Autor Tópico: Olympus OM-D E-M10  (Lida 14264 vezes)

MarioNeto

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 699
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/mariofreitasneto/
Resposta #45 Online: 30 de Julho de 2015, 23:09:35
Engraçado essa coisa do menu das olympus ser tão criticado!  Depois que eu me acostumei com o deles acho o da pana bem bagunçado. O foco da pana realmente é muito bom, mas no começo apanhei por usar configurações erradas. Achei semelhante ao da e-m5, talvez a oly um pouco mais rápida com as lentes que eu tinha. A e-m10 nunca testei.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #46 Online: 31 de Julho de 2015, 00:01:30
Engraçado essa coisa do menu das olympus ser tão criticado!  Depois que eu me acostumei com o deles acho o da pana bem bagunçado. O foco da pana realmente é muito bom, mas no começo apanhei por usar configurações erradas. Achei semelhante ao da e-m5, talvez a oly um pouco mais rápida com as lentes que eu tinha. A e-m10 nunca testei.
O menu da Oly fica melhor quando se ativa o Super Painel/Menu.
Sobre a questão de AF, realmente parece que lentes Pana vão melhores em corpos Pana e Oly vão melhores nos corpos Oly.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 31 de Julho de 2015, 14:12:35
Experiência própria: cada macaco no seu galho nesse M4/3, apesar da tal "compatibilidade". São tão "compatíveis" que uma não corrige no JPEG as aberrações e defeitos das lentes da outra marca.

Considerando que, apesar dos testemunhos de que os RAW proporcionam mais nitidez, eu que sempre faço RAW+FINE nunca consegui fazer nada no RAW no LR que fosse melhor, de modo geral, que o JPEG direto da câmera, essa "exclusividade de correções" pode poupar bom tempo no Lightroom. Por isso só uso lente Olympus na E-M10 (usei Pana e boas lentes dela por bom tempo...).

Quanto ao menu, realmente meio estressante a princípio, praticamente não o acesso mais: é pressionar o botão OK que vem o menu de uso imediato onde faço tudo. O botão Fn1 fica pelo AF Manual-Auto e o Fn2 por conta do AE Lock para situações de iluminação meio complicada. O dial dianteiro ajusto para f-stop e o traseiro para compensação de iluminação (ou veloc no modo Manual)...

Lembrando que o fill-in flash é uma porqueira em lente comprida como a 12-40 Pro: deixa sombra...  :ok:


fabreder

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 476
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 31 de Julho de 2015, 14:21:23
Seguindo as orientações e sugestões dos colegas, acabei de comprar uma 45 1.8.
Creio que só poderei avaliar satisfatoriamente o sistema com uma lente melhor.
Depois decido se continuarei a investir.

Aproveitando o papo sobre compatibilidade...
....queria saber sobre flashs...
....se os da Panasonic funcionariam na Oly sem problemas.

Ou alguma indicação de modelo que funcione bem no TTL.
Samsung Galaxy S8+ rss


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #49 Online: 31 de Julho de 2015, 15:16:46
Seguindo as orientações e sugestões dos colegas, acabei de comprar uma 45 1.8.
Creio que só poderei avaliar satisfatoriamente o sistema com uma lente melhor.
Depois decido se continuarei a investir.

Aproveitando o papo sobre compatibilidade...
....queria saber sobre flashs...
....se os da Panasonic funcionariam na Oly sem problemas.

Ou alguma indicação de modelo que funcione bem no TTL.

se for flash ttl para sistema micro 4/3, acredito que qualquer marca vá funcionar bem. O meu é um metz 52 AF-1. Tenho há um tempão e confesso que nunca usei.  :D


fabreder

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 476
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 31 de Julho de 2015, 15:21:52
se for flash ttl para sistema micro 4/3, acredito que qualquer marca vá funcionar bem. O meu é um metz 52 AF-1. Tenho há um tempão e confesso que nunca usei.  :D

Opa... um provável candidato (o seu  :D)
Samsung Galaxy S8+ rss


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #51 Online: 31 de Julho de 2015, 15:25:23
Opa... um provável candidato (o seu  :D)

kkkkk, por enquanto não, rs. Não usei por falta de situações em que o uso do flash externo fosse necessário. Mas se rolar um dia, provavelmente usarei sim. A não ser que em alguns anos isso não tenha acontecido. Aí ñao vale manter mesmo...


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.047
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 31 de Julho de 2015, 15:44:53
Eu tenho um da Vivitar, mas usei pouco. Preciso usar de novo pra confirmar uma coisa que já li muito sobre Olympus com flash TTL (e ocorria comigo com a E-P1 e a EM-10): a imagem costuma ficar subexposta por quase 1 stop. Dá pra acertar na compensação de flash no menu, mas na GX7 e na GH2 a exposição ficava perfeita. Mas pode ser algum ajuste meu que estava errado, como disse nunca testei muito.

Os Metz (que a Helena já citou) e o da Nissin são bem conceituados.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #53 Online: 31 de Julho de 2015, 18:59:02
Eu tenho um da Vivitar, mas usei pouco. Preciso usar de novo pra confirmar uma coisa que já li muito sobre Olympus com flash TTL (e ocorria comigo com a E-P1 e a EM-10): a imagem costuma ficar subexposta por quase 1 stop. Dá pra acertar na compensação de flash no menu, mas na GX7 e na GH2 a exposição ficava perfeita. Mas pode ser algum ajuste meu que estava errado, como disse nunca testei muito.

Os Metz (que a Helena já citou) e o da Nissin são bem conceituados.

huuum, interessante. bom saber, já me preparo pra corrigir isso, qdo for usar o flash.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #54 Online: 31 de Julho de 2015, 20:47:51
Helena esse seu Metz não é enorme para colocar em uma MFT ?
« Última modificação: 31 de Julho de 2015, 20:56:40 por AFShalders »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #55 Online: 31 de Julho de 2015, 21:09:38
Helena esse seu Metz não é enorme para colocar em uma MFT ?

sim, é bem grande!!! tem flash menor?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #56 Online: 31 de Julho de 2015, 21:22:22
sim, é bem grande!!! tem flash menor?

Tem que ter...


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #57 Online: 31 de Julho de 2015, 21:24:58
Salve, Rinaldo. Outro dia vi você vendendo Speed Booster pra BMPCC num grupo do Facebook, heheheh

As pequeninhas ainda dão conta do recado nesse mundo 4k agora?

Fala Marcio! Dando conta sim, e muito!! Gosto demais da imagem das Blackmagic e por enquanto não tenho nenhum motivo pra migrar. Assim que tiver uma oportunidade devo trocar minha GX7 por uma G7, daí terei 4K de novo, mas não pra usar profissionalmente. Eventualmente pode ser, mas não é meu objetivo. E estou vendendo um dos meus Speed Boosters sim (exclusivo para a BMPCC), mas é por que tenho dois iguais e não tenho uso para os dois no momento.

- LX100 nova -> ~ R$ 3.800,00
- E-M10 kit + M.Zuiko 20mm 1.8 + M.Zuiko 45mm 1.8 -> ~ R$ 4.000,00

Os valores são próximos, por isso o interesse de saber qual o melhor caminho.
O único critério aqui seria a qualidade de imagem mesmo, principalmente nitidez.

Só pra dar meu pitaco na questão LX100 vs E-M10, entre outras diferenças como touch-screen (M10), LCD tiltable (M10) e video 4K (LX), a primeira tem uma ótima zoom luminosa 'casada' com o sensor e com assinatura Leica Summilux. Como o sensor dela é multi-aspecto o crop é ligeiramente maior, de 2,2x, contra 2x da E-M10. Não que importe muito pois a LX100 não troca lente, mas imagino que haja perda de uma fração de stop em termos de ruído. Já a zoom da Olympus, apesar de ser muito boa para uma lente de kit, não tem as especificações nem a qualidade da Leica. Dito isso, a E-M10 com qualquer uma dessas primes (20/1.7 e 45/1.8) vai te dar uma imagem mais nítida do que o conjunto da Panasonic. Mas essa diferença é pequena, só no pixel-peeping que deve conseguir ver. Lembrar também que uma é 12 e a outra 16MP, não que faça muita diferença para uso casual.

Gostos pessoais a parte concordo que o jpeg da Olympus é muito bom, enquanto o da Panasonic fica um pouco atrás, mas tem melhorado nas cameras mais recentes. Mas a Olympus é famosa por processar bem seus jpegs. Eu sempre desligo o redutor de ruído das minhas cameras e trabalho depois na pós, talvez isso ajude.

Se pedisse minha opinião, eu iria de LX100 pela praticidade.
  vimeo     flickr     insta


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 01 de Agosto de 2015, 01:18:47
Seguindo as orientações e sugestões dos colegas, acabei de comprar uma 45 1.8.
Creio que só poderei avaliar satisfatoriamente o sistema com uma lente melhor.
Depois decido se continuarei a investir.

Que bom que comprou  :ok: :clap:....sim essa é uma lente pra vc balizar o sistema e decidir....e não a 14-42mm......depois me diga o que achou da 45mm.....não se assuste com o tamanho e peso dela...é muito leve e pequena.

E a dica do Thales é fundamental....coloque no modo "Super Painel/Menu" ....eu gosto desse menu...acho pratico e rápido, até hj não entendo porque a oly  não traz ele na configuração de fábrica :aua:...e pior...é duro de achá-lo no menu....tem que fuçar...
« Última modificação: 01 de Agosto de 2015, 01:21:26 por Oliberal »
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


fabreder

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 476
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 06 de Agosto de 2015, 14:23:24
A 45mm chegou e já fiz alguns testes.
Pra ser sincero, fiquei um pouco decepcionado!

Engraçado que a minha reação quanto à lente do kit foi o contrário.
Espera algo bem ruim, mas fiquei satisfeito.

Não sei se a minha expectativa foi exagerada, mas não notei uma grande melhora.
É claro que a grande abertura ajuda bastante em ambientes escuros, principalmente para o foco.
Mas a questão de nitidez, pra mim, ficou a desejar.
« Última modificação: 06 de Agosto de 2015, 14:24:11 por fabreder »
Samsung Galaxy S8+ rss