Autor Tópico: Desabafo!!!  (Lida 8765 vezes)

Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #15 Online: 15 de Maio de 2008, 19:00:06
Olha Kika!

Não esquenta, pois o seu esforço em aprender e se aperfeiçoar será muito recompensado, acredite.
Como o Leo e tantos outros citaram, esse é um mal do nosso País em várias áreas profissionais.

Não sou um fotógrafo de primeira grandeza, muito tenho que aprender ainda, mas sempre busco a qualidade máxima naquilo que ofereço aos meus clientes. Recentemente, um possível cliente recusou minha proposta para cobrir seu evento, pois alegou que outro "profissional" cobrará 1/3 do meu valor. Eu simplesmente disse: "Se acha que realmente ele é um profissional competente, pode contratá-lo!". Estou aqui só esperando, pois depois da data do evento tenho absoluta certeza de que esse "cliente" irá me ligar.. já aconteceu antes!

Temos que continuar trabalhando e produzindo material de qualidade pois só com o tempo, como foi dito, é que a percepção da qualidade fotográfica ficará apurada no povo e os bons e honestos profissionais serão realmente reconhecidos como devem.

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 19 de Maio de 2008, 10:14:49
Kika,
Vou deixar aqui meu testemunho e opinião. Tenho um amigo e sempre que alguém me pergunta o que eu faço na frente dele, ele se adianta e diz que eu sou fotógrafo e eu sempre digo que não sou...Ele diz que eu não me valorizo e que nunca ganharei dinheiro assim.

Minha maneira de pensar é a seguinte... Eu detesto mentiras e na medida do possível evito mentir, levo isso para todas as áreas da minha vida. Não sou fotógrafo mesmo, meu conhecimento é pequeno, apesar de eu sempre ter estudado para me aprimorar e por gostar de fotografia. Agora menos, porque dei uma desanimada com a fotografia. Essa história é de dois anos atrás.

No entanto ja aconteceu de pintarem dois trabalhos faz algum tempo. Os dois foram trabalhos rápidos, de um dia. No primeiro me pagaram R$ 200,00. No segundo foi um fotógrafo de São Paulo que viu uma foto minha aqui no fórum, por incrível que pareça (com tanto fotógrafo bom aqui) e me ligou querendo que eu fizesse uma foto de uma vendedora e do estoquista das casas Bahia aqui do Rio. Sempre explico, como fiz. Não sou profissional, só tenho uma câmera, então se der algum problema durante o trabalho, não poderei terminar...etc. Esse queira me pagar R$ 300,00. Eu disse que não sairia de casa por menos R$ 500,00 e ele topou. Também tenho algumas fotos num banco de imagens que me dá uma merrequinha por mês.

Não sei se você se refere a pessoas como eu. Eu apenas topei ganhar um dinheirinho quando pintou oportunidade por que fotografia é um hobby caro e foi uma maneira de ter um retorno e mais uma grana para investir nesse hobby.

Concordo que você se revolte com pessoas que se intitulam fotógrafos sem ter se dedicado e estudado o assunto como os profissionais, mas não fique chateada com pessoas como eu, que também precisam de dinheiro, e aproveitam quando pinta uma pequena oportunidade.

Era isso, só queira dar um testemunho do que aconteceu comigo.
Gostaria até de saber o que todos pensam de casos como os que ocorreram comigo.

Abraços,

Achilles
« Última modificação: 19 de Maio de 2008, 10:17:28 por almor67 »
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #17 Online: 19 de Maio de 2008, 12:40:09
Não sei se você se refere a pessoas como eu. Eu apenas topei ganhar um dinheirinho quando pintou oportunidade por que fotografia é um hobby caro e foi uma maneira de ter um retorno e mais uma grana para investir nesse hobby.

Concordo que você se revolte com pessoas que se intitulam fotógrafos sem ter se dedicado e estudado o assunto como os profissionais, mas não fique chateada com pessoas como eu, que também precisam de dinheiro, e aproveitam quando pinta uma pequena oportunidade.

Oi Achilles!
Pelo que você narrou, vejo que você tem consciência do que faz, do estágio que está, das próprias limitações, e, assim como eu, não engana ninguém, nem a si mesmo. Logo, você está excluído do meu exemplo. :D
Receio que as pessoas não entendam o que eu quis dizer e tomem contra si próprios minha indignação, que é só minha, ainda que alguns compartilhem dela (total ou parcialmente) e outros não e com todo direito. No dia que eu postei esse tópico eu tinha acabado de me encontrar com alguém assim, na minha vida real, aqui fora mesmo, e vim aqui compartilhar minha revolta com vocês. O que, por si só, hoje julgo um ato insano, uma tolice, por isso está postado em papo furado, resultado de uma revolta momentânea porque, na maioria das vezes, guardo minhas opiniões (essas que não tem nenhum fundamento sólido, nenhuma argumentação concreta) para mim mesma e nesse dia foi uma exceção. Esse negócio de interação na internet é muito subjetivo, às vezes a gente não é compreendido porque não se expressou como devia ou porque simplesmente não é entendido mesmo, viRRRRRRgem santíssimaaaaaaaa, como dizem lá onde fui criada. Tomo cuidado com isso, meço as palavras, me esforço para ser entendida, mas isso não é garantia de que serei. Além disso, no dia que postei, tinha o agravante do conhaque que deixa a gente comovido como o diabo, como diz o poema do Drummond. (Não entenda literal, não tomo conhaque, nunca tomei, isso é metáfora).
Enfim gente, que fique claro que eu não estou aqui pra regular ninguém nem pra mandar mensagem subliminar, emitir publicamente juízo de valor, ainda que eu seja humana e não esteja desprovida dele, mandar recado pra esta ou aquela pessoa, querer me aparecer, querer impor minha opinião, ainda que eu tenha as minhas convicções, tenha uma história de vida, tenha os meus princípios e concorde com algumas idéias, discorde de outras, me simpatize com fulano. Em resumo: eu venho aqui para me informar, para trocar informações, para compartilhar, do contrário, eu nem viria mais e nem daria conta da demanda. :) Como diz a música, "quem sou pra falar mal do seu gosto, da pintura no seu rosto, quem sou eu, não sou ninguém. Cada um trata de si" e assim continua o samba que para mim é também uma escola.
« Última modificação: 19 de Maio de 2008, 13:01:40 por Kika Salem »


Carlos Magalhaes

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 454
  • Sexo: Masculino
    • IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA
Resposta #18 Online: 19 de Maio de 2008, 12:59:47
(Não entenda literal, não tomo conhaque, nunca tomei, isso é metáfora).

Kika, vou ter que perguntar: onde vende desse conhaque metafórico? Queria comparar com o não-metafórico...  :D
Carlos Magalhaes
Belo Horizonte - MG
--------------------
Fuji S5200
Pentax K100D

http://www.carlosmagalhaes.com.br


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 19 de Maio de 2008, 13:01:15
Além disso, no dia que postei, tinha o agravante do conhaque que deixa a gente comovido como o diabo, como diz o poema do Drummond. (Não entenda literal, não tomo conhaque, nunca tomei, isso é metáfora).
Rsrsrsrsrsrs...temos que instalar um bafômetro aqui na entrada do fórum.  :D
(Brincadeiras Kika...vc sabe disso)  :ok:
Abs.
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 19 de Maio de 2008, 13:02:00
(Não entenda literal, não tomo conhaque, nunca tomei, isso é metáfora).

Kika, vou ter que perguntar: onde vende desse conhaque metafórico? Queria comparar com o não-metafórico...  :D
Também tô afim de um desses...hehehehehe
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 19 de Maio de 2008, 15:00:27
Kika,

Na verdade talvez você tenha me entendido um pouco mal. Não "vesti a carapuça" porque não sou e nunca pretendi ser fotógrafo prossional. Isso esteve claro, até o momento, para mim. Fotografia é hobby, prazer, divertimento. Já dei uma desanimada dessa forma, imagina se virasse obrigação. Acho que jogava minha D50 na parede ao invés de vendê-la.:eek: Minha pergunta a você foi apenas a título de curiosidade mesmo. Gosto de papear.

Não foi tolice você escrever o que estava sentindo aqui. Papear é bom...as vezes na internet é melhor ainda. Acabamos saindo um pouco do nosso círculo normal de amizades que as vezes é um pouco viciado.

Só para constar. Eu fico revoltadíssimmo, ou seja, concordo com você, com qualquer pessoa que se diz ser alguma coisa sem ser...em qualquer área. Pintou uma oportunidade de ganhar um dinheiro, ok, mas não se diga nada sem ter a devida experiência, acho que as pessoas devem ser humildes, apenas isso.

Foi só para papear mais um pouquinho. :D

Abraços Kika.
« Última modificação: 19 de Maio de 2008, 15:03:29 por almor67 »
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #22 Online: 19 de Maio de 2008, 15:06:59
(Não entenda literal, não tomo conhaque, nunca tomei, isso é metáfora).

Kika, vou ter que perguntar: onde vende desse conhaque metafórico? Queria comparar com o não-metafórico...  :D
Também tô afim de um desses...hehehehehe

Pô moçada!

Papear de forma descontraída é tão bom!!!
Vamos abrir o MF foto-bar!!

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Abs à todos e mais uma vez parabéns à vc Kika.. admiro sua personalidade e sua maneira de se expressar!
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 19 de Maio de 2008, 15:23:08
Acho que jogava minha D50 na parede ao invés de vendê-la
:eek:
Cara...Joga na lixeira da minha casa...depois te passo meu endereço.
Papo sério: Não é nesse tópico mas...recebeu as imagens que vc pediu??? Mandei para seu email.
« Última modificação: 19 de Maio de 2008, 15:25:07 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #24 Online: 19 de Maio de 2008, 23:55:29
Na verdade talvez você tenha me entendido um pouco mal. Não "vesti a carapuça"

Tudo bem Achilles, mas é que você se colocou tão como sujeito e pediu que eu tivesse paciência contigo que eu resolvi me explicar. Mas a interpretação deve ser livre, a leitura também é uma criação, já disse Sartre. Então, em respeito ao Mestre, não vou mais interferir nela, o que me facilitará muito.
Então é isso, sabe como é? A lua, o conhaque, Drummond...  8-)

Aliás, Carlos, a receita do tal conhaque eu não poderei lhe passar porque esta só o diabo sabe.  :D
« Última modificação: 19 de Maio de 2008, 23:56:30 por Kika Salem »


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 20 de Maio de 2008, 00:06:39
Acho que vou precisar de um pouco deste conhaque também... :D
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


Carlos Magalhaes

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 454
  • Sexo: Masculino
    • IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA
Resposta #26 Online: 20 de Maio de 2008, 00:12:43
Aliás, Carlos, a receita do tal conhaque eu não poderei lhe passar porque esta só o diabo sabe.  :D

Se só o diabo sabe, quem sabe ele me conta numa sessão do não-metafórico...  :shock:

A propósito, Kika, me lembrei de um post seu quando vi isso:

http://cgi.ebay.com/Spesial-KGB-camera-Elochka-for-documents-EXC_W0QQitemZ310051850380QQihZ021QQcategoryZ29968QQcmdZViewItem
Carlos Magalhaes
Belo Horizonte - MG
--------------------
Fuji S5200
Pentax K100D

http://www.carlosmagalhaes.com.br


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #27 Online: 20 de Maio de 2008, 00:22:10
Aliás, Carlos, a receita do tal conhaque eu não poderei lhe passar porque esta só o diabo sabe.  :D

Se só o diabo sabe, quem sabe ele me conta numa sessão do não-metafórico...  :shock:

A propósito, Kika, me lembrei de um post seu quando vi isso:

http://cgi.ebay.com/Spesial-KGB-camera-Elochka-for-documents-EXC_W0QQitemZ310051850380QQihZ021QQcategoryZ29968QQcmdZViewItem

Esse tópico aqui tá parecendo conversa de doido, eita conhaque poderoso.  :hysterical:
Valeu pela lembrança. :ok:


Carlos Magalhaes

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 454
  • Sexo: Masculino
    • IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA
Resposta #28 Online: 20 de Maio de 2008, 00:45:25
Esse tópico aqui tá parecendo conversa de doido, eita conhaque poderoso.  :hysterical:

Então vou fazer o meu desabafo também: eu tenho quase 500 alunos. É por isso que eu bebo!

Seria melhor falar no post do Achilles, né?
« Última modificação: 20 de Maio de 2008, 00:48:12 por Carlos Magalhaes »
Carlos Magalhaes
Belo Horizonte - MG
--------------------
Fuji S5200
Pentax K100D

http://www.carlosmagalhaes.com.br


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 20 de Maio de 2008, 00:50:18
Fique à vontade Carlos!
Vá lá no meu post... :ok:
Abraços
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime