Autor Tópico: Crop Sensors X Full Frame  (Lida 5775 vezes)

angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Online: 07 de Novembro de 2016, 00:32:41
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 07 de Novembro de 2016, 14:00:59
Que comecem as brigas

Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando Tapatalk

Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #2 Online: 07 de Novembro de 2016, 14:19:09
uahuahua eu ri com esse cara, achei ele super divertido.
Mas quanto ao assunto, ainda não tive a oportunidade de pilotar uma dessas Fujis, então não sei como andas essas Crop com tecnologia de ponta.

No vídeo ele diz que a diferença entre performance em HIGH ISO das Crop pras FF é negligível.
Olha, pelas câmeras q tive a oportunidade de pilotar a diferença era bem grande, nem um pouco negligível.....

Não sei como andas dessas mais novas, tipo a 7DII, 80D, D500, das Fuji, das Sony, mas das quais eu tive acesso, a diferença entre uma Crop e uma FF, nesse ponto, era realmente grande =/
Talvez pq as fabricantes empreguem maior esforço nas FF e elas acabem tendo mais tecnologia, não sei dizer
« Última modificação: 07 de Novembro de 2016, 14:20:25 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #3 Online: 07 de Novembro de 2016, 14:29:31
No curso dele em video sobre strobist, ele diz que prefere FF. Que o cérebro dele "vê o mundo como FF", q tem dficuldade com crop.
Isso, claro, antes de virar garoto propaganda da Fuji.
Ficando claro que se pode fazer trabalhos excelentes com FF, APSC, M4/3, o que for, os argumentos específicos que ele usa são subjetivos e.. negligible... mas deixa o cara ganhar a grana dele...


Raísa Rodrigues

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #4 Online: 07 de Novembro de 2016, 14:31:33
 :snack:


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 07 de Novembro de 2016, 14:39:32
Não sei como andas dessas mais novas, tipo a 7DII, 80D, D500, das Fuji, das Sony, mas das quais eu tive acesso, a diferença entre uma Crop e uma FF, nesse ponto, era realmente grande =/
Talvez pq as fabricantes empreguem maior esforço nas FF e elas acabem tendo mais tecnologia, não sei dizer

Por ser maior, um sensor FF capta mais luz que um crop. Se utilizarem a mesma tecnologia, um sensor FF, por conta disso, sempre terá desempenho em baixa luz melhor que um crop por conta disso.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 07 de Novembro de 2016, 17:56:31
pra mim tudo consiste em ter a ferramenta adequada para o trabalho, não importando o que seja. Particularmente nunca usei 35mm, mas sempre que quero trabalhar com grandes angulares acabo sofrendo. Foi uma escolha, o custo de 35mm é bem mais alto que de câmeras APS-C incluindo aí tudo o que envolve o sistema com a vantagem de algumas marcas oferecerem encaixe compatível de lentes 35mm em sensores APS-C.


Diferença de qualidade de imagem? Desconheço, pra mim se conseguem excelentes clicks em um ou outro sistema.
« Última modificação: 07 de Novembro de 2016, 17:58:12 por cfcsosa »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 07 de Novembro de 2016, 18:38:50
Por ser maior, um sensor FF capta mais luz que um crop. Se utilizarem a mesma tecnologia, um sensor FF, por conta disso, sempre terá desempenho em baixa luz melhor que um crop por conta disso.

Mais ou menos. O que interessa não é o tamanho do sensor e sim a área do pixel.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 07 de Novembro de 2016, 19:51:56
Mais ou menos. O que interessa não é o tamanho do sensor e sim a área do pixel.

Não é apenas isso. As D800/D810, mesmo com densidade de pixels alta, ainda possuem bom densempenho de ISO alto.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 07 de Novembro de 2016, 20:05:54
Não é apenas isso. As D800/D810, mesmo com densidade de pixels alta, ainda possuem bom densempenho de ISO alto.


Dois sensores de mesma tecnologia... iguais... O que tiver pixel com maior área tem menos ruido. É uma propriedade intrínseca da coisa.

Sensores de tecnologia ou geração diferentes, obviamente tem outras coisas influenciando.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 07 de Novembro de 2016, 20:10:04
No curso dele em video sobre strobist, ele diz que prefere FF. Que o cérebro dele "vê o mundo como FF", q tem dficuldade com crop.
Isso, claro, antes de virar garoto propaganda da Fuji.
Ficando claro que se pode fazer trabalhos excelentes com FF, APSC, M4/3, o que for, os argumentos específicos que ele usa são subjetivos e.. negligible... mas deixa o cara ganhar a grana dele...

Bom, isso diz tudo. Muito triste esses cowboys da internet que ficam fazendo lavagem cerebral naqueles que são facilmente influenciáveis.

Na boa, já tô de saco cheio desses gurus digitais explicando porque algo é melhor que o outro. Puta pedantismo misturado com egocentrismo. "Olhem agora para mim, meros mortais. Vou explicar porque X é melhor que Y em detalhes minuciosos e com uma pitada de arrogância por que eu sou bom nisso".

Canais de YouTube e sites que fazem mal à saúde:

Steve Huff
Ming Thein
The Phoblographer
DigitalRev
TheCameraStoreTV
Tony & Chelsea Northrup
Big Head Taco
Ken Rockwell
Luminous Landscape
Esse gordo tatuado
Aquele outro cabeludo que grita

Detalhe que todos esses caras que gostam de falar de equipamento são fotógrafos medíocres. Talvez com exceção do Erik Kim, todos parecem gastar mais tempo pontificando sobre lentes e câmeras do que tentando fazer fotos boas.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #11 Online: 07 de Novembro de 2016, 22:00:40
Mais ou menos. O que interessa não é o tamanho do sensor e sim a área do pixel.

Gostei do seu comentário, agora faz sentido. Li muito as pessoas falando que o sensor maior capta mais luz portanto ff tem melhor desempenho ISO e não fazia sentido na minha cabeça essa lógica. Porém considerando a área do pixel sim, faz todo o sentido.  :ok:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 07 de Novembro de 2016, 22:07:39
Eu ia comentar isso, o que importa é o tamanho do pixel.
A luz por cm² é a mesma para sensores de qualquer tamanho.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 07 de Novembro de 2016, 22:43:45
Essa conversa é bem antiga, esse vídeo tbm, é bem velho, de 2014, já merecia uma "pá de ouro".

Em outro tópico recente que esta perdido por ai, e bati bastante na questão estética, mas tem gente que consegue ver isso, outros não.

Tecnicamente falando o raciocínio é simples:

1) Uma questão é "a área maior de um sensor FF" consegue em um mesmo intervalo de tempo receber mais energia, ou seja recebe mais luz ou fótons. Se ela recebe mais energia, ela tem mais facilidade de gravar as informações (menos ruído). Isso é física, é lógica e aqui aqui não tem conversa.

2) Outra questão é com relação à "resolução das lentes". Significa que a imagem projetada sobre um sensor grande contem uma maior quantidade de linhas de resolução. Isso tbm é física, e não tem conversa.

3) A questão da quantidade de megapixels (ou do tamanho do pixels). Saibam que cada cor tem um "lambida" (significa comprimento de onda). Um sensor muito mais denso, com mais pixels consegue registrar com maestria os detalhes dos lambidas menores. Ou seja, a partir de uma certa resolução, os lambidas maiores ficam iguais em pixels vizinhos, e isso significa a mesma informação, sem diferença de detalhes, um pixel ao lado do outro com a mesma informação significa sem diferença de resolução. No Luminous Landscape tem um super artigo sobre isso, é um artigo chato de ler, é um artigo longo baseado em física e ótica (serve pra quem gosta disso). O artigo explica com formulas e comprovação físico matemática que para uma determinada resolução de lente, de acordo com a arranjo Bayer RGB atual, um sensor 14 bits de FF de 20MP perde detalhes dos lambidas menores. Um de 40 MP consegue registrar mais detalhes de algumas cores e menos e em outras pois já começa haver uma repetição de dados entre pixels vizinhos para os lambidas maiores. Um sensor de 80MP consegue registrar tudo porque ultrapassa o que a resolução da lentes atuais permitem. Um sensor de 120MP seria um exagero, porque teria um monte de pixels ali registrando informações repetidas.

Agora, na pratica, a foto em si, o quanto melhor significa crop & FF é outra questão. A diferença não é tão grande assim. Fica mais a nível de sensibilidade ISO e resolução, resolução que esta diretamente ligado à ampliação. Em um ambiente com muita luz, durante o dia a diferença é mínima. Em um local com pouca luz, a diferença começa a ficar bem mais visível (ruído). E se vc vai ver fotos na internet no monitor do celular e do computador, a resolução dos equipamentos atuais são mais que suficientes.

E depois do click ainda vem o sftw de edição, aquele que está dentro do chip eletrônico que processa as imagens na câmera (processador da câmera), e o sftw que faz a edição da foto no computador, e este faz milagre atualmente.

E existem técnicas para determinados tipos de fotografia que podem fazer de um sensor pequenininho uma foto com super resolução, pela montagem de várias fotos.
Ou poderia combinar alguns clicks para fazer uma foto com mais profundidade e range dinâmico ou seja HDR.
Ou ainda basta aumentar de 14 bits para 16 bits o processamento do conversor da câmera que já melhoraria demais a qualidade das fotos.

Então eu volto no ponto da estética, do tipo de foto vc vai fazer, e qual câmera pode ser melhor pra vc. Crop ou FF tanto faz, procure a melhor relação custo beneficio pra vc.
« Última modificação: 07 de Novembro de 2016, 22:48:48 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #14 Online: 07 de Novembro de 2016, 23:11:50
Falta matemática nessa física sua.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs