Autor Tópico: Update do computador para SSD  (Lida 8687 vezes)

thiagok

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 514
Online: 01 de Julho de 2015, 09:19:20
Galera, o meu computador é um tanto antigo, tem uns 6 anos já.
Tenho um Core 2 Duo rodando a 3,6GHz com 4gb de ram.
Meu sistema está instalado em um raid 0 com 2hds de 7200rpm.

Quero melhorar o tempo de resposta do lightroom. Cada mexida em um slide de edição demora um pouco para responder...

Voces acreditam que a troca dos meus hd's mecânicos para um SSD pode melhorar a resposta do lightroom durante a edição das imagens...

Sei que para o tempo de exportação o mais importante é ram e processador mesmo, mas o que me incomoda de verdade é o tempo de resposta dele durante a edição das imagens...


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 01 de Julho de 2015, 09:24:24
Com certeza o SSD deixa mais rápido o PC.

A principal diferença é quanto ao carregamento das aplicações instaladas nele (no SSD).

Core2Duo = ACHO, só ACHO que não é compatível com SSD. Nem seu processador nem sua placa mãe.

SSD usa conexão SATA3 e, até onde me lembro, as placas mãe com SATA3 vieram com os processadores de 4 núcleos.

Na velocidade de evolução da tecnologia de hoje, um PC com 6 anos já é ultra ultrapassado.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


N3SSO

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 01 de Julho de 2015, 09:32:42
Na verdade o tempo de exportação é influenciado por CPU (processador) e Hd (ou SSD).

Ram é para comportar maior número de processos (ou programas) abertos simultaneamente.

SSD é compatível com Core 2 Duo, só n vai ter um desempenho pouco inferior devido a interface Sata 2
5Dc + EF 17-40L F4 + EF 50 1.8 II + EF 70-200L F4
YN-568EX II + YN622c



thiagok

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 514
Resposta #3 Online: 01 de Julho de 2015, 09:36:45
Valeu!

Quanto a compatibilidade eu to tranquilo... Vai ficar limitado pelo SATA2, mas a interface é a mesma...

Minha preocupação é com o tempo de resposta do lightroom mesmo...

Algum de voces já fez essa troca de hd para ssd e sentiu diferença na usabilidade do lightroom?


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 01 de Julho de 2015, 09:51:49
Valeu!

Quanto a compatibilidade eu to tranquilo... Vai ficar limitado pelo SATA2, mas a interface é a mesma...

Minha preocupação é com o tempo de resposta do lightroom mesmo...

Algum de voces já fez essa troca de hd para ssd e sentiu diferença na usabilidade do lightroom?

Eu senti.

Sua placa mãe suporte SSD?

Pra ficar limitado em velocidade de SATA2, pra que instalar um SSD?  :doh:
O desempenho vai ser o mesmo que vc tem hoje. Na boa. Acho jogar dinheiro pelo ralo (a não ser que esteja pensando em um upgrade futuro em tudo).

Abcs
« Última modificação: 01 de Julho de 2015, 09:52:49 por dimigobbo »
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


thiagok

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 514
Resposta #5 Online: 01 de Julho de 2015, 10:01:09
Eu senti.

Sua placa mãe suporte SSD?

Pra ficar limitado em velocidade de SATA2, pra que instalar um SSD?  :doh:
O desempenho vai ser o mesmo que vc tem hoje. Na boa. Acho jogar dinheiro pelo ralo (a não ser que esteja pensando em um upgrade futuro em tudo).

Abcs

Sim, considero um update no futuro.
Minha placa mãe suporta Sata 2... até onde sei é o suficiente para instalar o SSD.


Dei uma olhada em algumas matérias sobre instalar SSD em Sata 2 limitado a 3Gb/s.. justamente o meu caso..
http://www.tomshardware.com/reviews/ssd-upgrade-sata-3gbps,3469-16.html

O que parece é que para o uso normal do computador não existe diferença entre utilizar Sata 2 ou Sata 3.
A grande diferença só aparece na hora de fazer transferências grandes de dados, que não é a minha preocupação agora...


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #6 Online: 01 de Julho de 2015, 10:07:14
Eu ia abrir um tópico parecido mas esse apareceu antes.
Já fiz um up da minha máquina há dois anos colocado placa nova (Asus), memória (1 pente de 8gb) e i5 de terceira geração.
Após dois anos o Windows está pedindo pra ser formatado pois começa a não ser tão rápido quanto antes.

Já tenho 2 HDs de 500gb mas queria instalar um SSD pra colocar os aplicativos e deixar mais rápido. Depois só vai faltar colocar mais 1 pente de 8gb.
O que acham desse modelo abaixo? Seria para deixar só os aplicativos (SO, Office, LR, Première, conversores de video). Não coloco jogos.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-673095561-hd-ssd-120-gb-kingston-v300-450-mbs-10x-rapido-25-sata-3-_JM
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


thiagok

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 514
Resposta #7 Online: 01 de Julho de 2015, 10:18:31
Eu ia abrir um tópico parecido mas esse apareceu antes.
Já fiz um up da minha máquina há dois anos colocado placa nova (Asus), memória (1 pente de 8gb) e i5 de terceira geração.
Após dois anos o Windows está pedindo pra ser formatado pois começa a não ser tão rápido quanto antes.

Já tenho 2 HDs de 500gb mas queria instalar um SSD pra colocar os aplicativos e deixar mais rápido. Depois só vai faltar colocar mais 1 pente de 8gb.
O que acham desse modelo abaixo? Seria para deixar só os aplicativos (SO, Office, LR, Première, conversores de video). Não coloco jogos.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-673095561-hd-ssd-120-gb-kingston-v300-450-mbs-10x-rapido-25-sata-3-_JM

Eu pretendo pegar esse
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-662651997-ssd-samsung-850-evo-250gb-3d-v-nand-sata3-6gbs-25-540mbs-_JM


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #8 Online: 01 de Julho de 2015, 10:28:15
Eu uso um V300 Kingston e é só alegria.
Mas o pessoal não recomenda muito...  :no:
De fato, é a linha mais inferior da Kingston. Acho que a não recomendação é pelo ciclo máximo de reescritas. Não tenho certeza. Mas mesmo com o V300, é delicioso ver o Windows iniciando do zero em poucos segundos  :worship: E ele nunca me deixou na mão. Mas como segurança nunca é demais, meus documentos e fotografias tem backup na nuvem e em hd externo.
Segundo dizem, os tops dentro de um custo não muito proibitivo são os Samsung Evo.
Imagino que upgrade seja válido, mesmo em interface SATA 2. Os HDs mecânicos sempre acabam sendo o maior gargalo no desempenho do computador. Se mesmo com SSD o desempenho não melhorar, o jeito é trocar de máquina mesmo (e o SSD inclusive poderá ser aproveitado).


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #9 Online: 01 de Julho de 2015, 10:30:56
Uso um macbook pro com c2d, coloquei um SSD samsung 840 evo de 256gb e fica uma maravilha! Depois que vc colocar pela primeira vez e ligar o computador em 10s vai pensar pq não fez isso antes :D

O lightroom carrega mais rápido também, mas como a renderização das imagens não dependem tanto do disco e sim do processador a edição não terá uma melhora significativa, apenas para carregar o catalogo e abrir as imagens mesmo!

Thales, o Sata 2 suporta até 250mb/s se não me engano, em um HD normal vc terá no máximo 30mb/s de transferência continua, o SSD vai transferir no limite, que é 250b/s, quase 10 vezes mais rápido :ok:


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #10 Online: 01 de Julho de 2015, 10:35:49
Em tempo: sugiro comprar um SSD de 256GB pra cima.  :D
120GB é muito pouco.
Por economia de espaço, ainda que as fotos fiquem no HD mecânico, acho válido deixar pelo menos os catálogos do Lightroom no SSD.
Agora, se for possível comprar um SSD maior ainda e deixar as fotos também no SSD, e o HD mecânico para backup (coisa que, porém, eu mesmo não faço)...  :fight:


Leo P

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #11 Online: 01 de Julho de 2015, 10:47:44
Sata2 e Sata3 não vai ter taaaanta diferença assim não. Quanto ao SSD, esse Kingston V300 tá meio mal falado quando comparado com outros SSDs (parece que os mais novos são ainda piores), mas mesmo ele é bem melhor que qualquer HD. Recomendo ir no Samsung mesmo.
« Última modificação: 01 de Julho de 2015, 10:48:09 por Leo P »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #12 Online: 01 de Julho de 2015, 11:00:38
Parece que o SSD Samsung tem quase unanimidade.
Que modelos com bom C x B da Samsung vocês recomendam?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #13 Online: 01 de Julho de 2015, 11:23:05
Se vc realmente acha vantagem instalar um motor de Ferrari num Fusca, então taca o pau. (por favor, não me interpretem mal)

auehuaehuahea...

Meu Windows 8 liga em menos de 10s. O boot da BIOS demora mais que o do SO.

No meu caso, só precisei reinstalar o Lightroom e abrir os catálogos no outro disco.

Abcs
« Última modificação: 01 de Julho de 2015, 11:25:06 por dimigobbo »
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


N3SSO

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 01 de Julho de 2015, 11:38:31
Eu senti.

Sua placa mãe suporte SSD?

Pra ficar limitado em velocidade de SATA2, pra que instalar um SSD?  :doh:
O desempenho vai ser o mesmo que vc tem hoje. Na boa. Acho jogar dinheiro pelo ralo (a não ser que esteja pensando em um upgrade futuro em tudo).

Abcs

No minimo vc nunca teve a experiência de mudar de um HD pra SSD não é?

Não importa se é sata 1, 2 ou 1000. SSD é mais rápido que o HD. Ponto.


Se vc realmente acha vantagem instalar um motor de Ferrari num Fusca, então taca o pau. (por favor, não me interpretem mal)

auehuaehuahea...

Meu Windows 8 liga em menos de 10s. O boot da BIOS demora mais que o do SO.

No meu caso, só precisei reinstalar o Lightroom e abrir os catálogos no outro disco.

Abcs

Desculpe, sua frase não faz sentido.

A instalação do SSD vai sim dar mais velocidade não só no carregamento do sistema como no processamento do LR, que é o desejo do autor do tópico.

Respondendo algumas outras duvidas do tópico:

- O V300 da Kingston é um bom ssd, mas assim como já disseram acima o Samsung Evo 250 é um dos melhores CxB hoje.
- Falaram de tamanho, assino embaixo, 120gb é pouco. Tem que ser 240 pra cima.
- Sim, a diferença entre sata 2 e 3 não é tão expressiva efetivamente, pq em teoria seria o dobro.

Mesmo instalando o SSD em um micro mais modesto, vc tem a possibilidade de levar ele junto quando fizer u upgrade, resumindo, vale a pena.
5Dc + EF 17-40L F4 + EF 50 1.8 II + EF 70-200L F4
YN-568EX II + YN622c