Autor Tópico: Quanto ganha um freelance para festas infantis.  (Lida 98178 vezes)

agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #60 Online: 21 de Novembro de 2009, 10:58:15
Não sei vocês, mas dá pra fazer uma festinha infantil, numa 40D e um flash 430 EX por uns 80 reais... umas 200 fotos gravadas num cd...
[/quote
]
cara
tudo da para fazer,
pode cobrar 500,ou 80 ou nada
depende de cada um.
O equipamento nao importa.
Cobrar 80 reau com 2500 de equipamento
serao os mesmos 80 reau que se usar uma hassel de U$S 30.000.
abs.
Angelo.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #61 Online: 21 de Novembro de 2009, 11:01:29
Eu sei... depende de cada um, claro... só estou falando que é o que me dão por isso...

É que no começo o pessoal tinha discriminado o equipo usado na festa e tal... só coloquei para falar que não é tão absurdo assim...


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #62 Online: 21 de Novembro de 2009, 12:02:53
Eu sei... depende de cada um, claro... só estou falando que é o que me dão por isso...

É que no começo o pessoal tinha discriminado o equipo usado na festa e tal... só coloquei para falar que não é tão absurdo assim...
DEPENDENDO DO LOCAL 80 E POUCO,
AQUI EM SAO PAULO,(TATUAPE) O MAS BARATO E PAGAR 150 POR INFANTIL.
ISTO E FAZER FRILA PARA ALGUMA PRODUTORA
AGORA SE E O CLIENTE FINAL,VOCE PODE ENTREGAR UN CD POR 300-500 DEPENDENDO DO BAIRRO.
ISTO E UMA MEDIA.
ABRAÇO
BOM TRAMPO
ANGELO.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #63 Online: 21 de Novembro de 2009, 12:35:25
DEPENDENDO DO LOCAL 80 E POUCO,
AQUI EM SAO PAULO,(TATUAPE) O MAS BARATO E PAGAR 150 POR INFANTIL.
ISTO E FAZER FRILA PARA ALGUMA PRODUTORA
AGORA SE E O CLIENTE FINAL,VOCE PODE ENTREGAR UN CD POR 300-500 DEPENDENDO DO BAIRRO.
ISTO E UMA MEDIA.
ABRAÇO
BOM TRAMPO
ANGELO.

É, realmente eu não sei quanto custa.. fiz apenas duas vezes para duas amigas de serviço... o preço foi este... mas claro, eu não sou profissa nem conheço muita coisa de fotografia!


Palladino

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 337
  • Sexo: Masculino
    • OLHARES
Resposta #64 Online: 21 de Novembro de 2009, 13:36:24
Faço com uma D5000 + 18-55VR kit + SB-600 como equipamento principal.
O backup é uma D50 + tamron 28-80 (e 70-210 raramente).

Além destes há uma pequena lista de uns 14 a 17 acessórios, entre baterias extra (para a máquina e para o flash), filtros quando necessários, rebatedor, entre outros.

Quanto ao preço, o "pacote"
Cobertura fotojornalística da festa (4h) +
CD ou DVD com todas fotos que selecionei (em geral umas 150 a 300, mas tiro até 600-700) com qualidade para impressão 20X25 ou 20X30 +
20 fotos ampliadas 20X25 +
1 foto 30X40 (este é um tchã tão bom que sou indicado pq faço este "poster")
se a distância for até 30km de casa.
Caso seja mais longe o orçamento muda (mais tempo, mais gasolina).
R$500.

Em geral, oferecem aqui no DF entre R$600 e R$800, mas sou "iniciante" como profissional (não confunda profissional com bom fotógrafo e amador com mau, pois tiro boas fotos mesmo antes de assumir a profissão).



uhn :\
NIKON D7000 | NIKON D70 | NIKKOR 24MM 2.8 | NIKKOR 18-70 | NIKKOR 70-300 | SB-600
"A melhor parte da beleza é aquela que nenhum retrato consegue expressar." (Francis Bacon)

Palladino''


Ricardo Dias Lopes

  • Trade Count: (25)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.888
Resposta #65 Online: 23 de Novembro de 2009, 12:49:21
Não sei vocês, mas dá pra fazer uma festinha infantil, numa 40D e um flash 430 EX por uns 80 reais... umas 200 fotos gravadas num cd...

Cara por esse preço, só faço se minha família e eu participar da festa ... e ainda sim olha lá.

:D :D :D

Abs,

Ricardo
Nikon D300s + Nikon 17-55 F2.8 + Nikon 80-200 F2.8 + 2 SB 900 + Manfrotto 055XPROB
http://www.flickr.com/photos/ricardodiaslopes/


Gularth

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
  • Sexo: Masculino
Resposta #66 Online: 23 de Novembro de 2009, 13:53:15
Não sei vocês, mas dá pra fazer uma festinha infantil, numa 40D e um flash 430 EX por uns 80 reais... umas 200 fotos gravadas num cd...

Mesmo não tendo a fotografia como fonte de sobrevivência, por 80,00 eu fico no sofá de casa jogando video-game.

já perdi vários trabalhos por causa do preço, mas não fico discutindo preços, um trabalho bem feito tem seu preço/custo e ponto final, se o cliente não estiver disposto a pagar que procure outro.
Canon 6D / Canon EOS 30 + Grip
Flash 550 EX / Flash 580 EX II
Objetiva EF 24-85mm USM / EF 35-135mm USM / EF 50mm 1.4 USM / EF 85mm 1.8 / EF 24-105mm 4.0 L


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #67 Online: 23 de Novembro de 2009, 14:09:17
Se vc não sabe nem quanto cobrar, tem q se contentar com 50 pratas mesmo.

Qualquer começo é assim mesmo, e se quer ganhar mais, tem que ter foco pra chegar lá, isso em qualquer carreira!

E outra, um aniversário infantil jamais será o auge da carreira de ninguém! :ok:

Abraços!


leandrodias

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 891
  • Sexo: Masculino
Resposta #68 Online: 23 de Novembro de 2009, 14:14:47
concordo que um aniversário não é um Auge. Mas acho que pela situação de risco que temos nas nossas cidades, temos que por tudo na balança, digo isso pelo fato de ter um equipamento relativamente caro, o meu não é top e eu to começando agora, Mas não saio de casa para tirar fotos por 50 reais não. Pelo fato do risco, vou ficar me estressando, para ganhar 50 pratas na noite, pense direitinho que começo injusto hein...
Ninguem quer trabalhar numa empresa mesmo no começo recebendo pouco...
pense nisso, 50 reais não vale
Nikon D7100 | AF-S DX VR Nikkor 18-140mm F/3.5-5.6G ED | AF Nikkor 50mm 1.8 D | AF-S VR Nikkor 70-300mm  F/4.5-5.6g IF-ED | FLASH VIVITAR



lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #69 Online: 23 de Novembro de 2009, 15:16:34
Se vc ta preocupado com risco, deve colocar seu equipamento no seguro, pois qualquer saidinha pra fotografar, vc está sujeito a roubos/acidentes. Inclusive é mais difícil te roubarem num buffet do q na rua.

Quanto a ganhar 50 reais ou não, fazendo umas contas bem chinfrins, 50 reais para 4 horas dão 12,5/hora, ou 2000 reais/mes numa jornada de 40 horas semanais. Alguem conhece alguém q nunca trabalhou e ganhe 2k no primeiro mes de trabalho? Nem quero discutir se é muito ou pouco, mas no mínimo ter uma festinha como freela é alguma coisa pra colocar no portfolio de quem não tem nada.


concordo que um aniversário não é um Auge. Mas acho que pela situação de risco que temos nas nossas cidades, temos que por tudo na balança, digo isso pelo fato de ter um equipamento relativamente caro, o meu não é top e eu to começando agora, Mas não saio de casa para tirar fotos por 50 reais não. Pelo fato do risco, vou ficar me estressando, para ganhar 50 pratas na noite, pense direitinho que começo injusto hein...
Ninguem quer trabalhar numa empresa mesmo no começo recebendo pouco...
pense nisso, 50 reais não vale


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #70 Online: 23 de Novembro de 2009, 16:12:54
Mesmo não tendo a fotografia como fonte de sobrevivência, por 80,00 eu fico no sofá de casa jogando video-game.

já perdi vários trabalhos por causa do preço, mas não fico discutindo preços, um trabalho bem feito tem seu preço/custo e ponto final, se o cliente não estiver disposto a pagar que procure outro.

Pra quem já ganha um monte... bem, esse não é o problema... mas pensem no pessoal do buffet, eles ganham 50, 60 reais e trabalham o triplo de um fotógrafo... Eu faço por hobby mesmo e por experiência. Agora se vocês acham que é pouco que não dá pra sair de casa, bem este é um problem exclusivamente de vocês.

Pra mim querer combrar mais de 250 reais pra sair sem entregar nenhuma foto revelada e ficar 4 horas só numa festa comendo e bebendo de tudo, a não ser que se tenha um "nome" a exaltar, é ganhar dinheiro fácil... a vida é dura... pensem nisso!

Ninguém precisa concordar com o que digo só precisa aceitar que tem gente que pensa de forma diferente.
« Última modificação: 23 de Novembro de 2009, 16:15:14 por Natão »


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #71 Online: 23 de Novembro de 2009, 16:47:07
Pra quem já ganha um monte... bem, esse não é o problema... mas pensem no pessoal do buffet, eles ganham 50, 60 reais e trabalham o triplo de um fotógrafo... Eu faço por hobby mesmo e por experiência. Agora se vocês acham que é pouco que não dá pra sair de casa, bem este é um problem exclusivamente de vocês.

Pra mim querer combrar mais de 250 reais pra sair sem entregar nenhuma foto revelada e ficar 4 horas só numa festa comendo e bebendo de tudo, a não ser que se tenha um "nome" a exaltar, é ganhar dinheiro fácil... a vida é dura... pensem nisso!

Ninguém precisa concordar com o que digo só precisa aceitar que tem gente que pensa de forma diferente.

Oi Natão,
Acho que não é bem o caso de "forma de pensar", pois isso não é tão subjetivo assim. Afinal de contas, como já postado aqui, tudo tem custo, e alguns valores abaixo de um mínimo significam a médio prazo pagar para trabalhar.

Determinados valores muito baixos para você se ausentar do convívio familiar ou de seus amigos, namorada etc, por 5 horas num fim de semana, e mais outras tantas selecionando material no computador, nem que não edite nada, deixar de fazer outras coisas que lhe dão qualidade de vida, desgastar um equipamento sem provisão suficiente para sua reposição e manutenção (quantos trabalhos a 80,00 você tem que fazer para trocar seu equipo? Cinquenta? Setenta?). Não dá pra comparar o investimento em qualificação e equipamento que um fotógrafo faz com o que faz um monitor ou garçon de buffet, sem discriminar ou desvalorizar uma atividade, mas isto é bem claro.

Claro que você pode ignorar isso e fazer o trabalho por quanto quiser, se seu objetivo não é ter uma dependência financeira disso, dar um futuro a esse empreendimento. Do contrário, você precisa ter valores absolutos em questão que contemplem efetivamente TODOS os custos inerentes de uma profissão, que requer especialização e ferramental apropriado muito caro.

Você pode ser fotógrafo eventual e aceitar qualquer quantia. Mas não será uma atividade auto-sustentável. Vai sempre ter de enxertar dinheiro de outras atividades. E a pergunta do tópico é bem específica: "Quanto ganha um freelancer?". Ou seja, qual o valor de mercado para esse serviço.  ;)

Abração
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #72 Online: 23 de Novembro de 2009, 17:09:51
Se vc ta preocupado com risco, deve colocar seu equipamento no seguro, pois qualquer saidinha pra fotografar, vc está sujeito a roubos/acidentes. Inclusive é mais difícil te roubarem num buffet do q na rua.

Quanto a ganhar 50 reais ou não, fazendo umas contas bem chinfrins, 50 reais para 4 horas dão 12,5/hora, ou 2000 reais/mes numa jornada de 40 horas semanais. Alguem conhece alguém q nunca trabalhou e ganhe 2k no primeiro mes de trabalho? Nem quero discutir se é muito ou pouco, mas no mínimo ter uma festinha como freela é alguma coisa pra colocar no portfolio de quem não tem nada.



Lucas,
O tempo de trabalho não é só aquele em que estamos com a câmera pendurada no pescoço, não é mesmo? E mesmo assim, comparar o quanto ganha um fotógrafo num sessão com alguma outra atividade em trabalho de jornada contínua não é uma comparação justa. Afinal, quantas festas você pode fazer por semana? Duas? Três? Então a jornada na verdade é de 12 horas em campo, mais umas 3 ou 4 no PC em casa (chutando apenas), mais um número mais complicado de calcular que é o de atendimento, de prospecção, deslocamentos... enfim.

Acho que podemos dizer que para 3 festas por semana um cara pode trabalhar ai umas 20 horas por baixo. Então, ganhando 80,00 x 3 = 240,00, o que daria num mês de 4 semanas 960,00, a 12,00 a hora. Bem, desses 960,00 ele tem que tirar: condução, compra, renovação e manutenção de equipamento, qualificação, mais pilhas, CD´s etc, etc... Sobra algum? Ou melhor: Não ficou devendo nada pra ninguém?  :ponder:

Abraços!!
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #73 Online: 23 de Novembro de 2009, 18:33:22
Oi Natão,
Acho que não é bem o caso de "forma de pensar", pois isso não é tão subjetivo assim. Afinal de contas, como já postado aqui, tudo tem custo, e alguns valores abaixo de um mínimo significam a médio prazo pagar para trabalhar.

Determinados valores muito baixos para você se ausentar do convívio familiar ou de seus amigos, namorada etc, por 5 horas num fim de semana, e mais outras tantas selecionando material no computador, nem que não edite nada, deixar de fazer outras coisas que lhe dão qualidade de vida, desgastar um equipamento sem provisão suficiente para sua reposição e manutenção (quantos trabalhos a 80,00 você tem que fazer para trocar seu equipo? Cinquenta? Setenta?). Não dá pra comparar o investimento em qualificação e equipamento que um fotógrafo faz com o que faz um monitor ou garçon de buffet, sem discriminar ou desvalorizar uma atividade, mas isto é bem claro.

Claro que você pode ignorar isso e fazer o trabalho por quanto quiser, se seu objetivo não é ter uma dependência financeira disso, dar um futuro a esse empreendimento. Do contrário, você precisa ter valores absolutos em questão que contemplem efetivamente TODOS os custos inerentes de uma profissão, que requer especialização e ferramental apropriado muito caro.

Você pode ser fotógrafo eventual e aceitar qualquer quantia. Mas não será uma atividade auto-sustentável. Vai sempre ter de enxertar dinheiro de outras atividades. E a pergunta do tópico é bem específica: "Quanto ganha um freelancer?". Ou seja, qual o valor de mercado para esse serviço.  ;)

Abração

Marcelo, com certeza eu disse que depende sim da forma de pensar.. até porque fosse o caso eu com certeza não sairia de casa por menos de 500 reais como muitos aqui disseram... bem, o trabalho que eu disse que fiz é coisa simples e para amigos... sem revelação, sem nada.

Claro que para alguém que vá se deslocar cerca de 50 km e pergar uma marginal engarrafada, não dá pra nem esquentar a cabeça por 80 reais.

O equipo tem desgaste sim só que esse não vale de 5 a 10 vezes mais do que a mão de obra de um ser humano... é assim que eu qualifico... Agora tem gente aqui que pensa de outra forma... pode ser que um garçom não ganhe a quantia justa, mas nada que justifique que um fotógrafo eventual se sobreponha 10x mais do que ele só porque carrega um "equipo profissional"... O trabalho no final, o trabalho mesmo é o que se menos valoriza, pelo jeito... Ou seja, o ser humano torna-se um lixo.

Afinal todos aqui sabem que um garço trabalha muito, muito mais do que um fotógrafo e quem não admitir isso está caindo em pura hipocrisia, uma atitude bem típica de brasileiro!

Cada um faz, pelo valor que quiser... eu falei o meu preço e não preciso deste dinheiro para me sustentar... claro, e o tal freelance também depende do tipo de trabalho, eu fiz uma festa infantil, nada que não aumente muito no caso de um casamento, onde se tem que ter camera reserva, milhares de MemoryCard, e outras parafernalhas até pela responsabilidade...

Mas no final, no final mesmo o importante é que estejamos satisfeitos com nosso dia... e 80 reais paga muito bem o desgaste de 300 fotos!

Abraço.


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #74 Online: 23 de Novembro de 2009, 21:37:36
Marcelo, com certeza eu disse que depende sim da forma de pensar.. até porque fosse o caso eu com certeza não sairia de casa por menos de 500 reais como muitos aqui disseram... bem, o trabalho que eu disse que fiz é coisa simples e para amigos... sem revelação, sem nada.

Claro que para alguém que vá se deslocar cerca de 50 km e pergar uma marginal engarrafada, não dá pra nem esquentar a cabeça por 80 reais.

O equipo tem desgaste sim só que esse não vale de 5 a 10 vezes mais do que a mão de obra de um ser humano... é assim que eu qualifico... Agora tem gente aqui que pensa de outra forma... pode ser que um garçom não ganhe a quantia justa, mas nada que justifique que um fotógrafo eventual se sobreponha 10x mais do que ele só porque carrega um "equipo profissional"... O trabalho no final, o trabalho mesmo é o que se menos valoriza, pelo jeito... Ou seja, o ser humano torna-se um lixo.

Afinal todos aqui sabem que um garço trabalha muito, muito mais do que um fotógrafo e quem não admitir isso está caindo em pura hipocrisia, uma atitude bem típica de brasileiro!

Cada um faz, pelo valor que quiser... eu falei o meu preço e não preciso deste dinheiro para me sustentar... claro, e o tal freelance também depende do tipo de trabalho, eu fiz uma festa infantil, nada que não aumente muito no caso de um casamento, onde se tem que ter camera reserva, milhares de MemoryCard, e outras parafernalhas até pela responsabilidade...

Mas no final, no final mesmo o importante é que estejamos satisfeitos com nosso dia... e 80 reais paga muito bem o desgaste de 300 fotos!

Abraço.

Oi Natão,
Talvez não tenha entendido o que eu disse.
Primeiro: Não depende da forma de pensar porque o post começou com uma pergunta sobre mercado: "Quanto ganha um freela" . E mercado se regula por dados absolutos, não é algo relativo. Ou seja, ganha-se o que o mercado paga pela prestação de um serviço e cobra-se o que matemáticamente torna a remuneração compensatória. Mercado Natão! Não você ou qualquer um de nós com nossas demandas particulares.

E eu disse também que não estou desmerecendo outras atividades, mas é notório que um fotógrafo investe muito mais tempo e dinheiro em equipamento e QUALIFICAÇÃO (e eu havia mencionado a qualificação na minha resposta, e em hipótese nenhuma desvalorizei o trabalho do ser humano, não sei de onde tirou isso). São atividades diferentes. Jamais vou achar que devo ganhar o mesmo que um cirurgião, ou que um docente da USP, ou que um juiz de direio. Cada profissão tem sua remuneração proporcional, com algumas injustiças, claro, mas isto me parece meio lógico, não? E todo investimento tem que ter retorno. Não estou contando nenhuma novidade, estou falando de administração. De administrar um negócio e uma carreira. Eu invisto para receber de volta. Acho que você distorceu um pouco o que eu disse quando leu que eu coloquei o equipamento acima do operador do equipamento. Isto obviamente seria um grande absurdo.

Mas tudo bem Natão, acho que não necessidade de esquentarmos o post por causa disso,ok  :ok:

Abração
Marcelo dos Santos

Associado Fototech