Autor Tópico: Nikon lança Nikon D300s (Modo de Vídeo)  (Lida 14112 vezes)

Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #45 Online: 03 de Agosto de 2009, 15:03:12
Marcelo ai tudo bem, é sua opinião. Eu estou discutindo fatos aqui. Eu acompanho relatório de acionistas das empresas, monto os jogos delas e coisas do tipo. Opinião pessoal eu não vou discutir, porque ai cada um tem a sua. você pode achar que a D3 foi incrível, e coisas do tipo, mas isso não é dado de mercado é opinião. A D3 é uma grande câmera, mas o desempenho é significativo em ISO alto, fora isso é uma câmera normal. A linha de 24MP faz muito mais sentido comercialmente hoje e é com esta estratégia que a Sony está jogando.
Quando a D3 foi lançada eu realmente me senti traído e não só eu fui traído, vários consumidores foram de fato traídos. Eu nunca falei que seria um tiro no pé em termos comerciais, eu disse que a Nikon tinha agido de forma desonesta com os consumidores o que foi de fato revoltante para qualquer um que tenha pertido mais de US$ 2000,00 por conta de MENTIRAS contadas para vender quando a marca não tinha condições. Menos de 1 ano antes o presidente da empresa veio a público e afirmou que o compromisso da marca era com o APS eu particularmente investi em 4 lentes APS que juntas custavam quase US$ 5000,00. Um ano depois eles lançam uma 135 e não renovam as APS top de linha, ou seja, provocaram prejuízos intencionais aos clientes. Lamento se você aceita mentiras e ser enganado, mas eu dou valor ao meu dinheiro e em decorrência disso não faço mais investimentos pesados na contando com compromissos da Nikon, porque a marca mente descaradamente para vender.

Não estou tendo nenhuma inflamação pessoal com a Sony, muito pelo contrário, eu lido com fatos meu caro, a Sony é a empresa que mais cresceu na história das DSLR, esta é uma infomação significativa. Hoje ela domina já 15% do mercado mundial, o que também é bastante significativo. Não estou discutindo aqui qual marca é melhor ou pior, mesmo porque hoje eu praticamente só tenho Canon (que foi a única que não citei aqui). Estou citando questões comerciais e mostrando FATOS e não opiniões para isso. Tenho formação e informação para discutir estas questões com propriedade e não menti e nem emiti opiniões pessoais ou infundadas a respeito de nada do que citei anteriormente.
É fato que a Nikon tem baixo poder de barganha e elevada dependência da Sony (seu atual fornecedor de sensor), qualquer um com o mínimo de formação na área fará uma avaliação similar sem a menor dificuldade.
É fato que a Sony é a maior ameaça da atualidade no mercado de DSLR (não só só eu que acho o presidente da Nikon já falou isso em entrevista).
É fato que o principal alvo da Sony é a Canon por conta dos usuários futuros.
É fato que a Sony inflinge custos à Nikon.
E também é fato que o mercado japonês não serve de referência para o que acontece no resto do mundo.
Também não estou discutindo a qualidade de gestão da Sony, não disse que ela é bem administrada, mesmo porque eu conheço dados mais específicos sobre a divisão de semicondutores e imagem, não tenho como tratar da saúde de toda a holding sem empreender tempo para tal. Como meu trabalho atual é na área de imagem eu não tenho como dedicar tempo a uma análise global da Sony. No caso ela pode fazer besteira e arrumar depois, mas no mercado de DSLR até o momento ela vem atuando extremamente bem, a única falha até o momento é a demora em relançar câmeras de segmentos importantes como o da A700, no mais ela tem sido o maior exemplo de sucesso do mercado até o momento, com mais de 30% de crescimento médio ao ano, com dados como este não dá para negar que é um caso de sucesso.

LEo....a Sony nao conquistou  15% do mercado..ela comprou uma % da Minolta...e isso que eu vejo sendo uma maquiagem..ela nao começou do zero.. ... falar que ela tem 15% se tivesse começado do Zero e uma coisa.. exaltar ela por isso eu nao faria de jeito nenhum..rs...tipo..a sony tem 15 % mas X % era minolta....entao ponto pra sony por comprar a minolta...que resgatou um monte de orfaos da minolta, mas tb Leo...muita gente que tinha minolta deixou de usar depois que a sony entrou no mercado e mudaram de marca.

A dependencia da nikon eu ate acho que possa existir...da mesma forma que a Sony tb tem algo preso a NIKON, pois em relacionamentos complicados e estranhos tem fatores mais complicados e estranhos escondidinhos onde nem a internet pode chegar.

Veja a dependencia da Sony em relacao a SHARP que e a maior empresa de tvs do mundo na atualidade...entao...nao consigo ver uma dependência  unilateral como  vc encherga...nao consigo.( to precisando de oculos), quer a denpendencia que a sony tem pela tamron? olha...nao sei...se for juntar tudo vamos descobrir que ta todo mundo com os "fios embramados"rs..rs


mas


Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #46 Online: 03 de Agosto de 2009, 15:18:58
olha esse link..e veja como a sony depende da SHARP..


http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u565678.shtml


nessa materia da pra se ver bem o que eu digo...nem tudo que esta crescendo da lucro..nem tudo.

mas eu nao alivio pra nikon tb...

http://www.administradores.com.br/noticias/nikon_anuncia_que_vai_demitir_1000_funcionarios/23363/

pra mim..ta todo mundo no mesmo barco..um depende do outro..se um cai o outro derrapa junto..


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 03 de Agosto de 2009, 23:42:10
Marcelo, com relacao a crise nao ocorreu excessao. Eu apenas acho que as menores corporacoes e as melhores administradas foram as menos afetadas.

E pra essa turma eh tudo muito facil resolver os problemas financeiros, eh so fechar fabricas e mandar os funcionarios embora.....ta tudo resolvido.

Essa eh a regra...

Com relacao a Sony ter comprado a Minolta e ter entrado no meio foi muito bom, pode notar que melhorou as coisas inclusive pros usuarios de Nikon e Canon.....eu apenas gostaria de ver aqui no Brasil com mais forca Olympus, essa sim pelo menos pra mim faz coisas que as outras nao faz.
« Última modificação: 03 de Agosto de 2009, 23:45:07 por Leandro Federsoni »


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #48 Online: 04 de Agosto de 2009, 09:16:04
cara, concordo com o Leandro, a Oly vem comendo pelas bordas, esse sensor menos quase 50% ja conseguiu tirar a diferença em qualidade sem sair correndo juntos com os demais fabricantes fasem na questao de megapixels.
é uma pena a Oly nao estar presente no brasil, mas acho q nao mudaria muita coisa, seria cara como quase todas as cam que chegam por importadores oficiais.

com relaçao a titulo do topico, a d300s ja esta como "em breve" lá na B&H! so que continua com o mesmo preço e ganhou a possibilidade de filmar! pra mim nada de mais...rsrsrsr


Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #49 Online: 04 de Agosto de 2009, 13:45:16
Marcelo, com relacao a crise nao ocorreu excessao. Eu apenas acho que as menores corporacoes e as melhores administradas foram as menos afetadas.

E pra essa turma eh tudo muito facil resolver os problemas financeiros, eh so fechar fabricas e mandar os funcionarios embora.....ta tudo resolvido.

Essa eh a regra...

Com relacao a Sony ter comprado a Minolta e ter entrado no meio foi muito bom, pode notar que melhorou as coisas inclusive pros usuarios de Nikon e Canon.....eu apenas gostaria de ver aqui no Brasil com mais forca Olympus, essa sim pelo menos pra mim faz coisas que as outras nao faz.

Leandro, eu sei que nao houve excessao, mas a impressao que da e a seguinte, EU SOU A SONY..EU MANDO NA NIKON..VC(nikon) DEPENDE DE MIM PARA SOBREVIVER,EU SOU SUA RAZAO DE EXISTIR,rs..rsrs..e isso que eu tenho impressao..quem chega aqui na comunidade e nao conhece nada de cameras ja fica com medo...."ah..vou comprar uma camera de uma empresa que a qualquer momento pode fechar."..e claro que nao foram usadas essas palavras...mas pregar isso e algo que eu nao deixo acontecer...se eu puder ....por isso que eu nao sou o melhor formador de opinioes, mas tb nao acho coerente tomar esse discurso para os novatos.

sobre mandar embora em momento de crise e normal demitir..eu faco isso se for na minha empresa, desde que eu tenha $$ para pagar os direitos dos funcionarios tb..vc sabia que no japao em muitos casos se deixa fechar e empresa e nao manda gente embora? ..e isso mesmo...e mais facil e barato deixar a empresa fechar...porque da menos prejuizo do que mandar funionarios embora. quando sai da CITIZEN eles fizeram isso...fecharam a fabrica...e nao mandaram embora...ai manda o cara pra uma outra filial...100 km longe da casa dele..faz o cara ir e voltar todo dia...ate que ele troca de emprego sem ter que a empresa mandar o cara embora..rs.rs..puta sacanagem...eles cansam os funcionarios...hehehehe

cara...eu trampei na olympus em NAGANO..entre tatsuno e minowa, cara..o que mata la sao os brasileiros..os caras roubam...levam camera...fazem palhacada nas linhas...eu trampei na linha da E1, cara..era uma boa camera...o que matava eram os brasileiros que trabalhavam nas linhas das objetivas...pra vc ter uma ideia..as teles mais caras brasileiro praticamente nao botava a mao..era so japa que montava...

era legal trampar la..foi a unica frabrica que deixava o radio ligado no em alguns setores..eu ouvia musica o dia todo..instrumental.. rsrs  :D

abraco!


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 04 de Agosto de 2009, 14:04:41
Marcelo, dificilmente alguma empresa do porte da Nikon vai fechar as portas ou mesmo deixar de ser competitiva por causa de fornecedor, isso somente poderia ocorrer se não tivesse concorrencia na especialidade do fornecedor e está longe de ser o caso.

Além disso eu não acredito numa concorrencia livre entre esses fabricantes, lembre-se que são todos japoneses e nesse caso fica bem fácil ocorrer cartel entre eles e inclusive com ajuda do próprio governo Japones, então não fique depositando confiança em grandes corporações...se um dia a Nikon acabar compre Canon e seja feliz, somos todos livres.

Ps. Vc já notou nas coincidencias de lancamentos de Nikon e Canon? O que uma lança passa 03 meses a outra lança igualizinho e um tantinho melhor. Sabe o que é isso? Planejamento em conjunto para crescerem juntas sempre e de forma sustentável.

Valeu


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #51 Online: 04 de Agosto de 2009, 15:00:31
Marcelo quando a Sony comprou a Minolta a Minolta tinha menos de 2% do mercado (era a quinta marca em share) e estava em decadência já fazia cerca de 4 anos, por isso que a Minolta vendeu sua divisão de fotografia, simplesmente porque ela estava morrendo, não havia mais share.
O principal ativo que a Sony comprou não foi fatia de mercado foi know-how. A conquista de mercado é um trabalho da Sony, com crescimento médio de 30% ao ano (só em 2008 eles quase triplicaram as vendas e praticamente dobraram a participação de mercado em relação ao ano anterior, pulando de 8% para 15% do mercado mundial). Isso é dado público, faz 3 anos que a Sony é a marca de DSLR que mais cresce (com números muito acima dos crescimento da segunda colocada que é a Nikon). Estes ganhos são TODOS da era Sony, porque na era minolta só houve decadência e perdas de mercado, a Sony é que detem todo o mérito desta conquista, pois até então o que vinha acontecendo é exatamente o contrário, mostrando que isso não tem nada a ver com a Minolta. Qualquer administrador com o mínimo de senso sabe que estes níveis de crescimento são invejáveis, ainda mais partindo-se da condição em que partiram quando a Sony assimiu o mount Alpha (que era pior do que partir do zero, uma vez que quando a minolta foi comprada ela estava com uma imagem muito negativa no mercado).
Se os poucos Minolteiros ainda deixaram de usar, como você diz, eu não sei, não tenho dados para fazer tais afirmações, mas caso isso tenha ocorrido é ainda mais mérito para a Sony, porque recuperou uma marca que estava muito mal, mesmo sem o pouco share que ainda restava. A imagem da Minolta estava tão em baixa que a Sony desprezou completamente a marca e partiu do zero, sem nunca usar o nome Minolta em suas campanhas de MKT. ;)

Marcelo a Sony não depende da Sharp. Na boa, está faltando base em administração para esta discussão, não dá para discutir força competitiva se você não entende as diferenças entre relação comercial e dependência.
A Sony tem uma série de opções de quem comprar LCDs, ela compra da Sharp da mesma forma que poderia comprar de qualquer uma outra empresa, ela pode inclusive produzir em plantas próprias (isso mesmo a Sony produz LCD de altíssima qualidade). Uma relação comercial pode ter alto poder de barganha do fornecedor, alto poder de barganha do cliente ou um equilíbrio de forças. Entre Sharp e Sony existe equilíbrio de forças, pois não há nenhuma questão que direcione a força compeitiva para um dos lados. A relação entre Sony/Nikon não tem nada a ver com a relação Sony/Sharp. A relação Sony Nikon tem um claro desvio de forças para o lado da Sony, uma vez que a Nikon não possui alternativas viáveis para substituir o produto da Sony e também não corresponde a um cliente relevante (que poderia equilibrar estas forças), é por isso que a Sony pode cobrar alto e impor restrições e mesmo assim a Nikon não muda de fornecedor. Outras marcas menores mudaram o rumo porque tinham menos a perder do que a Nikon e com isso conseguiram certa autonomia. A Canon foi a primeira (pois tinha alternativas e hoje tem tirado até os sensores de compactas das mãos da Sony), mas Pentax, Oly e ouras também buscaram alternativas viáveis, que a Nikon infelizmente demorou a buscar e por isso ela tem hoje os maiores custos do mercado. Se isso é ruim? Depende de como você lida com o problema. A Nikon tenta agregar valor com coisas pequenas (muitas delas feitas no próprio software) para compensar os elevados custos decorrentes de seu baixo poder de barganha.

O caso Sony/Tamron também é diferente, o poder de barganha era equilibrado, pois a Sony realmente tinha precisava da Tamron quando comprou a Minolta, pois o projeto ótico de suas lentes, assim como a produção, dependiam em parte significativa da Tamron, mas ela tinha o poder do porte, que equilibrava as relações de forças, mesmo porque ela era o maior cliente da Tamron e tinha bala na agulha para comprar a Tamron. Tanto que na primeira tentativa que a Tamron teve de se impor a Sony resolveu isso de forma relativamente simples (em termos estratégicos), que é comprando o fornecedor que possui importância estratégica (Hoje a Sony é a controladora da Tamron), ou seja, havia certo poder da Tamron, mas o poder da Sony ainda era maior neste caso. ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #52 Online: 04 de Agosto de 2009, 15:02:26
olha esse link..e veja como a sony depende da SHARP..


http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u565678.shtml


nessa materia da pra se ver bem o que eu digo...nem tudo que esta crescendo da lucro..nem tudo.

mas eu nao alivio pra nikon tb...

http://www.administradores.com.br/noticias/nikon_anuncia_que_vai_demitir_1000_funcionarios/23363/

pra mim..ta todo mundo no mesmo barco..um depende do outro..se um cai o outro derrapa junto..

Marcelo esta matéria ilustra exatamente o que eu disse. A Sony não depende da Sharp, ela opta pela Sharp, isso é muito diferente, ela pode escolher entre produzir ou comprar de outra 5 ou 6 grandes empresas do mundo. A Sharp é só a opção mais atrativa no momento e dependendo do tamanho da relação entre ela e a Sharp (percentual de unidades compradas) o equilíbrio pode até se desviar em direção a ela (não vou me aprofundar aqui pois desconheço a profundidade desta relação).

Agora a crise atacou a todos, a Nikon também fechou no vermelho, assim como a Canon e pasme, até a Toyota (que é a empresa que todo mundo quer ser), fechou no vermelho. A Crise pegou todo mundo e os gigantes sempre sofrem mais quando os recursos se tornam raros.
« Última modificação: 04 de Agosto de 2009, 15:06:39 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #53 Online: 04 de Agosto de 2009, 15:04:53
A Oly vem crescendo de forma diferente, eles optaram por ser uma marca de nicho. Estão operando por diferenciação. Na verdade é uma estratégia muito inteligente, eles perceberam que não conseguiriam lidar com o poder das 3 grandes e começaram um trabalho para ter equipamentos diferenciados. Na minha opinião este deveria ser o rumo da Pentax também, é uma pena que eles não estejam se dedicando a isso.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #54 Online: 04 de Agosto de 2009, 15:10:37
Marcelo minhas afirmações não conduzem ao fim da Nikon, muito pelo contrário, só mostram que a Sony pode fazer estragos, assim como ocorre em diversas outras relações comerciais. Mesmo porque a Nikon acabar é algo difícil em vários espectos, porque mesmo que haja uma forte queda nas vendas e vários problemas financeiros é uma marca atrativa, se até a Minolta e a Pentax foram bem vendidas imagine como uma Nikon não encontraria compradores de peso interessados. Acredito que se uma Nikon estivesse no mercado hoje Fuji e Kodak estariam brigando de foice para comprar, mesmo que estivesse totalmente quebrada rs.
« Última modificação: 04 de Agosto de 2009, 15:10:53 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 04 de Agosto de 2009, 15:43:45
Marcelo minhas afirmações não conduzem ao fim da Nikon, muito pelo contrário, só mostram que a Sony pode fazer estragos, assim como ocorre em diversas outras relações comerciais. Mesmo porque a Nikon acabar é algo difícil em vários espectos, porque mesmo que haja uma forte queda nas vendas e vários problemas financeiros é uma marca atrativa, se até a Minolta e a Pentax foram bem vendidas imagine como uma Nikon não encontraria compradores de peso interessados. Acredito que se uma Nikon estivesse no mercado hoje Fuji e Kodak estariam brigando de foice para comprar, mesmo que estivesse totalmente quebrada rs.

Leo, vamos imaginar que a Sony condutores esteja trabalhando com preços e tecnologia diferenciadas para Nikon. O que acontece então com a Nikon D5000 vs Sony A380? Veja as duas câmeras com features bem parecidas, quase identicos, são concorrentes diretos como DSLR de entrada premium, porém a Sony utiliza o pior sensor da Sony condutores e a Nikon utiliza o melhor sensor da Sony condutores, a câmera da nikon filma em HD e tem a melhor imagem da categoria e o preço da Nikon D5000 é de U$849,00 e da Sony é de U$849,00. Então a Sony está trabalhando com margem maior?
http://www.bhphotovideo.com/c/product/622218-REG/Sony_DSLRA380L_Sony_Alpha_A380_Digital.html
http://www.bhphotovideo.com/c/product/615725-REG/Nikon_25454_D5000_Digital_SLR_Camera.html

Muito sinistro essa relação desses fornecedores...


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #56 Online: 04 de Agosto de 2009, 17:35:12
Leandro é muito simples, a resposta já foi dada acima... IQ não vende, MP vende. O sensor da D5000 não tem nada de especial, mas realmente é melhor que o de 14MP. A Sony usa o de 14MP porque comercialmente é melhor, é o mesmo caso dos sensores de 24MP.
A primeira coisa que temos que mudar quando analisamos mercado é a idéia que nós somos o mercado. Nós não somos nada no mercado, nenhuma marca quer saber de usuários como nós, se quisessem as câmeras seriam muito mais adequadas às nossas necessidades do que de fato são.
Nós somos uma minoria bem informada que mal daria para sustentar uma marca pequena, a maioria esmagadora compra a partir de idéias forjadas pelo MKT e queira você ou não os MP ainda são os principais atributos de MKT para uma câmera. Você pode perceber que a primeira pergunta que pessoas menos informadas fazem é sempre a respeito da resolução. A Sony (assim como todas as outras marcas) sabem disso. Tirando a Oly/Pana, que estão atacando na diferenciação, exatamente para usuários como nós, as demais todas estão trabalhando com grande massa e neste quesito resolução é muito mais importante do que qualquer outra coisa.
A corrida dos MP não terminou, porque ainda é o que mais vende câmeras, tanto que a campeã de vendas da Sony é exatamente a A350. Eles não usam o sensor de 12MP porque ele não tem nenhum atributo de vendas interessante, simples assim. O negócio é MP e a Sony é uma das marcas que melhor trabalha este atributo (ela praticamente puxa esta corrida).
Te pergunto agora... Como empresário, se eu chegar para você e disser:
Olha fiz uma pesquisa de MKT e encontrei os seguintes resultados:
Pouco mais de 5% dos usuários de entrada se interessam por nível de ruído em ISO alto.
70% dos usuários de entrada não sabem o que é ruído
75% dos usuários de entrada preferem câmeras com maior resolução.

Te pergunto, como responsável pelo MKT de desenvolvimento, qual o sensor você escolheria para equipar sua câmera o de 12MP ou o de 14MP? Tem que ser meio louco para escolher o primeiro.
Agora vou te contar a pior parte, a maioria esmagadora prefere resolução em qualquer categoria de câmeras, por isso que a tendência é cada vez mais resolução, salvo nas marcas que optarem por nichos, como a Oly. ;)
É triste porque somos obrigados a ouvir coisas como as que ouvi outro dia... "Nossa, desse tamanho e só 10MP, a minha é muito menor e tem 12MP" (usuário se referindo à minha 40D enquanto segurava uma compacta Samsung na mão). É simples assim, o negócio é comercial mesmo, as empresas adicionam e se preocupam com atributos que atendem às espectativas da maioria e portanto vendem mais, bom ou ruim é algo relativo e a minoria acaba sempre perdendo nestes casos. ;)
« Última modificação: 04 de Agosto de 2009, 17:43:11 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 04 de Agosto de 2009, 21:02:36
Leo, entao nesse caso mais uma vez nao faz sentido algum a Sony segurar tecnologia pra Nikon, pois se considerarmos q aproximadamente 5% dos consumidores ligam pra ruido, entao pode acreditar que menos de 0.01% vai querer saber a tecnologia do sensor e querendo ou nao querendo em materia de tecnologia de sensor a Nikon usa muito mais e melhor o melhor da Sony do que a propria Sony (D5000/D90/D300s vs A700) e do pior (A230/A330/A380 vs D3000).

E nesse exemplo seu fica mais claro o que tenho formado de opiniao sobre marcas/produtos de fotografia, a Sony eh hoje uma das mais distantes pra mim e a Panasonic/Olympus a mais proxima, Nikon e Canon intermediaria.

O que hoje as cameras Sony tem de diferencial dentro do que julgo prioridade pra mim? Portabilidade, qualidade de imagem em ISO baixo e alto e um bom modo de video... :ponder:  Vc concorda que a Sony eh o pior produto pras minhas prioridades?

Eu gostaria muito de ver a Sony no mesmo nivel dos produtos Olympus / Panasonic (LX3, GH1, E-P1, E-620) seria muuuito mais facil ter uma boa camera no Brasil.....porque em materia de distribuicao a Sony e Samsung eh imbativel.
« Última modificação: 04 de Agosto de 2009, 21:31:40 por Leandro Federsoni »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #58 Online: 04 de Agosto de 2009, 21:52:06
Leandro esses números que falei acima são simulados, não são números reais, eu dei como exemplo, por isso que eu disse, "se eu te falasse", é uma simulação bem discrepante para exemplificar o tipo de decisão.
Existe uma preferência clara pela resolução, é como se na matriz de decisão (que todo mundo faz meio que sem querer na cabeça) isso recebesse um peso bem maior do que outros atributos, não que outros atributos não sejam interessantes, mas o que o cliente quer é resolução, o restante que vem no pacote é critério para dar um algo mais. Para a maioria dos clientes resolução tem peso alto, ruído aparece nas decisões mas com menor peso, a Sony certamente conhece o balanço que melhor se adequa para vender produtos para seu mercado alvo.
Olha portabilidade as séries novas já ficaram bem melhores, porque é um atributo que tem sido valorizado nas categorias de entrada. Qualidade em ISO baixo ela é imbatível (na verdade é um atributo que tem peso alto para mim e um dos que mais me atrai na marca, principalmente em RAW). ISO alto eu diria que ela não é das melhores em algumas câmeras, mas é muito boa em outras. Modo vídeo ela não tem. Como ela não tem modo vídeo acho que fica de fato fora de suas pretenções.
Os produtos Oly são interessantes, mas possuem um problema para usuários como eu, que querem a máxima qualidade em ISO baixo. Neste quesito a Sony, a Canon e a Nikon possuem opções bem mais interessantes. :)
Mas veja que estamos aqui atribuindo valores para matriz de decisão rs. No final o que os fabricantes querem é estar melhor posicionados no maior número de matrizes possíveis e nós não somos referências para muitas coisas devido à nossos parâmetros de escolha (que são bem mais sofisticados do que os da grande maioria).
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 04 de Agosto de 2009, 22:18:02
Leo, o que seria qualidade em ISO baixo? Seria alta resolucao pra grandes ampliacoes? Eu acho que na casa dos 12Mp esta tudo muito parecido, e isso foi por muito tempo tudo que precisavamos.

Os novos corpos da Sony realmente deram mais vida a linha, mas continuam bem maiores que os corpos Olympus/Panasonic, bem como o da linha Nikon D3000 e da Canon XS....Nisso ate a nova Pentax K7 esta competitiva com as Sony's e ainda com um bom modo de video, corpo selado e de magnesio.

Vc chegou a ver os resultados da GH1 em ISO baixo (JPG e RAW)?
http://www.dpreview.com/reviews/panasonicdmcgh1/page24.asp
http://www.dpreview.com/reviews/panasonicdmcgh1/page25.asp

Olha ela contra a melhor APS atual.
http://www.cameralabs.com/reviews/Panasonic_Lumix_DMC_GH1/noise.shtml
« Última modificação: 04 de Agosto de 2009, 22:30:22 por Leandro Federsoni »