Autor Tópico: Impressão na Dreambooks  (Lida 7088 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.927
  • Sexo: Masculino
Online: 22 de Julho de 2016, 11:59:47
Bom dia pessoal!

Eu mandei fazer um álbum pessoal na Dreambooks mas confesso que fiquei um pouco decepcionado com a nitidez das imagens depois que vi o material impresso.

Eu acredito que o erro foi meu, já que talvez não tenha feito um tratamento adequado às imagens.

Eu preciso dar uma forçada no Sharpening quando for imprimir meu trabalho? A impressão é que as fotos ficaram um pouco soft de modo geral em relação ao que vejo no monitor.

Outra coisa foi que em algumas fotos houve diferença de coloração, exemplifico aqui:

Cor certa (ver o verde):


Cor errada:


No geral gostei do trabalho, mas estes dois pontos me deixaram preocupado para os próximos da minha viagem que quero fazer.

Alguma sugestão?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.803
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 22 de Julho de 2016, 12:02:40
Mandou em srgb? Sim precisa de mais sharpen pro papel.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.927
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Julho de 2016, 12:04:40
Mandou em srgb? Sim precisa de mais sharpen pro papel.

Não mandei em sRGB não, mas o curioso é que essas diferenças só aconteceram nessas imagens aí da neve...

O Sharpen existe alguma dica ou fórmula de cálculo?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.803
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 22 de Julho de 2016, 12:37:34
Eles só trabalham com srgb.

Eu coloco aquele de saída no lightroom e escolho papel brilho.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.927
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 22 de Julho de 2016, 12:39:01
Eles só trabalham com srgb.

Eu coloco aquele de saída no lightroom e escolho papel brilho.

hummmmmmm !!!! Muito obrigado! Eu coloquei papel fosco, o sRGB eu tinha colocado aqui, fui checar minhas configurações de exportação.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #5 Online: 22 de Julho de 2016, 12:50:37
Se não mandou em sRGB a forma deles baixarem o espaço de cor descartou o seu "verde", pode ter sido um absolute colorimetric, ou como a cor é saturada (neve e casaco) deveriam ter usado a relative e não perceptual

Faz o teste na sua imagem original, rebaixando diferente e comparando esses três mecanismos


Mandou em srgb? Sim precisa de mais sharpen pro papel.

Só faço isso quando a foto está muito ruim. Dou um pouco de brilho pq poucas pessoas observam a foto com a mesma intensidade de brilho do monitor e um "tiquinho" de contraste, na impressão perde mesmo

 


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #6 Online: 22 de Julho de 2016, 12:53:55
Ué, vcs não entregam no gamut puro, tipo sRGB?


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.927
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 22 de Julho de 2016, 12:55:16
Se não mandou em sRGB a forma deles baixarem o espaço de cor descartou o seu "verde", pode ter sido um absolute colorimetric, ou como a cor é saturada (neve e casaco) deveriam ter usado a relative e não perceptual

Faz o teste na sua imagem original, rebaixando diferente e comparando esses três mecanismos


Só faço isso quando a foto está muito ruim. Dou um pouco de brilho pq poucas pessoas observam a foto com a mesma intensidade de brilho do monitor e um "tiquinho" de contraste, na impressão perde mesmo

Notei que nas fotografias que apresentaram maior sharpen o resultado ficou satisfatório. Exemplifico:



Aqui ficou bom...



Aqui já não ficou.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.927
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 22 de Julho de 2016, 12:55:55
Ué, vcs não entregam no gamut puro, tipo sRGB?

Não sei nem que diabos é isso!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #9 Online: 22 de Julho de 2016, 13:18:22
Desculpe, cor RGB, gamut sRGB. AdobeRGB e ProPhoto

O sharpen ainda não sei explicar, mas em impressão só uso se ta muito na cara a necessidade

Tb achava certo utilizar o perfil do papel como referência para edição, até que dei uma pesquisada e vi que o ideal é ter o perfil e RGB (um dos tres, normalmente o maior) e somente encaixar no perfil do papel no momento da impressão, um bom driver de impressão faz isso e utilizando o Adobe CMM no pefil desejado

O que pode ter acontecido, ai é puro viajol  meu :
Vc usou o perfil final em papel mate, ele passou a falta de contraste e menor espaço de cor pra foto.
Essas empresas utilizam um softw desenvolvido por outra empresas com o intuito de diagramar (normalmente) e a forma de tratar cor pode não conter tantas opções, como entender o seu perfil e não arrastar nenhum perfil na impressão

Tava vendo o Clicio e ele tem alguns perfis para correção para serem utilizados no PS, aplica um outro perfil de cor, corrige a foto e não detona pixel e por este raciocínio, vc fez o inverso



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.803
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 22 de Julho de 2016, 16:34:55
Muita informação que não entendo rsrsrs

Mas pelo que entendi, eu não uso perfil de papel nenhum.
Só aplico a nitidez lá do lightroom para papel brilho, mas ele não embuti nenhum perfil de papel na foto.
Único perfil que vai nas minhas fotos é o srgb.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #11 Online: 22 de Julho de 2016, 17:31:10
Eu fiz 1 álbum só com eles até hoje. Não tive problemas quanto ao Sharpen, mas também notei uma diferença meio bruta nas cores. E tomei cuidado de mandar certinho no perfil de cores que eles pedem.
No meu caso foi uma festa onde as madrinhas estavam de azul escuro, o azul dos vestidos saltaram DEMAIS em relação às outras cores. Todo mundo que olhava o álbum soltava um "nossa, que azul forte..."  :doh:

Nunca mais fiz com eles, mas não foi necessariamente esse motivo
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #12 Online: 22 de Julho de 2016, 17:53:08


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.927
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 22 de Julho de 2016, 17:57:00
Tem o gratuito e excelente NIK Sharpener Pro
https://www.google.com/nikcollection/

https://www.youtube.com/playlist?list=PLllFqBuTM0WK-PERneZyERf8TNE628OVn

Tudo bem, mas eu preciso entender o motivo e quanto de sharpen aplicar.




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.927
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 22 de Julho de 2016, 17:57:29
Eu fiz 1 álbum só com eles até hoje. Não tive problemas quanto ao Sharpen, mas também notei uma diferença meio bruta nas cores. E tomei cuidado de mandar certinho no perfil de cores que eles pedem.
No meu caso foi uma festa onde as madrinhas estavam de azul escuro, o azul dos vestidos saltaram DEMAIS em relação às outras cores. Todo mundo que olhava o álbum soltava um "nossa, que azul forte..."  :doh:

Nunca mais fiz com eles, mas não foi necessariamente esse motivo

Onde você faz atualmente ? As cores realmente mudaram muito.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk