Autor Tópico: aquisição de novo equipamento  (Lida 11266 vezes)

marcelo.leme

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.870
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/marceloleme/
Online: 30 de Maio de 2023, 08:16:52
Bom dia. Estou iniciando um projeto para compra de novo equipamento fotográfico ( corpo e a principio uma lente).
A ideia é evoluir para uma full frame. Mas como sempre nessas horas surge a dúvida do que comprar.
Sou fotógrafo amador e meu principal interesse são fotografias de paisagem rurais e urbanas. Assim pensei num equipamento mais leve e dentro do pouco que pesquisei parece que  Nikon z6 II atente essas características. Mas tenho dúvidas principalmente na aquisição de lentes, é aconselhado somente lentes com sistema de acoplamento tipo z ou o uso de adaptadores funciona bem pra lentes Nikon ou Similares ?  Os outro fabricantes de lentes, Sigma, Tamron, Tokina, etc.. já estão produzindo lentes no sistema Z ?
Outra pergunta onde vocês estão comprando os equipamentos ? Agradeço a informação de fornecedores de confiança. Compras com valor alto tem feito on-line?
Agradeço qualquer ajuda, obrigado   
Nikon D7000
Nikkor 18-105 VR
Tokina 12-28 mm


Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #1 Online: 30 de Maio de 2023, 12:04:50
Bom dia. Estou iniciando um projeto para compra de novo equipamento fotográfico ( corpo e a principio uma lente).
A ideia é evoluir para uma full frame. Mas como sempre nessas horas surge a dúvida do que comprar.
Sou fotógrafo amador e meu principal interesse são fotografias de paisagem rurais e urbanas. Assim pensei num equipamento mais leve e dentro do pouco que pesquisei parece que  Nikon z6 II atente essas características. Mas tenho dúvidas principalmente na aquisição de lentes, é aconselhado somente lentes com sistema de acoplamento tipo z ou o uso de adaptadores funciona bem pra lentes Nikon ou Similares ?  Os outro fabricantes de lentes, Sigma, Tamron, Tokina, etc.. já estão produzindo lentes no sistema Z ?
Outra pergunta onde vocês estão comprando os equipamentos ? Agradeço a informação de fornecedores de confiança. Compras com valor alto tem feito on-line?
Agradeço qualquer ajuda, obrigado

Boa tarde!

Se optou pela Nikon Z 6II e não tem objetivas antigas, ou seja, está partindo do zero, vá direto para o sistema "Z" e use objetivas "nativas" do sistema (Z Mount), sejam da Nikon ou de outro fabricante. Não desperdiçe $$$ com adpatadores e objetivas antigas (a não ser que você já possua alguma(s) e não queira se desfazer dela(s)).

Para paisagens urbanas e rurais, eu iria de Z 6II combinada com a Z 24-120 F4 S. Esta objetiva tem se revelado superior à versão para o "F Mount" e tem tamanho e peso bem balanceados para as Z 6II e Z 7II. Tenho preferido, ultimamente, a combinação "uma câmera, uma objetiva" e, se eu usasse Nikon, seria esta a combinação que escolheria (também sou amador e fotografo viagens, paisagens urbanas, veículos e arquitetura / interiores; uma 24-120 é bem versátil para a tarefa!)  Evito ao máximo o troca-troca de objetivas, por isso escolho, ou usar uma zoom versátil ou utilizar duas câmeras, cada uma com um determinado tipo de objetiva.

Review da Z 24-120 F4 S (do Thom Hogan): https://www.zsystemuser.com/z-mount-lenses/nikkor-lenses/nikon-z-mount-lens-reviews/nikon-24-120mm-f4-s-lens.html





Não uso Nikon atualmente (já usei) e no meu atual sistema, sigo exatamente a "filosofia" que sugeri acima, mesmo sendo no formato APS-C. Como uso o sistema em viagens, o menor tamanho (e leveza) do APS-C me atendem melhor (minhas Nikon eram "36 x 24mm", muito grandes e pesadas - ainda era no tempo das DSLRs).

Em relação à comprar, não comprei nada desde 2020 (antes da pandemia), mas, no meu sistema atual, comprei tudo online, seja do "site" do fabricante, seja dos "revendendores autorizados" pelo fabricante. Nunca tive problemas, sempre recebia dentro dos prazos e em perfeitas condições.
« Última modificação: 30 de Maio de 2023, 12:17:28 por Fábio Kruschewsky Lemos »


Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
« Última modificação: 30 de Maio de 2023, 12:34:51 por Fábio Kruschewsky Lemos »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 30 de Maio de 2023, 14:18:14
Z6 ou Z7 + as lentes f/4 são o melhor custo beneficio FF para paisagem.
Vale a pena até olhar a 24 -200 com o coração aberto rsrsrs
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #4 Online: 30 de Maio de 2023, 14:37:02
Eu vou dar uma opinião controversa..  mas vi a D850 por menos de 6 mil reais no ali express.. eu iria nela.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 30 de Maio de 2023, 14:43:08
Eu vou dar uma opinião controversa..  mas vi a D850 por menos de 6 mil reais no ali express.. eu iria nela.
Era anúncio fake.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #6 Online: 30 de Maio de 2023, 14:49:44
Era anúncio fake.

 :doh:

Poxa... Nesse caso procuraria uma D750 seminova ..



Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 30 de Maio de 2023, 15:14:18
Bom dia. Estou iniciando um projeto para compra de novo equipamento fotográfico ( corpo e a principio uma lente).
A ideia é evoluir para uma full frame. Mas como sempre nessas horas surge a dúvida do que comprar.
Sou fotógrafo amador e meu principal interesse são fotografias de paisagem rurais e urbanas. Assim pensei num equipamento mais leve e dentro do pouco que pesquisei parece que  Nikon z6 II atente essas características. Mas tenho dúvidas principalmente na aquisição de lentes, é aconselhado somente lentes com sistema de acoplamento tipo z ou o uso de adaptadores funciona bem pra lentes Nikon ou Similares ?  Os outro fabricantes de lentes, Sigma, Tamron, Tokina, etc.. já estão produzindo lentes no sistema Z ?
Outra pergunta onde vocês estão comprando os equipamentos ? Agradeço a informação de fornecedores de confiança. Compras com valor alto tem feito on-line?
Agradeço qualquer ajuda, obrigado

Uma Z7 da primeira geração seria uma câmera que lhe entregaria mais megapixels. O valor de uma Z6 ou Z7 de primeira geração é menor, mas o sensor é o mesmo

24 120 F4 é uma lente muito boa.
A lente do kit 24 70 F4 e elogiada também.

Uma lente f mount elogiada e a 20 1.8 g
E serve nessa câmera com adaptador.

Tem a 16 35 antiga, a 18 35. Também servem. Só não chegam perto das lentes z mount. Mas ... tem que ver o bolso






YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 30 de Maio de 2023, 15:20:33
Ele disse que quer equipamento mais leve e fullframe. Acho que essas duas coisas não cabem muito bem na mesma frase...
A não ser que pegue um RP (440g), mas daí tem as lentes...

Fuji seria o mais indicado em ser pequeno + leve mas como nada é perfeito não tem sensor 35mm.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #9 Online: 30 de Maio de 2023, 15:47:41
Eu iria de Canon R6.

A linha Z6II ainda não está no nível de foco da Canon. Talvez uma Z8/Z9 mas aí o valor é nas alturas.
Sem falar noas muitas lentes para comprar no mercado usado e o adaptador funciona 100%.

Comprei bastante coisa de valor na bellaphoto, recomendo.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 30 de Maio de 2023, 16:00:00
Z7 I sai caro por causa dos cartões.

AF da R6 não faz diferença para paisagem.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #11 Online: 30 de Maio de 2023, 17:35:04
Z7 I sai caro por causa dos cartões.

AF da R6 não faz diferença para paisagem.

É que eu logo assimilei paisagens rurais com birding kkkk.

Nessa caso realmente não faz diferença, e a R6 tem apenas 20mpx.. se quiser cropar pode faltar resolução.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #12 Online: 31 de Maio de 2023, 09:34:12
Eu, particularmente, não iria para o sistema Z pois ainda as únicas câmeras com foco próximo ou igual à uma Sony A7III (que foi referência por muito tempo mas agora está uma geração atrás de A1, A7RV, R6, R5) do sistema Z é a Z8/Z9 mas são muito caras.

Contudo, se realmente o foco é paisagem e vc quer ir para o sistema Z, eu iria de Z7 mark I. A câmera tem os melhores arquivos. Já mencionei isso algumas vezes. Há uns 2 anos baixei arquivos RAW de todos os modelos de ML FF e fiz uma série de testes e análises no LR e, disparado, a Z7 tem os arquivos mais bonitos. Difícil de explicar mas as cores e textura são diferentes além e manter a parte boa da Nikon/Sony que são as recuperações de baixas luzes que é algo muito importante para Paisagem.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 31 de Maio de 2023, 11:45:34
Marcelo, não de deixe levar por essas questões de sistema de foco melhor de uma marca para geração para.outra etc...  Pois no geral todas essas câmeras inclusive as Nikon tem um sistema de foco muito bom.
Conhecimento importa mais que equipamento.


marcelo.leme

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.870
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/marceloleme/
Resposta #14 Online: 31 de Maio de 2023, 18:46:22
Boa tarde,
Primeiro quero agradecer a paciência de todos em me ajudar com as informações.
Algumas sugestões estão fora do orçamento (Z7; D850, etc), considerando que pretendo comprar um equipamento novo, sem uso.
Fiz uma pesquisa em lojas aqui no Brasil (F&F, Detona shop, Bella Photo) e obtive as seguintes variações de preço para corpo:
Canon R6 : Variando de 15.200,00 a 17.900,00     ( peso 680g )
D780 (não achei em lojas a D750): 12.600,00  a 13.500,00  ( peso 840g)
Z6 II sem adaptador: 12.900,00   (peso 615g)
O preço das lentes de entrada ( 24 - 120mm f4 Nikon e 24-105 mm f4 Canon são semelhantes)
Essas estariam no orçamento , mas não havendo diferenças gritantes entre os equipamentos uma sobra de grana poderia ajudar completar o orçamento pra outra lente.
Se alguém tiver outra loja para indicar ou desqualificar alguma dessas listadas agradeço a informação.
Nikon D7000
Nikkor 18-105 VR
Tokina 12-28 mm