Autor Tópico: Equipamento x fotografia  (Lida 6098 vezes)

Pelegrin

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #15 Online: 31 de Maio de 2016, 10:06:37
Pra quem toca guitarra, nem sempre é suficiente apenas ouvir um solo, por exemplo. A pessoa quer saber as técnicas usadas, quer poder ter capacidade de reproduzir, quer saber em que escala foi feita, etc. Pra fotografia é a mesma coisa. Uma coisa é a apreciação da arte por si só, ai só importa msm o resultado. Mas como fotógrafos, é impossível a gente não querer se envolver minimamente com os meios utilizados para se fazer uma fotografia. É natural

Permita-me descordar. No caso da guitarra acho que ainda é menos importante saber o equipamento.
« Última modificação: 31 de Maio de 2016, 10:13:45 por Pelegrin »


Pelegrin

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #16 Online: 31 de Maio de 2016, 10:13:20
Mas a pergunta é sobre fotos em geral ou sobre o Corredor Polonês? Fora do corredor, vejo gente perguntando o EXIF pra aprender. No EXIF, faz parte da regra e, supondo que quem posta no corredor está incomodado com algo na imagem (por isso a postagem no corredor) e deveria fornecer estes dados pra avaliação.

Entendo sua posição. Essa questão realmente surgiu em função da exigência no corredor polonês. Mas acho que o controle da exposição tem um peso reduzido em relação a outros aspectos que podem contribuir para uma boa imagem. Além disso, receio que uma boa imagem tirada com uma má câmera tenha sua avaliação prejudicada, não acho que deveria ser assim.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #17 Online: 31 de Maio de 2016, 10:18:50
receio que uma boa imagem tirada com uma má câmera tenha sua avaliação prejudicada, não acho que deveria ser assim.

Eu vejo bem pelo contrário, uma boa imagem tirada com equipamento ruim tem bem mais méritos.  :ok:

Como a maioria aqui, no começo eu sempre queria saber o EXIF, procurava saber tudo, abertura, ISO, velocidade, lente, câmera, etc... Depois de um tempo parei de ir atrás dessas informações técnicas, acho que é um caminho natural, no começo você quer aprender e saber como reproduzir uma foto ou um efeito. Depois que aprende a parte técnica, passa a se interessar só pela questão artística mesmo.



Pelegrin

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #18 Online: 31 de Maio de 2016, 10:21:34
Normalmente eu removo o Exif de tudo quando posto alguma coisa. Não é da conta de ninguem ficar sabendo o equipamento que eu tenho e usei.

Pois é. Manja quando você mostra uma foto para um amigo ou parente, ele gosta e diz "Também, com essa câmera qualquer um tira foto boa". É como se fosse possível escrever um algoritmo para tirar foto boa, aliás esse é o princípio do modo automático na câmera. Acho que ao contrário da matemática, nesse caso inspiração importa mais que transpiração. Pelo menos para os amadores (é claro que concordo que para quem vive de fotografia é mais complicado).


rafapg

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 227
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 31 de Maio de 2016, 11:42:30
Pois é. Manja quando você mostra uma foto para um amigo ou parente, ele gosta e diz "Também, com essa câmera qualquer um tira foto boa". É como se fosse possível escrever um algoritmo para tirar foto boa, aliás esse é o princípio do modo automático na câmera. Acho que ao contrário da matemática, nesse caso inspiração importa mais que transpiração. Pelo menos para os amadores (é claro que concordo que para quem vive de fotografia é mais complicado).

Pra mim isso é um dos atrativos do instagram (quando feito com mobile). A escassez de controle permite que o fotógrafo se empenhe em pensar mais na luz e na composição.
Flickr
Vendo: Pentax SL Black | Check de Interesse: Nikkor 105mm f/2.5

Fuji X-Pro1 + Olympus OM1
"Fotografar: é num mesmo instante e numa fração de segundo reconhecer um fato e a organização rigorosa das formas percebidas visualmente que exprimem e significam esse fato." Henri Cartier-Bresson


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #20 Online: 31 de Maio de 2016, 11:56:22
Pra mim isso é um dos atrativos do instagram (quando feito com mobile). A escassez de controle permite que o fotógrafo se empenhe em pensar mais na luz e na composição.

fotografia com celular é um baita treino mesmo  :fight: Dá pra fazer muita foto legal e vc foca no mais importante... composição! Não tem ferramenta melhor pra treinar o olhar. Qualquer um aqui com certeza deve andar muito mais tempo com um smartphone no bolso que uma câmera no pescoço (excluindo o período profissional)

Pensar que tem gente ainda abominando foto de celular :/ Vejo pouco na galeria (principalmente feedbacks). O fórum até devia incentivar  :ponder:
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 31 de Maio de 2016, 12:10:50
Permita-me descordar. No caso da guitarra acho que ainda é menos importante saber o equipamento.

Mas quem falou em equipamento? Falei em técnica.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.479
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #22 Online: 31 de Maio de 2016, 12:46:28
Entendo sua posição. Essa questão realmente surgiu em função da exigência no corredor polonês. Mas acho que o controle da exposição tem um peso reduzido em relação a outros aspectos que podem contribuir para uma boa imagem. Além disso, receio que uma boa imagem tirada com uma má câmera tenha sua avaliação prejudicada, não acho que deveria ser assim.

Tem muita gente que chega aqui perguntando "por que minhas fotos não são boas?", e o sujeito nem se dá ao trabalho de postar uma foto. Depois de 18 respostas ao tópico, o sujeito posta uma foto que não tem o EXIF, e não diz qual foi a velocidade, nem abertura, nem ISO. Neste caso, até onde vi, se pede o EXIF pra saber onde a pessoa está errando, não pra avaliar se a foto é boa ou não. Aliás, ainda não vi um caso de gente avaliando qualidade da foto pelo EXIF. Se vc tiver exemplos que tenha observado, por favor, compartilhe.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #23 Online: 31 de Maio de 2016, 13:07:34
Eu acho que tem a turma que gosta mais de falar sobre equipamento, a turma da arte, da filosofia, da técnica, do simples clique, e por ai vai... cada um procura debater e interagir com oq se identifica na fotografia, então vai ter aquele que vai olhar pra foto e vai querer saber como foi feito, outro que sobre o equipamento, outros oq te inspirou para a  foto e outros que vão simplesmente gostar ou não, sem entrar em outros méritos... então decidir oq é importante ou não vai de cada um, não vejo como ter um certo ou errado  :ok:
« Última modificação: 31 de Maio de 2016, 13:08:18 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Pelegrin

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #24 Online: 31 de Maio de 2016, 14:28:12
Neste caso, até onde vi, se pede o EXIF pra saber onde a pessoa está errando, não pra avaliar se a foto é boa ou não. Aliás, ainda não vi um caso de gente avaliando qualidade da foto pelo EXIF. Se vc tiver exemplos que tenha observado, por favor, compartilhe.

Tá certo Felipe, se a pessoa ainda faz os erros mais básicos relacionados ao controle da exposição, concordo que a análise do EXIF pode ajudar. Não tenho exemplo não, só achei estranho ser obrigatório postar o EXIF no corredor polonês, mas vocês me convenceram.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 31 de Maio de 2016, 14:36:52
Tá certo Felipe, se a pessoa ainda faz os erros mais básicos relacionados ao controle da exposição, concordo que a análise do EXIF pode ajudar. Não tenho exemplo não, só achei estranho ser obrigatório postar o EXIF no corredor polonês, mas vocês me convenceram.

Corredor polones não é uma área pra apreciar expor e apreciar a arte da fotografia, pra isso existe a galeria de fotos. O corredor é pra se falar tecnicamente da foto, por isso o EXIF é necessário.


J.Quintão

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #26 Online: 31 de Maio de 2016, 14:58:47
Eu gosto do corredor polonês. Me faz lembrar muitoooo a época de escola.

Se você era um baita bobão e passasse no corredor, com certeza tu ia apanhar muito.  :fight: Mas ia aprender como brincar também. Na próxima vez, tu ia tampar as orelhas ou o nariz, fechar o olho e correr mais rápido, ou abrir os braços pra evitar as pancadas. Mas ia tentar fazer algo para passar cada vez mais ileso, mas ainda assim ia apanhar.

Ao apresentar o Exif nas fotos no corredor, você tá dando a cara a tapa de qualquer maneira. Porém se você fez tudo certo na técnica e ainda assim a foto saiu ruim, pelo menos a técnica você defendeu.

Eu penso assim. Gosto de críticas também. Sejam elas positivas ou apenas críticas. Eu filtro o que é importante pra mim e deixo passar as que não me acrescentam nada.  :ok:
Jonathan Quintão | T4i + 18-55mm + 50mm 1.4


Pelegrin

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #27 Online: 31 de Maio de 2016, 15:38:14
Rafa_Meira,

Mas quem falou em equipamento? Falei em técnica.

Tá certo, interpretei errado.

Corredor polones não é uma área pra apreciar expor e apreciar a arte da fotografia, pra isso existe a galeria de fotos. O corredor é pra se falar tecnicamente da foto, por isso o EXIF é necessário.

Não é esse meu entedimento a partir da definição do fórum:

"Espaço destinado a avaliações de fotos através de críticas abertas e de pesquisas de opinião. O Objetivo desta sala é propiciar ao autor da foto postada um espaço reflexivo, estruturado com base em uma avaliação tanto quantitativa como qualitativa a respeito de como o trabalho é visto"

De qualquer forma, só queria levantar a discussão sobre técnica x expressão artística a partir desse ponto. Eu acho bem bacana a ideia do corredor polonês, não era minha intenção criticar.

Não precisa levar a mal.

Abs


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 31 de Maio de 2016, 15:46:37
Rafa_Meira,

Não é esse meu entedimento a partir da definição do fórum:

"Espaço destinado a avaliações de fotos através de críticas abertas e de pesquisas de opinião. O Objetivo desta sala é propiciar ao autor da foto postada um espaço reflexivo, estruturado com base em uma avaliação tanto quantitativa como qualitativa a respeito de como o trabalho é visto"

De qualquer forma, só queria levantar a discussão sobre técnica x expressão artística a partir desse ponto. Eu acho bem bacana a ideia do corredor polonês, não era minha intenção criticar.

Não precisa levar a mal.

Abs

Certo.

Desculpe por ter limitado a definição do corredor. Mas lá também é uma área para se avaliar a técnica da foto.

Relaxa, não levei a mal cara.
 ;)
« Última modificação: 31 de Maio de 2016, 15:47:31 por Rafa_Meira »


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 31 de Maio de 2016, 19:31:23
Tem muita gente que chega aqui perguntando "por que minhas fotos não são boas?", e o sujeito nem se dá ao trabalho de postar uma foto. Depois de 18 respostas ao tópico, o sujeito posta uma foto que não tem o EXIF, e não diz qual foi a velocidade, nem abertura, nem ISO. Neste caso, até onde vi, se pede o EXIF pra saber onde a pessoa está errando, não pra avaliar se a foto é boa ou não. Aliás, ainda não vi um caso de gente avaliando qualidade da foto pelo EXIF. Se vc tiver exemplos que tenha observado, por favor, compartilhe.

Mas uma pessoa precisa saber velocidade, abertura e ISO pra dizer porque a foto foi ruim? Não acho que seja necessário;  a não ser que a pessoa tenha uma dúvida específica em relação a profundidade de campo, ou granulação, ou "panning". Mas se é uma foto para apreciação geral, quem se importa com exif?

Aqui o Bruce Gilden faz críticas de fotos impressas em papel; em nenhum momento ele pergunta qual a câmera, a lente ou as configurações...:

https://www.youtube.com/watch?v=540JpC9IbEU