Autor Tópico: Perdendo muitas fotos com Foco/Rastreamento das Mirrorless Rs  (Lida 8387 vezes)

Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 686
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 21 de Junho de 2023, 15:21:29
Uma coisa importante, conforme o modelo de lente, faz muita diferença na precisão do af das mirrorless... independente da marca da camera.

Lentes originais de modelos novos com adaptadores, são as que mais aproximam das lentes originais de montagem para mirrorless, mas não igual.

Lentes originais de modelos antigos com adaptadores, acusam certo oscilamento e imprecisão.

Lentes de terceiros com adaptadores, funcionam até bem no ponto unico de foco e one shot.. se apertar para rastrear, ficam ruins, erram muito, oscilam precisão

Lentes originais atuais montagem exata, funcionam explendamente muito bem, grudam no assunto mesmo, e acompanha.

Cameras mirrorless modelos básicos ou intermediarios, possuem o rastreio um pouco inferior mesmo, isso acredito que é para forçar a compra dos modelos mais avançados. Basta comparar o foco de uma RP, R, R10, e até mesmo da R7.... se tem a precisão de uma R6, R5, ou da magnifica R3, que hoje é a melhor da Canon.
Ou no caso da Nikon, uma Z50.. não foca igual z6 mark II e esta não foca igual a Z8 ou Z9, e assim por diante. É a mesma historia que aconteceu com as dslr, praticamente mesma historia.

Fotógrafo e birdwatching


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #31 Online: 21 de Junho de 2023, 19:08:20
O que me deixou preocupado foi que os relatos incluem a RF 100 500 e a R6 mark ii.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 22 de Junho de 2023, 07:54:45
O que me deixou preocupado foi que os relatos incluem a RF 100 500 e a R6 mark ii.
Oxe!


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #33 Online: 22 de Junho de 2023, 08:34:29
Meus 10 centavos são que esse é o mesmo problema de pulsing das Sigmas.
Mas como as RF são mais rápidas, isso não é notado pelo usuário no EVF.
Porem as câmeras com mais FPS, R7 e R6 mark ii, estão capturando essa falha nos arquivos.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 22 de Junho de 2023, 10:26:00
Pow o Fernando não esta conseguindo fotografar. Foto verde e fora de foco...

ML tem um jeito diferente ao qual a gente precisa se acostumar, entender as limitações etc...

Fernando, ja pensou em voltar para a câmera anterior??? Ao menos até vc conseguir colocar a ML em trabalho???

Tem coisas aqui que eu ainda não me habituei com as MLs, fotos de estúdio por ex. com flash de estúdio, seja pessoas ou produtos, acho mais fácil e rápido fazer com DSLR.


Conhecimento importa mais que equipamento.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 22 de Junho de 2023, 14:28:32
Pow o Fernando não esta conseguindo fotografar. Foto verde e fora de foco...

ML tem um jeito diferente ao qual a gente precisa se acostumar, entender as limitações etc...

Fernando, ja pensou em voltar para a câmera anterior??? Ao menos até vc conseguir colocar a ML em trabalho???

Tem coisas aqui que eu ainda não me habituei com as MLs, fotos de estúdio por ex. com flash de estúdio, seja pessoas ou produtos, acho mais fácil e rápido fazer com DSLR.

tá pisando em gelo fino mano... logo o pessoal vai distorcer o que você escreveu, só esperar...  :snack:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 22 de Junho de 2023, 14:39:27
tá pisando em gelo fino mano... logo o pessoal vai distorcer o que você escreveu, só esperar...  :snack:


kkkkkkkkkkkkk eu brinco com o Fernando pq ele é um bom menino e tem encaixe. Ademais um pouco de pimenta no fórum ajuda o movimento.

Mas falando sério, sobre MLs, elas ainda estão aquém de varias coisas que se fazíamos com as DSLRs. Uso a minha EOSR com frequência, mas uso tbm a antiga DSLR (6D1) dependendo da situação, inclusive este ano tenho usado bastante a câmera antiga, bem mais do que eu imaginava/esperava. Vou pular algumas gerações de MLs antes de trocar a minha, na expectativa que o sistema fique mais maduro.

Essas câmeras novas melhoraram o sistema ML, evoluíram, mas obviamente que todo mundo está querendo agora coisas que somente as top de linha carrissimas conseguem fazer. Então é fora de minha realidade.

Tem tbm que acho que esse será mais um tópico onde vai se provar que somente o sistema full com lentes e corpos da mesma geração e marca é que vai funcionar melhor. Intercambiar com a mesma facilidade de antigamente ainda não é bom.

« Última modificação: 22 de Junho de 2023, 14:40:39 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 22 de Junho de 2023, 16:52:31
exatamente isso!

tudo é questão de evolução... até alguns anos atrás se dizia impraticável (pra não usar o termo impossível) usar shutter sem cortina em sensores grandes... e a z9 z8 estão aí...
acho que o AF das ML está melhorando rápido e muito mas ainda para algumas situações (no meu caso em eventos indoor com pouca ou mínima luz) não funciona, mas tentar argumentar que uma z9 é quase o triplo do valor de uma d850 e que uma z7ii é quase o dobro pra não entregar um af tão preciso nestas condições a gente pisa em gelo fino e acaba discutindo kkkk 
« Última modificação: 22 de Junho de 2023, 16:53:01 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #38 Online: 22 de Junho de 2023, 19:58:28
exatamente isso!

tudo é questão de evolução... até alguns anos atrás se dizia impraticável (pra não usar o termo impossível) usar shutter sem cortina em sensores grandes... e a z9 z8 estão aí...
acho que o AF das ML está melhorando rápido e muito mas ainda para algumas situações (no meu caso em eventos indoor com pouca ou mínima luz) não funciona, mas tentar argumentar que uma z9 é quase o triplo do valor de uma d850 e que uma z7ii é quase o dobro pra não entregar um af tão preciso nestas condições a gente pisa em gelo fino e acaba discutindo kkkk 

Cara a entrada da Canon e da Nikon no mundo mirrorless fez o sistema de foco desse tipo de câmera evoluir, mas ainda há áreas , principalmente que exigem muita velocidade de processamento, que as DSLRs ainda dominam.

Agora algo curioso que pesquisei um pouco, mas me faltam maiores pesquisas pra se chegar em alguma "conclusão": a Z9 e a R3 que seriam hoje os modelos topo de linha não parecem sofrer destes problemas . Dai chega-se a conclusão que os fabricantes podem estar "escondendo o ouro" e deixando esses recursos para modelos mais topo de linha.

Vocês acham que Canon iria pegar o sistema de foco da R3 e fazer um "copiar colar" em suas câmeras mais baratas? A Nikon ia pegar a Z9 e copiar o sistema de foco avançado para uma Z50? Pra mim está soando mais como marketing das empresas .

Outro detalhe importante: notem que o sistema de foco dessas câmeras é mais pensado em vídeo do que pra foto. Pra vídeo possivelmente, devido ao fluxo contínuo porém "lento"  e em menor resolução para o sensor do que uma foto, o sistema de foco deve resolver bem, atuando com um nível de processamento de dados numa velocidade menor do que disparar 20-30 fotos por segundo com obturador eletrônico e usando mais pixels do sensor. Acredito que há um "gap" para evolução do sistema de foco dessas câmeras, para essas aplicações específicas , nas quais as DSLRs já tem um sistema bem mais consolidado.


Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.144
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 22 de Junho de 2023, 20:29:51
Vocês acham que Canon iria pegar o sistema de foco da R3 e fazer um "copiar colar" em suas câmeras mais baratas? A Nikon ia pegar a Z9 e copiar o sistema de foco avançado para uma Z50? Pra mim está soando mais como marketing das empresas .

Me diga, é diferente com as DSLRs?


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #40 Online: 22 de Junho de 2023, 21:52:31
Me diga, é diferente com as DSLRs?

Maneco sendo bem sincero não é diferente não. Compare uma D5100 com uma D500 ; ou uma D610 com uma D850 . Não dá pra comparar . Imagino que no mundo mirrorless não seja muito diferente.

Penso que a vantagem é que o sistema de foco das mirrorless pode avançar e muito ainda. Essa é uma vantagem que pode contar pontos a favor do sistema futuramente.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #41 Online: 22 de Junho de 2023, 22:15:39
Ninguém sabe se a R3 não tem o mesmo problema.....
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #42 Online: 23 de Junho de 2023, 00:39:17
Ninguém sabe se a R3 não tem o mesmo problema.....

Vangelism, sobre a R3: https://www.dpreview.com/forums/post/65830924

E ainda leia este relato sobre a Nikon Z9 não consegue focar pássaros brancos em vôo: https://shuttermuse.com/the-nikon-z9-problem-for-bird-photographers/

Talvez ele não tinha a melhor maneira de se expressar, mas o Ernesto tinha razão sobre as DSLRs em muitos pontos . Engraçado notar que as DSLRs mais robustas não sofrem desses problemas .


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #43 Online: 23 de Junho de 2023, 00:55:15
Pessoal em tempo, não sei exatamente o que a Nikon está fazendo para solucionar isso. A Canon já está em patentes para o Quad Pixel. Assistam este vídeo, pois é muito esclarecedor sobre o assunto de foco com linhas horizontais (Me lembro de um post de Ernesto e outro do Mike sobre essas situações específicas de foco com mirrorless, mas não vou lembras os links agora). Segue o vídeo:



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #44 Online: 23 de Junho de 2023, 08:26:04
Vangelism, sobre a R3: https://www.dpreview.com/forums/post/65830924

E ainda leia este relato sobre a Nikon Z9 não consegue focar pássaros brancos em vôo: https://shuttermuse.com/the-nikon-z9-problem-for-bird-photographers/

Talvez ele não tinha a melhor maneira de se expressar, mas o Ernesto tinha razão sobre as DSLRs em muitos pontos . Engraçado notar que as DSLRs mais robustas não sofrem desses problemas .

Eu não compartilho do saudosismo de vocês rsrs

Mesmo com problemas, o desempenho das mirrorless é muito melhor que uma dslr.

E isso é uma métrica verificável, que chamam de keep rate.

Faça 100 fotos de um pássaro com a R7 e depois mais 100 com a 7d mark ii, e me diga a porcentagem de fotos com o foco cravado no olho.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs