Autor Tópico: Nikon lança Nikon D300s (Modo de Vídeo)  (Lida 14111 vezes)

Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 31 de Julho de 2009, 10:08:24
Eu acho que não Leo, o sensor da D90 é superior mesmo ao da D300 e não se trata de tramento somente. Veja inclusive que o tamanho dos pixels são diferentes e resolução tbem.

Realmente ocorreu uma podacao do sensor da D90 se comparado ao da A700, mas tambem ocorreu algo que melhorou o desempenho e nao foi explorado isso como mkt pela Nikon.




Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #16 Online: 31 de Julho de 2009, 10:33:20
Leandro como eu disse acima, o sensor é diferente, mas a tecnologia não é, porque não tem nada de novo em termos de CMOS Sony desde a A700, as mudanças de arquitetura são do estilo que a Canon e a Samsung adotam, muda-se estrutura, mas não tecnologia. Não há nada nestas mudanças que possam ser usadas como MKT sem prejudicar a própria marca. Como ocorreu com a Pentax no lançamento da K7, que eles abriram o número de canais mas mantiveram a tecnologia. Eles vieram com um papo de novo sensor e ficou pior para eles do que se tivessem feito passar batido.
Isso é regra básica de MKT, se você tem algo que seja um destaque real você evidencia. Se não tem nada que o destaque em um determinado atributo faça com que ele passe despercebido. ;)
Quer ver como é isso mesmo que a Nikon faz co precisão?
Veja a página oficial da D3 a descrição principal do produto:
http://www.nikonusa.com/Find-Your-Nikon/Product/Digital-SLR/25434/D3.html
Em todos eles evidenciam exatamente o sensor, logo de cara. Mas se preocupam com os atributos de destaque, que diferenciam a câmera.
Já na D5000 isso fica ainda mais evidente, onde o sensor ocupa um espaço menor do que outros atributos.
http://www.nikonusa.com/Find-Your-Nikon/Product/Digital-SLR/25452/D5000.html

Mesmo quando nas especificações (onde o sensor aparece) você percebe que os atributos importantes são os mais destacados e que a atenção é desviada daqueles atributos que todos possuem, ou que alguém pode ter melhor.
Veja a descrição do sensor da D5000:
Citar
12.3-megapixel DX-format CMOS image sensor
Coupled with Nikon's EXPEED image processing and NIKKOR optics, breathtaking picture quality is assured.
Eles destacam o excelente processador de imagem, ou seja, ao falar do sensor eles não falam de fato do sensor e desviam a atenção dele para o excelente processador de imagem que possuem, que certamente vai ser uma referência em qualquer lugar que o consumidor for pedir informações, ou seja, eles fazem o consumidor perguntar do processador e não do sensor, que é algo sem nada que possa destacá-lo.

Agora olhe os atributos do sensor da D3 (que já possui um foco maior no resultado em ISO alto). Veja que neste caso eles citam de forma superficial o processador da imagem (para despertar a curiosidade para o que detalharão com forte empenho logo abaixo) ao descrever o sensor e direcionam o cliente para um atributo real e de muito destaque no sensor, que levam o cliente a perguntar exatamente pelo principal atributo do mesmo que é o nível de ruído em ISO alto (onde de fato ele é a melhor opção nesta categoria de câmera).
Citar
Nikon's original 12.1-megapixel FX-format (23.9 x 36mm) CMOS sensor: Couple Nikon's exclusive digital image processing system with the 12.1-megapixel FX-format and you'll get breathtakingly rich images while also reducing noise to unprecedented levels with even higher ISOs.

Ou seja, eles desenham o que vão evidenciar para levar o cliente sempre a ter a melhor percepção possível do produto. É bastante simples, é atributo de destaque você faz parecer muito maior do que realmente é. É um atributo secundário então no máximo cita e se concentra naqueles que realmente podem vender o equipamento com mais facilidade. Simples assim. ;)
« Última modificação: 31 de Julho de 2009, 10:44:51 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 31 de Julho de 2009, 10:53:50
Entao Leo, eu acho q nao estou conseguindo explicar o erro de mkt da Nikon....Veja por exemplo um consumidor que tenha uma D300 e não ligue para features como filmagem (video), ele nao vai se atrair pela D300s....por outro lado se a Nikon tivesse colocado que a D300s é melhor que a D300 em QI poderia atrair um atual proprietário da D300 ou mesmo da D90. Seria a mesma coisa quando eles lançaram a D90, poderia ter explorado a superioridade dela pra atrair proprietários da D300 e assim por diante.

Veja a Canon como não faz absolutamente nada de inovador, mas explora bem o mkt. A Canon de alguma forma está mais plugada que consumidores gostam de saber sobre novidades no sensor, mesmo não tendo tanta novidade assim.






Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #18 Online: 31 de Julho de 2009, 11:07:44
Mas ai é que está Leandro eles não podem mentir, pois isso acaba mais por prejudicar a marca do que qualquer outra coisa, pois o cliente cedo ou tarde descobre a mentira e se sente enganado. Então se o sensor não tem nada de especial, eles não vão dizer que tem. O máximo que vão dizer é que o sensor tem boa resolução e coisas do tipo. Eles dão foco exatamente nos atributos de destaque do produto, em termos de IQ, eles são muito fortes no processamento da imagem (onde a Nikon é imbatível hoje em dia), se eles não tem nada para falar de especial sobre o sensor eles falam sobre o tratamento e ganham o cliente da mesma forma. Eu como consumidor me sentiria atraído por um processamento de imagem mais eficiente e é com isso que a Nikon conta, porque para o usuário o que importa é a IQ final e não de onde essa IQ está saindo (se é do sensor ou do processamento).

No caso da Canon ela fez sim algo inovador ao passo que ninguém ainda tinha feito tal processo. A inovação se dá por grandes e pequenos saltos e esta abordagem da Canon é de fato um diferencial, pequeno, mas que só ela tem. Eu ainda prefero as imagens da Sony e da Nikon, mas não dá para dizer que a abordagem da Canon não tenha um diferencial sobre as demais neste sentido das microlentes. ;)
« Última modificação: 31 de Julho de 2009, 11:09:49 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 31 de Julho de 2009, 14:44:09
Mas Leo teve melhora no sensor da D90 comparada com a D300...e não foi edição somente, foi em latitude real principalmente.....não que essa melhora tenha sido algo tão importante, mas teve e poderia ter sido explorado de forma positiva pelo mkt da Nikon.



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #20 Online: 31 de Julho de 2009, 14:56:15
Leandro eles estão explorando, mas estão atribuindo ao processador de imagem e não ao sensor, o que por minha experiência na área realmente faz bem mais sentido.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 31 de Julho de 2009, 15:06:06
Leandro eles estão explorando, mas estão atribuindo ao processador de imagem e não ao sensor, o que por minha experiência na área realmente faz bem mais sentido.

Nem no processador eu vejo esse movimento....Eu no lugar da Nikon ao lançar a D300s colocaria no mínimo um texto "Melhoramos a qualidade da imagem reduzindo o ruído e a latitude comparado com a D300" Eu pelo menos não li nada até o momento.

Diferença.




Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #22 Online: 01 de Agosto de 2009, 08:48:40
duas coisas estao estranhas aqui, primeiro se o sensor nao e o mesmo entao a politica da sony e nikon esta mundando, a nikon pode desenvolver um Cmos e a sony produzir e nem por isso a Sony vai usar esse Cmos em suas cameras, temos que tomar cuidado em afirmar que uma depende da outra, ate porque isso ja pode ter mudado e tem gente que afirma 100% de certeza algo que ja nem pode existir.

Aonde ta o Cmos da D700 e D3 nas cameras da sony???????? entao..tem algo estranho...porque os Cmos de melhor desempenho em ISO alto nao esta nas cameras da sony? claro que nao e so o Cmos..e sim o pos que a nikon usa nas fotos tb  influencia, entao de duas uma..ou a nikon tem uma tecnologia para tratamento de foto anos luz melhor que a SONY ou o Cmos da D3 e D700 sao de uso exclusivo da NIKON e pela primeira vez a NIKON e que comecou a ter autonomia e exclusividade em algo.

tenho um assistente que trocou a A700 dele pela D90...cara...a D90 ARREBENTA, nao pensei que uma camera que se identifica de entrada pudesse ter um desempenho tao bom...cures..nivel de ruido em ISO alto.

Agora fico imaginando a D300S...vai ser otimo para eu comprar a D300 e ter mais backups..rs..ja que tende a baixar o preco.

abraco!


Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #23 Online: 01 de Agosto de 2009, 08:58:24
ah...sobre o MKT???


nenhuma empresa faz MKT sobre seu ponto fraco..e nao e so a NIKON.

Alguem ja viu a CANON fazer MKT sobre ERR99?

Alguem ja viu a Oly fazer MKT sobre o defeito em mais de 2500 objetivas de lente do kit e retirada das lojas para revisao?( eu trabalhava la)?

Algum ja viu a SONY falar que a tamron produz suas objtivas?(menos a CZ) apesar que eu gosto da tamron.


Entao...nao e so a nikon...e que a nikon nao fala de CMOS..porque o consumidor nao esta interessado em CMOS..ele esta INTERESSADO EM FOTO.

Alias..to indo fotografar um casamento agora cedo...quando voltar passo por aqui..alis fazia tempo que eu nao postava aqui..tava com saudades.  ;) e falta de tempo.

abraco!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #24 Online: 01 de Agosto de 2009, 10:42:13
Marcelo o sensor da D700 e da D3 não está em nenhuma câmera Sony mas está na lista de semicondutores produzidos por ela no site dela de semicondutores. A Sony produziu sensores para SLR sem usar durante longos períodos, na verdade ela fornecia para Pentax, Nikon e Minolta, hoje a Pentax está com a Samsung, a Minolta foi adquirida pela Sony e no campo de SLR a Sony só fornece externamente para a Nikon, então é evidente que o que ela produz e não usa vai estar sendo usado pela Nikon. Isso não é especulação, olhe o link relação com os investidores da Nikon e da Sony, você verá que a Nikon não possui planta de semicondutores e possui contrato com a Sony para fornecimento dos mesmos (se isso não estiver facilmente acessível você pode perguntar pelo link que eles são obrigados por lei a informar). Sem contar que ela não possui tecnologia patenteada relacionada a nenhum de seus sensores, as tecnologias patenteadas pela Nikon são muito ultrapassadas, apesar deles ainda tentarem uma coisa ou outra. Você só precisa consultar as patentes relacionadas às câmeras Nikon que você verá que as patentes nos sensores deles são todas da Sony (salvo duas patentes da Kodak que estão em quase todos os sensores CMOS).
Estes CMOS de 12MP assim como outros CCD do tipo, a Sony não usa simplesmente porque não tem interesse no seguimento (A Sony nunca teve câmeras com 6MP, mas forneceu para a Nikon por um bom tempo). A Sony sempre foi a marca que carregou a corrida dos MP, ela não investe em ruído, este é um apelo que não aparece em suas câmeras, ela investe em resolução acima de qualquer coisa. Por isso que sua câmera de entrada é a de maior resolução, sua câmera do range de US$ 3000,00 é a de maior resolução e provavelmente seus próximos lançamentos também devem ser os de maior resolução. Ela não precisa usar todo o que produz, assim como também não precisa vender tudo o que produz, uma vez que os contratos são fixos e na visão de MKT da Sony um sensor de 12MP é ruim para a imagem que a marca pretende construir.
Lamento se os nikonzeiros não gostam, mas os sensores da Nikon são sim Sony. A sua segunda alternativa é a correta, a Nikon possui o melhor tratamento entre todas as marcas da atualidade. Em um mundo onde até o RAW é fortemente tratado você ter um bom tratamento faz sim bastante diferença. Lembre-se que a alguns anos a Nikon contratou alguns dos engenheiros da Canon na área de processamento (na época em que a Canon dominava esta área). ;) Além disso existe a questão da blindagem na construção, mas neste caso não tenho informações de quem possui a melhor blindagem e nem o corpo capaz de dissipar mais calor.

A D90 é uma câmera 2 anos mais nova que a A700 e a D300, o processamento evoluiu muito neste período, assim como as técnicas de blindagem e construção. Se você ver o salto dado nas A230 em relação às A200 você fica pasmo e olha que é virtualmente a mesma câmera por dentro, só mudaram detalhes de desenho do corpo (que podem afetar blindagem e dissipação) e tratamento e parecem duas câmeras diferentes.

Marcelo nem toda empresa é inteligente o suficiente para só fazer MKT de pontos fortes, a Pentax, por exemplo, pega forte em propaganda de sensor, tentando convencer o cliente de algo que sabidamente é um ponto fraco de suas câmeras. Em sompensação não faz gransde propagandas a respeito de ser a única com corpo realmente selado na categoria e coisas do tipo. Eu particularmente acho que a Nikon tem sido brilhante nesta área, tem lançado na época certa, tem incluído features realmente muito legais nas câmeras (este horizonte virtual, por exemplo, é um espetáculo), só evidencia pontos fortes, eu acho que a equipe de MKT da Nikon é um show a parte, na verdade acredito que outras marcas deveriam contratar alguns dos analistas desta área da Nikon para fazerem estratégias melhores neste sentido.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #25 Online: 01 de Agosto de 2009, 10:42:16
Alguem ja viu a CANON fazer MKT sobre ERR99?

ERR99 é o "blue screen of death" da Canon  :assobi:
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #26 Online: 01 de Agosto de 2009, 18:58:20
Leo...e resposta e simples....por que a Sony nao usa o melhor cmos 35mm do momento(falando de ruido em iso alto)? por que ela fabricaria para a nikon algo que ela nao usa?

cara..resposta e simples..tem rabo preso com a nikon...senao tivesse por que faria algo que nao usa? ja que a patente e dela? de duas uma.....se ela produz e porque a nikon paga..e quem paga leva o produto..rs.

ou ela depende da nikon mais do que EU e VC pensamos..

ou a  tem algo que nao deixa a sony vender esse cmos pra mais ninguem..

por que a coca cola faria um refrigerante que e o melhor porem ela nao poderia vender?...cara...nao tem muuuuita analogia...e sim que ser direto e reto...as duas tem rabo preso...eu sempre disse aqui! A Nikon depende da Sony assim como a Sony depende da Nikon...ou entao ambas as empresas sao comandadas por seres de outro planeta..rs

Ainda mais que a sony ta muuuuito ruim das pernas..toda semana minha irma fala pra mim de mais amigas dela que foram mandadas embora da Sony...por mais que possa ser pouco faturamento...mas vender Cmos pra nikon pode estar ajudando a pagar alguma conta da Sony...pode ter certeza...

quem nao da valor para 1 yene nao sabe dar valor para 1000 yenes,,,assim ja dizia meu chefe no japao...

Agora...uma coisa eu concordo...nem todo mundo consegue investir em MKT tao bem quanto a nikon...coisa que a canon fazia bem a alguns anos..

Lembro quando a honda se desmanchou em 92..depois a ferrari foi la e contratou todos os engenheiros da honda e fizeram um carro que ganhou o titulo por 5 anos...pode ser essa a receita que a nikon esta fazendo...mas por que as outras nao fazem?...complicado entender..


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #27 Online: 01 de Agosto de 2009, 21:59:34
Marcelo a resposta é mais simples do que você passou, ela simplesmente não considera o sensor de 12MP da D700 o melhor do momento, muito pelo contrário, sob a perspectiva de MKT da Sony este sensor é feijão com arroz. A Sony tem todo o investimento dela em ser top de resolução, isso desdes os tempos das compactas. 12MP em uma 135 é medíocre para os planos dela, uma vez que quando ela lançou sua 135 a Canon já tinha uma câmera de 21MP. Se a Sony for lançar uma 135 de 12MP vai ser para arrebentar com o mercado da nova D300s e mesmo assim acredito que se vier algo neste sentido ainda assim vai ter mais resolução do que isso, porque o que puxa o MKT da Sony são números altos e ruído não faz parte deste apelo, ruído é coisa de usuário experiente e tem apelo em um mercado muito pequeno.

Ela não vende para mais ninguém porque não tem mais para quem vender. A Canon produz o próprio sensor desde os primórdios, a Oly tem contrato com a matsushita e foco em 4:3, a Pentax tem contrato com a Samsung e não tem praticamente mais nenhuma lente 135 no mercado, ou seja, só sobra a Nikon, porque até a uns dois anos a maioria estava na mão da Sony, hoje apenas a Nikon mantém este contrato de fornecimento, porque os demais buscaram alternativas. A Sony vende porque a Nikon compra e tem escala para comprar. A divisão de semi-condutores joga pela holding, mas também tem liberdade de atender o mercado dentro de suas necessidades, desde que isso não afete os negócios da holding como um todo. A estratégia da Sony está sendo tão acertada que em 2008 ela triplicou suas vendas de DSLR, já faz 3 anos que é a marca que mais cresce. O foco da Sony vai continuar sendo resolução. Eu não espero ver a Sony usando sensores de baixa resolução, pelo menos não no atual padrão de MKT que ela vem adotando.
A fábrica de semi-condutores vai continuar fornecendo os sensores com alguma defasagem e o jogo continuará sendo o mesmo que dominou os últimos 12 anos. A Nikon está na mão da Sony, porque depende da qualidade do produto dela para manter a qualidade do dela, já que não consegue produzir nada com tanta qualidade neste sentido e tem poucos fornecedores alternativos (apenas Fuji e Kodak), que possuem custos muito maiores, ao passo que para a divisão de semi-condutores da Sony a Nikon é um bom cliente que apesar de não passar nem perto de ser o maior cliente desta divisão rende um bom dinheiro.

Para mim os outros não fazem isso por miopia estratégica.
Eu vejo o caso da Minolta, a Fuji teve a mesma opção da Sony, de comprar a Minolta e se livrar da dependência e no final deixou tudo para a Sony, que nem sequer tinha know-how para este mercado. Sem o know-how dos engenheiros da Minolta a Sony nem sequer teria chegado perto de onde chegou. Agora fico pensando. Com a inteligência destas duas organizações (arrebanhando talentos e tecnologia), acredito em um futuro meio sombrio para a Canon e em um belo futuro para Sony e Nikon.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #28 Online: 02 de Agosto de 2009, 08:51:45
Leo...mas nem tudo que cresce da lucro...no japao e assim..as vezes um comercio abre...lota..enche e dali a pouco fecha...se as DSLR dessem muito lucro pra sony ja teriamos as 400 F2.8 , 500m F.4,etc...

A Sony tb depende da NIKON, pode ter certeza, ate porque a certeza que ela nao depende nem vc tem...nem eu...mas tb nao podemos afirmar ao contrario, para um relacionamento estranho tem acordos estranhos ou dependencias, e a Sony nao faria nada para alguem sem depender de alguem..mesmo que isso seja a palavra..palavra dada no japao e diferente de palavra dada no Brasil.(escreve ai)

Nao sei se e porque eu ja fui pra japao desde 1994...mas o que vejo e muito diferente do que se le por ai...dentro da fabrica, na linha de producao tem RADIO piao..e radio piao normalmente nao falha..se ta mau das pernas e porque ta mau das pernas.

Sobre o MKT da sony eu entendi o que vc falou..mas baseado no que vc falou para que a sony ia fazer um Cmos que nao tem interesse? Porque a nikon tem algo que prenda a sony, ou acordos que fazem uma se prender a outra.

Leo, isso e normal no japao...uma empresa depender da outra..assim como a SONY depende da Sharp para fazer suas TVs de LCD..ja que 50% dos LCDs do mundo sao feitos pela SHARP.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #29 Online: 02 de Agosto de 2009, 10:54:06
Marcelo faz porque mesmo sendo da mesma holding são empresas diferentes, você tem a tecnologia, tem a planata, então você fabrica para vender, isso é básico em administração. Você não domina a cadeia toda só para fazer para você. Você domina a cadeia para fazer para você, mas você também pode vender para concorrentes se isso não prejudicar suas estratégias globais. A divisão de semi-condutores não é só para atender a Sony, a Sony imagem é apenas um cliente interno deles, eles produzem também para outros clientes internor e muito para fora também. São um dos principais fornecedores do mundo e a Nikon não é nem de perto um cliente significativo para eles em termos estratégicos, para você ter uma idéia a Canon muito mais do que a Nikon só em sensores de compactas (lembrando novamente que estas informações não são segredos, as SA são obrigadas a fornecer no link relações com os investidores e nos meios de contato para tal).
Esta "dependência" não é normal como você diz, é preciso entender a diferença entre relação comercial e dependência. Uma empresa comprar da outra é normal, depender é algo muito diferente de comprar, você pode comprar e ter uma relação equilibrada com o fornecedor, você pode comprar e ter um bom poder de barganha sobre o fornecedor (isso ocorre quando você é um daqueles 20% de clientes que garantem 80% da receita e tem várias alternativas, isso faz com que o poder de barganha fique do lado do cliente). Ou você pode comprar porque depende do fornecedor e isso ocorre quando você não está entre os 20% dos clientes que garantem 80% das receitas (o que a Nikon não passa nem perto na divisão de semicondutores da Sony) e quando não há alternativas viáveis (seja por questão tecnológica, financeira, técnica, ou qualquer outra coisa). Estes problemas aumentam o poder de barganha do fornecedor (modelo de 5 forças de Porter, básico para qualquer administrador de empresas).
No caso da Sony ela compra da Sharp (e de outras), porque ela faz bem e barato, vale a pena para ela comprar neste caso. Mas ela ainda pode comprar da Philips, que faz igualmente bem, da NEC, da Samsung e assim por diante. Todas elas podem fornecer este tipo de painel sem muito problema e com alta qualidade dentro das necessidades dela, principalmente porque ela é uma das grandes compradoras de telas de TV.
Já a Nikon encontra-se hoje "estrangulada" em termos de poder de barganha, porque Samsung já está com contrado de favorecimento em parceria fechada com a Pentax, a Matsushita também está com contrato de favorecimento com a Oly e a Leica, a Sony favorece a ela mesma, a Canon eu acredito que forneceria, mas também favorecendo a ela mesma e ai seria um tiro no pé ainda maior para a Nikon (porque queiramos ou não o grande adversário da Nikon no mercado é a Canon). Sobra mais a Fuji (com seus sensores extremamente caros, lentos e beberrões de energia, o que tiraria a Nikon do mercado de fotojornalismo) e a Kodak (com seus sensores muito ruins). A Nikon também é um comprador pequeno de semi-condutores. Lembre-se que este mercado não é só de sensores, é um mercado que envolve diversos componentes e muitos dos fornecedores (como a Samsung, a Sony e a Matsushita) são gigantes com clientes ainda maiores do que eles (o que não ocorre no caso da Nikon, que é menor que a divisão de semi-condutores da Sony). Então na verdade a Nikon não tem poder de barganha significativo nesta relação, porque ela é a única que não possui um contrato de favorecimento e é a que mais perde em uma eventual mudança de fornecedor, porque qualquer um dos fornecedores que ela adote será no mínimo tão ruim quanto para ela.
Analisando estrategicamente o mercado os problemas desta posição da Nikon é evidente diante de qualquer administrador com o mínimo de formação. Ela está em uma posição muito ruim, não tem como mudar, tanto que ela paga por um sensor quase o preço que a Sony deverá colocar no mercado uma câmera com o mesmo sensor (O sensor da D3x está sendo vendido para a Nikon por cerca de US$ 1500,00 a unidade, estima-se que a A850 virá ao mercado por US$ 1800,00 com o mesmo sensor). Se ela não estivesse engessada com o fornecedor certamente este preço não seria tão elevado e certamente ela não aceitaria as defasagens que vem sofrendo em seus lançamentos. ;)
A boa notícia é que é certo que os estrategistas dela estão cientes disso e é certo que eles tentam amortizar este problema com estratégias focadas em outras áreas onde são fortes, como a imagem frente ao cliente e sua posição de diferenciação. É claro que esta posição pode ser limitada pelo processo de fornecimento, mas nada que seja tão dramático no curto prazo.
« Última modificação: 02 de Agosto de 2009, 11:13:56 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.