Autor Tópico: Nikon D3x 24MP  (Lida 6613 vezes)

Alexandrefoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
  • Sexo: Masculino
Online: 23 de Abril de 2008, 00:22:13
Nikon D3x 24MP... Tcham tcham tcham!!!
Quando será que ela vai dar o ar da graça?
Será sonho ou realidade?
Mateus 10:39


Alexandrefoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 23 de Abril de 2008, 00:29:57
Mateus 10:39


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 23 de Abril de 2008, 09:32:59
Alexandre, é provável que haja uma câmera de 24MP da Nikon porque a Nikon usa sensores Sony e a Sony já anunciou que possui este sensor e que este será lançado na A900 agora durante a Photokina, na verdade os boatos sobre uma Nikon com este sensor surgiram na PMA quando a Sony anunciou que tinha o sensor e que lançaria uma câmera com ele, agora resta saber se o sensor será exclusívo ou se a Sony vai adotar a mesma política que adota normalmente, de fornecer os sensores para as concorrentes apenas depois de ter consolidado seus modelos no mercado, como ela já tem feito com as SLR de entrada (o sensor da A350 ainda não foi liberado para a Nikon), acredito que se forem criar alguma restrição para este lançamento será do segundo tipo.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Luiz

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
Resposta #3 Online: 23 de Abril de 2008, 09:48:19
Saber ninguem sabe com certeza, mas a rede de boatos já começou. O Thom Hogan que tem boas fontes e costuma ter um indice de acertos alto está dizendo que a D90, a D3x e mais algumas lentes devem aparecer em Junho.

Se isto ocorrer, provavelmente a D3x virá com sensor Nikon e não da Sony.

http://www.bythom.com/index.htm


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 23 de Abril de 2008, 09:58:48
Leo,

Isso eu não acredito que a Sony faz com a Nikon, não existe nenhuma razão para a Sony condutores segurar tecnologia em favor da baixa vendas da Sony DSLR. Esquece isso...

No dia que a Sony DSLR dividir mercado com a Nikon/Canon, pode ser que exista algo a respeito disso, mas hoje não tem. Me responde uma coisa, o sensor mais moderno da Sony (CMOS 12Mp), quem utilizou primeiro a Nikon D300 ou a Sony A700?

A Sony condutores precisa de resultados dentro do grupo e isso ela só vai conseguir mantendo um estreito relacionamento com Nikon. :) No dia que a Sony pisar na bola, simplesmente a Nikon vai e monta sua própria fábrica de sensores ou troca de fornecedor, apenas isso.

Não faz nenhum sentido a Nikon desenvolver uma câmera simplesmente porque a Sony liberou um sensor. :)

Abraço

« Última modificação: 23 de Abril de 2008, 10:01:20 por Leandro Federsoni »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 23 de Abril de 2008, 09:59:50
Luiz a Nikon não fabrica sensores, ela sequer possui fábrica de semi-condutores, os sensores que a Nikon usa são todos comprados fora e até o momento são da Sony, por isso que o boato começou quando a Sony anuciou que tinha um sensor de 24MP pronto. ;)
Mesmo o da D3 (que muitos desavisados acham ser Nikon) é na verdade um sensor produzido pela Sony, baseado na mesma tecnologia do sensor que equipa a D300 e a A700.
Pela minha experiência com inovação é até bom que a Nikon nem se arrisque a tentar algo do tipo, porque ela simplesmente está anos atrás das principais concorrentes (o último sensor Nikon a ser produzido sob base tecnológica deles foi o LBCAST que era fabricado sob encomenda pela Sony, baseado em um projeto Nikon) foi uma verdadeira catástrofe já na época, hoje seria necessário um bom tempo para a Nikon tirar um atraso em relação às concorrentes no desenvolvimento dos sensores, porque ela mal tem especificado sensores desde então (desde então os únicos sensores especificados dela foram o da D3 e o da D2x, mas quem projetou, desenvolveu e fabricou foi a Sony, baseada em tecnologia já existente). A probabilidade de vir um sensor de projeto próprio depois de tanto tempo é praticamente nula e na verdade eu até torço para isso, porque neste caso a tragédia certamente seria bem maior do que a que a Samsung está vivendo em relação à Canon, Fuji e Sony. Se eles se arriscarem com isso é capaz de perderem o mercado Pró, esse tipo de risco você corre em categorias menos exigentes. ;)


Leandro por isso que eu coloquei o SE em negrito rs...
Porque até o momento não vejo também porque fazer isso nas DSLR mais altas, onde a Sony ainda não é significativa, mas não sei se você notou que já começou a acontecer nas de entrada, então como isso SEMPRE aconteceu nas compactas, acredito que cedo ou tarde vá começar a acontecer nas DSLR, como já começou a acontecer nas DSLR de entrada... ;) Na verdade não é necessária uma política definida para isso, na verdade a coisa é bastante simples, basta ela segurar as especificações desses sensores padrões que ela já consegue reter o desenvolvimento das câmeras concorrentes que serão lançadas com eles, essa era na verdade a política que els tinham com as compactas, por isso que as concorrentes só costumavam a aparecer 5 ou 6 meses depois das deles. ;)

O Sensor mais moderno deles foi usado primeiro pela Sony, a A700 foi lançada no mercado em setembro, a D300 só conseguiu entrar no mercado em outubro, a diferença é que a Nikon foi muuuito inteligente e anunciou a câmera mesmo antes de estar pronta (agosto), diferente da Sony, que fez lançamento mudial com as câmeras já colocando elas no mercado. ;)

Eu realmente torço muito para a Nikon não se arriscar a produzir sensores, porque com a experiência nula e com patentes de quinta categoria ela certamente teria pelo menos uns 4 anos de tormento para conseguir começar a ser competitiva, veja o exemplo da Samsung, com toda a experiência que ela tem nesse tipo de projeto está apanhando para tirar a diferença para as principais concorrentes, é importante lembrar que tecnologia não se faz do dia para a noite, leva tempo e quando você vai partir praticamente do zero (como seria o caso da Nikon) a coisa é extremamente complicada, existem barreiras de entrada tecnológicas gravíssimas. Não acredito que a Nikon abandone a Sony, mesmo com favorecimento, mesmo porque a Nikon já conhece esse problema porque a Sony faz isso nas compactas a anos e já começou a fazer nas DSLR de entrada. Normalmente o período que eles dão são 6 meses (isso é histórico, é só acompanhar as prossumers que você verá que é quase que um tempo oficial rs).

Eu tbm não sei se faz sentido a Nikon desenvolver porque a Sony liberou um sensor, para mim isso é especulação dos nikonzeiros porque viram a possibilidade devido a existência do sensor em questão, mas ela depende do sensor para pensar em desenvolver e a disponibilidade de um sensor ajuda aos desenvolvedores a pensar em upgrade.

Mas essa questão que estamos discutindo é a famosa questão da dependencia da Nikon, que cedo ou tarde vai começar a criar problemas e tirar a diferença vai ser muuuito complicado, mesmo porque vai ser difícil ela achar alguém que forneça para ela, quem sabe seja a hora de ela começar a olhar para o lado e procurar a Fuji, que é a única que teria sinergia com ela, porém ela sempre agiu de forma a prejudicar a Fuji, é difícil saber se a Fuji não faria o mesmo. O Mercado é um pouco menos santo do que imaginamos Leandro, empresas chegam a trabalhar no vermelho para prejudicar concorrentes, empresas do mesmo grupo trabalham com sinergia para aumentar preços de itens tabelados e por ai vai, a coisa é bem negra e a Sony sabe que a Nikon é altamente dependente e que se a Nikon quiser pular fora vai ter sérias dificuldades para chegar no nível que o mercado está hoje, no momento não vejo porque ela segurar alguma coisa na categoria da A700 e da A900, mas nas de entrada a coisa já começa a ser interessante para eles, esses 6 meses que eles ganham já começa a ser fundamentais, você já se perguntou porque a D90 não foi lançada na PMA como sempre foi? ;)
« Última modificação: 23 de Abril de 2008, 10:17:09 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 23 de Abril de 2008, 10:15:21
Leo,

Na prático isso não acontece...

Quem estipula os prazos são os clientes, o cronograma é do cliente, quem manda é o cliente, a Sony é apenas mais um fornecedor, e o sensor é apenas mais um item, apenas isso.

Se a Nikon solicitar um prazo para o dia XX e a Sony não entregar, no próximo desenvolvimento a Sony estará fora do negócio, se a Nikon trocar de fornecedor de sensor, provavelmente a qualidade da imagem vai cair um tantinho, mas ela continuará lá linda e forte na liderança, por outro lado se a Sony condutores perder a Nikon, o impacto é infinitamente maior para este braço do grupo. :ok:

Se a Nikon está desenvolvendo uma FF de 20Mp, é porque ela identificou um mercado para isso.

Valeu


Alexandrefoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 23 de Abril de 2008, 10:32:35
Agora fiquei na parede
Um conhecido meu vai vir dos EUA
dia 13... estava pronto pra comprar
a D3 aproveitando a vinda dele, agora,
será que vale a pena esperar e
perder a oportunidade do transporte 0800?
Rapá... rs
Duvida Cruel
Só tô vendo eu pegar nessa can só no final do ano
Outra coisa, para me deixar mais indeciso, o dolar tá despencando!!! :aua:
Mateus 10:39


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #8 Online: 23 de Abril de 2008, 10:33:51
Leandro na prática isso acontece sim, sempre aconteceu e sempre vai acontecer, tudo depende do poder de barganha das partes.
O impacto pode ser grande para um braço do grupo (o que no caso não é), mas pode ser muito mais positivo para a Holding (que controla os braços), o mundo empresarial não é essa coisa bonitinha e separadinha como muitos imaginam, as holdings tem peso forte no processo, elas controlam o nível estratégico dos braços, que são autônomos apenas em nível tático.
Você está confundindo as coisas, se a Sony não tem o produto no mercado ela simplesmente não pode fornecer, ela raramente faz projetos sob encomenda para a Nikon (neste caso os prazos realmente são acertados por contrato, mas ela pode decidir pagar as multas e entregar atrasado), mas o fato mais comum é que ela tem um catálogo de produtos que a Nikon pode usar e se a Nikon solicitar um projeto específico (como no caso da D3) a Sony tem o poder de dizer que não dá tempo e nesse caso quem a Nikon vai procurar? Você acha que a Nikon tem muitas opções do mercado? a Kodak teria o maior prazer do mundo em esculhambar a Nikon, a Matsushita e a Samsung também, a Canon então nem preciso comentar, por incrível que pareça, na condição atual a opção menos pior (tirando a Fuji) ainda continua sendo a Sony, porque a Sony não se sente ameaçada pela Nikon nas compactas e ainda está um passo à frente das concorrentes (eu procuraria a Fuji, mas caso não desse ainda ficaria com a Sony).
A questão é que a Nikon está completamente amarrada e cedo ou tarde vai começar a ter problemas para lançar seus produtos sincronizados com a Sony, eu não estou falando isso no chutômetro, isso já acontece nas compactas a 8 anos e cedo ou tarde vai acontecer com as SLR (na verdade já está acontecendo, veja o histórico de lançamentos D70 e D50 sempre foram lançadas na PMA, a D80 foi apresentada na PMA em 2006 (apesar de só ter entrado no mercado em agosto), enquanto isso a D90 ainda não deu as caras e a D60 foi lançada com um sensor de geração anterior à A300 e à A200 (não usa o sensor HAD), ou seja, já começou a acontecer o que acontecia nas compactas.
Em termos de câmeras de alto valor eu divido que isso vá acontecer tão cedo (acredito que vá pelo menos uns 2 anos antes, por isso que coloquei o SE em negrito no meu post, porque acho que não começa agora, mas se começar o máximo que vai acontecer é essa defasagem clássica de 6 meses que sempre houve), mas não se iluda, cedo ou tarde isso vai acontecer, da mesma forma que a Nikon restringia a venda de corpos para a Fuji (bem mais grave do que o que a Sony faz, porque a Nikon só fornece 1 ano depois para a Fuji e a Sony normalmente atrasa os concorrentes em algo entre 4 e 6 meses) a Sony sempre restringiu a venda de sensores top para os concorrentes, mantendo um tempo para suas câmeras se acomodarem no mercado, principalmente porque os concorrentes dependiam deles, quem foi esperto saiu fora disso a um bom tempo (está para trás, mas já nem tanto), a Kodak faz seus próprios sensores, a Oly fez uma parceria de fato com a Panasonic/Kodak (isso funciona bem, porque cada um tem algo que o outro precisa), a Samsung está com a Pentax (correndo atrás, mas já está muito à frente do que a NIkon estaria hoje sozinha), a saída que ainda vejo no longo prazo para a Nikon seria fazer algo do tipo com a Fuji, ou se contentar em lançar na sombra da Sony todos os seus produtos, adotando uma estratégia de diferenciar em fatores que ela pode controlar e não no sensor, veja como as coisas são curiosas, as únicas que estão ameaçadas são exatamente as únicas que não são autônomas ou possuem uma parceria de reciprocidade em alguma área (Fuji e Nikon).
Da forma que está o equilíbrio de poder é muito desigual, a Sony não depende em nada da Nikon, por outro lado a Nikon depende da Sony em um dos itens mais fundamentais da era digital, em negociação aprendemos que essa é a pior condição na qual você pode se colocar, porque ai você não tem nenhum poder de barganha, porque sequer o poder financeiro da Nikon é relevante para a Sony, a Nikon não corresponde a nem 1% das vendas da Sony semicondutores, se isolar o mercado de sensores ela também é pequena (para você ter uma idéia a Canon e a JVC e a Sony imagem, são clientes bem maiores do que a Nikon, de uma olhada nas demonstrações de resultados e nos relatórios de governança), ou seja, é um cliente insignificante e altamente dependente, eu como negociador da Sony certamente usaria isso a meu favor e como controlador da holding certamente colocaria isso na mesa para garantir o desempenho de outra unidade que vale mais do que a própria Nikon (que é a sony imagem).
Essa sua colocação seria bastante pertinente e válida para uma situação de equilíbrio, dependência mútua ou alta dependência financeira da Sony semicondutores em relação à Nikon, mas o que ocorre é exatamente o inverso, a Nikon sem a Sony teria sérios problemas e poderia até ser colocada em posição secundária em seu mercado (a Sony conseguiu quebrar a divisão de foto da Minolta simplesmente atrasando os seus sensores e sua eletrônica em 1 ano em relação à concorrência e depois ainda deu o bote para comprar a empresa que na época valia quase tanto quanto a Nikon), já a Sony semicondutores sem a Nikon não teria maiores problemas e ainda geraria ganho para a holding, então o poder ai neste caso está totalmente na mão da Sony. Na verdade esse tipo de coisa interessa para a Sony para gerar escala (é bom ter muita gente comprando), por isso que eles mantém este tipo de relação, mas é importante lembrar que a Holding quer maximizar resultados e para isso é necessária sinergia entre os braços, nem que tenha que sacrificar uma parte do processo, ai é necessário analisar os ganhos e as perdas, nas categorias altas a Sony ainda não é nada (A700 e A900 ainda são mercados inexistentes), ai a Nikon ainda tem um poder de barganha razoável, mas nas de entrada a coisa está começando a ficar bem complicada para eles. :/
« Última modificação: 23 de Abril de 2008, 10:52:07 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #9 Online: 23 de Abril de 2008, 10:39:19
Alexandre, se você ficar esperando lançamentos você não compra câmera digital rs...
Não conte com o ovo no c* da galinha, analise o que já existe e compre baseado nisso, porque senão no final do ano quando lançarem as novas, você já estará pensando nas que serão lançadas no ano seguinte e por ai vai rs.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Alexandrefoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 23 de Abril de 2008, 10:44:22
Mas pular de 12.1MP para 24Mp dá uma pequena diferença
Se tratando de corpo, com uma D3x,
acho que fico satisfeito pro resto da vida. :D
Mateus 10:39


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #11 Online: 23 de Abril de 2008, 10:53:35
Alexandre não é uma diferença tãooo grande. Os MP sobem, mas o ruído também dá um belo salto, o que provoca um aumento de resolução real não muito elevado.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Luiz

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
Resposta #12 Online: 23 de Abril de 2008, 11:10:30
Leo,

O sensor da D3 é um design exclusivo da Nikon, assim como foi o LBCAST usado na D2h, e isso foi amplamente divulgado na época do lançamento. A Nikon não fabrica sensores pois não tem escala para isto e faz o que é prática comum no mercado, projeta e manda alguem produzir (já trabalhei em empresa que fazia isto).

O que ninguem sabe, é quem está produzindo os sensores da D3, da mesma forma que nunca niguem soube quem fazia os da D2h.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 23 de Abril de 2008, 11:11:25
Leo,

A Canon é cliente número 1 de sensores de baixo custo, para compactas, enquanto que a Nikon compra mais de 03 milhões de sensores por ano, e sensores com maior valor agregado, com uma maior margem.

Se a Sony consutores ainda  dispõe de sensores APS é porque sempre teve a Nikon como grande cliente. Faz um levantamento de um mercado de 10 milhões de DSLR no mundo, quantos destes consumidores conhece realmente sobre qualidade de imagem e sobre as vantagens  de um sensor sobre o outro? Se hoje a Nikon lançar uma DSLR utilizando uma tecnologia CMOS de 10 anos atrás, ela vai continuar vendendo a mesma coisa, olhe como Canon XTI e Canon XT vende.

Você segurando a tecnologia em 06 meses para Nikon, quanto vai representar de vendas a mais para a Sony? Eu diria que zero. Nem mesmo a Sony utiliza isso como diferencial nas suas DSLR, o que ela está utilizando são coisas como "Melhor LiveView" ou "Estabilizador no corpo" ou "Maior quantidade de pixels", etc, etc.

Agora uma coisa eu concordo com vc, se a Nikon fizesse uma parceria com a Fuji, e utilizasse isso como mkt, seria uma boa maneira de alavancar algumas vendas (algumas) e pra quem gosta de qualidade de imagem, seria uma maravilha.

Valeu









Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #14 Online: 23 de Abril de 2008, 11:14:59
Mas pular de 12.1MP para 24Mp dá uma pequena diferença
Se tratando de corpo, com uma D3x,
acho que fico satisfeito pro resto da vida. :D

Conta outra... é só lançarem o próximo modelo com 40MP e iso 30000 e você vai repensar :P
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS