Atualizando o tópico, infelizmente, o processo de compra da lente está sendo complicado! 😞
Comprei a 24-120 de um fotógrafo do RJ. Aqui, já deixo claro que sempre que possível gosto de adquirir equipamentos de "não" fotógrafos que trabalham com fotografia. Normalmente, são equipamentos bastante utilizados, com marcas do dia a dia, que são meio que inerentes à profissão. Na correria dos trabalhos, não dá para ficar mimando o equipamento. Em outras palavras, a visão de quem trabalha com fotografia é um pouco diferente da de um amador. Há exceções? Certamente, existem pessoas mais cuidadosas, mas, infelizmente, não foi o caso com essa lente.
Recebi a lente no sábado de manhã e, depois dos primeiros cliques, estranhei a falta de nitidez. Tentei imprimir um gráfico de foco e calibrar, mas mesmo assim, a definição dos contornos estava estranha. Não é exatamente falta de nitidez e nem front ou back focus, mas algo diferente.
Levei a lente para passear no parque, fiz 60 cliques e, para minha surpresa, apenas 5 fotos mais ou menos foram aproveitáveis. Seguem alguns prints em 100% diretamente do NX Studio:
Já fiquei um pouco desconfiado e entrei em contato com o vendedor, pois comprei diretamente com ele. Ou seja, só dependia da honestidade dele para resolver o problema.
Levei a lente hoje de manhã para a assistência Nippon em SJCampos, e ao pegar a lente, o técnico se deparou com:
Dois flexíveis rompidos e o VR não funcionando... 😞 Estou providenciando a devolução da lente para o RJ, torcendo para não enfrentar problemas e que o prejuízo se limite apenas ao valor dos fretes pagos.
Sei que comprar e vender equipamento usado tem seus riscos. Normalmente, reclamamos quando algo dá errado e não comemoramos quando tudo está perfeito. No entanto, pude aprender um pouco mais e me tornar mais criterioso sobre "quem" estou comprando!
Por isso, acredito que o ambiente de venda aqui no fórum desempenha um papel importante. Certamente, compraria sem hesitar de muitos usuários aqui do fórum, por conhecer a integridade de cada um.
Não quero julgar a atitude do vendedor nem afirmar que foi má fé. O importante é recuperar o dinheiro e considerar tudo isso como uma experiência.
Off topic? Talvez, mas pode servir de informação para quem está comprando. Aprender com os erros dos outros é sempre melhor, rsrsrsrs.