Autor Tópico: O que causa o ruído além de ISO alto?  (Lida 10359 vezes)

YVanderlei

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 677
Online: 13 de Junho de 2018, 20:09:28
Além de ISO alto existem outros fatores que provocam ruído em uma foto? Se sim, quais? Obrigado.


YVanderlei

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 677
Resposta #1 Online: 13 de Junho de 2018, 20:37:54
Falta de luz

Diagrama em aberuras pequenas

velocidade alta demais

Por isso,  sites que dizem:
Sensor X tem ruído Y, não estão corretos

O certo é:
Sensor X, na iluminação de Y lumens, produz Z% de pixels com cores/iluminação incorreta. E ainda há quem irá querer definir o quão incorreto é (errou a cor ou a iluminação ?)




Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Muito obrigado pelas informações!


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.674
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 13 de Junho de 2018, 20:43:17
 :snack:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.674
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 13 de Junho de 2018, 20:45:11
Uma coisa que percebo é por exemplo, deixar a foto subexposta para não subir muito o ISO para consequentemente não ter muita granulação na imagem.

Depois no pós tentar subir a exposição, erro fatal, vai granular mais do que uma exposição correta com um ISO mais alto.

Falamos até sobre isso hoje num tópico sobre a Canon 6DII.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.827
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 13 de Junho de 2018, 21:46:55
ISO não altera o ruído da imagem.


YVanderlei

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 677
Resposta #5 Online: 13 de Junho de 2018, 21:55:51
ISO não altera o ruído da imagem.

Não? O que altera o ruído da imagem, na sua opinião?


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 13 de Junho de 2018, 22:08:47
No meu ponto de vista ruido vem da falta de informaçao na cena, onde a camera tenta compensar essa falta de informacao. No caso da subexposicao para corrigir depois, simplesmente a foto ficou sem a informacao, e vc tentou via software colocar/corrgir depois, o que pode ser pior que qdo a camera faz no momento da foto.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.674
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 13 de Junho de 2018, 22:24:48
ISO não altera o ruído da imagem.

Essa frase vai causar igual aquela de que lente não comprime nada.
 :snack:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.827
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 13 de Junho de 2018, 23:26:32
Não? O que altera o ruído da imagem, na sua opinião?

Vamos lá, o ISO nada mais é que aumentar o brilho da imagem. Dito isso, conclui-se que o que interfere no ruído não é aumentar o brilho da imagem, este só deixa evidente o ruído já existente, portanto, o que altera o ruído da imagem é a velocidade e a abertura.

Quando você quer imagens sem ruído você faz o que? Joga o ISO pro menor nível possível e compensa na abertura ou no tempo de exposição.


Em astrofotografia é muito fácil concluir que o ISO não afeta o ruído da imagem, já que precisamos lidar justamente com o ISO para melhorar a imagem na escuridão:

Como o tempo afeta o ruído:
sensor-diagram by Carlos C. Sosa, on Flickr

Como a abertura afeta o ruído:
sensor-diagram by Carlos C. Sosa, on Flickr

Observe que o ISO não afeta o ruído:
sensor-diagram by Carlos C. Sosa, on Flickr

É por isso também que eu bato na tecla que câmeras como m4/3 e aps-c podem se equiparar em termos de ruído de imagem com a adição dos novos recursos como sensores BSI e estabilização de imagem, já que se você parar pra pensar existe um limite de luminância necessária para a cena, este limite é definido pelo fotômetro, então tanto faz se uma Full Frame vai conseguir explodir o ISO na Lua, as m4/3 e APS-C conseguirão chegar na luminosidade necessária para que não haja ruído na imagem através de outras tecnologias.
« Última modificação: 13 de Junho de 2018, 23:27:42 por cfcsosa »


eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Resposta #9 Online: 14 de Junho de 2018, 00:46:05
Eu penso o seguinte, o sensor da câmera funciona como qualquer outro sensor. Um fóton de certa cor atinge o sensor, o sensor determina a cor do foton e faz a gravação daquele pixel.

Imaginemos agora um sensor de presença que temos com o objetivo de detectar seres vivos se mexendo. Podemos ajustar sua sensibilidade para captar mais coisas se mexendo. Se deixarmos o sensor muito sensível a ponto de, por exemplo, captar uma mosca, ele vai captar as moscas, mas captará também até os pedaços de papel voando pela região. Ele capturou algo indesejado. Ele te informou de um ser vivo que talvez não seja ser vivo. Aumentar a sensibilidade do sensor te traz vantagens (detecta tudo) e desvantagens (detecta o indesejável).

Com o sensor de câmera é igual. Ele vai detectar um grupo de fótons em um determinado pixel. Mas se você aumenta muito a sensibilidade, ele consegue determinar a cor com um número menor de fótons, mas com um erro maior de precisão. Na verdade, cada pixel do sensor precisa de muitos fótons. Se você tivesse um sensor com sensibilidade tão grande de forma que cada pixel fosse um fóton apenas, em um local de luz extremamente baixa, certamente quase todos os pixels estariam errados, um ruído extremo existiria (equivalente a um ISO gigantesco, inimaginável).

Para quem já estudou algo de estatística, sabe que isso tem a ver com uma média e desvio padrão. Se você faz média de idade da população do país com estatística sobre 10 mil pessoas você tem um resultado preciso. Mas se faz com apenas 10 pessoas, seu resultado estará bem impreciso. A mesma coisa ocorre com a quantidade de fótons. Quanto maior o número de fótons, mais precisa a sua média de cor dos fótons será (lembre que os fótons detectados pelo sensor é apenas uma pequenina fração dos fótons que saem do objeto fotografado). Por isso regiões escuras das fotos possuem mais ruído (menos fótons pra se fazer a média).
« Última modificação: 14 de Junho de 2018, 00:49:10 por eduedmais »
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.037
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 14 de Junho de 2018, 00:53:25


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #11 Online: 14 de Junho de 2018, 09:48:37
Vamos lá, o ISO nada mais é que aumentar o brilho da imagem. Dito isso, conclui-se que o que interfere no ruído não é aumentar o brilho da imagem, este só deixa evidente o ruído já existente, portanto, o que altera o ruído da imagem é a velocidade e a abertura.

Quando você quer imagens sem ruído você faz o que? Joga o ISO pro menor nível possível e compensa na abertura ou no tempo de exposição.


Em astrofotografia é muito fácil concluir que o ISO não afeta o ruído da imagem, já que precisamos lidar justamente com o ISO para melhorar a imagem na escuridão:

To tentando entender essa teoria que vc descreveu aqui mas não sei se to conseguindo. Talvez eu tenha entendido mas não sei se é isso.

Pelas minhas experiências ( com o meu equipamento ) usando a mesma abertura e o mesmo tempo de exposição, os resultados entre ISO 1.600, 3.200 e 6.400 são sim muito diferentes, revelando muito mais ruído quanto maior o ISO ( fato comprovado em testes que fiz, não em teorias ) - considerando por ex uma escuridão total, fotografando as estrelas, mesmo abrindo as sombras das de ISOs menores. Sim, elas terão mais pixels coloridos e aberrações, mas o ruido da de 6.400 será maior.

Ainda: Se fizermos uma troca pra igualar uma exposição, por ex uma foto com f8, 30 segundos e ISO 100 contra outra de f8, 1 segundo e ISO 3.200, essa última, mesmo tendo um tempo 5x menor terá mais ruído.

Ou seja: não entendi... :ponder:

Acho que o x da questão é muito mais a luz da cena, que precisará de uma exposição adequada para o melhor resultado, isso ficou claro nos seus exemplos comparativos de abertura e velocidades.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.827
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 14 de Junho de 2018, 10:10:19
Não é teoria, isso é comprovado.

Porém existe um cálculo para encontrar o melhor Dinamic Range para a cena, que é o que você está dizendo em sua mensagem.

No entanto é preciso saber que:

1. O ISO alto incrementa o brilho da imagem;

2. O ISO alto decrementa o Alcance dinâmico da imagem.

Então para isso é necessário que você encontre a faixa de ISO na qual seu equipamento trabalha melhor para que não haja decréscimo de alcance dinâmico.




To tentando entender essa teoria que vc descreveu aqui mas não sei se to conseguindo. Talvez eu tenha entendido mas não sei se é isso.

Pelas minhas experiências ( com o meu equipamento ) usando a mesma abertura e o mesmo tempo de exposição, os resultados entre ISO 1.600, 3.200 e 6.400 são sim muito diferentes, revelando muito mais ruído quanto maior o ISO ( fato comprovado em testes que fiz, não em teorias ) - considerando por ex uma escuridão total, fotografando as estrelas, mesmo abrindo as sombras das de ISOs menores. Sim, elas terão mais pixels coloridos e aberrações, mas o ruido da de 6.400 será maior.

Ainda: Se fizermos uma troca pra igualar uma exposição, por ex uma foto com f8, 30 segundos e ISO 100 contra outra de f8, 1 segundo e ISO 3.200, essa última, mesmo tendo um tempo 5x menor terá mais ruído.

Ou seja: não entendi... :ponder:

Acho que o x da questão é muito mais a luz da cena, que precisará de uma exposição adequada para o melhor resultado, isso ficou claro nos seus exemplos comparativos de abertura e velocidades.


Mais uma informação:

Faça uma foto com ISO 6400 e f/1.4, determine a velocidade para sua cena.

Depois faça o mesmo sem alterar o ISO e mudando a abertura para 5.6, me diga o resultado.
« Última modificação: 14 de Junho de 2018, 10:13:04 por cfcsosa »


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #13 Online: 14 de Junho de 2018, 10:36:47
Não é teoria, isso é comprovado.

Porém existe um cálculo para encontrar o melhor Dinamic Range para a cena, que é o que você está dizendo em sua mensagem.

No entanto é preciso saber que:

1. O ISO alto incrementa o brilho da imagem;

2. O ISO alto decrementa o Alcance dinâmico da imagem.

Então para isso é necessário que você encontre a faixa de ISO na qual seu equipamento trabalha melhor para que não haja decréscimo de alcance dinâmico.





Mais uma informação:

Faça uma foto com ISO 6400 e f/1.4, determine a velocidade para sua cena.

Depois faça o mesmo sem alterar o ISO e mudando a abertura para 5.6, me diga o resultado.


Boa, vou fazer mesmo! Mas tu fala em fechar pra f5.6 e aumentar o tempo de exposição, certo? pois se manter a mesmo a foto ficará escura e ai claro que ficará pior.

Acho que entendi a ideia que vc defende, mas como disse, entendo que isso tudo será fundamentalmente influenciado pela luz da cena, ou melhor, pela correta exposição da cena, pois não é só sub exposição que deprecia a DR, a super tbm pode fazer perder tonalidades e detalhes das altas luzes como todos sabemos.



fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.674
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 14 de Junho de 2018, 10:40:37
Mais uma informação:

Faça uma foto com ISO 6400 e f/1.4, determine a velocidade para sua cena.

Depois faça o mesmo sem alterar o ISO e mudando a abertura para 5.6, me diga o resultado.

Agora fiquei curioso.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.