Autor Tópico: O DESARMAMENTO!!!  (Lida 16862 vezes)

neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #15 Online: 17 de Agosto de 2005, 01:59:33
Pois é...

Mas vc acha mesmo que se aprovar a lei do desarmamento (que aliás parece que já está pronta) as empresas de armas vão parar de produzi-las?

Aí que tá o problema... os consumidores vão ser as "estatais"... as empresas iriam empurrar as armas para o exercito, etc...

E num sei não... do jeito que os EUA estão invadindo tudo o que é lugar por qualquer motivo... no Brasil já tinham o motivo "legítimo" por causa da amazônia... depois surgiu o narcotráfico... e agora com essa crise do mensalão, é motivo de sobra para invadirem no nosso querido Brasil e as empresas de armas racharem de ganhar dinheiro... :rude: hehehe

Abraços,

Renato

obs: os EUA ja mostraram ao mundo que a lei seca não deu certo... proibir não adianta!

obs2: "pelo amor de deus" já vou avisando que não tenho arma em casa heheheh
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #16 Online: 17 de Agosto de 2005, 02:08:57
Não, não acho que vão parar de produzir (infelizmente), até porque, como você disse, ainda existirão compradores.

Sobre a invasão dos EUA, preciso dizer que eles nunca precisaram de armas para invadir o Brasil. Na Amazônia, por exemplo, eles já estão há muito tempo. Inclusive, o período em que a invasão "norte-americana" (essa denominação já é absurda, pois eles fingem que o Canadá não existe...) foi justamente na época em que os militares estavam no poder. Durante o Golpe, pesquisadores dos EUA mapearam todo o subsolo da Amazônia, com o conhecimento do Governo, mas não deixaram nem um xerox desse mapeamento no Brasil...

Mas é o que eu disse: o desarmamento não resolve, em última análise, problema nenhum. Apenas acho que não deveriam exister armas, assim como nenhum país deveria ter Bomba Atômica, não deveria haver a exploração que existe no mundo, etc, etc... Por isso, qualquer medida que eu considere que, de alguma forma, mesmo que tímida, avance nesse sentido, conta com o meu apoio. ;)

Abraço!


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #17 Online: 17 de Agosto de 2005, 02:30:17
Bruno, sei que é mt filosófico isso que vou dizer, mas discordo, a arma não é feita com intenção de matar. Uma faca de churrasco (mt comum no sul, rs) é feita para cortar carne, mas muitos crimes (sei pq trabalho na área), muitos mesmo, são cometidos por "armas brancas" como essa. Uma pistola, pode servir para intimidar (tiro para o alto), para legítima defesa como um tiro na perna ou ombro, é bem relativo isso. Intenção de matar é coisa dos homens, até uma pedrada bem colocada mata.

Confesso que acho posição do Renato mt sensata.

Eu sou absolutamente contra armas na rua, mesmo com os bandidos armados, mas dentro da minha residência ou trabalho eu não poder ter uma arma? Isso é comédia, pessoas têm todo direito de não gostar de armas, e eu tenho todo direito de "dentro da minha casa" ter uma. O curioso é que não possuo armas, mas é um direito que gosto de ter.

Alguém falará na conversa de sempre, mas e os acidentes, crianças, etc... digo duas coisas: 1. Estatísticas, de 100.000 de armas, não sei se uma gera 1 acidente, acho que precisa mais um zero; 2. Pais relapsos não precisam de armas, eles machucam seus filhos no fogão, piscina, só que isso não gera mídia, mas te garanto que mais crianças morrem vítimas de imprudência com produtos químicos ou acidentes domésticos que de acidentes com armas, e é uma proporção incomparável, é só imaginar um pronto-socorro, crianças queimadas entram todo dia, com tiro por arma dos pais, não sei se uma por mês, acho que bem menos.

Acrescento tbm, já acordei no meio da noite com o alarme disparando, uma namorada deitada ao lado, sozinho em casa num final de semana que a família viajou e voltaria só segunda. Fiquei 1 minuto sem reação, se tivesse uma arma sentaria atrás de uma porta, deixaria levarem o que quiserem, mas se alguém tentasse abrir a porta leva bala, simples. Nem recomendo sair pela casa como cowboy não, liga para a polícia e espera com a arma atrás da porta fechada. Mas eu não tinha. Por acaso era minha família que resolveu chegar um dia antes as 4 da manhã, mas e se não fosse? Correr o risco da sua namorada ser estuprada e ainda tirarem sarro com você? No way.

Então, por isso digo que essa politica atual de desarmamento é demagoga. Quem defende desarmamaneto absoluto é pq não pensou a fundo ou não passou situações como descritas. Eu não tenho armas, mas é importante esse direito. Se matar um vagabundo dentro da própria casa vou ser processado criminalmente pq era possuidor de arma? Isso é rídiculo. Digo que se o plebiscito for pela proibição absoluta eu entro no dia seguinte no STJ com mandado de segurança preventivo pelo direito de me defender se assim achar necessário, e levo.

Abraços.
 
Nikon/Panasonic Gear


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #18 Online: 17 de Agosto de 2005, 02:41:38
Puxa Guss... só tá faltando vc gostar mais de Canon do que Nikon para ser igual a mim... hehehe ((brincadeira hein?))
((só estava lembrando das discussões entre as marcas hehehe)) ((e em relação a d-100 e XT)) ((porque entre D2x e 20D por exemplo eu sou Nikon hehehehe) :bye2: )

Mas no mais, eu concordo contigo! :thmbup:
Tb não uso armas e platonicamente (não sei se posso usar este adjetivo) sou contra o uso de qualquer tipo de arma!

Mas como elas existem, creio que tirar o direito de uso delas é pior.

Abraços,

Renato
« Última modificação: 17 de Agosto de 2005, 02:42:10 por neocosmo »
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #19 Online: 17 de Agosto de 2005, 02:51:22
É, isso é complicado mesmo. Eu moro sozinho com minha esposa e entendo seu ponto-de-vista. Na verdade, imaginando a situação (até já pessei por sustos parecidos) eu instintivamente concordo com você. Mas não sei... deixando um pouco de lado a minha ingênua valentia (quanto passei por esses sustos, fui lá ver o que era, pronto para enfrentar a situação desarmado), não acho que eu tenha mais chance de matar um assaltante do que ele tem de me matar em uma tentativa de reação. Não sei se você já atirou, mas a coisa não é tão simples assim. Quem tem prática - como os ladrões - tem imensa vantagem na hora do confronto.

Mas claro, nesse caso estou falando de mim, outra pessoa pode ter um preparo diferente. Nessa linha de argumentação você está certo: quem está preparado e quer, deve ter o direito a ter uma arma.

A questão é que não me posiciono nessa questão de forma pragmática, mas ideal. É por princípio, não por exemplos desse ou daquele lado. Por isso mesmo é que acho que tanto as campanhas contra o desarmamento como as pró-desarmamento são fracas. Pode-se pegar exemplos dos dois lados. Entendo que no seu caso também se trata de um princípio: o direiro a defesa de sua casa e sua família. O assunto é realmente complicado, mas o debate que se faz no país é, infelizmente, medíocre.

Só tem um ponto que eu discordo realmente de você: as armas de fogo surgem na história da humanidade e tem como princípio de produção matar. Disparo de advertência é um uso alternativo. Mas todas as pesquisas que são feitas para a produção de uma arma visam aumentar o seu poder e a sua eficácia para matar, sim. De fato a intenção de matar é coisa dos homens, e é justamente com essa intenção que as armas são produzidas, ao contrário das facas.

Ah, e eu também sou do RS! Só estou fazendo Mestrado em Floripa.

Abraço!


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #20 Online: 17 de Agosto de 2005, 02:55:51
Renato:
Eu gosto de Canon, para as ultra-compactas p ex, ou câmeras como a S70 (o Bruno inclusive tem uma) acho essa última quase uma cult das compactas. Mas as reflex sei lá, ainda mais depois que reparei que o safari para fotos do Dpreview foi patrocinado pela Canon (reparem uma foto de um balão com o logo da Canon e acima escrito EOS Safari), pô, é de ficar espiado tanto elogio p Rebel, não desmerecendo, eu acho ela realmente boa, só acho que não é tão superior a uma D70s.

Na verdade a D70 é que era absurdamente superior à Rebel, e a XT buscou isso com alguma vantagem, uma hora um está por cima, outra hora outro, me incomoda um pouco é que parece que a Canon sempre foi superior, isso não é verdadeiro.

Mas tem uns antagonismos nisso, Renato, ninguém fala, mas a D50 p ex é a única DSRL de entrada com ruído inferior a uma câmera que dá para chamar de pro, a 7D Minolta, na verdade é a DSLR com menor ruído hj, mesmo em RAW. Mas o ponto mesmo é que além de coisas boas, preciso achar esteticamente agradável e eu não gosto mt do design das câmeras da Canon.

Bobagem né, sei de gente quem nem liga.
Mas eu prefiro uma câmera talvez uns 5, 10, no máximo 15% atrás e um corpo que acho mais legal.

Bruno:
Aí que tá, na coletividade, no público, não apenas sou contra armas, de qualquer tipo, como acho que as penas deveriam ser severas ao absurdo. Mas da porta do escritório, ou residência para dentro, é o mínimo de independência que o cidadão deve ter. Na verdade eu acho isso mt hipócrita, ingerir nesse tipo de liberdade do cara, pq é o mínimo de bom senso e responsabilidade que se espera de uma pessoa, claro que muitos não tem, é capaz de algum maluco com uma arma na sacada mesmo em casa fazer bobagem e dar uns tiros na rua e matar alguém. Mas se for por aí temos crianças hj andando em parques públicos com rottweiler e pitbull, não são cachorros ruins, mas do mesmo modo da arma, dependem mt do dono, donos relapsos causam problemas com ambos. Mas ninguém faz escandalo qd vê uma criança de 40kg segurando um cachorro de 65, hipocrisia, aceitamos calados. Um rottweiler ainda é pior, pq salta muros de 2,5m e armas não costumam fugir e atacar sozinhas, entende... para chegar ao ponto de proibir armas com base em acidentes e etc, deveriamos resolver outras coisas antes, senão corremos risco de ser hipócritas. Basta ver quantas crianças durante um ano são vítimas de armas de fogo e vítimas de cães mal controlados.
« Última modificação: 17 de Agosto de 2005, 03:05:16 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #21 Online: 17 de Agosto de 2005, 03:00:03
Sobre o debate Canon X Nikon, sem entrar no debate sobre qualidade (onde concordo com o que você disse, Guss), preciso admitir uma coisa: visualmente, as Dslr Nikon me dão muito mais tesão do que as Canon!
« Última modificação: 17 de Agosto de 2005, 03:00:53 por Bruno Gomes »


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #22 Online: 17 de Agosto de 2005, 03:03:19
Estava respondendo ainda, hehe. Complementei.
Nikon/Panasonic Gear


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #23 Online: 17 de Agosto de 2005, 03:19:44
Citar
Bruno:
Aí que tá, na coletividade, no público, não apenas sou contra armas, de qualquer tipo, como acho que as penas deveriam ser severas ao absurdo. Mas da porta do escritório, ou residência para dentro, é o mínimo de independência que o cidadão deve ter. Na verdade eu acho isso mt hipócrita, ingerir nesse tipo de liberdade do cara, pq é o mínimo de bom senso e responsabilidade que se espera de uma pessoa, claro que muitos não tem, é capaz de algum maluco com uma arma na sacada mesmo em casa fazer bobagem e dar uns tiros na rua e matar alguém. Mas se for por aí temos crianças hj andando em parques públicos com rottweiler e pitbull, não são cachorros ruins, mas do mesmo modo da arma, dependem mt do dono, donos relapsos causam problemas com ambos. Mas ninguém faz escandalo qd vê uma criança de 40kg segurando um cachorro de 65, hipocrisia, aceitamos calados. Um rottweiler ainda é pior, pq salta muros de 2,5m e armas não costumam fugir e atacar sozinhas, entende... para chegar ao ponto de proibir armas com base em acidentes e etc, deveriamos resolver outras coisas antes, senão corremos risco de ser hipócritas. Basta ver quantas crianças durante um ano são vítimas de armas de fogo e vítimas de cães mal controlados.

Sobre esses cães, também acho um absurdo! E tenho até uma posição bem radical também nesse caso...
Bom, eu mantenho minha posição, mas reconheço que seus argumentos e os do Renato são válidos e bem construídos, ao contrário do que vejo por aí (dos dois lados, diga-se de passagem). :thmbup:

Um abraço!


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #24 Online: 17 de Agosto de 2005, 12:13:50
Puxa!
Legal ver vocês dois "discutindo"... realmente diferente do que acontece por aí em que um coloca o seu ponto de vista somente em uma palavra: sim! ou então Não!... falta argumentação, coisa que aqui, para cada ponto um pode diferenciar de outro, mas aponta o por que disto, daquilo... isto é interessante...

Bem, e sobre a "brincadeira" ((até off topic)) das marcas Canon e Nikon, foi só para descontrair.. heheh
E concordo com tudo o que foi dito, que a Nikon tem o melhor "corpo" e que a D-70 é superior a Rebel... mas em relação a XT ficou devendo um pouco (mas o corpo da nikon é melhor) e etc...
E concordo mais ainda que a Minolta tem a melhor DSLR de entrada (pude confirmar isto numa feira que fui em SP...). Vocês precisam de ver o EVF dela! Magnífica! "Parece que dá para vc prever os movimentos das pessoas mesmo antes delas fazerem" hehehe :laughing: E no mais é um tesão de máquina! ((apesar que sou suspeito a falar de minolta heheh))

Bom, mas é isso aí.

Abraços a todos,

Renato

obs: vocês acham que até que ponto a mídia (canal de tv, internet tb, etc) pode influenciar uma pessoa a votar?
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #25 Online: 17 de Agosto de 2005, 13:28:10
Citar
Obs: vocês acham que até que ponto a mídia (canal de tv, internet tb, etc) pode influenciar uma pessoa a votar?

Bom, acho que depende do nível cultural do indivíduo num primeiro momento. Pessoas do povo, querendo ou não, embora possa parecer preconceito (e não é) são altamente influenciáveis na minha visão. Além destas, talvez nós mesmos qd a mídia diz algo que queremos, ex., eu não gosto do PT, tampouco do Lula, mas até um certo momento vinham fazendo um governo interessante, não havia como criticá-los, mas agora a mídia forneceu (ou eles mesmos forneceram e a mídia expõe) todos elementos para quem pensa assim justificar ou firmar esse pensamento de que o PT "não presta". Não é fácil, mesmo pessoas de espírito e curiosidade fortes, que não aceitam simplesmente meias-verdades, muitas vezes são influenciadas sem perceber. Até onde é influência ou não? Complicado.

Eu tenho algumas posições no mínimo polêmicas sobre política. Uma delas p. ex. é que penso que pessoas sem um mínimo de estudo (esse mínimo deveria ser segundo grau, mas ideal que fosse curso superior) não pudessem se candidatar ao menor dos cargos públicos, tampouco votar. Isso vem da Grécia, não é de hj, lá a democracia (que não era uma democracia de fato por excluir algumas pessoas) era mais próxima de uma aristocracia. Mas ai começa o erro, quem lê isso vai dizer "que horror", mas para entender é preciso voltar um pouco, aristocracia para nós hj é quem tem dinheiro, mas na verdade vem aristos=melhores, kratus=poder, e os melhores lá eram filosofos, estudiosos, pessoas dedicadas ao bem comum, não havia relação com o dinheiro. O que ocorre é que esses conceitos foram todos deturpados. Eu sinceramente não vejo esperança, como é que pode se falar em democracia num país de 180.000.000 de pessoas? Nós somos formigas, não há como sermos escutados, esse papel deve ser delegado a poucos, e aí volto ao termo aristocracia, entre ser governado por metalúrgicos analfabetos (que insistem numa relação entre isso e ética) ou severinos, ou ainda por deputados envolvidos com massacres da serra elétrica ou tráfico, eu sinceramente preferiria ter pessoas como Antônio Ermírio, Abílio Diniz, Gabeira, Betinho*, Cazuza*, Renato Russo*, Malu Mader, Luis Fernando Veríssimo, Miguel Reale, enfim, pessoas que tem algo a acrescentar, foram exemplos bobos pq não sei se seriam exatamente esses, mas alguém aqui prefere ser governado por néscios analfabetos como o Severino e o presidente atual ou pela lista mencionada? Ser governado por idiotas ou por sábios? Aí entra o problema, o povo inculto é ignorante e influenciável, nenhum pai deixa uma criança tomar conta da casa, por isso eu sou contra o voto de pessoas abaixo de certo um nível cultural. Claro que isso jamais vai acontecer nesse mundo, pela razão simples que iria na hora acabar com o coronelismo nordestino, pela demagogia, venda de votos, e coisas assim. A corrupção sempre vai existir, ela é da nossa natureza, mas seria em níveis aceitáveis e não isso que vivemos hj. Eu escolheria um governo dos melhores.
« Última modificação: 17 de Agosto de 2005, 13:31:14 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #26 Online: 17 de Agosto de 2005, 15:33:36
A mídia, querendo ou não, influencia todo mundo, não só o chamado "povo". Isso não quer dizer que todo mundo faça e pense como quer a mídia. Entretanto, ela é sempre uma das referências sobre as quais se forma o pensamento das pessoas, seja por contraste, por assimilação, etc. Se o que pensamos nunca é fruto apenas de nós mesmos, mas da relação que estabelecemos com outras pessoas, fatos e idéias, entre os quais está a mídia.

Sobre a política, discordo de você, Guss. Acho, por exemplo, que um analfabeto não pode ocupar qualquer cargo político. Mas isso se deve a um impedimento prático: um analfabeto não consegue sequer ler o que vai assinar. Fora isso, não vejo como limitarmos os políticos a determinados níveis de formação. Uma pessoa que, por exemplo, não completou o segundo grau, mas que passou a vida inteira dentro de um sindicato, participando ativamente da vida político-partidária, tem todas as condições para se candidatar a qualquer cargo. Mas isso não determina que será um bom ou mal administrador. A política é muito mais "jogo político" do que qualquer outra coisa, como o falecido antropólogo/sociólogo/militante Pierre Bourdieu já mostrou em alguns de seus textos. Voltando ao caso do Lula, é justamente por isso que ele sabia do que estava acontecendo: para o bem ou para o mal, ele é um cara que conhece política, não há como negar isso.

Quanto à limitação do voto, tenho igualmente apenas uma ressalva: se uma pessoa com menos de 16 anos não é considerada responsável por seus atos, é um absurdo que seja considerada apta para votar. Fora isso, todos tem o direito - embora não deveriam ter o dever - de votar. Não é porque alguém vota com uma lógica diferente da minha que ela está errada e eu, certo. O problema é qie se divulga a imagem do "povo" como sendo um completo ignorante, totalmente manipulável. Isso não é verdade. Inclusive, existem diversos estudos de antropologia que mostrar que há lógica nas decisões do "povo". Trata-se, antes, de uma lógica diferente, mas de forma alguma inexistente. Inclusive, melhor do que dizer que existe lógica, é falar em lógicas, pois o "povo" não é homogêneo.
A noção antiga de aristocracia é etnocêntrica. Quem diz quem são os melhores? Casualmente, essa definição é feita pelos beneficiados, pelos próprios "melhores"...
A noção de "sábio" é sempre relativa, e por isso mesmo não pode ser parâmetro.

Sobre o coronelismo, trata-se muito mais de um fruto da incompetência dos políticos do que do povo. É só pensar: se eu sou um favelado, que nunca ganhei nada de governo algum, não é tão absurdo que eu vote em quem me pagar um churrasco. O que acontece é isso. Mas o voto nesse caso não vem acompanhado da ilusão de que "tudo vai melhorar". O povo conhece e joga o jogo. Coloca a camisa do candidato, faz o seu rango e, se quiser, vota nele. Mas sabe que sua vida vai continuar na mesma e sabe que o político está só jogando. Mas, pelo menos, come picanha a cada dois anos. Quem é que está errado?


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #27 Online: 17 de Agosto de 2005, 15:51:58
Bruno, por partes:

Sobre o voto aos 16, é isso mesmo, é rídiculo alguém que é incapaz juridicamente ter o direito para o mais exigente dos atos, votar em quem governa.

Sobre o nível de escolaridade, na verdade me expressei mal, mas uma realidade que vi nos cargos públicos preenchidos por concurso, foi qd passaram a exigir curso superior para todos os cargos da Polícia Federal. A corrupção caiu a indíces aceitáveis (ao contrário da Polícia Civil dos Estados que contínua com 1ro e 2do graus). A PF hj é um órgão que se tem corrupção, ao menos se preocupa em purgá-la. O ponto é que não há como se selecionar pessoa a pessoa, o curso superior querendo ou não indica que vc teve uma educação melhor, mesmo assim não é garantia de nada, mas estatisticamente falando eu não tenho dúvidas, um congresso, uma câmara de vereadores só com pessoas que tiveram no mínimo de concluir a graduação iria reduzir a corrupção imensamente. Talvez não como critério absoluto, pessoas de relevo na sociedade tbm deveriam ter esse direito. Mas o que não pode são pessoas como a Nega Diaba (você é do sul, deve se lembrar dessa mulher), uma ex-prostituta, analfabeta, ignorante aos extremos, que se elegeu vereadora pq era conhecida na comunidade onde morava.. me perdoa, pode ser mt bonito para o discurso, mas eu não quero entregar procuração para agir por mim (em tese democracia é isso) a alguém assim. Eu prefiro entregar a alguém que tudo bem, tenha ética, seja sábio, mas que tbm seja empreendedor, administrador, não essa gente louca gente de idéias boazinhas, mas que no fundo não passam de dândis.
« Última modificação: 17 de Agosto de 2005, 15:53:09 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #28 Online: 17 de Agosto de 2005, 16:07:05
Me lembro da Diaba, sim. É f*** mesmo. Entretanto, se um percentual alto da população deseja que ela os representes, fazer o quê? Alguém já disse que a democracia é o pior dos sistemas de governo, excetuando-se todos os outros...


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #29 Online: 17 de Agosto de 2005, 16:10:39
daqui há pouco, só com esse tópico aqui nós vamos chegar nos 5000 posts! :laughing:  :laughing:  :laughing: