Autor Tópico: Comportamento dos Brasileiros nas Olimpíadas  (Lida 9705 vezes)

Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #75 Online: 17 de Agosto de 2016, 11:18:58
Claro que não é normal insultar ninguém. Acho que ninguém defendeu isso aqui. As vaias também podem ser coisas normais das competições, e obviamente não são cabidas em casos de hino ou lesão de atletas. Novamente, ninguém pregou isso aqui.
[...]

Vaiar durante o jogo/competição não tem problema, mas desde que feito no momento certo. O fato é que muitas vezes, as vaias/gritos ocorrem durante o hino, premiações e na hora em que é necessário silêncio. Pra quê isso?
Acontece em outros países? Sim, mas não vi com tanta frequência como aqui.

E o bizarro é a torcida descontar as frustrações, e xingar os atletas nas redes sociais.

Como já descreveram, basta ir na primeira e segunda página pra ver pessoas achando normal esses absurdos.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #76 Online: 17 de Agosto de 2016, 11:30:59
Eh falta de educacao, seja de brasileiro ou de qualquer cidadao de qualquer pais.

Assim como ouvir funk alto no coletivo tambem eh falta de educacao, seja no Brasil ou qualquer outro pais.




Claro que não é normal insultar ninguém. Acho que ninguém defendeu isso aqui. As vaias também podem ser coisas normais das competições, e obviamente não são cabidas em casos de hino ou lesão de atletas. Novamente, ninguém pregou isso aqui.

Só vejo dois ponto relevantes nos contra-argumentos ao tópico: não ser cabida a generalização ou rótulo ao brasileiro; e que essa questão é uma picuinha em alguns dos casos citados.

Como em todo assunto, existem confusao que fazem entre fatos e argumentos.

Uma coisa eh achar que so brasileiro faz isso, o que obviamente nao.
Outra coisa eh achar que so brasileiro fazer isso eh feio, ja os nao brasileiros fazer isso nao eh feio.

Outra coisa completamente diferente eh se incomodar com as noticias destacando a frequencia que as vaias acontecem pelos anfitrioes nesses jogos olimpicos. Se os jogos fossem em qualquer outro pais e as vaias acontecessem nessa maneira, as noticias tambem surgiriam e as pessoas tambem criticariam as vaias. Assim como fizeram com as vulvuzeras na Afica do Sul e com os atrasos na obra na Grecia. Veja que nao sao brasileiros reclamando, mas sim atletas, meios de comunicacao e espectadores mundo a fora. Eu mesmo ja fui comentado sobre isso por um colega Austriaco que nunca esteve no Brasil. Vai falar que o Austriaco tambem esta com complexo de vira-lata para cima dos brasileiros? Que a midia tambem?

E independente do viralatismo, independente se alguem estiver falando so pq sao brasileiros. Nada disso nula ou alreta o fato base ao qual interessa. Eh falta de educacao. O resto nao interessa.

Assim como eh falta de educacao ouvir funk no volume maximo em transporte publico. Nao interessa se eh pobre, preto, brasileiro, se fazem o mesmo em outro pais. Eh falta de educacao e ponto. E muitos que ficam inventando desculpas para liberar a zueira e a falta de consideracao com os atletas, daqui alguns meses serao os mesmos reclamando do funkeito.

Alemaes tambem sao mal educado em muitos aspectos. E isso nao faz com que seja aceitavel pq sao alemaes. Eu sou o primeiro e talvez o unico aqui que aponta a falta deeducacao de diferentes povos europeus. Para mim nao interessa a nacionalidade. Se eh falta de educacao eh falta de educacao e ponto final. Eis o que interessa.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #77 Online: 17 de Agosto de 2016, 11:52:50
Só vejo dois ponto relevantes nos contra-argumentos ao tópico: não ser cabida a generalização ou rótulo ao brasileiro; e que essa questão é uma picuinha em alguns dos casos citados.

Hoje estive na loja de um amigo, pela manhã e no período que estive lá, 33 pessoas entraram. Uma deu bom dia e nove falaram obrigado. E aí ? Normalissimo por aqui. No geral a educação aqui passa longe.

Em janeiro estive na itália, e vi uma coisa interessante. Vários cafés tem uma politica de boa educação. Se o cliente dá um bom dia, um por favor, um obrigado, o café expresso sai por 1 euro. Se não deram, cobram dois.


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #78 Online: 17 de Agosto de 2016, 12:02:05
Em janeiro estive na itália, e vi uma coisa interessante. Vários cafés tem uma politica de boa educação. Se o cliente dá um bom dia, um por favor, um obrigado, o café expresso sai por 1 euro. Se não deram, cobram dois.
Para tu veres, quando nego tá pagando por "bom dia, por favor e obrigado" já se nota como o artigo é raro por lá. Ouvir essas palavras de cortesia em estabelecimentos italianos, franceses e portugueses, principalmente de garçons e atendentes, é uma raridade.
Todos os europeus que conheci e estiveram no Brasil, sem exceção, se surpreendem com a amabilidade dos brasileiros. Principalmente em estabelecimentos. Muitos acham até demais ter garçom cada 5 minutos na sua mesa perguntando se está tudo bem ou atendente fungando no cangote nas lojas. A maioria adora os sorrisos e salamaleques; um ou outro, mais desconfiados, não sabem bem se é só sedução para vender mais.
Em geral, falta de bom dia, obrigado e sorriso não é nosso problema. Acho
« Última modificação: 17 de Agosto de 2016, 12:05:48 por fernandomaues »


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #79 Online: 17 de Agosto de 2016, 12:21:19
Alemaes tambem sao mal educado em muitos aspectos. E isso nao faz com que seja aceitavel pq sao alemaes. Eu sou o primeiro e talvez o unico aqui que aponta a falta deeducacao de diferentes povos europeus. Para mim nao interessa a nacionalidade. Se eh falta de educacao eh falta de educacao e ponto final. Eis o que interessa.

Exatamente o que eu e, imagino, Fernando temos dito. A falta de edução é do ser humano e não é correto dizer que brasileiro, alemão ou que povo que seja é mal educado pelo comportamento de alguns. E sabemos bem muitos comportamentos de torcedores são excessivos e não cometeríamos nem aprovamos.

Mas vá dizer a certos brasileiros que a falta de educação é comum em qualquer lugar que vão começar, mas lá é diferente, não é como aqui, são mal educados com estilo, o Brasil é o atraso, bom mesmo é nos EUA e Europa etc. O famoso complexo de vira-latas, ignorar comportamentos reprováveis universais atribuindo rótulo à cultura ou povo brasileiro.

Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #80 Online: 17 de Agosto de 2016, 12:48:36
Para tu veres, quando nego tá pagando por "bom dia, por favor e obrigado" já se nota como o artigo é raro por lá. Ouvir essas palavras de cortesia em estabelecimentos italianos, franceses e portugueses, principalmente de garçons e atendentes, é uma raridade.
Todos os europeus que conheci e estiveram no Brasil, sem exceção, se surpreendem com a amabilidade dos brasileiros. Principalmente em estabelecimentos. Muitos acham até demais ter garçom cada 5 minutos na sua mesa perguntando se está tudo bem ou atendente fungando no cangote nas lojas. A maioria adora os sorrisos e salamaleques; um ou outro, mais desconfiados, não sabem bem se é só sedução para vender mais.
Em geral, falta de bom dia, obrigado e sorriso não é nosso problema. Acho
Muitas vezes a pessoa experiencia a falta de educacao alheia mas porque vc esta sendo mal educado. Por exemplo, em Londres, se vc ficar parado no lado errado da esteira rolante vc sera empurrado, como forma de provocacao a sua falta de educacao, e que nao significa que ser empurrado eh algo normal das pessoas por la, pq em geral as pessoas respeitam o lado de ficar parado e o lado de passagem das escadas rolantes, filas, etc. Na Irlanda, se vc ficar parado em lugar de passagem de pessoas as pessoas serao mais rispidas com a sua falta de consideracao, o que nao quer dizer que os Irlandeses sejam rispidos mas muito pelo contrario. Na Franca e Italia, se vc nao der bom dias, a tendencia eh do atendente ser rispido no atendimento com vc.

Falta de educacao existe em todo lugar. Alemaes sao conhecidos na Europa por falarem alto, por ficarem bloqueando lugar de passagem, por soprarem fumaca de cigarro na cara das pessoas, por nao respeitarem filas. Garcon franceses, principalmente em paris, sao extremamente grosseiros. Na Italia, principalmente no norte do pais, atendente sao muito cara fechadas. Na Alemanha, atendimento em servicos eh pessimo.  Mas principalmente na Alemanha, a falta de atendentes e demora em atendimento eh chamado de eficiencia (pq a empresa contrata menos e acredita fazendo menos funcionarios trabalhando mais eh mais eficiente, pelo menos economicamente).

Na Franca, principalmente em Paris que eh a cidade que mais recebe turistas em todo o mundo, garcos ja nao toleram mais a enrolacao dos turistas em escolher o que quer, em ficar trocando pedido, em ficar no meio do caminho olhando para a paisagem etc. Se vc ja morou em um lugar urbano muito turistico vc tambem ja deve ter tido as suas intolerancias com turistas, e evitar os lugares onde eles frequentam. Ja na Italia eu nao sei o motivo assim como na Belgica.

A europa nao eh mais educada mas sim mais formal. As pessoas vao dar bom dia, vao te chamar de Senhor, e seguir certas etiquetas que demonstram educacao social atravez da formalidade. Mas na Alemanha as pessoas se esbarram uma na outra e nada de pedir desculpas. No Sul da Alemanha eh pior ainda, as pessoas nao falam "com licenca" quando pede passagem mas sim "atencao" como se dissesse sai da frente.

Paises como Irlanda, EUA e Canada as pessoas sao menos formais, mas isso reflete um maior sentimento de proximidade entre as pessoas, diferente da distancia que as pessoas mantem umas das outras na Europa continental e a formalidade maior tem algo relacionado a isso.

Na Irlanda e certos lugares do Canada vc pisa no pe de alguem sem querer, e a pessoa que teve o pe pisado pede desculpas, pq para ela existe a possibilidade dela estar no meio do caminho ou ocupando muito espaco para isso ter acontecido, ou por mero costume de pedir desculpas por qualquer sinal de interrupcao e acidente.

No Brasil muitos tentam manter uma certa formalidade para demonstrar educacao mas eh um pais onde as pessoas se sentem muito proximas umas as outras, que chega a berar ou passar a cultura do incoveniente, pq sente ter mais liberdade com as pessoas em geral.

Mas eu nao faco ideia de onde vc esteve na Franca ou Italia, mas muito parece que vc teve experiencias de atendimento a turistas em lugares turisticos. Esses estao acostumados com turistas que nao costumam seguir os principios de formalidade europeia. Pq qualquer lugar que vc va, se falar com qualquer agente publico, gracon, e atendentes em geral sem antes falar um bom dia, a pessoa vai te cortar e falar um bom dia seco (principalmente se a pessoa ja estiver cansada da falta de formalidade dos turistas), para indicar a sua falta de educacao esperando vc dar bom dia, para so depois ouvir o que vc esta dizendo.

Todos os paises tem seus mau educados.

Mas nada disso justifica ficar aceitar que torcedores fiquem vaiando atretas no recebimento de suas medalhas e hino nacional nas olimpiadas.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #81 Online: 17 de Agosto de 2016, 12:54:22
Exatamente o que eu e, imagino, Fernando temos dito. A falta de edução é do ser humano e não é correto dizer que brasileiro, alemão ou que povo que seja é mal educado pelo comportamento de alguns. E sabemos bem muitos comportamentos de torcedores são excessivos e não cometeríamos nem aprovamos.

Mas vá dizer a certos brasileiros que a falta de educação é comum em qualquer lugar que vão começar, mas lá é diferente, não é como aqui, são mal educados com estilo, o Brasil é o atraso, bom mesmo é nos EUA e Europa etc. O famoso complexo de vira-latas, ignorar comportamentos reprováveis universais atribuindo rótulo à cultura ou povo brasileiro.

Nao, nao.
Falta de educacao nao eh comum em qualquer lugar. Mas sim existe em qualquer lugar.

Eh igual aquele papo da violencia. Violencia existe em qualquer lugar, mas violencia generalizada nao eh comum em qualquer lugar.

Eu estive entendendo ate agora que Fernando estaja tentando justificar as vaias dos torcedores como nada demais ou aceitavel.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #82 Online: 17 de Agosto de 2016, 14:31:00
Para tu veres, quando nego tá pagando por "bom dia, por favor e obrigado" já se nota como o artigo é raro por lá. Ouvir essas palavras de cortesia em estabelecimentos italianos, franceses e portugueses, principalmente de garçons e atendentes, é uma raridade.

Desculpe mas não é mesmo, esse ufanismo de dizer que brasileiro é o povo mais amável do mundo dói só de ouvir.
A ideia dos italianos foi mais de punição educativa e incentivo do que pagar por bom dia.

Mas não adianta, a sua visão é completamente diferente da minha e não há por que discutirmos isso, obviamente não levará a nada.  :ok:


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #83 Online: 17 de Agosto de 2016, 16:08:53
Desculpe mas não é mesmo, esse ufanismo de dizer que brasileiro é o povo mais amável do mundo dói só de ouvir.
A ideia dos italianos foi mais de punição educativa e incentivo do que pagar por bom dia.

Mas não adianta, a sua visão é completamente diferente da minha e não há por que discutirmos isso, obviamente não levará a nada.  :ok:
Isso, há certas posições que são inconciliáveis.
Dependem de experiências de vida e do filtro através do qual vemos o mundo. Mas seguimos a convivência. Abraço.


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #84 Online: 17 de Agosto de 2016, 16:31:38
Croix,

Acho que há confusão entre o que se chama boa ou má educação. Para mim, o conceito está longe de ser universal. Se para nós entrar e não dizer bom dia ou obrigado é falta de educação, para os ibéricos não é. É o acordo que se estabelece na comunidade que vale.
Te conto um caso. Meu vizinho saragoçano, um "mayor" de 70 anos, um dia me contou muito aborrecido que sentara num bar, pedira uma cerveja e o "camerero" lhe disse: "primeiro, bom dia, senhor". Sentiu-se muito ofendido pois achava que o tal garçom, argentino, esta lhe dando lição de boas maneiras. Ele estava certíssimo pois, naquelas bandas, ninguém diz bom dia num bar, nem pede uma cerveja "por favor", nem diz "obrigado". Aliás, estranham quando fazes isso. Eu ão vi isso um dia, nem um mês, vivi dois anos e meio ali. Não em bares de turista, mas em TODOS.
Há uma relação diferente deles com o trabalho. O trabalho do cara é te servir cerveja,não tem que pedir por favor, nem agradecer; garçom volta e praticamente atira o troco na tua cara. É assim. Ponto. Não é um indivíduo mal educado, nem é considerado pela sociedade falta de educação. Ao contrário, fazem pouco de nós, "sudacas", que pedimos "o sr., pr favor, poderia me dar uma cerveja?", dizem que não vamos direto ao que queremos e "vamos pelos ramos".
Vivi o último ano no Canadá e, ali, são de uma polidez quase ofensiva. É incrível, maravilhoso. Nesse aspecto, nunca fui tão bem tratado (ah, querido Shalders taí um povo que é mais amável que nós). Nego briga para pagar o café e corre na frente para ver quem vai abrir a porta. Sério.
O conceito de educação é o mesmo para espanhóis e canadenses? Claro e não... como tampouco é para brasileiros.

Voltando à vaca fria: vaiar em competições esportiva é falta de educação? Para MIM, deixando bem claro DEPENDE. Vaiar o hino, a premiação, não tem sentido, é ruim - e esse comportamento ruim acontece em toda parte, não só aqui, pelo que tem que ser criticado no geral, não só quando acontece aqui ou como se só acontecesse aqui, ou mais aqui, ou com mais agressividade (os videos que postei de Roland Garros ou NBA mostram que não). Vaiar durante a competição, durante o saque no vôlei, o lance livre no basquete, o salto? Para mim é NORMAL. Trata-se de uma competição, não de uma exibição. Ou acabemos logo com isso de disputa entre países e passemos a fazer olimpíada com todo mundo junto e misturado, times escolhidos por sorteio, ia ser uma lindeza.

PS. Papo de espírito olímpico, fair play, é para boi dormir. Que ganhe o melhor? Sério? Atletas, federações, treinadores se echem de tudo que é substância para vencer a qualquer preço, usam qualquer artifício, assim é no esporte de alto nível - e não venham dizer que é caso isolado na Rússia porque o "ídolo" Armstrong tá aí para provar.Olimpíada, há muito, é um evento comercial, de marcas e espaço de afirmação de superioridades econômicas e ideológicas. Fair Play? Naaaaa


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #85 Online: 17 de Agosto de 2016, 23:38:07
Sei que não agrega absolutamente NADA ao tópico, mas .... :D :D :D



Perdoem! Eu sei que foi tosco. 


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #86 Online: 17 de Agosto de 2016, 23:55:40
Apenas meus 2 cents, mas eu não vejo o Brasileiro como muito educado em bares e restaurantes.
Morei um tempo na Australia e me surpreendi com a educação deles. Por exemplo, ao pedir algo em um restaurante, a pergunta geralmente vem dessa maneira: "Can I have a coffee, please?"; enquanto por aqui é normal dizer "quero um café, por favor"... apenas um detalhe mas demonstra a diferença.
Trabalhei durante um ano em um restaurante brasileiro e aproximadamente 90% dos clientes eram australianos e 10% brasileiros, em geral. A diferença na educação era gigante, não apenas na maneira de falar, como no exemplo dado acima, mas principalmente na postura mais respeitosa com o garçom que estava servindo, sempre agradecendo e não encarando o serviço oferecido apenas como obrigação.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #87 Online: 18 de Agosto de 2016, 03:04:21
PS. Papo de espírito olímpico, fair play, é para boi dormir. Que ganhe o melhor? Sério? Atletas, federações, treinadores se echem de tudo que é substância para vencer a qualquer preço, usam qualquer artifício, assim é no esporte de alto nível - e não venham dizer que é caso isolado na Rússia porque o "ídolo" Armstrong tá aí para provar.Olimpíada, há muito, é um evento comercial, de marcas e espaço de afirmação de superioridades econômicas e ideológicas. Fair Play? Naaaaa

Tipo, voce percebe que esta usando uma logica bem falha ne? Olho por olho, dente por dente, ou dois errados fazem um certo. Eh assim que voce ta pensando.

Agora tenta ir la em Brasilia e cobrar dos seus governantes melhor qualidade de servicos, melhor igualdade social, um uso mais eficiente do dinheiro publico. Segundo sua logica, seria perfeitamente aceitavel eles dizerem:

"Esse papo de querer que politico seja honesto, que pense na populacao, que nao roubem um dinheiro aqui e e ali, isso é papo para boi dormir. Honestidade? Sério? Ficar vaiando atleta, ficar de selvageria, humilhar visitantes internacionais, é assim que as coisas sao no Brasil - e não venham dizer que é caso isolado, porque muita gente num topico la do Mundo Fotografico defendeu e incentivou essa atitude. Brasileiro, há muito, é um povo que nao merece respeito, e portanto vamos continuar arruinando o pais. Ser um bom governante? Naaaaa"

Parabens.
« Última modificação: 18 de Agosto de 2016, 03:05:39 por Bucephalus »


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #88 Online: 18 de Agosto de 2016, 09:34:03
Impedir barulho e vaias da torcida é imperialismo cultural, diz sociólogo americano

Citar
Assim como muitos observadores internacionais acompanhando os Jogos Olímpicos do Rio, o sociólogo americano Peter Kaufman ficou espantado com o episódio das vaias ao atleta francês do salto com vara Renaud Lavillenie. No caso do acadêmico, porém, o que pareceu incomodá-lo mais foi a reação contrária ao comportamento da torcida.

Para o professor da Universidade Estadual de Nova York, que escreve sobre sociologia do esporte e estudou as reações do público ao comportamento de atletas, houve exagero na condenação das manifestações, sobretudo depois do "pito" público dado nos brasileiros pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o alemão Thomas Bach.

"O COI certamente tem questões bem mais importantes para lidar do que vaias de torcedores", disse Kaufman, em conversa com a BBC Brasil, por telefone.

Matéria bacana sobre assunto, principalmente pelo desfecho sobre sua pequenez.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #89 Online: 18 de Agosto de 2016, 09:36:32
Sei que não agrega absolutamente NADA ao tópico, mas .... :D :D :D



Perdoem! Eu sei que foi tosco.

Perdoo nada, foi das postagens talvez a melhor. hahahah.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367