Autor Tópico: Olympus OM-D E-M10  (Lida 14287 vezes)

fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #75 Online: 07 de Agosto de 2015, 08:31:08
Olá Fernando,

Tens razão, como na maioria das vezes (vou deixar assim para vc não ficar se sentindo rsrs).
Agradeço o comentário, mas nos casos Sony 16-50 e Olympus 14-42, percebi uma boa diferença.
Talvez eu tenha pegado um péssimo exemplar da Sony e um ótimo da Olympus.
Vai saber rsrs

Obs. Se tivesse ainda com a Sony teria comprado sua Sigma 60mm

Abraços

Oi Fabio, a 14-42 M.Zuiko é considerada uma das melhores lentes de kits dentre câmeras APS-C e Micro 4/3. Ela é melhor que a 12-50 M.Zuiko, por exemplo, que custa mais que o dobro que ela e é selada.

Agora entre não ter muita diferença entre ela e a 45 1.8, concordo com a Helena que deve estar com algum problema no monitor, pois a diferença é bem grande.
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #76 Online: 07 de Agosto de 2015, 08:31:49
Olá Fábio, tudo bem? Acompanho a sua luta e troca de máquinas em alguns tópicos aqui no MF...
Gostei das fotos, achei o resultado incrível e em equilíbrio com a portabilidade, etc...
Passei por uma saga recente: T2i > Samsung NX 300 e compra de lentes manuais > T5i > 6D, as 3 últimas trocas em 1 ano.

Teve o ponto positivo em conhecer outro sistema, outras câmeras, mas perdi dinheiro -- este não foi nem o pior problema... durante este período tive um desgaste importante no processo de pesquisa, compra, ao receber registrar fotos - teste, ampliar em 100% na tela do PC e ver a definição dos cílios !!, as vezes julgava um equipamento (lente) após 1 ou 2 saídas para fotografar... colocava a venda no fórum ou ML... este processo de compra e venda me consumiu muito tempo e energia !!!

Algo de positivo, porém, surgiu neste processo.... o entendimento de que os equipamentos hoje estão muito próximos no quesito "qualidade de imagem, cores, nitidez", em especial os corpos... está cada vez mais difícil termos um efeito WOW ao vermos a mesma imagem capturada por este ou aquele sensor e por aí vai...

Após a aquisição é importante o uso, treino, "pegar o jeito" do equipamento, hoje percebo que cada corpo, cada lente tem uma curva de aprendizado e os resultados serão melhores quanto melhor for a nossa integração com este equipamento... fica difícil adquirir esta integração ou domínio com trocas rápidas... bem segue aí minha sugestão e relato...

Abraços e boas fotos.

« Última modificação: 07 de Agosto de 2015, 08:32:46 por ronaldom1 »
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


fabreder

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 476
  • Sexo: Masculino
Resposta #77 Online: 07 de Agosto de 2015, 08:50:00
Obrigado pelo comentário Vanzela.
É bem por aí mesmo Ronaldo.

Apesar desse processo ter uma dose de prazer, ao mesmo tempo é muito desgastante.
Preciso aprender a me dar por satisfeito, e deixar essa busca pelo cálice sagrado rsss
Até porque não estou disposto a gastar rios de dinheiro.
E nem assim creio que este tal cálice exista hoje em dia.

A 7100 eu vendi porque não estava condizente com minhas necessidades.
Ela me engessava muito, com sua tela fixa e lentidão em LV.
Fotografar o Gustavinho (que é eletrico) era quase impossível.
Por outro lado, ter uma gama maior de acessórios, flash, etc, é muito bom.
Tanto que estou aguardando uma D5300 chegar, qdo poderei finalmente testar a 85.

Vou gastar um tempo com esses dois sistemas.
Dar tempo para me aperfeiçoar nas técnicas e estudar um pouco mais.

Uma dica legal é o site www.eduk.com.br, que agora cobra uma mensalidade de 19,90 e libera o acesso a todos os seus cursos. Já havia comprado alguns, mas achei muito interessante essa opção, além dos cursos serem muito bons.

[]s

« Última modificação: 07 de Agosto de 2015, 08:53:30 por fabreder »
Samsung Galaxy S8+ rss


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #78 Online: 07 de Agosto de 2015, 08:56:57
É isso aí Fábio, bola pra frente....
Ótima a dica do Eduk, vou assinar, valeu!!!
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #79 Online: 07 de Agosto de 2015, 09:59:35
Bom dia pessoal,

Como disse antes, minha decepção não foi absoluta, mas relativamente ao desempenho da lente do kit.
Esperava que superasse bastante o desempenho da 14-42.
Mas não foi o que percebi em boas condições de iluminação.

Certamente a qualidade das imagens ficaram muito boas.
Por esse lado, o problema já não é um problema, mas uma surpresa agradável.
A lente do kit superou as expectativas..

Estava bem propenso a encomendar a 40-150 de $99 + grip legalzinho que vi,
mas esse dólar maluco tá complicado.

Grato pelos comentários

Então a questão aí não é desmerecer a 45mm, e sim, dar o devido merecimento à 14-42.  ;)


fabreder

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 476
  • Sexo: Masculino
Resposta #80 Online: 07 de Agosto de 2015, 10:12:37
Então a questão aí não é desmerecer a 45mm, e sim, dar o devido merecimento à 14-42.  ;)

Exatamente.
Esse é meu veredito final rsrs  :clap:

Uma implicação direta dessa conclusão seria reavaliar a compra da 45.
Não pela qualidade, mas pela aplicabilidade diante das minhas necessidades.

Por ter um ângulo bem restrito, provavelmente irei utilizá-la em áreas externas.
O que, no meu caso, normalmente será à luz do dia, situação em que a 14-42 daria conta do recado.

Diante disso, agora julgo que a compra mais acertada seria a 25mm ou menor,
para uso interno e com iluminação inferior, onde a grande abertura faria frente à lente do kit.

Infelizmente a 25mm que estava disponível no ML já foi vendida.
Abaixo dessa, acho que o preço já sobe muito né?

Uma grande angular clara + 14-42 + 40-150 seria um conjunto bem interessante pra mim.
« Última modificação: 07 de Agosto de 2015, 10:16:45 por fabreder »
Samsung Galaxy S8+ rss


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #81 Online: 07 de Agosto de 2015, 10:35:13
...Fotografar o Gustavinho (que é eletrico) era quase impossível...

E vai continuar sendo se vc não usar o recurso certo para isso, que é AF de fase em visor óptico de DSLR.

Não tem Live View de DSLR ou AF de mirrorless que seja realmente eficaz para foto de ação. Mesmo as mirrorless com detecção de fase no sensor (Olympus E-M1, XT-1 etc.) e as DLSR com esse recurso no Live View (Canon 70D etc.) podem ser muito frustrantes.

Você vai odiar a E-M10 se usá-la para isso, pois é bem pior do que as Panasonic mais novas e a Olympus E-M1...  ;)


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #82 Online: 07 de Agosto de 2015, 10:39:43
Exatamente.
Esse é meu veredito final rsrs  :clap:

Uma implicação direta dessa conclusão seria reavaliar a compra da 45.
Não pela qualidade, mas pela aplicabilidade diante das minhas necessidades.

Por ter um ângulo bem restrito, provavelmente irei utilizá-la em áreas externas.
O que, no meu caso, normalmente será à luz do dia, situação em que a 14-42 daria conta do recado.

Diante disso, agora julgo que a compra mais acertada seria a 25mm ou menor,
para uso interno e com iluminação inferior, onde a grande abertura faria frente à lente do kit.

Infelizmente a 25mm que estava disponível no ML já foi vendida.
Abaixo dessa, acho que o preço já sobe muito né?

Uma grande angular clara + 14-42 + 40-150 seria um conjunto bem interessante pra mim.

Eu sempre usei a minha MUITO em ambiente interno. Eu sinceramente, ficaria mais um pouco com ela, e se dentro de 1 ano não tivesse uso, passaria pra frente. Foi assim que fiz com minha lente macro . Ficou uns 2 anos paradona, sem uso, aí vi que poderia ser melhor aproveitada nas mãos de alguém do que dentro do meu armário.


amveeck

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #83 Online: 07 de Agosto de 2015, 12:07:42
Uma grande angular clara + 14-42 + 40-150 seria um conjunto bem interessante pra mim.

A 40-150 por 100 dólares não tem nem o que pensar. Tenho uma quando comprei minha PM-2, ela veio junto com a 14-42. Ela é um pouco soft principalmente quando perto de 150mm, mas pelo valor que está sendo vendida, pode ir sem medo principalmente se for para uso amador.

Veeck 7020030 by Alessandro Veeck, no Flickr

Veeck 6300013 by Alessandro Veeck, no Flickr

Veeck 4030145-2 by Alessandro Veeck, no Flickr
« Última modificação: 07 de Agosto de 2015, 12:12:33 por amveeck »


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #84 Online: 07 de Agosto de 2015, 12:36:31
A 40-150 por 100 dólares não tem nem o que pensar.

Essa lente sempre foi a melhor custo/benefício da série Olympus para a faixa 70-300. Em uso prático, a única coisinha meio chata que vc percebe no RAW é a vinheta, rapidamente eliminada em qq software de edição... Ela tripudia minha 70-300 VR G...  :)



Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #85 Online: 07 de Agosto de 2015, 13:26:00
Fabreder.....tenho uma impressão diferente da sua....sim a 14-42mm é uma boa lente, especialmente por ser lente do kit...como tbém o é a barata 40-150mm (custo benefíco  muito bom).....mas acho a 45mm f1.8 bastante superior a elas....e vejo isso na nitidez e cores...inclusive nas fotos que vc postou.
Tenho a 25mm f.14 excelente....talvez um tiquinho acima da 45mm...tiquinho...vejo pouca diferença entre elas....a lente que mais me impressiona é a 75mm f1.8 acho-a... a The best do sistema....e atrás dela as duas já citadas 45mm e a 25mm, a minha 12-40mm f2.8 é uma lente incrível...a linha PRO faz por merecer a definição, é uma lente, selada, mega versátil, muito nítida... é hj disparado a lente que mais uso....mas meu amor ainda é IMENSO pela  45, 25 e meu sonho da 75mm....ainda comprarei ela...
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #86 Online: 07 de Agosto de 2015, 13:41:17
Então a questão aí não é desmerecer a 45mm, e sim, dar o devido merecimento à 14-42.  ;)


Isso mesmo Helena, sábias palavras!
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


fabreder

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 476
  • Sexo: Masculino
Resposta #87 Online: 07 de Agosto de 2015, 13:53:15
Fabreder.....tenho uma impressão diferente da sua....sim a 14-42mm é uma boa lente, especialmente por ser lente do kit...como tbém o é a barata 40-150mm (custo benefíco  muito bom).....mas acho a 45mm f1.8 bastante superior a elas....e vejo isso na nitidez e cores...inclusive nas fotos que vc postou.
Tenho a 25mm f.14 excelente....talvez um tiquinho acima da 45mm...tiquinho...vejo pouca diferença entre elas....a lente que mais me impressiona é a 75mm f1.8 acho-a... a The best do sistema....e atrás dela as duas já citadas 45mm e a 25mm, a minha 12-40mm f2.8 é uma lente incrível...a linha PRO faz por merecer a definição, é uma lente, selada, mega versátil, muito nítida... é hj disparado a lente que mais uso....mas meu amor ainda é IMENSO pela  45, 25 e meu sonho da 75mm....ainda comprarei ela...

Pois é, depois de novos testes aqui eu me rendo à opinião geral: a 45 é sim bem superior à lente do kit, bem mais nítida e com cores melhores também. Acho que tava meio vesgo rsss

Desculpem a controvérsia.

Fotos sem tratamento (zoom x 45mm), direto do raw (se isso fosse possível  :doh:):



« Última modificação: 07 de Agosto de 2015, 14:08:40 por fabreder »
Samsung Galaxy S8+ rss


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #88 Online: 07 de Agosto de 2015, 14:14:59
...
mas meu amor ainda é IMENSO pela  45, 25 e meu sonho da 75mm....ainda comprarei ela...

Teve a oportunidade, hein... o preço tava bão, rs. :D
Mas eu acho a 25mm INCRÍVEL, porque ela é MUITO nítida na abertura 1.4.
Queria ver quantas lentes 1.4 tem tanta nitidez assim nessa abertura. Foi isso que me impressionou muito nela.


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #89 Online: 07 de Agosto de 2015, 14:27:12
Rapaz, ou teus óculos estão com problema, ou é teu monitor.
Eu aqui enxergo a penugem do rosto do teu filho.
o contorno dos cílios, a textura dos cabelos... Está tudo com uma nitidez fantástica.
Não faço ideia do que vc pode esperar além disso.

Então a questão aí não é desmerecer a 45mm, e sim, dar o devido merecimento à 14-42.  ;)


 :clap: essa é a nossa guria…. (com todo o respeito…. :D)  ai se sou eu que falo....  :eek:

Só pra botar um pulga atrás da orelha do Fábio, vou dizer sem medo de errar: uma E-M10 com as primes 25/1.8 e 75/1.8 dá couro numa D5300 com 35/1.8G e 85/1.8G, principalmete se usada 1 stop abaixo de iso sendo que a estabilização dá no mínimo 3 stops de vantagem para a Olympus. A Nikon vai ter melhor focus tracking, resposta de cor diferente, muito bonita por sinal, e desfoque um pouco mais intenso em f/1.8. Mas em nitidez e portabilidade, vai ficar bem complicado.



  vimeo     flickr     insta