Autor Tópico: Qual vocês preferem? P, A, S ou M?  (Lida 26110 vezes)

Bruno Souto

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Resposta #90 Online: 15 de Dezembro de 2014, 04:23:04
Já passei dessa fase de ter que provar pra alguém que entendo de câmera. Em eventos, tenho péssimas experiências com M, por isso hoje 80% dos casos uso A. A exceção fica pra fotos em estúdio, que pra ter maior controle, uso M.
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Kokimoto

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Resposta #91 Online: 15 de Dezembro de 2014, 08:19:04
Eu perdi o preconceito contra LCD.

Sri, não é preconceito... Só uma constatação.

Na época do filme, todo mundo sabia tirar foto olhando no visor. Hoje, o primeiro "gesto técnico" de quem vai tirar foto é esticar os braços! rsrsrs
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Resposta #92 Online: 15 de Dezembro de 2014, 10:02:13
Um exemplo de uma foto de hoje, se fosse deixar no automático não iria sair assim:

Campos do Jordão - SP by ArmandoFerreira, on Flickr
Bela imagem, muito bem feita. parabéns  :worship:  :clap:

Sabendo usar o modo manual, fica muito bom


Murilo Rêgo Neto

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Resposta #93 Online: 15 de Dezembro de 2014, 11:06:28
Já passei dessa fase de ter que provar pra alguém que entendo de câmera. Em eventos, tenho péssimas experiências com M, por isso hoje 80% dos casos uso A. A exceção fica pra fotos em estúdio, que pra ter maior controle, uso M.

 :clap: :clap: :clap:

Exatamente o que eu penso!
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Murilo Rêgo Neto

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Resposta #94 Online: 15 de Dezembro de 2014, 11:09:49
Um exemplo de uma foto de hoje, se fosse deixar no automático não iria sair assim:

Campos do Jordão - SP by ArmandoFerreira, on Flickr

Você está falando do automático verdinho, né? Num modo semi, como o modo A, aplicando compensação de exposição negativa não se conseguiria a mesma coisa?
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Lindsay

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Resposta #95 Online: 15 de Dezembro de 2014, 11:37:06
Só para esclarecer que o modo P não é o verdinho 100% automático. O Modo P é o Program AE mode, que a Canon introduziu se não me engano em 1978 na Canon A-1, onde a câmera calculava a abertura e velocidade automaticamente de acordo com o ISO.

O modo 100% automático verdinho não permite alguns ajustes, o modo verdinho é o modo A (auto) 100% controlado pelo japonesinho que fica dentro da câmera.

O "P" mode apesar de ser um modo automático, onde o japonesinho fica ali te fazendo sugestões e dando conselhos, é o fotografo que toma a decisão final, é o fotografo quem manda e efetivamente está no comando da câmera.
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2014, 11:41:45 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

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Resposta #96 Online: 15 de Dezembro de 2014, 11:57:50
É natural que quem esta acostumado a fotografar de um jeito permaneça fazendo as coisas do jeito que mais gosta. Mas algumas coisas avançaram bastante no últimos anos, entre elas:

ISO é automático: nas câmeras recentes que possuem processamento avançado, é bem difícil distinguir uma foto feita com por exemplo ISO 100 e ISO 1600. Então o ISO automático tbm entrou na parada, e está a disposição do fotografo para ajudar em inúmeras situações.

LCD com simulação de exposição: é possível já de cara ver como vai ficar a foto no LCD, e ir ajustando os parâmetros até que a foto fica da maneira que o cara precisa. Basta girar a rodinha pra cá ou pra lá, até que a exposição fique da maneira preferida. Sim o cara ja vai vendo no LCD a foto como vai ficar. E ainda mais, pois o LCD pode mostrar junto da imagem, ao mesmo tempo, algumas coisas como o histograma, dar alerta de branco ou preto sem detalhes, entre outras. As mirrorless ja fazem assim nativamente. Acho que todas as DSLR de atualmente fazem a mesma coisa tbm.
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2014, 12:00:41 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


ArmandoFerreira

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Resposta #97 Online: 15 de Dezembro de 2014, 11:59:35
Obrigado aos amigos que gostaram da foto.  :ok:

O que eu disse na minha mensagem anterior foi que ao se utilizar os modos semi automáticos e mesmo que se use compensação de exposição negativa como saber a fotometria da cena se o fotógrafo não enxerga a mesma em EV's? É possível? Sim, na tentativa e erro, eu chutaria um modo P ou Av em -2 EV e veríamos o que o "japonesinho"  :hysterical: (eu adorei este termo, muito criativo) iria determinar.

Uma pequena bandeira que levanto aqui: não é difícil acostumar-se com os EV's, tomando po base o Sunny 16, e fotografar somente em pontos inteiros, em velocidade, abertura e ISO.

Parece meio jurássico mas é mais prático que se imagina, questão de costume.

Minha opinião é apenas minha opinião e não representa nenhuma verdade absoluta ou superioridade, ao contrário, preciso evoluir e muito minha fotografia.

Além de ter ficado com uma exposição interessante, o que minha foto trouxe de sentimento/emoção para vocês? Para mim nada, apenas vi uma foto bem executada. Eu ando crítico demais mesmo!  :aua:

Esta eu havia feito em modo Av, a câmera, o "japa"  :hysterical:  escolheu 1/400, priorizando a luminosidade do fundo, o que deixaria os elementos do primeiro plano escuros, na minha cabeça estáva claro que EV eu deveria usar, escolhi 1/250.

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« Última modificação: 15 de Dezembro de 2014, 12:06:08 por ArmandoFerreira »


Murilo Rêgo Neto

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Resposta #98 Online: 15 de Dezembro de 2014, 12:30:45
Realmente é o caso de termos dois ou mais caminhos diferentes para o mesmo objetivo. Da mesma forma que o Armando se acostumou com o sistema de EV's e Sunny 16, eu estou me acostumando apenas com a compensação de exposição. Apenas ao olhar a cena, já estou começando a saber quando usar +(-)0.3, +(-)0.7 ou +(-)1EV de compensação, por exemplo. E a referência é o histograma, sempre.

Mas eu pretendo aprender do outro jeito também. Vou experimentar e ver como saem os resultados.

Armando, você podia apenas dizer por que temas eu devo procurar? Tem esse Sunny 16, que eu já li em algum lugar. Mas qual outro você aprendeu também?
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ArmandoFerreira

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Resposta #99 Online: 15 de Dezembro de 2014, 14:05:20
Realmente é o caso de termos dois ou mais caminhos diferentes para o mesmo objetivo. Da mesma forma que o Armando se acostumou com o sistema de EV's e Sunny 16, eu estou me acostumando apenas com a compensação de exposição. Apenas ao olhar a cena, já estou começando a saber quando usar +(-)0.3, +(-)0.7 ou +(-)1EV de compensação, por exemplo. E a referência é o histograma, sempre.

Mas eu pretendo aprender do outro jeito também. Vou experimentar e ver como saem os resultados.

Armando, você podia apenas dizer por que temas eu devo procurar? Tem esse Sunny 16, que eu já li em algum lugar. Mas qual outro você aprendeu também?

Sim, há diversos caminhos, o bacana é quando você não usa o fotômetro e nem o histograma, apenas olhando a cena, decorando as diversas formas de luminosidade/refletividade, você é capaz de determinar em qual EV ela se encontra.

Só que se formos utilizar todos os 1/3 de pontos possíveis fica complicado, penso somente em pontos inteiros, pois os EV's são estipulados assim. Não existe EV 15.7 rsrsrsr  :D

Existem diversas tabelas que nos orientam como identificar uma cena, partindo de alguns princípios, depois basta se acostumar e isso demora um pouco.

Eu postei uma resposta há algum tempo atrás, espero não estar fugindo do escopo do tópico:

"Sem fugir do tópico e bem resumido, eu parto do princípio de um dia de sol, em ambiente aberto, na referência da tabela - EV 15 em ISO 100 (base).ISO 100 | 1/125 | f/16Devido à difração mais presente no mundo digital eu compenso os pontos de luz na velocidade, abrindo o diafragma para f/5.6 ou f/8 (normalmente os picos de nitidez, o sweet spot de cada lente).ISO 100 | 1/500 | f/8 ou ISO 100 | 1/1000 | f/5.6 - Ainda estamos em EV 15.A fotometria ainda é a mesma, apenas mudamos as variantes, com lentes mais claras onde se precisa de mais velocidade ou maior abertura as possibilidades são grandes:ISO 100 | 1/2000 | f/4 ou ISO 100 | 1/4000 | f/2.8 - Ainda estamos em EV 15 ou Sunny 16.O importante é manter a mesma relação, podendo-se mudar as variáveis de ISO, velocidade e abertura como preferir, vai depender do que o fotógrafo precisa no momento (velocidade, menor ou maior DOF, luz disponível etc).O EV (Exposure Value - Valor de Exposição) tem valores maiores/positivos quando a incidência/refletividade da cena é maior ou valores menores/negativos quando ocorre o oposto.Ou seja, EV 14 é um ponto de luz mais escuro que EV 15 e EV 16 um ponto de luz mais claro.Quando estou ao ar livre e saio de uma área aberta para uma área de meia sombra, normalmente uso EV 14 ou EV 13. Quando estou na praia, devido a maior refletividade da areia e da água uso EV 16 ou 17.A forma como vou configurar este EV vai depender do que preciso para o momento, por exemplo, fui para sombra e caiu para EV 13, posso usar:ISO 100 | 1/250 | f/5.6 - EV 13Mas Armando, a velocidade é baixa, quero congelar meu filho correndo neste mesmo cenário de sombra... vamos tentar 1/1000, nem sempre congela...    preciso compensar na abertura e ISOISO 200 | 1/1000 | F/4 - EV 13Ou ainda, quero um DOF mais curto, vou de:ISO 100 | 1/1000 | f/2.8 - EV 13Não congelou, mais velocidade!!!ISO 200 | 1/2000 | f/2.8 - EV 13Vou deixar uma tabela que serviu de orientação para mim mas o ideal é treinar os olhos, errando e acertando, depois disso acredito que você não vai usar mais os modos de prioridade de abertura ou velocidade, ou o modo "P" de profissional do Ken Rockwell....   , vai ter mais prazer em estar no controle da fotografia e não a câmera fazendo isso por você.http://pt.wikipedia.org/wiki/Valor_de_exposi%C3%A7%C3%A3o "

Grande abraço e mais uma vez reitero que não existe apenas esta forma de fotografar e que na fotografia não há absolutismos mas parto do princípio que TODO ato com a câmera tem que ser consciente.


Rafael.l

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Resposta #100 Online: 15 de Dezembro de 2014, 14:07:33
Vai na tentativa e erro se não souber usar os modos de prioridade..



ArmandoFerreira

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Resposta #101 Online: 15 de Dezembro de 2014, 14:22:42
Vai na tentativa e erro se não souber usar os modos de prioridade..

Sim, é um da das formas mais utilizadas hoje pelos fotógrafos, funciona bem, clica, olha como ficou, clica de novo, olha de novo, rsrsrsrs  :ok:


AdrianoQuatro

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Resposta #102 Online: 17 de Dezembro de 2014, 23:29:14
Dependendo do quanto precisa compensar, a câmera não tem range suficiente pra alcançar a exposição desejada nos modos Av ou Tv.
Você está falando do automático verdinho, né? Num modo semi, como o modo A, aplicando compensação de exposição negativa não se conseguiria a mesma coisa?
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2014, 23:30:06 por AdrianoQuatro »
"Antes voce da lance voce deve ja vir preço ja alterado , mas memso assim voce ainda da lance quero preço anterior ,favor nao faz isso , ai nao voce vai atrapalha muito outros vendedor , obrigado. favor espeito"


Karl Junior

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Resposta #103 Online: 19 de Dezembro de 2014, 16:49:18
Garantir que sua percepção da luminosidade do ambiente será sempre correta é um risco. Para quem trabalha profissionalmente e não pode correr riscos de perder um trabalho ou ter as fotos com fotometrias diferentes é complicado.
O olho humano, além de varia de indivíduo para indivíduo, varia sua percepção conforme a luz que sobre ele incide. Ou seja, a luz que chega aos seus olho pode influenciar em muito a sua percepção de iluminação ambiente.
Outra coisa, o cérebro trabalha muito por comparação e contraste. Assim, uma área com mesma tonalidade pode parecer mais escura se estiver próximo a uma região mais clara. Um exemplo é a figura abaixo, onde os quadrados A e B tem a mesma tonalidade:


NIKON D7000 / NIKON D610 / NIKKOR 18-105mm / NIKKOR AF 50mm 1.4G & 1.8D / NIKKOR AF 85mm 1.8D / SIGMA 150-500mm 5-6.5 / NIKKOR 24-70 2.8 / SB-700 / SB-910
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ArmandoFerreira

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Resposta #104 Online: 19 de Dezembro de 2014, 16:52:33
Garantir que sua percepção da luminosidade do ambiente será sempre correta é um risco. Para quem trabalha profissionalmente e não pode correr riscos de perder um trabalho ou ter as fotos com fotometrias diferentes é complicado.
O olho humano, além de varia de indivíduo para indivíduo, varia sua percepção conforme a luz que sobre ele incide. Ou seja, a luz que chega aos seus olho pode influenciar em muito a sua percepção de iluminação ambiente.
Outra coisa, o cérebro trabalha muito por comparação e contraste. Assim, uma área com mesma tonalidade pode parecer mais escura se estiver próximo a uma região mais clara. Um exemplo é a figura abaixo, onde os quadrados A e B tem a mesma tonalidade:


Para mim nunca foi problema, sinceramente;  :ok:  A questão é que há um consenso mundial ao redor dos EV's e se por ventura ocorrerem pequena variações, por exemplo de 1/125 para 1/160, 1/3 de ponto, que é minha margem de erro quando ocorre, não há problema.

Pelo o que entendi de sua colocação o profissional deve sempre usar modos semi automáticos?  :ponder:

Claro que em estúdio, luz contínua ou flash, fotômetro na mão sempre!  :ok:
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2014, 16:53:34 por ArmandoFerreira »