foram 2 cliques!  :hysterical:

Tirou o meu "tesão" de fotografar, não sei explicar, parecia que eu não participava efetivamente da foto.

Em minha lente zoom eu uso apenas duas aberturas, f/5.6 ou f/8, ou seja, controlo apenas velocidade e ISO na maioria das vezes.

Ah, minha criatividade estava "zerada" ou ando muito exigente comigo mesmo, acontece com vocês?  :ok:


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #76 Online: 14 de Dezembro de 2014, 18:45:21
Acho que não tem muito mistério. Quando existe uma variação razoável de luz, uso os modos de prioridade. Dá até para fazer no manual, mas em um momento de distração a foto fica estourada ou subexposta. Prefiro a prioridade de velocidade para evitar o risco de a câmera ajustar uma velocidade muito baixa. Mas normalmente uso o modo M.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #77 Online: 14 de Dezembro de 2014, 19:13:12
Um exemplo de uma foto de hoje, se fosse deixar no automático não iria sair assim:

Campos do Jordão - SP by ArmandoFerreira, on Flickr


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #78 Online: 14 de Dezembro de 2014, 19:15:47
Um exemplo de uma foto de hoje, se fosse deixar no automático não iria sair assim:

Campos do Jordão - SP by ArmandoFerreira, on Flickr
Nunca! Nem zerando fotometro
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


123_enic

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 783
  • Sexo: Feminino
Resposta #79 Online: 14 de Dezembro de 2014, 19:40:05
Um exemplo de uma foto de hoje, se fosse deixar no automático não iria sair assim:

Campos do Jordão - SP by ArmandoFerreira, on Flickr
Ei, Armando!!!

Já tinha visto ela no Flickr antes de você postar aqui e adorei. Parabéns pela foto. :)

Eu ainda estou caminhando na fotografia. Gosto muito do manual mas não tenho muita técnica para só olhar e já estabelecer no olho a fotometria a ser usada. Nesse quesito acho o Armando espetacular. Um dia quero chegar lá...

Uso o Av quando a foto precisa sair rápido, quando não tenho muito tempo pra pensar. Mas normalmente fica no M mesmo.

Um dia quero sair sem olhar fotômetro e LCD. Para ver o nível mesmo. Acho que será péssimo (rs) mas é uma forma de treinar.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #80 Online: 14 de Dezembro de 2014, 19:43:32
Na verdade você pode olhar para fotometro, mas sabendo que ele estará absolutamente sub exposto no caso do exemplo...  O fotometro é um guia e não um mandamento!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


123_enic

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 783
  • Sexo: Feminino
Resposta #81 Online: 14 de Dezembro de 2014, 19:47:51
Na verdade você pode olhar para fotometro, mas sabendo que ele estará absolutamente sub exposto no caso do exemplo...  O fotometro é um guia e não um mandamento!
Sim... Mas um dia quero ver com a coisa sairia estipulando tudo sozinha. Sem me basear por ele verificando se está sub ou super demais. Enfim, só uma brincadeira mesmo para ver como me sairia rs


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #82 Online: 14 de Dezembro de 2014, 20:02:43
A discução, sadia aliás, foi longa por existir a opção de escolher.

Aprendi a fotografar com filme e sempre sem $$, tudo manual e flash tipo "Mirage" de potencia fixa. Em evento descia o suor até um pouco pra baixo das costas e se precisa-se de mais de 3 rolos de filme o povo me internava no Pinel

Quando fotografei com uma Tv/Av sai rindo igual a bobo.



Rjansenbr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
Resposta #83 Online: 14 de Dezembro de 2014, 20:46:04
Verdinho e LCD também, pois ninguém mais sabe tirar foto olhando no visor rsrsrs
Caraca, olhar pelo visor já é coisa de profissional! Super complicado!


Rjansenbr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
Resposta #84 Online: 14 de Dezembro de 2014, 20:47:16
Um exemplo de uma foto de hoje, se fosse deixar no automático não iria sair assim:

Campos do Jordão - SP by ArmandoFerreira, on Flickr
Show!


Rjansenbr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
Resposta #85 Online: 14 de Dezembro de 2014, 20:50:18
Um exemplo de uma foto de hoje, se fosse deixar no automático não iria sair assim:

Campos do Jordão - SP by ArmandoFerreira, on Flickr
Agora, mudando um pouco o foco, em câmeras com EVF essa é uma foto muito mais fácil de fazer! Já com filme exigiria bem mais experiência para avaliar bem a exposição e acertar. Enfim, esses equipamentos facilitam muito a vida!


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #86 Online: 14 de Dezembro de 2014, 21:42:40
Um exemplo de uma foto de hoje, se fosse deixar no automático não iria sair assim:

Campos do Jordão - SP by ArmandoFerreira, on Flickr

nós modos semi automaticos tem 5 pontos para mais ou para menos de compensação, se vc souber compensar consegue o mesmo resultado.

na real, eu só não vejo sentido usar semi automatico em ambiente com luz controlada ou para algum efeito/foto especifica, mas no resto o resultado eh o mesmo q o M. É mais questão de costume, o resultado eh basicamente o mesmo se souber usar cada um.


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #87 Online: 14 de Dezembro de 2014, 22:21:44
Sim, só que neste caso eu setei a câmera sem olhar para o fotômetro, apenas pensando no EV da cena e escolhendo a fotometria que estava em minha mente.

Na verdade a cena estava com 2 EV's à mais, do que podia ser visto aos olhos, a igreja estava bem escura mesmo, o ideal seria 1/15 ISO 400 f/4, aproveitei o IS e diminuí 2 pontos (EV), 1/30 e f/5.6.

O quanto você compensaria nos modos automáticos se não souber avaliar a cena e em que EV ela se encontra?  ;)

Ou pode-se ir na tentativa e erro, até ficar bom, funciona também.  :ok:


A luminosidade era esta:

Campos do Jordão - SP by ArmandoFerreira, on Flickr

Não há certo ou errado aqui, nem mérito para quem fotografa em manual mas em minha opinião pessoal independente do modo que se fotografa o fotógrafo deve conhecer os parâmetros que controlam a fotometria e "pilotar" a câmera.  :ok:
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2014, 22:30:45 por ArmandoFerreira »


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #88 Online: 14 de Dezembro de 2014, 22:44:25
 :doh:

 :ok:


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #89 Online: 14 de Dezembro de 2014, 23:47:14
Verdinho e LCD também, pois ninguém mais sabe tirar foto olhando no visor rsrsrs

Eu perdi o preconceito contra LCD. Passei a encarar o LCD como um "despolido"  de câmera médio formato ou de grande formato. Única vantagem que vejo ainda no evf é a possibilidade de ver a cena quando estiver batendo muita luz por trás da câmera.