Autor Tópico: Fotografia e a importância do plano de fundo  (Lida 23818 vezes)

andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #45 Online: 27 de Julho de 2016, 22:58:14

Até acho que o desfoque tenha seu espaço, mas dizer que a maioria prefere eu tenho que discordar, a maioria nem sabe o que é um desfoque.


Em duas situações, viraram pra mim e falaram: "Por que essa foto ficou ruim e embaçada assim?" "Não tem como consertar essa aqui? Gostei muito dela!"


 :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #46 Online: 27 de Julho de 2016, 23:20:38

Cartão postal de Bom Jardim da Serra by Elder Walker, no Flickr


Pra se ter uma ideia como essa questão de composição é bem subjetiva....
NMHO esse quadro teria ficado melhor assim (sem querer desmerecer sua foto, nem criar briga - o clima aqui já tá tenso!)


Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #47 Online: 28 de Julho de 2016, 00:30:24

Pra se ter uma ideia como essa questão de composição é bem subjetiva....
NMHO esse quadro teria ficado melhor assim (sem querer desmerecer sua foto, nem criar briga - o clima aqui já tá tenso!)




Já eu discordo, eu curti mais os espaços negativos da anterior.  :ponder:

Sobre o tópico, eu tenho lentes claríssimas...vide a 56 1.2 por exemplo. Comprei essa porra da lente pra usar em 1.2 e é assim que eu uso! Não é muleta, é equipamento de ponta sendo usado para o que ele se propõe, o que eu considero sim um diferencial! A nitidez dessa lente aliada ao extremo desfoque dão uma clara identidade ao meu trabalho e as clientes adoram, que é o que importa.

Se vocês não gostam do desfoque não tem problema, minha muletinha tá enchendo meu bolso! hahahahahah
« Última modificação: 28 de Julho de 2016, 00:43:45 por alcure »
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #48 Online: 28 de Julho de 2016, 06:40:26
Fala, Rafael!

Vou tirar o "bolso cheio" do papo porque não está em questão, beleza?

O uso da profundidade estreita e do desenfoque como descreveste é, justamente, a muleta. Compra vidro de ponta, espeta na câmera e manda ver.

Isso pode ser diferencial financeiro, mas não dá "identidade clara" a ninguém - porque basta qualquer um quebrar o porquinho, comprar lente clara e fazer o mesmo.

Estive olhando teus álbuns e teu diferencial, tua "identidade" estão muito, mais muito além mesmo do uso de equipamento "de ponta". Tuas clientes "gostam" das tuas inúmeras qualidades como fotógrafo, que vão desde a direção da modelo e o tratamento até a escolha do fundo e enquadramento. Tua 1.2 tem muito pouco mérito, vai por mim.

Abraço!


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #49 Online: 28 de Julho de 2016, 08:46:17

Pra se ter uma ideia como essa questão de composição é bem subjetiva....
NMHO esse quadro teria ficado melhor assim (sem querer desmerecer sua foto, nem criar briga - o clima aqui já tá tenso!)




As arvores e o telhado da casa ao fundo davam um contexto muito instigante na imagem, uma sensação de chalé nas montanhas, na minha opinião o corte tirou todo o atrativo que ambientava a foto.
A única coisa que me incomoda nessa imagem é a calça "rasgada" da moça, destoa de todo o contexto.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #50 Online: 28 de Julho de 2016, 09:00:02
Pessoal, as fotos foram apenas para reforçar meu ponto de que, mesmo um amador que comprou a primeira câmera a pouco mais de 2 anos pode sim fazer tanto uma foto com desfoque quanto uma com o segundo plano mais composto. Concordo que ter o equipamento apropriado e usar o maior desfoque possível facilita sim o trabalho, obtendo uma imagem esteticamente bonita sem maiores preocupações, e inclusive é o meu caso na maioria das vezes. Mas, se tiver um ambiente bacana ou com um mínimo de possibilidade para explorar, também é possível fazer o contrário.

Essa foto da minha namorada mesmo foi um simples registro durante uma viagem para a serra Catarinense. Acabamos não conseguindo ver as atrações na Serra do Rio do Rastro e Morro da Igreja e então paramos nos fundos de uma churrascaria na beira da estrada para fazer algumas fotos nossas. É evidente que poderia explorar diferentes composições, looks etc... mas foi realmente algo sem qualquer produção elaborada e que, pra mim, chegou num resultado bacana. Longe de querer trazer como vitrine nem nada, só quis me ater a exemplos meus para não precisar buscar imagens de outras pessoas na internet enquanto tentava ilustrar meus pontos na discussão. Leiam a resposta onde posto as fotos :)

AH, tentando voltar a discussão... concordam que, mesmo "cropando" a minha foto da forma que o colega sugeriu, o segundo plano continua participando? Era essa a intenção da postagem anterior.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #51 Online: 28 de Julho de 2016, 09:23:15
Esse negocio de usar profundidsde de campo curta para eliminar distracao ou esconder lugar feio, entra na questao que eu sugeri no outro topico, ao qual considero olhar desaguxado para perspectiva.

Como eu havia opinado, nao acho que exista distracao ou local feio quando se tem visao para possibilidades perspectivas.

Acho que o maio problema que vai contra esse olhar para possibilidades de perspequitivas que vejo muito por ai, eh a mania ou costume que muitos tem de querer mostrar o maximo do ambiente ou local, quando a profundidade de campo eh larga. A atencao fica em mostrar o local com os retratados enfeitando a cena, e nao mais um retrato ambientado.

Em resumo, eu diria que muitos fotografos nao sabem fazer retrato ambietado. Pq retrato ambientado nao eh mostrar o local onde o fotografado esta, mas sim criar um local com os elementos do ambiente. Vc pode criar varias ambientacoes em diferentes fotos usando apenas um unico local, sem preciasar andar ou mudar de lugar mas somente explorando as diferentes possibilidades de perspectivas.


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #52 Online: 28 de Julho de 2016, 09:38:13
AH, tentando voltar a discussão... concordam que, mesmo "cropando" a minha foto da forma que o colega sugeriu, o segundo plano continua participando? Era essa a intenção da postagem anterior.


Não sei se minha opinião é válida, mas concordo totalmente!
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #53 Online: 28 de Julho de 2016, 09:43:11
"Tudo o que me define, me limita." (Autor anônimo)
E tudo que me limita, me define.

Acredito que boa parte da galera que adentra o mundo da fotografia, o faz atento a equipamentos. E tenta evoluir buscando pular barreiras atravez da obtencao de diferentes e variados equipamentos.

Acredito entao que o resultado em buscar uma lente que elimine o fundo, elimina a necessidade e consequentemente, pratica, exercicio e olhar, paradesenvolver demais qualidades proprias, que vao alem da qualidade de ferramentas e twcnologica.
Mais um anexo: Não se prendam ao cliente. Eles são importantes mas esse fórum não foi feito por profissionais para profissionais. O trabalho profissional é uma parte da comunidade fotográfica. A discussão engloba tudo. Não apenas o mercado. Para todos os amantes de fotografia. Pô. Eu não sou fotógrafo profissional. Eu sou cliente  :hysterical:
A questão aqui é entender vc como fotógrafo e como crescer nesse meio intelectualmente. O papo não é sobre gostos de cliente, mercado, trabalho, etc. É puramente sobre fotografia. Nada mais e nada menos.

Em outras palavras. Sem usar "cliente" como muleta/desculpa para as barreiras que vc tem no mundo fotográfico.
Tambem vejo isso, mas nao nego que a influencia do cliente ou daquilo que se faz normalmente ou rotinalmente, influencia em sua visao e percepcao.

Esse eh um dos meus maiores conflitos quando a questao eh atender certas expectativas de qualide de clientes, pq o meu medo eh justamente me deixar influenciar pelo cliente e perder minha percepcao de qualidade como fotografo.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #54 Online: 28 de Julho de 2016, 09:48:31
Olha, eu nao acho que isso faca parte do desenvolvimento natural de quem estuda fotografia. Eu acho que isso faz parte do interesse de quem entra na fotografia.

Eu e demais pessoas iguais a mim, que nunca foram facinadas por desfoque ou super nitidez, pq nao entramos na fotografia atraves da apreciacao de ferramentas e seus efeitos.

Eu acredito que quementra na fotografia pelo interesse em ferramentas e exploracao de suas capacidades, o que eh o caso da maioria, tende a se apegar e tais super efeitos.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.772
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #55 Online: 28 de Julho de 2016, 10:11:48
Fala, Rafael!

Vou tirar o "bolso cheio" do papo porque não está em questão, beleza?

O uso da profundidade estreita e do desenfoque como descreveste é, justamente, a muleta. Compra vidro de ponta, espeta na câmera e manda ver.

Isso pode ser diferencial financeiro, mas não dá "identidade clara" a ninguém - porque basta qualquer um quebrar o porquinho, comprar lente clara e fazer o mesmo.

Estive olhando teus álbuns e teu diferencial, tua "identidade" estão muito, mais muito além mesmo do uso de equipamento "de ponta". Tuas clientes "gostam" das tuas inúmeras qualidades como fotógrafo, que vão desde a direção da modelo e o tratamento até a escolha do fundo e enquadramento. Tua 1.2 tem muito pouco mérito, vai por mim.

Abraço!

 :clap:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #56 Online: 28 de Julho de 2016, 10:58:52
Pessoal, diante dessa discussão só digo o seguinte:

Desfocar o fundo ou não? Depende!
Tudo parte da idéia de composição.
Se você quer da ênfase ao objeto, use uma abertura maior.
Se quer compor o objeto com o cenário, menor!
Simples assim.
Não há segredo nisso.
Quando temos um belo cenário é de bom grado compor pessoas ou objetos com o mesmo.
Quanto temos algo poluído e não queremos deixar aparente é inevitável apelar para o desfoque.

É tudo questão do que queremos passar e não do que é mais fácil fazer.
Eu penso assim.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 28 de Julho de 2016, 12:18:20
Pessoal, diante dessa discussão só digo o seguinte:

Desfocar o fundo ou não? Depende!
Tudo parte da idéia de composição.
Se você quer da ênfase ao objeto, use uma abertura maior.
Se quer compor o objeto com o cenário, menor!
Simples assim.
Não há segredo nisso.
Quando temos um belo cenário é de bom grado compor pessoas ou objetos com o mesmo.
Quanto temos algo poluído e não queremos deixar aparente é inevitável apelar para o desfoque.

É tudo questão do que queremos passar e não do que é mais fácil fazer.
Eu penso assim.


Acho que a discussão não é essa Rodrigo...


O que se comenta aqui é que mesmo com uma bela paisagem ou uma luz bonita com um mar ao fundo, ou menos ainda... Mesmo tendo um fundo interessante onde se possa fotografar, muita gente tem preferido fazer fotos com desfoque e/ou bokeh e houve uma banalização destas duas técnicas por "modismo".


É claro que existem aqueles que tem nisso sua marca registrada e sua forma de fotografar e não vejo problema algum nisso, mas que hoje existe um fervor pela técnica isso me parece notório.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #58 Online: 28 de Julho de 2016, 13:31:30


Quanto temos algo poluído e não queremos deixar aparente é inevitável apelar para o desfoque.

Baseado no que eu disse acima, eu discordo disso. Vc pode muito bem eliminar a poluicao visu em enquadramento fechado e procurando angulos que eliminem elementos indesejaveis.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #59 Online: 28 de Julho de 2016, 13:45:25
Isso é um debate parceiro.. não existe apenas postagens suas aqui, eu li todas e postei a minha de acordo com o peso dos lados.
A proxima vez nos ajude citando a qual postagem vc se refere.