Autor Tópico: Lente para a Nikon D610 - Sugestões!  (Lida 7617 vezes)

fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 31 de Agosto de 2023, 13:26:27
espera um pouco mano, vira e mexe aparece 24-120 por 2500,00 nos classificados do facebook.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 31 de Agosto de 2023, 13:27:58
Armando Ferreira, a 80 200 2.8 e uma boa lente se voce nao ira usar mirrorless, 180 2.8 tambem. Mas essa 70 - 200 f4 e muito elogiada tambem.
A 24 120 e uma lente muito boa, so que ela cobre muito range da 70 200.
Seja la o que voce escolher, vai ser legal.
Sucesso!





vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #17 Online: 31 de Agosto de 2023, 13:38:15
Retrato? 85mm.
ai vende a 50mm e compra uma 35mm.
 >:D
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Armando Ferreira

  • Anunciantes
  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • ***
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
  • O olhar do fotógrafo transforma o simples em arte!
Resposta #18 Online: 31 de Agosto de 2023, 14:31:36
kkk, fazia tempo que eu não tinha este fogo no rabo com equipamentos! Estou garimpando alguns anúncios por aqui, acho que devo comprar hoje mesmo uma 24-120!

A 80-200 é uma baita lente, às vezes aparece por menos de 3k, mas é bem pesadinha.

Olha que a dupla 35+85 é chique hein? dá para viver com estas duas lentes para praticamente tudo!
Nikon D610 | Sigma 24-70 f/2.8 | Nikkor 70-300 VR | Nikkor 50mm f/1.8G


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 31 de Agosto de 2023, 14:53:45
kkk, fazia tempo que eu não tinha este fogo no rabo com equipamentos! Estou garimpando alguns anúncios por aqui, acho que devo comprar hoje mesmo uma 24-120!

A 80-200 é uma baita lente, às vezes aparece por menos de 3k, mas é bem pesadinha.

Olha que a dupla 35+85 é chique hein? dá para viver com estas duas lentes para praticamente tudo!

o "problema" de prime em viagem é acabar se tornando o chato da fotografia kkk
principalmente quando se está com família ou com grupo de turistas.
com uma zoom você coloca em grande angular, clica, muda pra tele, clica... coisa rápida, com primes tudo se torna mais detalhado e demorado... já fui dessa época.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Armando Ferreira

  • Anunciantes
  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • ***
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
  • O olhar do fotógrafo transforma o simples em arte!
Resposta #20 Online: 31 de Agosto de 2023, 15:56:15
Bati o martelo e comprei a 24-120 f/4 VR por R$ 2.500,00, algumas marcas de uso, mas já estou me acostumando que nem tudo pode ser "imaculado", para o hobbysta é normal ser mais criterioso e exigente com a estética, mas vou aprendendo! Pensei em arriscar no Aliexpress, mas por este valor, achei justo.

Quase caí em tentação com uma Sigma 24-70, novinha, na caixa, por R$ 1.800,00, coração balançou aqui, mas preferir ouvir os amigos e optar pela 24-120 mesmo!

o "problema" de prime em viagem é acabar se tornando o chato da fotografia kkk
principalmente quando se está com família ou com grupo de turistas.
com uma zoom você coloca em grande angular, clica, muda pra tele, clica... coisa rápida, com primes tudo se torna mais detalhado e demorado... já fui dessa época.

Realmente, o tira e coloca de lente às vezes irrita, quando quero exercitar a composição eu saio apenas com uma fixa e se vira nos 30, mas sempre tem aquela cena "ah, se eu estivesse com a tele aqui! ah, eu precisava de um DF mais ampla...", rsrsrsr, bem por aí.

Sei que não vai ser uma grande novidade pra turma, mas chegando a lente eu deixo minhas impressões de uso com a D610. Agradeço pelos conselhos e dicas!
Nikon D610 | Sigma 24-70 f/2.8 | Nikkor 70-300 VR | Nikkor 50mm f/1.8G


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 01 de Setembro de 2023, 04:41:23
Armando Ferreira. Que legal camarada.
Eu lhe sugiro pegar um filtro uv Kef.
Boas fotos.



fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 01 de Setembro de 2023, 08:34:24
Armando Ferreira. Que legal camarada.
Eu lhe sugiro pegar um filtro uv Kef.
Boas fotos.

apoiado... uso exatamente um KF com minha 24-120, o mais baratinho msm do aliexpress no site oficial da marca. chegou em 1 semana ano passado.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Armando Ferreira

  • Anunciantes
  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • ***
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
  • O olhar do fotógrafo transforma o simples em arte!
Resposta #23 Online: 04 de Setembro de 2023, 12:08:47

Atualizando o tópico, infelizmente, o processo de compra da lente está sendo complicado! 😞

Comprei a 24-120 de um fotógrafo do RJ. Aqui, já deixo claro que sempre que possível gosto de adquirir equipamentos de "não" fotógrafos que trabalham com fotografia. Normalmente, são equipamentos bastante utilizados, com marcas do dia a dia, que são meio que inerentes à profissão. Na correria dos trabalhos, não dá para ficar mimando o equipamento. Em outras palavras, a visão de quem trabalha com fotografia é um pouco diferente da de um amador. Há exceções? Certamente, existem pessoas mais cuidadosas, mas, infelizmente, não foi o caso com essa lente.

Recebi a lente no sábado de manhã e, depois dos primeiros cliques, estranhei a falta de nitidez. Tentei imprimir um gráfico de foco e calibrar, mas mesmo assim, a definição dos contornos estava estranha. Não é exatamente falta de nitidez e nem front ou back focus, mas algo diferente.

Levei a lente para passear no parque, fiz 60 cliques e, para minha surpresa, apenas 5 fotos mais ou menos foram aproveitáveis. Seguem alguns prints em 100% diretamente do NX Studio:







Já fiquei um pouco desconfiado e entrei em contato com o vendedor, pois comprei diretamente com ele. Ou seja, só dependia da honestidade dele para resolver o problema.

Levei a lente hoje de manhã para a assistência Nippon em SJCampos, e ao pegar a lente, o técnico se deparou com:



Dois flexíveis rompidos e o VR não funcionando... 😞 Estou providenciando a devolução da lente para o RJ, torcendo para não enfrentar problemas e que o prejuízo se limite apenas ao valor dos fretes pagos.

Sei que comprar e vender equipamento usado tem seus riscos. Normalmente, reclamamos quando algo dá errado e não comemoramos quando tudo está perfeito. No entanto, pude aprender um pouco mais e me tornar mais criterioso sobre "quem" estou comprando!

Por isso, acredito que o ambiente de venda aqui no fórum desempenha um papel importante. Certamente, compraria sem hesitar de muitos usuários aqui do fórum, por conhecer a integridade de cada um.

Não quero julgar a atitude do vendedor nem afirmar que foi má fé. O importante é recuperar o dinheiro e considerar tudo isso como uma experiência.

Off topic? Talvez, mas pode servir de informação para quem está comprando. Aprender com os erros dos outros é sempre melhor, rsrsrsrs.
Nikon D610 | Sigma 24-70 f/2.8 | Nikkor 70-300 VR | Nikkor 50mm f/1.8G


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 04 de Setembro de 2023, 13:46:06
Deu ruim.  :(


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 04 de Setembro de 2023, 13:50:17
mano que chato...
ele não comentou nada que não estava funcionando o VR?
realmente essa lente sem VR perde um pouco da nitidez se fotografar abaixo dos 1/125... particularmente falando uso a minha sempre com velocidade acima de 1/125 e com vr no modo ativo ligado subindo o ISO pra compensar, como faço eventos com ela as vezes nesta config não tenho grandes problemas, mas realmente se não ativar o vr vai ter que subir a velocidade acima dos 1/250... 1/320. essa foto do sagui que mandei na primeira página está em 1/400 pra vc ter base...
em resumo a lente é boa mas precisa estar funcionando bem se não realmente para os olhos mais aguçados não vai atender. o VR dela me permite fazer fotos com boa precisão de nitidez a uns 1/80 tranquilo... abaixo disso o VR também não faz milagre e se for um retrato por exemplo vai perceber um leve blur que tem seu charme dependendo do que for fazer.
« Última modificação: 04 de Setembro de 2023, 13:51:03 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Armando Ferreira

  • Anunciantes
  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • ***
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
  • O olhar do fotógrafo transforma o simples em arte!
Resposta #26 Online: 04 de Setembro de 2023, 14:24:50
o problema nem é tanto o VR, já que em diversas fotos usei velocidades acima de 1/500 e 1/1000, mas os flats rompidos, o foco não chega no final do curso, fica em um "limbo".

Eu já estou devolvendo a lente hoje e vou esperar pelo melhor, nem sempre dá para ganhar todas!

Até como teste na assistência, experimentei a 28-300VR, lente de outra categoria e de outro range de zoom, e a nitidez e foco foram excelentes, mesmo em f/5.6. Eu não curto lentes com zoom extenso desta forma, e muito menos começando em 28mm, acho que fica já apertado na DF.

Depois vou atualizando os amigos, mas esta 24-120 não deu certo, paciência

Nikon D610 | Sigma 24-70 f/2.8 | Nikkor 70-300 VR | Nikkor 50mm f/1.8G


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 04 de Setembro de 2023, 14:45:23
entendi...

chegou a testar uma 24-120 com funcionamento correto pra ver se curte ela?

essa 28-300 já me coçou a mão de pegar uma mas por ser mais escura em tele não iria me atender muito em evento e já li que ela é "razoável" acima dos 150mm então ficaria usando meio que no padrão da 24-120, sem contar que pelo que já li a estrutura dela não é tão parruda quanto a 24-120.
os 24mm não aprece muito pra 28mm mas eu curto demais o look 24mm que a 24-120 proporciona, se estiver viajando e fotografar em jpg o perfil da câmera corrige muito bem as distorções.

em tempo, já tive a Nikkor 24mm 1.4 essa meu amigo, tem um look maravilhoso totalmente aberta.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Armando Ferreira

  • Anunciantes
  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • ***
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
  • O olhar do fotógrafo transforma o simples em arte!
Resposta #28 Online: 04 de Setembro de 2023, 16:18:41
Ainda não tive a oportunidade de usar uma cópia boa da 24-120 f/4 VR, mas acredito que seja a melhor lente "kit" da Nikon. Minha experiência ruim não me fez desistir dela.

No entanto, há um grande "mas" a ser considerado, especialmente por amadores e entusiastas. Essas lentes são geralmente adquiridas junto com as câmeras, como parte de um kit, e são muito versáteis. Muitos fotógrafos as utilizam sem restrições. Encontrar um modelo totalmente funcional ou, no mínimo, que não tenha passado por manutenção ou sido aberto está sendo bastante difícil!

Nos próximos meses, pretendo arriscar e comprar esta lente nova no Aliexpress por 2.900,00. Recuso-me a pagar o preço de uma usada que o pessoal está pedindo aqui por lentes desgastadas. Encontrei uma que estava um pouco mais desgastada, e tinha certeza de que tinha sido aberta, por 2.500,00 negociáveis. No entanto, a média de preços está na faixa de 3.200 pra cima, também para lentes bem usadas. Os valores de uma lente nova estão fora de cogitação aqui no Brasil, passam dos 5k ou mais...

Hoje, acabei comprando uma Sigma 24-70 f/2.8 de um entusiasta como eu. Ela veio com nota fiscal, caixa, modelo HSM e foi guardada em uma dry box, tudo isso por um preço excelente. Apesar de não ser minha primeira escolha, foi a opção mais viável para HOJE, já que não consegui encontrar uma 24-120 f/4 VR usada a um preço justo no Brasil. Procurei em diversos grupos do Facebook, OLX e outros lugares por mais de uma semana.

Em resumo, para HOJE, tenho a Sigma 24-70 f/2.8 e, para o futuro, talvez considere uma 24-120 f/4 VR apenas se for NOVA no Aliexpress. Não descarto também a possibilidade de ter um conjunto de lentes fixas, como uma dupla 35mm e 85mm. Com base na minha experiência, essas foram as que mais me agradaram quando usei e experimentei as distâncias focais em uma câmera full frame. A diferença entre 85mm e 120mm não é tão significativa, dependendo da distância do objeto fotografado.

Como sempre na vida, quando tomamos decisões, estamos abrindo mão de outras opções. Decidir é também renunciar. Sempre!

Mais adiante, compartilharei como a Sigma se comporta na D610 para a turma!
Nikon D610 | Sigma 24-70 f/2.8 | Nikkor 70-300 VR | Nikkor 50mm f/1.8G


Armando Ferreira

  • Anunciantes
  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • ***
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
  • O olhar do fotógrafo transforma o simples em arte!
Resposta #29 Online: 04 de Setembro de 2023, 16:27:49
entendi...

chegou a testar uma 24-120 com funcionamento correto pra ver se curte ela?

essa 28-300 já me coçou a mão de pegar uma mas por ser mais escura em tele não iria me atender muito em evento e já li que ela é "razoável" acima dos 150mm então ficaria usando meio que no padrão da 24-120, sem contar que pelo que já li a estrutura dela não é tão parruda quanto a 24-120.
os 24mm não aprece muito pra 28mm mas eu curto demais o look 24mm que a 24-120 proporciona, se estiver viajando e fotografar em jpg o perfil da câmera corrige muito bem as distorções.

em tempo, já tive a Nikkor 24mm 1.4 essa meu amigo, tem um look maravilhoso totalmente aberta.


A 28-300 não é tão pesada e grande, mas a 24-120 f/4 VR possui uma aparência muito mais robusta. Acredito que, por ser uma lente da série N da Nikon, ela seja consideravelmente superior. E não há almoço grátis; de 28mm a 300mm, é inevitável haver alguma perda ótica, o que é aceitável pelo alcance. Nesse caso, a escolha se baseia principalmente na praticidade.

Até agora, não tive a oportunidade de experimentar muitas lentes fixas da Nikon. Se eu me lembrar da época fogo no toba do Armando aqui no fórum, as lentes que testei/comprei foram a 35mm (DX), a 50mm f/1.8D (que não me impressionou muito), a 50mm f/1.4G (que não gostei e achei inferior à 1.8G), a 50mm f/1.4D (que achei decente e leve), a 85mm f/1.8G (usei em DX, então não me atraiu muito por ser muito fechada na época) e a 85mm f/1.4D (uma verdadeira obra-prima da Nikon).
Nikon D610 | Sigma 24-70 f/2.8 | Nikkor 70-300 VR | Nikkor 50mm f/1.8G