Autor Tópico: Perdendo muitas fotos com Foco/Rastreamento das Mirrorless Rs  (Lida 8388 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #15 Online: 24 de Maio de 2023, 22:37:14
A Canon mudou o menu!

Na R3, R7 e R6 mark ii é diferente.

Agora qualquer modo de ponto de foco ativa o rastreio automático.

E tem uma opção para ignorar o ponto de foco e usar o sensor todo.
Confere aí no link https://www.fredmiranda.com/forum/topic/1783266



"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.137
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 24 de Maio de 2023, 22:41:46
Me sinto um pouco melhor vendo que este problema de foco não é só meu... Comprei a câmera especificamente para fotografar pássaros e já tive vontade de atirá-la no chão com lente e tudo!


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 25 de Maio de 2023, 01:21:41
Estou usando um Lexar UHS II V60. Que não soe arrogante da minha parte, mas eu sinceramente não acho que se mudasse para um V90 faria alguma diferença. Clico só em JPEG pequeno.. 3500x2320 (se não me engano), o buffer dura uma eternidade. Acredito que só poderia estar atrapalhando se enchesse o buffer, não?

 :ponder: Você está certo Fernando, só quiz ajudar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #18 Online: 25 de Maio de 2023, 06:59:09
No YouTube tem vídeos só configurando R7 para fotografar pássaros.
Na verdade hoje tem com todas câmeras recentes, virou um conteúdo popular.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #19 Online: 25 de Maio de 2023, 09:42:42
No YouTube tem vídeos só configurando R7 para fotografar pássaros.
Na verdade hoje tem com todas câmeras recentes, virou um conteúdo popular.

Acho que vou fazer um pra config de casamento. Vou comprar um treco pra filmar meu EVF.

Faço da R6 / R5 e R6II.

Vou ganhar uns seguidor no youtuba....kkkkk


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #20 Online: 25 de Maio de 2023, 09:46:23
Acho que vou fazer um pra config de casamento. Vou comprar um treco pra filmar meu EVF.

Faço da R6 / R5 e R6II.

Vou ganhar uns seguidor no youtuba....kkkkk

Em PT-BR vai preencher um nicho bom rsrsr
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 25 de Maio de 2023, 09:53:25
Acho que vou fazer um pra config de casamento. Vou comprar um treco pra filmar meu EVF.

Faço da R6 / R5 e R6II.

Vou ganhar uns seguidor no youtuba....kkkkk
Quero ver hahaha

Aqui no RS acho que o Vanassi fez alguma vez, mas não lembro se gravava a tela.


peccioli

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.284
Resposta #22 Online: 27 de Maio de 2023, 09:56:25
Se formos comparar qualquer DSLR com uma Mirrorless mais simples de entrada, em condições de luz controlada, as Mirrorless colocam as câmeras de espelho no bolso e ponto final. Chego a pensar que o sistema de focalização de uma 60D perto de uma RP é obsoleto tamanha a evolução.
Outra grande evolução do sistema Mirrorless foi que nos permitiu destravar algumas composições que antes eram mais difíceis. Agora com o sistema de inteligente de reconhecimento de olhos, face, corpo, etc., ficamos mais livres para pensar na composição e enquadramento e deixar para a câmera fazer o trabalho de encontrar o foco. Cada vez mais me vejo fazendo fotos no modo "hip fire" (disparando da cintura) ao invés de ser ADS (aim down sights - ou clicar pelo ocular). Tudo isso é ótimo e excelente, porém só até esta página! Eu particularmente tenho sentido bastante o desperdício de cliques usando minhas mirrorless nas situações que vou elencar abaixo:

Lente pré focada no infinito e assunto próximo, ou o contrário, lente pré focada na distância mínima e assunto próximo da distância hiperfocal/infinito.
Nessa situação percebo que a EOS R se perde com muita frequência,  fazendo imagens inutilizáveis.
Recentemente fui fotografar um evento, e não havia santo que fizesse a R c/ uma EF 70-200 F2.8 e adaptador original focar num sujeito que estava a 15 metros de mim e a 30 metros do fundo. Mesmo usando o modo de focalização pontual, colocando o ponto exatamente em cima do sujeito, a câmera focalizava o fundo e não o sujeito. Conclusão, perdi a foto.
Exemplo da situação (embora com a R7):

Câmera focou no fundo e não avançou para frente onde o assunto estava, que no caso era a mulher no centro do quadro com top preto.

Recentemente descobri que existe uma configuração que pode (eventualmente) melhorar isso, porém ainda não pude testar nas mesmas condições. Essa configuração está no menu de AF com o nome (em inglês, não sei a como está traduzido para o Português, já que uso em inglês) "Initial Servo AF Point". Nesta configuração, colocar a opção do meio (AF pt set for... ), para ela lembrar a posição do ponto único quando mudar para o modo área total de focalização. Assim, a câmera vai tender a buscar primeiro algum contraste em coisas que estejam embaixo do ponto de foco, no caso olhos ou face.



Múltiplas pessoas (olhos) no mesmo enquadramento. Essa é uma situação que fotografando eventos de grande fluxo de pessoas como em corridas de rua, faz a câmera ficar perdidinha. Acontece que nós nunca sabemos em que pessoa a câmera vai travar e rastrear os olhos/face. Percebo isso muito com a R7 e R10, algumas vezes ela escolhe a pessoa que está mais próxima, outras vezes ela escolhe a pessoa que está mais longe, mas isso acontece de forma totalmente imprevisível. Infelizmente tanto a R7 quanto a R10 não possuem aquela configuração da EOS R que mencionei ("Initial Servo AF Point"), ou pelo menos não descobri onde está.

Exemplo:




















Nesta sequência podemos ver como o rastreamento se perdeu... começamos com o atleta 1024 no centro, perfeitamente em foco, em seguida, mesmo ele continuando no centro do quadro, a câmera resolve rastrear os olhos do atleta de trás, o 642.

Alguém pode até dizer que junto da caixa de rastreio irão aparecer setas para mudar a seleção. O grande problema é que a ação acontece de maneira tão rápida que acaba não dando tempo de reação até perceber o desvio e corrigir. Isso acontece em menos de 1 segundo, conforme a diferença de tempo gravada nos arquivos:
Primeiro arquivo: ‎domingo, ‎21‎ de ‎maio‎ de ‎2023, ‏‎10:43:11
Último arquivo: ‎domingo, ‎21‎ de ‎maio‎ de ‎2023, ‏‎10:43:12

Aí você pode agora me perguntar, mas Fernando por que você não a câmera em AI-Servo com a seleção de Ponto único ou Ponto expandido para fazer o a focalização, igual de uma DSLR?
Resposta: percebi que quando está nesse modo, a câmera se perde mais durante o rastreio. Aqui por alguma razão o sistema de detecção de fase de uma DSLR é muito mais assertivo do que os das Mirrorless. A ML começa bem nesse sistema, mas se perde no caminho, fazendo talvez o tal do "focus hunting" (caçar foco).

Segue exemplo, utilizando objetiva EF 50mm f1.4 USM, adaptador original e corpo EOS R7:










A primeira foto da sequência está em foco (lembrando que por ser uma corrida noturna, foi feita a escolha de usar a objetiva totalmente aberta, diminuindo o campo de visão, ISO alto, e uma velocidade limítrofe para não ter que compensar ainda mais no ISO).
Tenho a impressão de que o sistema de AF da Câmera tende a fazer como se fosse um "front focusing", prevendo que o atleta estaria em uma posição mais a frente do que realmente está. Percebo isso pois se olharmos asfalto pra frente do atleta está mais nítido do que o próprio atleta. Então neste caso poderíamos descartar a hipótese de que a lente é mais lenta em responder do que o comando da câmera.


Sistema de foco no modo Área AF inteira se perde em condições que o assunto está muito longe e consequentemente pequeno no quadro.
Este modo é ideal para rastreamento de Face/Olhos, porém se deixá-lo ativado, quando o assunto está muito longe, a câmera se perde totalmente.
A seguir um exemplo que não é o melhor, mas consegue ilustrar razoavelmente isso. Como eu já sei que isso acontece nesse modo eu acabo evitando usar este modo:


Como o assunto está pequeno no quadro, a câmera resolve focalizar em algo que tenha contraste que esteja mais perto dela.
Eu sabendo disto, já quase não uso esta opção.




Pra resolver um pouco desses problemas eu tenho deixado a câmera com a a opção da página 1 do menú AF, subject tracking como OFF, para a câmera não pular para um rosto/olho aleatório no quadro.
Também desligo o EYE Detection.
Deixo o botão de disparo para focalizar em AI Servo em meio botão no modo "Expande área AF: À volta" (ponto expandido):

E finalmente com o botão AF-On para ativar o rastreamento de olhos somente enquanto pressionado. Porém ainda assim acontece alguns (muitos) casos de perda de foco, seja por front focusing no rastreamento, seja por escolher um rosto aleatório no quadro.

Tenho a impressão que esses problemas de imprecisão do AF acontecem mais com lentes EF do que RF, mas com mais frequência em comprimentos focais acima de 35mm. Imagino eu que para focar uma tele, devido à menor profundidade de campo e peso do bloco ótico o sistema acaba tendo mais trabalho.

Interessante.

Tive esse problema com minha Nikon Z6II.  No meu caso foi com fotografia de aves e, sempre que a luz de fundo estava muito forte. Inúmeras vezes tinha que resolver com o foco manual. Mão na lentes mesmo kkkkk.

O problema só foi resolvido quando a Nikon liberou o firmware 1.40.
« Última modificação: 27 de Maio de 2023, 09:57:20 por peccioli »
Nikon Z6II, Nikon Z7II, D7100, D7000, D200  Objetivas:  Z 24-70mm F/2.8 + Z 20mm F/1.8 + Z 85mm F/1.8 + Nikkor 70-200mm F/2.8 + Nikkor105mm F/2.8 + Nikkor300mm F/2.8 + TCs 1.4x & 1.7x + Flash: 03 SB-900 + 01 SB-910 + 01 Godox V860II + Godox V1
http://www.istockphoto.com/portfolio/RogerioPeccioli
www.linkedin.com/in/rogerio-peccioli www.instagram.com/rogeriopeccioli/


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #23 Online: 20 de Junho de 2023, 20:43:26
Hoje o Duade postou um vídeo relatando um problema que eu tenho percebido com a R10 e com a R7:



A minha impressão é que isso acontece com lentes acima de 135mm, que é um problema geral do sistema DUAL Pixel e que a Canon não tá nem aí. Agora com Duade que é conhecido de certa forma, talvez a Canon resolva endereçar o problema.

Ontem mesmo eu peguei pra brincar de fotografar uns pombinhos aqui na varanda com a R7 e uma 100-400 e notei acontecer EXATAMENTE do jeito que o Duade mostrou no video. De uma sequência, uma foto sim fica em foco a seguinte não, isso quando não ficam 2 ruins e 1 boa.


Eu li em um dos comentários alguém dizendo que pode resolver o problema fazendo um RESET total da câmera após fazer update do firmware. Qualquer hora irei faze-lo aqui.
« Última modificação: 10 de Julho de 2023, 09:50:14 por Thales Souto »
Fotógrafo oficial Foco Radical


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.137
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 20 de Junho de 2023, 21:12:22
Acontece o mesmo comigo. Consegui configurar para fotografar aves, mas realmente umas focam e outras não, eu diria que meio a meio. Mas vamos testando...


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #25 Online: 20 de Junho de 2023, 21:36:56
O melhor comentário é de uma pessoa perguntando se está usando prioridade de foco ou de obturador?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #26 Online: 20 de Junho de 2023, 21:56:59
Galera, ainda tenho a impressão que as mirrorless ainda não estão cravando foco sequencial de maneira tão efetiva quanto as DSLRs. Explico: faço o mesmo tipo de foto que o Fernando, onde vivencio praticamente as mesmas situações. Estou com uma 7D e uma 1D Mark 3. Com uma 70-200 meus indíces de precisão de foco passam tranquilamente de 90%, sendo que de cada 10 fotos tiradas, em média 8-9  estão com foco perfeito. Lembrando que a 7D clássica tem apenas 19 pontos de cruzados e a 1D Mark 3 tem 45 pontos de foco, sendo todos cruzados, mas apenas 19 selecionáveis.

O que eu percebo é que este comportamento errático parece só ocorrer usando os modos de obturador eletrônico. Me parece que lentes tele, precisam de um maior contraste pra focar mesmo com bastante luz, e a IA da câmera se perde . Notem no vídeo que há um comportamento estranho: o sistema rastreia perfeitamente os olhos da ave, e as primeiras fotos saem em sequência; já as demais o foco vai pro fundo se estiver muito iluminado. Depois de um tempo, o sistema volta a achar o foco novamente e as fotos ficam em foco.

O que dá a impressão é que o sistema de focagem tem dificuldades de permanecer com o foco no olho do pássaro (ou atleta no caso). Engraçado que esses problemas são relatados em fóruns internacionais por alguns usuários de outras marcas como Fuji e Nikon.

Acho que este problema é um problema de software mesmo e ocorre usando mais o obturador eletrônico do que o mecânico. Minha "teoria" para isso é que como  o obturador eletrônico é muito rápido, parece que o sistema mirrorless tem alguma dificuldade de encontrar o foco e fazer o rastreamento com certa facilidade; gerando nisso o foco cravado, macio, cravado, macio, etc.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #27 Online: 20 de Junho de 2023, 22:09:14
Um comentário interessante desse vídeo sobre desligar o Ibis:
Eu não uso canon, mas uma coisa que encontrei na Nikon e Fuji é IBIS e as configurações de estabilização da lente às vezes fazem com que os pontos de foco se movam devido a pequenas diferenças de fase e sincronização entre os sistemas. Você pode achar que mudar para esportes ou desligar um ou outro pode ajudar. Não faço ideia, mas apenas um palpite. Obrigado pelos vídeos e boa sorte👍


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #28 Online: 20 de Junho de 2023, 22:22:48
Alguns comentários (traduzidos) interessantes sobre o foco continuo em Mirrorless usando obturação eletrônica:

1 - Você tem o visor na simulação de exposição? Se sim, sua luz estava com pouco contraste e isso pode ter reduzido a capacidade de foco automático da câmera. Na Alemanha, geralmente temos esse tipo de luz e, desde que desliguei a simulação de exposição, a taxa de proteção aumentou significativamente.

2-
Eu tenho minha teoria, só uso alta explosão ao fotografar BIF. Para pássaros empoleirados, uso um tiro ou a opção de continuar atirando enquanto o obturador é pressionado (a configuração mais lenta). Eu diria que 95% do tempo minhas fotos estão em foco. O que eu acho que está acontecendo com você é que a câmera começa a procurar pontos de foco no meio do burst e por causa da alta velocidade você está captando aquele momento. A decisão final da câmera é voltar para o olho do pássaro e não está atualizando o ponto de foco na câmera nessas fotos fora de foco porque a decisão final foi o olho do pássaro. Mude para uma foto e tente isso por um dia inteiro e verifique quantas fotos você fica fora de foco. Eu também uso um ponto de foco, o pequeno, o maior em ocasiões e o estendido em ocasiões. Eu nunca uso a tela inteira para pássaros empoleirados,

3- Estou usando uma R5 com o RF 100-400 na maioria das vezes (decidi esperar por outra lente Zoom da Canon, como talvez 200-600 com 1,4x embutido, o que provavelmente está permanentemente em meus sonhos). Eu também tive alguns desses mesmos problemas. E acho que o problema é uma combinação de conectividade, velocidade e bateria. Percebo que se estou usando um extensor de RF ou adaptador com minha lente EF, esse problema de confusão e foco incorreto parece ser mais frequente. Então, acho que eles diminuem um pouco a velocidade da comunicação IBIS/AF e tiramos fotos antes que a câmera tenha a chance de refocalizar totalmente. Eu me perguntei se a bateria contribui para isso. Parece-me que a bateria funciona mais rápido se estiver com 50% ou mais de carga (e, claro, esgota-se mais rapidamente após 50%). Então, costumo trocar a bateria com mais frequência. Parece ajudar. Finalmente, e vale a pena tentar primeiro, eu uso apenas baterias Canon da Canon no meu R5. Outras baterias de terceiros aprovadas e feitas para a Canon estavam me causando muitos problemas, incluindo congelamento da câmera e velocidade mais lenta para que tudo se comunicasse. Quando usei a bateria da Canon que veio com a minha câmera (a Canon está gravada em relevo na caixa preta e tem a etiqueta holográfica da Canon) estava tudo bem. Então, quando eles finalmente voltaram ao estoque no site da Canon, encomendei mais alguns e não tive mais problemas desde então. As outras baterias de terceiros que eu tinha estavam boas e funcionam muito bem na minha 5D Mark IV. Algum tempo atrás, Jan e Glenn também estavam tendo problemas com o congelamento do R5 no campo e eu comentei sobre a descoberta da bateria. Eles pensaram que provavelmente havia alguma diferença nos conectores/sensor entre os fabricantes de bateria que poderia estar causando o problema. Eu uso apenas baterias Canon da Canon no meu R5. Outras baterias de terceiros aprovadas e feitas para a Canon estavam me causando muitos problemas, incluindo congelamento da câmera e velocidade mais lenta para que tudo se comunicasse. Quando usei a bateria da Canon que veio com a minha câmera (a Canon está gravada em relevo na caixa preta e tem a etiqueta holográfica da Canon) estava tudo bem.

E pra , não extender muito o assunto, me lembrei do Ernesto que falava o quanto esses problemas não existiam em DSLR (com muita razão em muitos pontos elencados por ele). Aqui vai um comentário interessante sobre o foco por fase e contraste das mirrorless:

Há alguns problemas de foco automático que notei muito mais em câmeras sem espelho do que em DSLRs. O primeiro que experimentei em todas as câmeras que tive até agora, incluindo minha Z9 atual, e é que os pontos AF são muito grandes para a área que está tentando focar. Por exemplo, o AF destaca o olho, mas o ponto AF cobre o olho e a área ao redor do olho, de modo que a câmera foca na parte mais próxima - que provavelmente é a bochecha abaixo do olho. Isso também causa problemas quando o assunto é pequeno no quadro e faz com que muitas câmeras caiam para o fundo (eu tive isso no OM-1, X-H2S e Z9). Pode ser que os pontos AF reais no R7 sejam maiores do que os mostrados na interface do usuário e estejam mudando para outras áreas do ponto. O segundo pode



seja o que está acontecendo aqui, que é que a câmera está usando detecção de contraste para confirmar o AF (muitas câmeras usam uma combinação de detecção de contraste e detecção de fase) e está pulsando o foco para frente e para trás para confirmar o foco. A Panasonic, em particular, era famosa por isso antes de lançar o S5II, pois dependia inteiramente de seu sistema Depth by Defocus, que infelizmente resultou em pulsação constante de foco em vídeo em particular. Acredito que alguns fabricantes usam CDAF no modo de disparo único e PDAF em rajada ou, alternativamente, PDAF para movimento rápido para o assunto e CDAF para confirmação. No entanto, não sei o suficiente sobre a configuração da Canon para dizer qual sistema eles usam🤔

Outro comentário:
Isso acontece muito com minha Lumix G9 e Leica 100-400. Parece nítido na tela, mas os replays sugerem o contrário. Tentei a velocidade do obturador, parei para cima/para baixo, mudei para uma luz melhor e os mesmos resultados. As fotos que acho que serão horríveis são super nítidas e as fotos que passo muito tempo com um pássaro parado e o cenário perfeito são descartadas. Também não sei explicar. Ótimo tópico Duade, acho que você vai descobrir que não é só o R7!

E por fim um comentário interessante: Verifique sua configuração de prioridade de foco (no menu anterior de liberação do One-Shot AF). No R5/R6, é a página do menu AF4 (segunda linha). Se estiver definido como "Liberar", a câmera dará prioridade ao disparo do obturador, independentemente do foco - o que significa que tirará a foto mesmo que esteja fora de foco. Se estiver definido como "Foco", a câmera não tirará a foto, a menos que esteja em foco. Tenho certeza de que você está usando o modo servo, então não tenho certeza se essa configuração afeta isso ou não, mas vale a pena tentar.


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 686
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 21 de Junho de 2023, 15:09:43
Eu parei um pouco com social, fazendo vez em quando um freelancer, uso muito a RF 35mm 1.8 STM e nunca tive problema
Meu forte é observação de aves, e atualmente estou usando só a RF 100-500, e confesso que nunca vi problema de af, de não focar direito.. ou perder o assunto. Uma vez detectado, gruda que nem chiclete, mesmo usando tc RF 1.4x na RF 100-500, se tornando uma 700mm f10, na R6.
Utilizo o botão de af no modo ponto unico al servo, botão de af traseiro no modo rastreio ocular por toda tela ao servo.. e o botão * utilizo como ponto de foco unico one shot.
Assim, eu indico imediatamente onde quero que comece o rastreio, não levando nem 1 segundo para isso, e ja crava, e troco para o botao rastreio ocular, para seguir o assunto por toda cena, sem desgrudar do mesmo, me permitindo compor como quiser.

Fotógrafo e birdwatching