Autor Tópico: Desabafo!!!  (Lida 8763 vezes)

Ricardo Dias Lopes

  • Trade Count: (25)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.888
Resposta #45 Online: 23 de Julho de 2008, 09:27:09
Sempre gostei de fotografar, fiz fotos de todos os tipos......
Agora com 55 anos decidi que vou virar fotografo, e comecei a estudar, ler, praticar e cheguei a uma simples conclusão EU NÃO SABIA NADA DE FOTOGRAFIA.
Fala Herculano!
Seja bem-vindo!

Não existe hora certa para começar.. o importante é querer e batalhar para alcançar os objetivos!

Boa sorte nessa trajetória!

Abs

Falou e disse hoje tenho 32 e meus planos é viver de fotografia quando chegar aos 40 ... ou seja tenho 8 anos para aprender e me firmar nessa nova profissão ...

Abs

Ricardo
Nikon D300s + Nikon 17-55 F2.8 + Nikon 80-200 F2.8 + 2 SB 900 + Manfrotto 055XPROB
http://www.flickr.com/photos/ricardodiaslopes/


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 23 de Julho de 2008, 11:04:31
Uma questão interessante é que eu vejo aqui na minha cidade muitos fotógrafos medíocres reclamando que "qualquer um se considera fotógrafo". Ou seja, mesmo os péssimos fotógrafos também reclamam disso, talvez pra se colocarem em alguma posição mais confortável, uma forma de afirmarem que "eu to fora desse grupo". A facilidade em "ser fotógrafo" também leva a isso.
No outro fórum que participo apareceu um rapaz reclamando dos "que se consideram fotógrafos" e quando fui olhar o portfolio dele vi que se tratava de puro lixo.

Acho que se o cara é um músico ruim, designer ruim, fotógrafo ruim, tudo bem, todos têm o direito de serem ruins, aliás a esmagadora maioria de todos é medíocre. O desinteresse em aprender irrita, deprime, mas também é direito. O que não suporto é quem se vangloria disso.

Quanto a estudar em instituições ou sozinho, não vejo diferença, o importante é estudar, se temos dificuldade de aprender sozinhos, buscamos cursos, universidades, mas se existe a facilidade em eprender por conta própria, é um excelente caminho.
Eu sou formado em Engenharia Eletrônica, achei o curso monótono e quando me formei decidi mudar radicalmente de área. Me tornei designer auto-didata, hoje com 15 anos de carreira e com meu portfólio derrubei todos os preconceitos sofridos por não ser formado na área, estudei música por 25 anos sozinho, aprendi a ler partitura, harmonia, improvisação, arranjo, etc., e estudo fotografia desde os últimos 5 anos, diariamente. Mês passado fui a SP fazer 3 cursos renomados de fotografia, não aprendi nada de novo e gastei uns 4 mil, mas mesmo assim valeu a pena pelos contatos que fiz.

Então confesso que não me importo com esses fotógrafos todos que incomodam tanta gente, eu simplesmente olho sempre pra cima, quero alcançar os melhores e o caminho a percorrer é muito longo pra perdermos tempo com "aqueles que se consideram fotógrafos".

Além disso, é uma coisa normal, a maioria dos músicos que "se consideram músicos" simplesmente não fazem a menor idéia do que estão tocando.


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #47 Online: 04 de Outubro de 2008, 11:45:37
Coringa, Charada, Pingüim ou a Mulher Gato, não sei. Só sei que hoje (ontem) já citei até o velho Karl e acabei pensando em Stálin e me lembrando que às vezes um expurgo cai bem.

Um registro público do meu descontentamento.
« Última modificação: 04 de Outubro de 2008, 11:47:22 por Kika Salem »


Herculano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 52
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 04 de Outubro de 2008, 15:52:34
Complementando:  continuo no firme propósito de aprender. estou a cada dia descobrindo os mistérios da fotografia, e com ajuda de alguns amigos fotógrafos, mentores, tenho  alcançado algum resultado satisfatório, anexo uma excurssão fotográfica da qual participei, realizada no Pantanal.

  http://www.greggibson.com/brazil/cowboys/ e tambem meu flickr :
http://www.flickr.com/photos/herculano/