Autor Tópico: Dúvida upgrade D3200 para D7200  (Lida 16744 vezes)

Pistigrilo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 372
  • Sexo: Masculino
    • 500px
Resposta #45 Online: 17 de Outubro de 2017, 19:43:04
Caramba Pistigrilo!!!

Eu nunca tive Nikon de entrada, mas tive Canon, T1i, antiga, ainda está na família (com meu irmão, mas fica comigo direto), usei ela por um tempo com a lente do kit, depois peguei uma Sigma 17-70 (não a Contemporary, uma versão anterior), e não errava foco assim não. Outro dia emprestei ela para um amigo (que já foi fotógrafo) fotografar o aniversário da sobrinha, só foto cravada. E pelo que ouço, a linha de entrada da Nikon tem um foco bem melhor do que a linha de entrada Canon (falando de câmeras antigas).

Estranho esse seu relato.

Talvez seja pelo tipo de foto feita. Na maior parte do tempo fotografo assuntos em movimento. E quando eu falei que erra foco é algo aí em torno de 20% a 30% (com assuntos em movimento). Não significa que não seja usável. Mas mesmo em fotos paradas o foco às vezes me deixava na mão.

Agora, fato é que as câmeras de entrada tem dificuldade de acertar foco em ambiente com pouco luz. Até a minha D610 tem dificuldade nisso (por isso que quero trocar pra D750). Se vc faz mta foto de noite, pode ser o caso.

Exatamente. E mesmo de dia em áreas de sombra na imagem.
« Última modificação: 17 de Outubro de 2017, 19:45:54 por Pistigrilo »
Nikon D7200 | Canon PowerShot G7X Mark II

AF-S DX Nikkor 35mm F/1.8G | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G | AF-S Nikkor 24-70mm F/2.8G ED | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR | Nikon Speedlight SB-700

500px: https://500px.com/pistigriloxp | flickr: https://www.flickr.com/photos/pistigriloxp


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 17 de Outubro de 2017, 20:09:48
Caramba Pistigrilo!!!

Eu nunca tive Nikon de entrada, mas tive Canon, T1i, antiga, ainda está na família (com meu irmão, mas fica comigo direto), usei ela por um tempo com a lente do kit, depois peguei uma Sigma 17-70 (não a Contemporary, uma versão anterior), e não errava foco assim não. Outro dia emprestei ela para um amigo (que já foi fotógrafo) fotografar o aniversário da sobrinha, só foto cravada. E pelo que ouço, a linha de entrada da Nikon tem um foco bem melhor do que a linha de entrada Canon (falando de câmeras antigas).

Estranho esse seu relato.


Também nunca errei foco por ter uma câmera de entrada e tive algumas...


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #47 Online: 17 de Outubro de 2017, 20:10:46
Minha primeira câmera foi uma Nikon D3200 e foi só decepção também. Troquei ela por uma t3i e saí da água pro vinho. Agora começo a pensar se não era culpa da câmera, pois peguei um ranço de Nikon, apesar de admirar a marca.

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 17 de Outubro de 2017, 20:20:05
Talvez seja pelo tipo de foto feita. Na maior parte do tempo fotografo assuntos em movimento. E quando eu falei que erra foco é algo aí em torno de 20% a 30% (com assuntos em movimento). Não significa que não seja usável. Mas mesmo em fotos paradas o foco às vezes me deixava na mão.

Exatamente. E mesmo de dia em áreas de sombra na imagem.

Vc está falando em perda de 20% a 30%. O autor do tópico estava falando em perda de 80% das fotos. Existe uma diferença ai.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 17 de Outubro de 2017, 20:30:36
Acho que as pessoas associam muito o processo de aprendizagem à sua frustração com o primeiro equipamento e isso cria o mito que um equipamento mais simples faz você perder fotos ou errar, na verdade acredito que faça parte do processo de aprendizagem, se a pessoa experimentasse não trocar de equipamento acredito que ela veria essa evolução.


Eu tive uma D5100 por 4 longos anos, durante esse período eu fiz fotos muito ruins, mas sempre tive em mente que era eu e não o equipamento, quando troquei para uma D5500 percebi exatamente isso, pois foi somente depois que resolvi de verdade estudar bastante e praticar mais ainda é que minhas fotos foram dando saltos de qualidade. Sei que ainda tenho uma longa estrada de aprendizado, mas hoje sem dúvida alguma afirmo que o salto de qualidade se dá quando você lê e pratica bem mais que quando você troca de equipamento.


Ah! E li algumas coisas aterrorizantes aqui sobre fotografia hein? Galera tá precisando trocar menos de equipamento e ler mais também...


 :hysterical:


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 17 de Outubro de 2017, 20:31:37
Vc está falando em perda de 20% a 30%. O autor do tópico estava falando em perda de 80% das fotos. Existe uma diferença ai.


Perda de 20% a 30% é absolutamente normal em foco contínuo, geralmente paga-se bem mais pra não ter essas perdas, aí falamos de D5, 1DX, D500, etc... E ainda assim perderão fotos...


Recfilho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 82
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 17 de Outubro de 2017, 20:57:15
Respondendo ao que foi perguntado inicialmente pelo autor do tópico:

Na minha opinião, vale MUITO a pena o upgrade da D3200 pra D7200. Veja bem, minha opinião!

Possuo uma D7000 (com pretensões de adquirir uma D7200) e já utilizei por várias vezes a D3200. Não troco a D7000 por ela em hipótese alguma. Em todas as vezes que utilizei a D3200, a experiência foi frustrante. Desempenho em ISO aceitável até ISO800, acima disso eu acho uma negação. A D7000, mesmo mais antiga, talvez granule menos em ISO1600 do que a D3200 em ISO800, isso sem falar na inferioridade do dynamic range da D3200. Se já acho a D7000 muito superior, imagine a D7200, aí já passa a haver um abismo (reforçando, minha opinião). As melhoras vão da usabilidade à qualidade de imagem.

Eu migraria sem medo pra D7200, porém permaneceria com a 17-50mm 2.8.

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 17 de Outubro de 2017, 21:10:35
Respondendo ao que foi perguntado inicialmente pelo autor do tópico:

Na minha opinião, vale MUITO a pena o upgrade da D3200 pra D7200. Veja bem, minha opinião!

Possuo uma D7000 (com pretensões de adquirir uma D7200) e já utilizei por várias vezes a D3200. Não troco a D7000 por ela em hipótese alguma. Em todas as vezes que utilizei a D3200, a experiência foi frustrante. Desempenho em ISO aceitável até ISO800, acima disso eu acho uma negação. A D7000, mesmo mais antiga, talvez granule menos em ISO1600 do que a D3200 em ISO800, isso sem falar na inferioridade do dynamic range da D3200. Se já acho a D7000 muito superior, imagine a D7200, aí já passa a haver um abismo (reforçando, minha opinião). As melhoras vão da usabilidade à qualidade de imagem.

Eu migraria sem medo pra D7200, porém permaneceria com a 17-50mm 2.8.

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk


Eu ia falar aqui uma coisa, sobre os sensores, mas depois de ler que a D3200 tem um sensor de 24mpx fabricado pela Nikon e não pela Sony como eu achava, de repente ela pode ter mesmo esse ruído todo que se afirma em ISO 800:


D3200: 24 MP CMOS Nikon[/size]D3300: 24 MP CMOS Sony

Read more: https://nikonrumors.com/2015/12/16/list-of-all-nikon-dslr-cameras-and-their-sensor-manufacturerdesigner.aspx/#ixzz4voGIwzmF




Muito embora eu não acredite muito em informações de internet, para o DXO por exemplo, a D5500 é melhor que a D500 em qualidade de imagem.


https://www.dxomark.com/cameras/brand-nikon/launched-between-2002-and-2017/launch_price-from-0-to-45200-usd/sensor_format-sensor_apsc#hideAdvancedOptions=false&viewMode=list&yDataType=rankDxo





Pistigrilo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 372
  • Sexo: Masculino
    • 500px
Resposta #53 Online: 17 de Outubro de 2017, 21:41:21
Vc está falando em perda de 20% a 30%. O autor do tópico estava falando em perda de 80% das fotos. Existe uma diferença ai.

A câmera dele é uma D3200 e a minha é uma D5300. Há diferenças entre as duas. E bem, com 80% de erro o exemplar dele pode estar com defeito, pois não é normal uma taxa de erro tão alta.

Acho que as pessoas associam muito o processo de aprendizagem à sua frustração com o primeiro equipamento e isso cria o mito que um equipamento mais simples faz você perder fotos ou errar, na verdade acredito que faça parte do processo de aprendizagem, se a pessoa experimentasse não trocar de equipamento acredito que ela veria essa evolução.

Eu ainda tenho a D5300 e quando eu a uso a taxa de erro é a mesma, mesmo quando eu tenho certeza de que eu não errei. Ao usar a D7200 isso não ocorre. E mais uma coisa: por que o pessoal se incomoda tanto com o que o outro faz com o próprio dinheiro? Se o cara tem dinheiro e quer comprar algo, é direito dele comprar e ninguém tem nada com isso. O pessoal se dói muito com os upgrades dos outros. Para quê isso? Para algumas pessoas upgrade pode ser mais do mesmo, mas para outras faz diferença. Eu quando comprei a D7200 veio um monte de gente aqui no fórum para falar comigo que era melhor pegar a D610 e tudo mais, sendo que PARA A MINHA NECESSIDADE a D7200 é melhor que a D610. Cada um sabe onde seu calo dói. Ninguém tem o direito de julgar. Estudar, treinar e aprimorar é sim importante para quem quer melhorar de verdade, mas o que cada um faz com o próprio dinheiro é problema da própria pessoa.

Eu tive uma D5100 por 4 longos anos, durante esse período eu fiz fotos muito ruins, mas sempre tive em mente que era eu e não o equipamento, quando troquei para uma D5500 percebi exatamente isso, pois foi somente depois que resolvi de verdade estudar bastante e praticar mais ainda é que minhas fotos foram dando saltos de qualidade. Sei que ainda tenho uma longa estrada de aprendizado, mas hoje sem dúvida alguma afirmo que o salto de qualidade se dá quando você lê e pratica bem mais que quando você troca de equipamento.

O sistema de foco da D5500 não é muito melhor que o da D5100. Apesar da diferença na quantidade de pontos de foco, ambas possuem a mesma sensibilidade de -1EV a +19EV. A minha taxa de erro com a D5100 (que eu já usei bastante, apesar de não ser minha) com a D5300 era quase a mesma. Agora, da D5300 para a D7200 eu senti uma diferença grande. E outra, não julgue os outros da forma como você faz sempre, achando que você está por cima, que você é melhor, só porque você já faz boas fotos e tem a sua própria opinião formada. Tenha mais humildade! Cada um faz um tipo de foto e usa uma técnica diferença. Cada um tem uma opinião diferente e ninguém é dono da razão. Já vi suas fotos. Elas são fantásticas, eu adoro as suas fotos, acho um trabalho de excelente gosto e técnica, mas você não sabe qual é o contexto em que outro está para fazer a foto. A impressão que as suas fotos me passam é que você teve tempo e calma o suficiente para poder pensar na foto e fazê-la. Agora, é em situações inesperadas e imprevisíveis que você sente  mais a diferença de um equipamento "marromenos" para um que seja um pouco melhor.

Perda de 20% a 30% é absolutamente normal em foco contínuo, geralmente paga-se bem mais pra não ter essas perdas, aí falamos de D5, 1DX, D500, etc... E ainda assim perderão fotos...

Com a D7200 minha chance de acerto é acima de 90% em foco contínuo. Então é por isso que insisto nessa tecla e essa é a MINHA OPINIÃO. Sinta-se livre para concordar ou discordar.

Respondendo ao que foi perguntado inicialmente pelo autor do tópico:

Na minha opinião, vale MUITO a pena o upgrade da D3200 pra D7200. Veja bem, minha opinião!

Possuo uma D7000 (com pretensões de adquirir uma D7200) e já utilizei por várias vezes a D3200. Não troco a D7000 por ela em hipótese alguma. Em todas as vezes que utilizei a D3200, a experiência foi frustrante. Desempenho em ISO aceitável até ISO800, acima disso eu acho uma negação. A D7000, mesmo mais antiga, talvez granule menos em ISO1600 do que a D3200 em ISO800, isso sem falar na inferioridade do dynamic range da D3200. Se já acho a D7000 muito superior, imagine a D7200, aí já passa a haver um abismo (reforçando, minha opinião). As melhoras vão da usabilidade à qualidade de imagem.

Eu migraria sem medo pra D7200, porém permaneceria com a 17-50mm 2.8.

Aleluia, irmãos! Não estou sozinho! =D

Eu ia falar aqui uma coisa, sobre os sensores, mas depois de ler que a D3200 tem um sensor de 24mpx fabricado pela Nikon e não pela Sony como eu achava, de repente ela pode ter mesmo esse ruído todo que se afirma em ISO 800.

Sim, isso eu já sabia. É por isso que eu sempre afirmo que a qualidade de imagem das D3x00 (sensor da Nikon desde a D3100, pelo menos) é diferente das D5x00 (sensor da Sony em todas), que por sua vez é diferente do das D7x00 (que nas D7100 e D7200 é fabricado pela Toshiba). E no caso da D3100 eu li em algum lugar que para economizar a Nikon capou alguns recursos do sensor e do processador EXPEED, onde o alcance dinâmico é bastante prejudicado (e eu já usei a D3100 e isso parece ser verdade).
Nikon D7200 | Canon PowerShot G7X Mark II

AF-S DX Nikkor 35mm F/1.8G | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G | AF-S Nikkor 24-70mm F/2.8G ED | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR | Nikon Speedlight SB-700

500px: https://500px.com/pistigriloxp | flickr: https://www.flickr.com/photos/pistigriloxp


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 17 de Outubro de 2017, 22:16:08
A câmera dele é uma D3200 e a minha é uma D5300. Há diferenças entre as duas. E bem, com 80% de erro o exemplar dele pode estar com defeito, pois não é normal uma taxa de erro tão alta.

Eu ainda tenho a D5300 e quando eu a uso a taxa de erro é a mesma, mesmo quando eu tenho certeza de que eu não errei. Ao usar a D7200 isso não ocorre. E mais uma coisa: por que o pessoal se incomoda tanto com o que o outro faz com o próprio dinheiro? Se o cara tem dinheiro e quer comprar algo, é direito dele comprar e ninguém tem nada com isso. O pessoal se dói muito com os upgrades dos outros. Para quê isso? Para algumas pessoas upgrade pode ser mais do mesmo, mas para outras faz diferença. Eu quando comprei a D7200 veio um monte de gente aqui no fórum para falar comigo que era melhor pegar a D610 e tudo mais, sendo que PARA A MINHA NECESSIDADE a D7200 é melhor que a D610. Cada um sabe onde seu calo dói. Ninguém tem o direito de julgar. Estudar, treinar e aprimorar é sim importante para quem quer melhorar de verdade, mas o que cada um faz com o próprio dinheiro é problema da própria pessoa.

O sistema de foco da D5500 não é muito melhor que o da D5100. Apesar da diferença na quantidade de pontos de foco, ambas possuem a mesma sensibilidade de -1EV a +19EV. A minha taxa de erro com a D5100 (que eu já usei bastante, apesar de não ser minha) com a D5300 era quase a mesma. Agora, da D5300 para a D7200 eu senti uma diferença grande. E outra, não julgue os outros da forma como você faz sempre, achando que você está por cima, que você é melhor, só porque você já faz boas fotos e tem a sua própria opinião formada. Tenha mais humildade! Cada um faz um tipo de foto e usa uma técnica diferença. Cada um tem uma opinião diferente e ninguém é dono da razão. Já vi suas fotos. Elas são fantásticas, eu adoro as suas fotos, acho um trabalho de excelente gosto e técnica, mas você não sabe qual é o contexto em que outro está para fazer a foto. A impressão que as suas fotos me passam é que você teve tempo e calma o suficiente para poder pensar na foto e fazê-la. Agora, é em situações inesperadas e imprevisíveis que você sente  mais a diferença de um equipamento "marromenos" para um que seja um pouco melhor.

Com a D7200 minha chance de acerto é acima de 90% em foco contínuo. Então é por isso que insisto nessa tecla e essa é a MINHA OPINIÃO. Sinta-se livre para concordar ou discordar.

Aleluia, irmãos! Não estou sozinho! =D

Sim, isso eu já sabia. É por isso que eu sempre afirmo que a qualidade de imagem das D3x00 (sensor da Nikon desde a D3100, pelo menos) é diferente das D5x00 (sensor da Sony em todas), que por sua vez é diferente do das D7x00 (que nas D7100 e D7200 é fabricado pela Toshiba). E no caso da D3100 eu li em algum lugar que para economizar a Nikon capou alguns recursos do sensor e do processador EXPEED, onde o alcance dinâmico é bastante prejudicado (e eu já usei a D3100 e isso parece ser verdade).


Mas eu não estou dizendo pra ninguém deixar de comprar o que quer, quem sou eu ? Cada um faz o que quer e sabe exatamente onde seu calo aperta, minha única preocupação e que vejo que muita gente não tem é justamente fazer uma coisa que fizeram muito comigo aqui quando entrei no fórum e fez toda a diferença no meu aprendizado:


SUA CÂMERA NÃO FAZ FOTOS POR VOCÊ

E é apenas isso. Obviamente eu vejo que falta muita técnica ao rapaz criador do post, falta uma longa estrada de aprendizagem, eu vi as fotos, não tem problema de foco, ISO, lente, simplesmente o cara errou porque lhe faltou calma, paciência, saber segurar o equipamento corretamente, essas coisas.


Eu sou bastante incisivo, sou assim mesmo, sempre me posiciono sobre o que acredito, mas minha opinião é minha, não ligo se você tem a sua, mas saiba aceitar a minha.


Sabe, pode não ser seu caso, mas a D7200 pra mim não agregou em absolutamente nada com relação a foco, tenho fotos que não foram pensadas, é claro que o que fotografo eu tenho como esperar um pouco mais, mas isso não significa que eu não possa perder fotos.

Em tempo: Gostaria muito que você conhecesse duas pessoas que eu conheço e fotografam Aves, você já fotografou aves? Elas pulam o tempo todo não param quietas.


Um tem uma P900 e a outra uma D3100 e ambos fotografam excelentemente bem.

« Última modificação: 17 de Outubro de 2017, 22:18:50 por cfcsosa »


Pistigrilo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 372
  • Sexo: Masculino
    • 500px
Resposta #55 Online: 17 de Outubro de 2017, 22:35:34
Mas eu não estou dizendo pra ninguém deixar de comprar o que quer, quem sou eu ? Cada um faz o que quer e sabe exatamente onde seu calo aperta, minha única preocupação e que vejo que muita gente não tem é justamente fazer uma coisa que fizeram muito comigo aqui quando entrei no fórum e fez toda a diferença no meu aprendizado:

SUA CÂMERA NÃO FAZ FOTOS POR VOCÊ

E é apenas isso. Obviamente eu vejo que falta muita técnica ao rapaz criador do post, falta uma longa estrada de aprendizagem, eu vi as fotos, não tem problema de foco, ISO, lente, simplesmente o cara errou porque lhe faltou calma, paciência, saber segurar o equipamento corretamente, essas coisas.

Eu sou bastante incisivo, sou assim mesmo, sempre me posiciono sobre o que acredito, mas minha opinião é minha, não ligo se você tem a sua, mas saiba aceitar a minha.

Sabe, pode não ser seu caso, mas a D7200 pra mim não agregou em absolutamente nada com relação a foco, tenho fotos que não foram pensadas, é claro que o que fotografo eu tenho como esperar um pouco mais, mas isso não significa que eu não possa perder fotos.

Em tempo: Gostaria muito que você conhecesse duas pessoas que eu conheço e fotografam Aves, você já fotografou aves? Elas pulam o tempo todo não param quietas.

Um tem uma P900 e a outra uma D3100 e ambos fotografam excelentemente bem.

Obrigado por esclarecer o seu lado e demonstrar sua opinião. Como falei, não quero obrigar ninguém a concordar comigo, e acho que finalmente chegamos num consenso: apenas "saiba aceitar a minha" opinião também. Gostei disso!

Bem, apesar de bem poucas vezes e de já fazer algum tempo, eu já fotografei aves. E sim, elas se mexem bastante. Repito o que falei mais acima: mesmo com uma D40 dá para fazer fotos incríveis. Acrescento mais: até com um smartphone e com uma câmera compacta antiga dá para se fazer boas fotos. Apenas é mais difícil e há uma maior margem de erro do que com um equipamento especializado. Mas isso também é muito subjetivo. Tem gente que se sente muito mais confortável de fotografar com smartphone que com uma DSLR, por n motivos. O que importa são as fotos. E existe quem faça fotos maravilhosas com um smartphone, assim como tem gente que faça trabalho porco com DSLR cara. Embora mesmo esse conceito do que seria uma foto boa ou ruim seja subjetivo. Mas também há o outro extremo, onde a pessoa consegue explorar melhor o seu potencial utilizando um equipamento mais elaborado. Esse é o meu ponto de vista. Cada pessoa é de um jeito e possui uma necessidade diferente.

E, por fim, com certeza a câmera não faz a foto sozinha! Em momento algum eu pensei assim! Mas se existem n produtos diferentes no mercado, é porque temos n tipos de consumidores diferentes. A D7200 não agregou nada a você e para algumas pessoas, mas agrega para muitas outras. Por isso é importante pensar no tipo de foto que você faz, na sua necessidade, no seu gosto e comprar aquilo que vai te atender melhor.
« Última modificação: 17 de Outubro de 2017, 22:38:05 por Pistigrilo »
Nikon D7200 | Canon PowerShot G7X Mark II

AF-S DX Nikkor 35mm F/1.8G | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G | AF-S Nikkor 24-70mm F/2.8G ED | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR | Nikon Speedlight SB-700

500px: https://500px.com/pistigriloxp | flickr: https://www.flickr.com/photos/pistigriloxp


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #56 Online: 18 de Outubro de 2017, 00:15:12
Muita gente tem uma "vibe" hipster (acho que é essa a palavra). Sempre se pegam em fazer cada vez mais com menos. Sinceramente, essa é uma linha legal de agir, mas tudo tem dois lados, senão daqui a pouco porque não fotografemos somente com o celular?

Todo tópico é a mesma coisa "fulano com Canon t1i de 1850 faz X foto", "fulano com compacta faz isso", etc. Não sejamos tolos a esse ponto, penso. Às vezes, mudar de equipamento pode fazer a pessoa se sentir mais livre e encontrar o próprio caminho. E eu gostaria de saber a quantidade de equipamento que eles têm para defender esse "menos" "menos" "não compre" "não mude" "extraia mais", etc.

Contudo, todo essa mesclagem de opiniões é importante, para que cada um tire as suas conclusões e decida livremente aquilo que quer, e que arque com as consequências. E no fundo, talvez no futuro, veremos que erramos, ou acertamos, e aí refaremos o caminho. Afinal, não é tão mal assim errar, pois tudo tem um aprendizado...

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #57 Online: 18 de Outubro de 2017, 00:24:31
Vou dar a minha opinião sobre lentes AF D vs AF-S G. Com certeza são boas opções e em alguns casos específicos não há equivalente para as com motor de foco. Eu até achei o foco delas tão rápido quanto as AF-S (a 50 1.4 D eu achei mais rápido que a AF-S 50 1.8 G na D800) mas o peso da idade se apresenta no definição/resolução e no controle de "defeitos" como aberração cromática.

Não acho que decidir o corpo só pelo fato de poder usar lentes AF D seja um motivo relevante. Até porque todos os lançamentos nos últimos 7 anos só são com motor de foco na lente. São lentes mais leves e com boas melhorias. Eu mesmo, se for seguir com Nikon, devo continuar só com lentes AF-S. Mas isso é minha opinião.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


rick_c18

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #58 Online: 18 de Outubro de 2017, 02:10:07
Vou dar a minha opinião sobre lentes AF D vs AF-S G. Com certeza são boas opções e em alguns casos específicos não há equivalente para as com motor de foco. Eu até achei o foco delas tão rápido quanto as AF-S (a 50 1.4 D eu achei mais rápido que a AF-S 50 1.8 G na D800) mas o peso da idade se apresenta no definição/resolução e no controle de "defeitos" como aberração cromática.

Não acho que decidir o corpo só pelo fato de poder usar lentes AF D seja um motivo relevante. Até porque todos os lançamentos nos últimos 7 anos só são com motor de foco na lente. São lentes mais leves e com boas melhorias. Eu mesmo, se for seguir com Nikon, devo continuar só com lentes AF-S. Mas isso é minha opinião.

Concordo! Comprar a D7200 pelo fato de ter foco automático no corpo não é o fator decisivo. Mas com certeza o sensor mais atual, consegue trazer fotos bem mais nitidas e com mais informações que a D3200. Ja tive a D3200, depois troquei na D5300 e foi gritante a percepção de qualidade na imagem.  Se tem grana, investe em equipamento melhor que só tem a ganhar. Vai num corpo bom, depois em uma lente boa. Mas lembra quando for investir em lente, pra tentar pegar as Fx, pois quando for comprar uma FullFrame, poder utiliza-las. Cometi o erro de comprar lentes Dx e quando comprei a FullFrame tive que comprar novas lentes.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 18 de Outubro de 2017, 08:46:05
Não se trata em dizer para não trocar, só que não acho que a troca seja o equipamento o grande limitante. E não acho que a troca seja vantajosa, sobretudo qnd vai precisar trocar a lentes dele por outras mais baratas.