Autor Tópico: Desabafo!!!  (Lida 8764 vezes)

Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Online: 12 de Abril de 2008, 22:37:14
Sabe o que me deixa revoltada, indignada, perplexa, entre outras coisas mais?
É eu me dedicar à fotografia e ter consciência que tenho um longo caminho a seguir e conhecer tanta gente super, mega competente e encontrar alguém que só sabe fotografar no automático, mas que se diz fotógrafo, até comercializa o seu "trabalho" e, além disso, não demonstra nenhum interesse em melhorar.
Isso não é uma indireta pra ninguém aqui, viu!!! É que acabo de encontrar (fisicamente) uma pessoa que faz isso e não foi a primeira.
Alguém se sente indignado assim como eu?


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 12 de Abril de 2008, 22:48:48
Kika,
isso acontece bastante mesmo, e estou certa que em todas as artes também.
Minha opinião é que isso é meio como droga... sempre vai haver quem venda se houver quem compre.... triste, mas é a realidade.
Mas não se abale , não. É fácil ser melhor que estes " fotógrafos em AUTO" , há muitas coisas que você, mesmo começando, já sabe fazer melhor.
Dá raiva mesmo, mas não há muito o que fazer `a não ser estudar e procurar sempre se superar.
Um bom cliente vai sempre saber reconhecer um bom trabalho. Se ele acabou comprando o trabalho de um cara assim, é porque ele é tão ruim quanto....
()s
GuiGui  :)


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 12 de Abril de 2008, 22:53:38
Guigui, você é uma querida.
Eu nem tenho pretensão de trabalhar com fotografia, é mais uma indignação que me acomete quando eu vejo gente muito SEM NOÇÃO, não consigo ficar imune a isso. Mas é um treino, um dia eu atinjo esse patamar.
 ;)
« Última modificação: 12 de Abril de 2008, 22:54:08 por Kika Salem »


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #3 Online: 12 de Abril de 2008, 23:07:18
Obrigada, Kika, mas você me pegou num momento especial.... :)
Eu estava agora mesmo procurando aulas de yoga ou Tai Chi porque resolvi não gastar mais meus nervos com o que não merece, e deixar de me estressar com pessoas como por exemplo os tais fotógrafos em AUTO !!!  :fight: :D :D


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 12 de Abril de 2008, 23:19:38
Putz Guigui, tbm tenho procurado aulas de Yoga rs...

Kika isso não fica só na fotografia não viu? Tenho visto em áreas onde isso é até mais inaceitável do que na fotografia, como medicina, docência, dentre outras. Mas isso é fruto do despreparo de quem contrada, quem contrata acaba olhando apenas preço e esquece de outros fatores, como qualidade e prazos, o fator que você citou é referente à qualidade, mas vejo coisas ainda piores acontecendo. O fotógrafo que clicou o casamento da minha prima demorou quase 1 ano para entregar o album que havia prometido entregar em um mês, já vi empresas que contratam fotógrafos menos qualificados para economizar e depois acabam não conseguindo usar as fotos e tendo que refazer o serviço (algumas até desistem do projeto porque não tem verba para refazer), tudo isso porque quiseram economizar uns trocados, sem dar valor para quem trabalha sério, isso é típico de pessoas com cabeça pequena e muito freqüente em termos de Brasil, infelizmente nossos profissionais qualificados ficam renegados a um segundo plano por conta da própria incapacidade de quem contrata.
« Última modificação: 12 de Abril de 2008, 23:30:30 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 12 de Abril de 2008, 23:20:59
Infelizmente isso acontece e muito mesmo :\

E eu convivo com isso. Não com fotografia (até porque não sou nem aprendiz de fotógrafo rs), mas com design. Mesmo estando na faculdade, vejo cada coisa :S
Sempre tem um sobrinho da vizinha que sabe mexer no "Coreo" e no "Fotoxopi", ou que faz um cursinho do programa e acha que tem conhecimento suficiente para fazer marcas, sites, cartões de visitas.
É lamentável, mas infelizmente é como a Guigui disse..Tem que ignorar :|


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #6 Online: 13 de Abril de 2008, 00:35:11
O que seria de nós "M", sem os "A"?

 :clap: :clap: :clap:

Que apareçam bastante "A" no mercado. Quem sabe um dia os "As" aprendem amis com os "Ms".
Afinal, o mercado está cheio de "Ms" que não fazem a metade do que o "As" fazem, rssss

Confesso que já fui um "A", depois passei para "P" e agora sou totalmente "M".

Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 13 de Abril de 2008, 15:24:03
Hummmmm...Concordo com vcs mas nem sempre aquele que estuda mais,  que tem vários cursos e são diplomados no assunto é que fazem "a coisa" direito. Isso é um pouco relativo. Normalmente a regra é essa mas como em toda regra existe algumas boas exceções. Conheço mestre de obra que dão um banho em engenheiros, conheço auto didatas na música que colocam instrumentistas clássicos no chinelo e já vi muita foto no Auto que coloca fotografia de famoso no bolso. Acho que o ideal é buscar o conhecimento mesmo e ir atrás de melhorias sempre. Devemos sempre exaltar os bons trabalhos de pessoas profissionais e competentes em todos os ramos mas não devemos subestimar aqueles que tem um talendo nato e sabem fazer bem feito mesmo que não tenha um pingo de estudo (didático). Acho que o temos que fazer sempre é correr dos PICARETAS e não estressar se fulano ou siclano não faz de acordo com as regras. Se o cara conseguiu uma p... foto no auto, o que há demais nisso??! Sorte dele e azar o nosso. Eu, particulamente, uso o modo manual em 90% das minhas fotos mas confesso que já fiz muita foto legal no modo Auto também e não tive nenhum dor na conciência por isso. Temos que saber diferenciar é um trabalho ruim de um trabalho bem feito. Penso assim. Kika...estressa com isso não.
Abs.  :ok:
« Última modificação: 13 de Abril de 2008, 15:27:35 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #8 Online: 14 de Abril de 2008, 01:00:32
Como o Leo disse, isso acontece em qualquer área... Mas aqui no Brasil o fotógrafo tem um agravante: a falta de tradição fotográfica em nosso país. Por aqui as pessoas têm pouco conhecimento pra diferenciar um trabalho bom de um ruim, e isso faz a diferença. Quando o público é mais criterioso, o espaço pro mau profissional encurta, e o do bom profissional cresce. Na minha opinião não adianta "bater" nos fotógrafos ruins ou aproveitadores, a solução tá em desenvolver o senso crítico do público. Um dia chegamos lá, isso se consegue com educação e cultura, é o único caminho.
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 14 de Abril de 2008, 07:41:00
Hummmmm...Concordo com vcs mas nem sempre aquele que estuda mais,  que tem vários cursos e são diplomados no assunto é que fazem "a coisa" direito. Isso é um pouco relativo. Normalmente a regra é essa mas como em toda regra existe algumas boas exceções. Conheço mestre de obra que dão um banho em engenheiros, conheço auto didatas na música que colocam instrumentistas clássicos no chinelo e já vi muita foto no Auto que coloca fotografia de famoso no bolso. Acho que o ideal é buscar o conhecimento mesmo e ir atrás de melhorias sempre. Devemos sempre exaltar os bons trabalhos de pessoas profissionais e competentes em todos os ramos mas não devemos subestimar aqueles que tem um talendo nato e sabem fazer bem feito mesmo que não tenha um pingo de estudo (didático). Acho que o temos que fazer sempre é correr dos PICARETAS e não estressar se fulano ou siclano não faz de acordo com as regras. Se o cara conseguiu uma p... foto no auto, o que há demais nisso??! Sorte dele e azar o nosso. Eu, particulamente, uso o modo manual em 90% das minhas fotos mas confesso que já fiz muita foto legal no modo Auto também e não tive nenhum dor na conciência por isso. Temos que saber diferenciar é um trabalho ruim de um trabalho bem feito. Penso assim. Kika...estressa com isso não.
Abs.  :ok:


Perfeita essa sua observação. Contra talento não há discussão. Se você me permitir, gostaria de destacar um elemento importante deste tópico, isto é, o ponto alto dessa questão é o fato de algumas pessoas pensarem da seguinte maneira:

- comprei um bisturi, agora sou médico;
- comprei um pincel, tinta e uma tela, agora sou um pintor;
- comprei um avião, agora sou um piloto comercial;
- comprei uma DSLR (às vezes até menos que isso), portanto, agora sou... 8-)

 :aua: Caramba! Isso é revoltante, mesmo!
-22.352971,-48.775582


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #10 Online: 14 de Abril de 2008, 20:33:03
Hummmmm...Concordo com vcs mas nem sempre aquele que estuda mais,  que tem vários cursos e são diplomados no assunto é que fazem "a coisa" direito. Isso é um pouco relativo. Normalmente a regra é essa mas como em toda regra existe algumas boas exceções. Conheço mestre de obra que dão um banho em engenheiros, conheço auto didatas na música que colocam instrumentistas clássicos no chinelo e já vi muita foto no Auto que coloca fotografia de famoso no bolso. Acho que o ideal é buscar o conhecimento mesmo e ir atrás de melhorias sempre. Devemos sempre exaltar os bons trabalhos de pessoas profissionais e competentes em todos os ramos mas não devemos subestimar aqueles que tem um talendo nato e sabem fazer bem feito mesmo que não tenha um pingo de estudo (didático). Acho que o temos que fazer sempre é correr dos PICARETAS e não estressar se fulano ou siclano não faz de acordo com as regras. Se o cara conseguiu uma p... foto no auto, o que há demais nisso??! Sorte dele e azar o nosso. Eu, particulamente, uso o modo manual em 90% das minhas fotos mas confesso que já fiz muita foto legal no modo Auto também e não tive nenhum dor na conciência por isso. Temos que saber diferenciar é um trabalho ruim de um trabalho bem feito. Penso assim. Kika...estressa com isso não.
Abs.  :ok:


Perfeita essa sua observação. Contra talento não há discussão. Se você me permitir, gostaria de destacar um elemento importante deste tópico, isto é, o ponto alto dessa questão é o fato de algumas pessoas pensarem da seguinte maneira:

- comprei um bisturi, agora sou médico;
- comprei um pincel, tinta e uma tela, agora sou um pintor;
- comprei um avião, agora sou um piloto comercial;
- comprei uma DSLR (às vezes até menos que isso), portanto, agora sou... 8-)

 :aua: Caramba! Isso é revoltante, mesmo!

 :ok:
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #11 Online: 15 de Abril de 2008, 00:03:56
Em qualquer ramo acontece isso simplismente por que o povo está sem grana, tanto o lado cliente quanto o lado do "picareta".

Certa vez iria fazer um software para um determinado comércio.
Analisei o que o cara queria e a complexidade de tal, não seria muito difícil, entao, dei meu preço, cerca de R$ 3.500,00 na época para os modulos iniciais / principais com interface WEB. Preço bem modesto.

O cara achou caro, queria pagar coisa de R$ 200,00... pensei então em mudar a estratégia, e cobrar mensalidade ... mas ele também não gostou. Entao acabou entrando no superdownloads, comprou um la "baratinho".

Funciona ? Sim... funciona.
Faz TUDO o que ele quer, do JEITO que ele quer, e COMO ele quer... certamente que não.

Ainda hoje, as pessoas são bem fechadas quando o assunto é IT, mas para espanto meu, existem ramos mais ruins ainda, como Fotografia e Design.
Tem caras que não cobram nada e prometem o mundo.

Na minha área ja fico irritado.
Por exemplo, vagas que sao de R$ 45,00 / hora ... tem consultoria picatera que oferece R$ 18,00 e o pior de tudo, o peão vai la e aceita... ferrando o mercado.

Da vontade de dar um soco na parede  :aua: :aua: :aua: :aua: :aua: :aua:
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 15 de Abril de 2008, 21:53:50

Da vontade de dar um soco na parede  :aua: :aua: :aua: :aua: :aua: :aua:


Me desculpe.  >:( Acho que agora você escreveu uma enorme besteira. Que papo é esse de socar a parede? Tá louco?!

Tem que socar a cara do safado, e não a parede. :fight: :fight: :fight:

-22.352971,-48.775582


raphaph

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
Resposta #13 Online: 15 de Maio de 2008, 14:55:12
Não se preocupe com a concorrencia. Foque no seu trabalho e deixem eles pra lá.


bidortas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #14 Online: 15 de Maio de 2008, 18:44:29
Infelizmente isso acontece e muito mesmo :\

E eu convivo com isso. Não com fotografia (até porque não sou nem aprendiz de fotógrafo rs), mas com design. Mesmo estando na faculdade, vejo cada coisa :S
Sempre tem um sobrinho da vizinha que sabe mexer no "Coreo" e no "Fotoxopi", ou que faz um cursinho do programa e acha que tem conhecimento suficiente para fazer marcas, sites, cartões de visitas.
É lamentável, mas infelizmente é como a Guigui disse..Tem que ignorar :|


É verdade, também faço design e sei como tem gente assim!!