Autor Tópico: Fotografia e a importância do plano de fundo  (Lida 23871 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #60 Online: 28 de Julho de 2016, 14:21:25

Pra se ter uma ideia como essa questão de composição é bem subjetiva....
NMHO esse quadro teria ficado melhor assim (sem querer desmerecer sua foto, nem criar briga - o clima aqui já tá tenso!)




Quadro aberto se o tema eh sobre a paisagem e quadro fechado se o tema eh sobre algo relacionado a modelo.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #61 Online: 28 de Julho de 2016, 14:54:30
Percebam vcs, que muitos aqui dizem que antes supervalorizavam o tal effeito mas hoje nem tanto.

Acho que tem muito a ver com essa citacao de cicero que nasceu em 106 antes de cristo.



Tradicao:
Nos apreciamos perfumes preparados estremamente doce e aroma penetrante, por um periodo menos longo do que perfumes turvos. E ate mesmo o sentido do toque quer aquenas um certo grau de macies e leveza. O paladar eh o mais aprazeroso e apreciado dos sentidos, e mais facilmente atraido pelo doce do que os demais sentidos, no entanto rapido rejeitamos e desgostamos de qualquer coisa estremamente doce... Assim em todas as coisas, desgosto invade imediatamente o prazer.


Essa citacao se refere ao ecesso ou abuso do uso de efeitos prazerosos na arte como forma de apreciacao, que em resumo, apesar de no inicio chamar atencao do elemento prazeroso apos um certo ponto passa a nao dar mais prazer e ate mesmo passando a ser rejeitado (enjou).

E similar aquela discussao que falei que existem elementos e efeitos que sao apenas a cereja e creme do bolo, ou seja, chamam mais atencao, atrai os elogios, deixa mais bonito e adocicado. Mas a cereja e o creme nao eh o bolo.

Alguem aqui ja ouviu alguem dizer que esta cansado de boa composicao? Que acha bom enquadramento cliche? Que perspectiva eh muleta? Esses sao os elementos do bolo.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #62 Online: 28 de Julho de 2016, 17:21:57
Percebam vcs, que muitos aqui dizem que antes supervalorizavam o tal effeito mas hoje nem tanto.

Acho que tem muito a ver com essa citacao de cicero que nasceu em 106 antes de cristo.



Tradicao:
Nos apreciamos perfumes preparados estremamente doce e aroma penetrante, por um periodo menos longo do que perfumes turvos. E ate mesmo o sentido do toque quer aquenas um certo grau de macies e leveza. O paladar eh o mais aprazeroso e apreciado dos sentidos, e mais facilmente atraido pelo doce do que os demais sentidos, no entanto rapido rejeitamos e desgostamos de qualquer coisa estremamente doce... Assim em todas as coisas, desgosto invade imediatamente o prazer.


Essa citacao se refere ao ecesso ou abuso do uso de efeitos prazerosos na arte como forma de apreciacao, que em resumo, apesar de no inicio chamar atencao do elemento prazeroso apos um certo ponto passa a nao dar mais prazer e ate mesmo passando a ser rejeitado (enjou).

E similar aquela discussao que falei que existem elementos e efeitos que sao apenas a cereja e creme do bolo, ou seja, chamam mais atencao, atrai os elogios, deixa mais bonito e adocicado. Mas a cereja e o creme nao eh o bolo.

Alguem aqui ja ouviu alguem dizer que esta cansado de boa composicao? Que acha bom enquadramento cliche? Que perspectiva eh muleta? Esses sao os elementos do bolo.

Engraçado... venho pensando nesse assunto: desfoque. Nada contra, muito pelo contrário! Já falei trocentas vezes que amo desfoques acentuafos e minhas fotos são estranhas mesmo  :D  E quando tiver a lensbaby então...  8-)  :wub:
Meu ponto aqui não é nem tanto o fundo e o que dá trabalho ou não e a beleza final de cada imagem. O que tem me intrigado é a supervalorização do efeito (bokeh) em detrimento do tema... vejo fotos que têm um "bokeh lindo!", mas nada mais... e sendo extremamente elogiadas... mas os elogios são para o desfoque e não para a foto... só isso já é suficiente? Desculpem os amigos que participam do tópico da helios, mas reparem em algumas fotos e seus comentários... a lente é boa só por causa do bokeh circular que cria? Ou esse tópico é mais para mostrar isso sem dar tanta importância para o que é fotografado? Se for, retiro o que eu disse...  :ponder:


a discussão voltou a ficar interessante

bacana o argumento

Olha, eu nao acho que isso faca parte do desenvolvimento natural de quem estuda fotografia. Eu acho que isso faz parte do interesse de quem entra na fotografia.

Eu e demais pessoas iguais a mim, que nunca foram facinadas por desfoque ou super nitidez, pq nao entramos na fotografia atraves da apreciacao de ferramentas e seus efeitos.

Eu acredito que quementra na fotografia pelo interesse em ferramentas e exploracao de suas capacidades, o que eh o caso da maioria, tende a se apegar e tais super efeitos.

faz sentido isso. Só que deveria ser uma porta de entrada pra a pessoa conhecer mais. Meio que está desperdiçando a verdadeira beleza da fotografia eu creio.

E é bem como a pris falou. As vezes o cara vai lá e elogia a foto pelo desfoque. Dá pra levar como elogio? A foto é boa pelo desfoque bonito ou pq a foto é realmente boa?

Já eu discordo, eu curti mais os espaços negativos da anterior.  :ponder:

Sobre o tópico, eu tenho lentes claríssimas...vide a 56 1.2 por exemplo. Comprei essa porra da lente pra usar em 1.2 e é assim que eu uso! Não é muleta, é equipamento de ponta sendo usado para o que ele se propõe, o que eu considero sim um diferencial! A nitidez dessa lente aliada ao extremo desfoque dão uma clara identidade ao meu trabalho e as clientes adoram, que é o que importa.

Se vocês não gostam do desfoque não tem problema, minha muletinha tá enchendo meu bolso! hahahahahah

Não sei se é bem um ditado mas já ouviu falar em ignorantes são mais felizes? Se o desfoque é um puta diferencial e é o que representa a fotografia pra vc, então tá  :clap: Deu pra perceber mesmo que é seu único diferencial.

Olha. Eu comecei a tirar fotos já gastando 15mil reais comprando 5D Mark II (+lentes e acessórios ) só pra passar tempo. Moral da história: Qualquer um pode ter esse diferencial simplesmente pela GRANA. É assim que vc define melhor fotografia?

Tem coisas que dinheiro não compra e é onde está o maior diferencial. Pode apostar.
« Última modificação: 28 de Julho de 2016, 17:42:51 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #63 Online: 29 de Julho de 2016, 00:15:03
"Essa citacao se refere ao ecesso ou abuso do uso de efeitos prazerosos na arte como forma de apreciacao, que em resumo, apesar de no inicio chamar atencao do elemento prazeroso apos um certo ponto passa a nao dar mais prazer e ate mesmo passando a ser rejeitado (enjou)."

Essa é uma observação completamente pertinente, e demora muito para que haja amadurecimento ao ponto de perceber tal viés. Inclusive, é comum que tal percepção de belo e prazeroso seja repetida incansavelmente como uma "fórmula" até que "enfim" seja confundida com "linguagem".
« Última modificação: 29 de Julho de 2016, 00:15:51 por Mestaky »
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #64 Online: 29 de Julho de 2016, 02:19:02
Essa é uma observação completamente pertinente, e demora muito para que haja amadurecimento ao ponto de perceber tal viés. Inclusive, é comum que tal percepção de belo e prazeroso seja repetida incansavelmente como uma "fórmula" até que "enfim" seja confundida com "linguagem".

Bom ponto.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #65 Online: 29 de Julho de 2016, 06:24:09
Leiam como critica e nao como conselho:

Seek the strongest color effect possible... the content is of no importance. ~Henri Matisse

Procure o efeito de cor mais forte possivel... o conteudo nao tem importancia.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #66 Online: 29 de Julho de 2016, 08:21:22
Não vou discordar aqui que composição, perspectiva, olhar, enquadramento ou qualquer atributo semelhante sejam a base de uma boa foto. Ponto.

Mas e se em ALGUMAS fotos eu olhar e admirar um desfoque bonito, seja ele por alguma característica especial como falado do sirlw bokeh das Helios... estou errado em ter uma percepção estética desse efeito?

Porque se for assim, também não deveria reparar em como o desfoque fica bonito numa foto de passarinho feita por uma super-tele. Tampouco ninguém deveria gostar de macro por revelar apenas os detalhes do objeto e, em poucas vezes, trazer alguma composição ou perspectiva diferente.

Enfim, entendo que falar SOMENTE de desfoque é cansativo e, possivelmente, não fará ninguém melhor fotógrafo. Perfeito. Da mesma forma que vejo (especialmente aqui no forum) muita gente elogiando apenas nitidez. Acho que teriam vários pontos que se encaixariam nessa discussão...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #67 Online: 29 de Julho de 2016, 10:27:49
Não vou discordar aqui que composição, perspectiva, olhar, enquadramento ou qualquer atributo semelhante sejam a base de uma boa foto. Ponto.

Mas e se em ALGUMAS fotos eu olhar e admirar um desfoque bonito, seja ele por alguma característica especial como falado do sirlw bokeh das Helios... estou errado em ter uma percepção estética desse efeito?

Porque se for assim, também não deveria reparar em como o desfoque fica bonito numa foto de passarinho feita por uma super-tele. Tampouco ninguém deveria gostar de macro por revelar apenas os detalhes do objeto e, em poucas vezes, trazer alguma composição ou perspectiva diferente.

Enfim, entendo que falar SOMENTE de desfoque é cansativo e, possivelmente, não fará ninguém melhor fotógrafo. Perfeito. Da mesma forma que vejo (especialmente aqui no forum) muita gente elogiando apenas nitidez. Acho que teriam vários pontos que se encaixariam nessa discussão...

"Porque se for assim, também não deveria reparar em como o desfoque fica bonito numa foto de passarinho feita por uma super-tele. Tampouco ninguém deveria gostar de macro por revelar apenas os detalhes do objeto e, em poucas vezes, trazer alguma composição ou perspectiva diferente"

Calma. Não é para abolir desfoque e dizer que não tem utilidade alguma. Acho que já é a quinta vez que falo isso durante o tópico.


"Da mesma forma que vejo (especialmente aqui no forum) muita gente elogiando apenas nitidez. Acho que teriam vários pontos que se encaixariam nessa discussão..."

Sim. Conteúdo para ter seu próprio tópico inclusive.
« Última modificação: 29 de Julho de 2016, 10:28:05 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #68 Online: 29 de Julho de 2016, 10:35:37
pra exemplificar, concordo que para detalhes e enquadramentos um pouco mais fechados o desfoque é interessante pra focar nos detalhes ricos e relevantes do primeiro plano. Não necessariamente macro, apenas.

Só que muitas vezes o assunto não tem graça, não é grande coisa ou mal elaborado e pra piorar tem um desfoque pesado que só ressalta os defeitos do primeiro plano  :ponder: É um exemplo que estou dando. As variáveis são muitas

Entendo que o que é relevante pode até ser subjetivo mas dá pra perceber, com experiência, quando o cara não sabe o que está fazendo ou falando. A gente percebe quando o argumento do cara tem alguma lógica.

Aqui mesmo vc vê gente falando coisas do tipo: "Comprei essa porra da lente pra usar em 1.2 e é assim que eu uso! Não é muleta, é equipamento de ponta sendo usado para o que ele se propõe, o que eu considero sim um diferencial! A nitidez dessa lente aliada ao extremo desfoque dão uma clara identidade ao meu trabalho e as clientes adoram, que é o que importa." e percebe o quão raso é. Fotografia, pra esse cara, se resume a isso. Conheço um monte de gente que não é fotógrafo mas tem esse diferencial... porque tem grana  :ponder:

« Última modificação: 29 de Julho de 2016, 10:40:30 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #69 Online: 29 de Julho de 2016, 11:13:31
Bem bacana o tópico apesar de algumas agruras de uma galera que se ofendeu, não sei porque, com o abuso de desfoques.

Independente do desfoque, o fundo é um fator extremamente importante em fotografia (principalmente retratos) e concordo que muitos desprezam sua importância sim valendo-se de grandes aberturas. Costumo analisar a trinca luz+fundo+modelo nas minhas fotos, nesta mesma sequência e dando a mesma importância aos três.

Acho que usa a abertura como muleta aqueles que simplesmente tiram a análise do fundo dessa equação confiando no desfoque.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #70 Online: 29 de Julho de 2016, 11:51:04
Fala, Rafael!

Vou tirar o "bolso cheio" do papo porque não está em questão, beleza?

O uso da profundidade estreita e do desenfoque como descreveste é, justamente, a muleta. Compra vidro de ponta, espeta na câmera e manda ver.

Isso pode ser diferencial financeiro, mas não dá "identidade clara" a ninguém - porque basta qualquer um quebrar o porquinho, comprar lente clara e fazer o mesmo.

Estive olhando teus álbuns e teu diferencial, tua "identidade" estão muito, mais muito além mesmo do uso de equipamento "de ponta". Tuas clientes "gostam" das tuas inúmeras qualidades como fotógrafo, que vão desde a direção da modelo e o tratamento até a escolha do fundo e enquadramento. Tua 1.2 tem muito pouco mérito, vai por mim.

Abraço!

Poxa amigo, obrigado pelos elogios! Fiquei feliz mesmo, sério!  :wub: Não esperava esse tipo de resposta, me pegou de surpresa  :shock:

Peço até desculpas pela a forma como vim expor minha opinião no post anterior, pois tenho um senso de humor meio ácido, não tenho papas na língua, curto uma treta e sou extremamente teimoso! O tipo de combinação que em qualquer rede social causa problemas (e eu admito isso, por isso sempre me policio para não me alongar muito em algumas coisas).

Mas agora me expressando com mais calma e ao ler seu comentário, acredito que possa abrir e apresentar uma opinião sincera sobre o assunto do tópico:

Eu acesso o fórum há um bom tempo, e confesso que vejo que o nível das discussões andou caindo abruptamente. O fórum descambou em dado momento para (perdoem-me as moças): "o meu pau é maior que o seu". As discussões, todas elas, invariavelmente descambam para o quanto o meu estilo de fotografia é muito melhor do que o seu, acabam em brigas e discussões desnecessárias sobre um tema que deveria ser pacífico: amor à fotografia.

O melhor exemplo que posso dar para o que está acontecendo com esse fórum é: Quem é das antigas do grupo Wedding Brasil no facebook viu que quanto mais popular ficou, mais o nível caiu. Está cada vez mais difícil achar coisa boa por lá, e no final, é só mais um grupo que eu participo e nunca mais vejo.

Aqui, qualquer opinião proferida é alvo de pauladas. Ninguém respeita as diferenças, credos e estilos fotográficos. Todo mundo se baseia na opinião de um fotógrafo famoso e renomado que só ele conhece que já morreu tem 40 anos e só essa opinião é a verdade absoluta.

Eu respeito TODOS os fotógrafos, TODAS as fotografias e TODAS AS HISTÓRIAS que a fotografia contou. Mas a fotografia evoluiu muito ao ponto de simplesmente não mais haver regras. Não há mais o que é certo ou errado, eu, em minha humilde opinião, só divido a fotografia em 02 categorias: a) o que é belo; b) o que é feio.

Eu respeito o que você acha belo, desde que você respeite o que eu acho feio e vice-versa. Simples assim! Não tento convencer ninguém que o meu belo também tem de ser belo para você, isso é leviandade puríssima!

Dado isso, eu sinceramente não tenho nem tempo mais de participar de discussões jocosas, inclusive, ando contribuindo para isso lançando fagulhas que nas cabeças de determinadas pessoas viram incêndios, e acabo me divertindo com isso. As pessoas me cansam e no final, a opinião alheia não me importa em nada, já que para mim, ou a foto é bela ou ela é feia e pronto, nada mais importa.

Claro que me lanço em estudos antropológicos, filosóficos e históricos para aguçar minha percepção de belo e feito, melhorar meu nível de foto e ser reconhecido pelo meu trabalho. Eu não entrei na fotografia para ganhar dinheiro, entrei na fotografia para provar que eu posso fazer boas fotos, fazer sucesso e ter reconhecimento pelos colegas da arte.

É esse meu único objetivo, é esse o sentimento que a fotografia me proporciona: o fato de provar que eu também posso ser bom no que faço. Claro que tem uma coisa chamada preguiça que me atrapalha muito nessa caminhada  :hysterical:, mas um dia eu chego lá.

Sou apaixonado por fotografia, é uma válvula de escape para os problemas mundanos que me assolam. Quando estou fotografando sinto a mesma coisa que eu sinto quando olho para minha bela namorada: amor. Quando estou tratando fotos, esqueço de todos os problemas e me concentro em só deixar a fotografia o mais bela possível diante dos meus conhecimentos limitados na área.

É uma abstração total do mundo real, é uma paixão e uma chama que nunca vai se apagar e só cresce dentro de mim. Diante disso tudo que expliquei anteriormente, você acha mesmo que me importo com o que os colegas (b)postam por aqui? E você acha mesmo que eu me importo com o que eles pensam de mim?

 :hysterical:

É apenas um pequeno desabafo que seu comentário me fez proferir meu amigo! É tão raro encontrar pessoas de sua índole, educação e afeto por estas bandas que eu não pude simplesmente ignorar ou contribuir para incinerar mais a discussão. Desci de meu lugar comum e vim demonstrar um grande respeito e admiração por sua pessoa.

A você, meu amigo, dirijo meu obturador e aperto o disparador com o gesto de joinha!  :clap:
« Última modificação: 29 de Julho de 2016, 11:52:54 por alcure »
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #71 Online: 29 de Julho de 2016, 12:22:56
Eu já previa que isso um dia fosse acontecer  :D
Citação de 01/07/2016 : http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=121227.22
1. Eu participava do clube do honda, mas alguns quase saiam na porrada, quase igual aqui, quando eram contráriados nas opiniões.... mas vamos a fotografia..... segue...
 :fight: :D >:D
2. Não, de maneira alguma, nem no seu caso, nem do colega... é meu jeito, brincalhão.... Ninguem nasce sabendo tudo. E nem é indireta para alguma desavença antiga ((( esqueci de colocar futura, hehehe)))) entre membros do forum.... opiniões contrárias sempre existem e é bom, a gente aprende muito.
Se alguem aí precisar trazer o amor de volta em 8 dias, o tel. é .......
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #72 Online: 29 de Julho de 2016, 12:28:49
Uma coisa que acho sempre bom ressaltar. Mesmo bem desfocado, ainda tem que se ter cuidado com o pano fundo. Então eu não acho que o desfoque deva ser solução para um fundo ruim, um retrato com um fundo bem escolhido sempre vai ser melhor que um retrato com um fundo ruim, independente de estar desfocado ou não.



Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #73 Online: 29 de Julho de 2016, 12:31:03
Uma coisa que acho sempre bom ressaltar. Mesmo bem desfocado, ainda tem que se ter cuidado com o pano fundo. Então eu não acho que o desfoque deva ser solução para um fundo ruim, um retrato com um fundo bem escolhido sempre vai ser melhor que um retrato com um fundo ruim, independente de estar desfocado ou não.

Com certeza.

Se vermos uma foto feita com uma 24mm em f/1.4, o fundo vai estar um pouco desfocado, mas nem por isso vai estar ausente da foto, mto pelo contrário.

 :ok: :ok:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #74 Online: 29 de Julho de 2016, 12:33:01
Se vermos uma foto feita com uma 24mm em f/1.4, o fundo vai estar um pouco desfocado, mas nem por isso vai estar ausente da foto, mto pelo contrário.


Mas mesmo se for uma foto feita com uma tele e o fundo bem desfocado, se for um fundo bem escolhido, bem pensado, grandes chances de ficar muito melhor do que se for feito com um fundo aleatório.  ;)