Autor Tópico: Matando a questão dos Sensores NIKON !  (Lida 16410 vezes)

agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #15 Online: 25 de Janeiro de 2010, 17:40:28
Concordo 100%

galera
e um comentario legal
como curiosidade,
do ponto de vista tecnico.
Eu sou fotografo PRO da epoca
que os sensores nao existiam,
para mim se os sensores sao feitos pela Nikon ou pela Nestle,
nao tem nenhuma importancia em absoluto
concordo com Guto, com Arda e com Paulosfy.
Desde que eu tenha a mas alta qualidade no meu trabalho,
ate a Petrobras pode fazer os sensores,se quiser :hysterical: :hysterical:
Abraço
Angelo.


atpaula

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.222
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 25 de Janeiro de 2010, 18:00:24
Parabéns a todos pelo tempo gasto em tema de tamanha relevância.
Aguinaldo
www.aguinaldodepaula.com
Nikon / Zeiss


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #17 Online: 25 de Janeiro de 2010, 18:13:33
galera
e um comentario legal
como curiosidade,
do ponto de vista tecnico.
Eu sou fotografo PRO da epoca
que os sensores nao existiam,
para mim se os sensores sao feitos pela Nikon ou pela Nestle,
nao tem nenhuma importancia em absoluto
concordo com Guto, com Arda e com Paulosfy.
Desde que eu tenha a mas alta qualidade no meu trabalho,
ate a Petrobras pode fazer os sensores,se quiser :hysterical: :hysterical:
Abraço
Angelo.

Ângelo esta acho que é uma concordância geral. Porque do ponto de vista do consumidor consciente pouco importa a marca, o que importa são os resultados. O problema é que a maioria esmagadora dos consumidores não são consientes e no mercado de eletrônicos algumas marcas não possuem consumidores e sim seguidores, e isso cria alguns problemas estratégicos, que são os bastante interessantes (e são os problemas que os reais interessados na área vêm discutindo).
Ninguém que trabalhe com gestão, ou que consuma de forma consciente acha errado a Nikon comprar de terceiros, isso é comum no mercado. Quando tratamos de indivíduos que consomem de forma consciente esta é a postura correta a ser adotada, porque o consumidor de verdade transita entre as marcas de acordo com o valor percebido no produto e não importa quem faça cada parte, tampouco quem entra com essa ou aquela tecnologia, o consumidor quer saber de resultados finais.
Já os seguidores são um público mais complicado, porque você estrutura um grupo de seguidores com base em todo um conjunto de doutrinas, das quais, uma delas é mostrar que ter algo de uma determinada marca o torna diferente, melhor do que os demais. O seguidor é um tipo de comprador que compra o status de fazer parte de um clube. Quando se informa que um audi A3 é na verdade um golf maquiado, ou uma Nikon tem componentes que chegam depois e, em alguns casos, podados, isso corta um pouco desta magia para formar seguidores.
Digo isso para ressaltar que a questão aqui não é a qualidade desse ou daquele equipamentos. As discussões que temos neste sentido são estratégicas, como cada empresa vai lidar com as condições de mercado que estão surgindo. São discussões sobre como o negócios de câmeras digitais está sendo gerido e suas implicações e não sobre a qualidade dos equipamentos. Esta é uma área que me interessa muito, pois é minha área de pesquisa acadêmica e acredito que outros usuários da áea industrial, como o Leandro, tenham o mesmo tipo de curiosidade pela dinâmica e resultados destes casos. O interesse destas discussões é tão somente com relação à estrutura da indústria e as estratégias que estas adotam para serem mais ou menos competitivas.
Como gestão é um conjunto de tradeoffs é legal sabermos o que cada um ganha e perde com cada ação e postura adotada. No caso da fotografia ela é um mercado onde a maioria das marcas trabalha com o conceito de seguidores. Hoje apenas a Canon e a Sony trabalham dentro da idéia de consumidores e isso cria particularidades interessantes para o mercado. Principalmente porque a única marca que fabrica uma parte considerável dos itens diferenciais de seus produtos é a Canon, que é uma marca que não procura formar seguidores, ou seja, é um mercado com particularidades muito legais.
Se, por um lado, o esquema de doutrinar seguidores trás certa estabilidade para os negócios, por outro ela trás problemas estratégicos como este que a Nikon está tendo que lidar depois da entrada da Sony no mercado (veja que antes da entrada dela ninguém discutia os sensores da Nikon serem Sony e isso era algo profundamente difundido). Basta ver como os seguidores normalmente reagem ao saberem que um produto tem um componente que não é feito pela empresa admirada e sim por uma concorrente. Outra questão é dos tempos e funcionalidade, normalmente os seguidores querem ser os primeiros e terem o que acreditam ser o melhor, para se sentirem de vanguarda. Quando passam a ver equipamentos similares sendo lançados antes e componentes críticos do produto que usam vindo com algumas tecnologias a menos isso também passa a ser um problema para este tipo de abordagem estratégica.
Temos então, neste caso, um problema estratégico sendo discutido e não um problema de qualidade do produto. Quem se sente ferido e perde a confiança em um produto nikon, por usar um componente sony, são aqueles que são seguidores da marca, que de alguma forma se sentem traídos em algum aspecto e isso, para marcas que trabalham com estratégia de formar legiões de seguidores, pode ser um sério problema estratégico a ser resolvido.
Para quem só fotografa e é consumidor (não seguidor) não faz diferença nenhuma mesmo, mas para os seguidores e para quem tem interesse na área de gestão é um assunto interessante. Os seguidores estão preocupados em não verem seus mitos desmoronarem e os interessados em gestão (como eu) querem saber como as empresas vão lidar com o problema e quais as implicações das abordagens que irão adotar. ;)
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2010, 18:22:34 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


victim

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 584
Resposta #18 Online: 25 de Janeiro de 2010, 20:31:29
Parabéns a todos pelo tempo gasto em tema de tamanha relevância.

eauheaiuaheiueahuieah... mes bulhafei de rir aqui.

Realmente isso eh uma discucao q nao tem muita la importancia. Pq como ja foi dito todos querem a melhor qualidade ou um sensor q traga resultados para VC individuo. se vc gosta dos resultados da sony va de sony, gosta da nikon va de nikon, gosta de Tekpix va de tekpix e pronto.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #19 Online: 25 de Janeiro de 2010, 20:38:08
Ângelo esta acho que é uma concordância geral. Porque do ponto de vista do consumidor consciente pouco importa a marca, o que importa são os resultados. O problema é que a maioria esmagadora dos consumidores não são consientes e no mercado de eletrônicos algumas marcas não possuem consumidores e sim seguidores, e isso cria alguns problemas estratégicos, que são os bastante interessantes (e são os problemas que os reais interessados na área vêm discutindo).
Ninguém que trabalhe com gestão, ou que consuma de forma consciente acha errado a Nikon comprar de terceiros, isso é comum no mercado. Quando tratamos de indivíduos que consomem de forma consciente esta é a postura correta a ser adotada, porque o consumidor de verdade transita entre as marcas de acordo com o valor percebido no produto e não importa quem faça cada parte, tampouco quem entra com essa ou aquela tecnologia, o consumidor quer saber de resultados finais.
Já os seguidores são um público mais complicado, porque você estrutura um grupo de seguidores com base em todo um conjunto de doutrinas, das quais, uma delas é mostrar que ter algo de uma determinada marca o torna diferente, melhor do que os demais. O seguidor é um tipo de comprador que compra o status de fazer parte de um clube. Quando se informa que um audi A3 é na verdade um golf maquiado, ou uma Nikon tem componentes que chegam depois e, em alguns casos, podados, isso corta um pouco desta magia para formar seguidores.
Digo isso para ressaltar que a questão aqui não é a qualidade desse ou daquele equipamentos. As discussões que temos neste sentido são estratégicas, como cada empresa vai lidar com as condições de mercado que estão surgindo. São discussões sobre como o negócios de câmeras digitais está sendo gerido e suas implicações e não sobre a qualidade dos equipamentos. Esta é uma área que me interessa muito, pois é minha área de pesquisa acadêmica e acredito que outros usuários da áea industrial, como o Leandro, tenham o mesmo tipo de curiosidade pela dinâmica e resultados destes casos. O interesse destas discussões é tão somente com relação à estrutura da indústria e as estratégias que estas adotam para serem mais ou menos competitivas.
Como gestão é um conjunto de tradeoffs é legal sabermos o que cada um ganha e perde com cada ação e postura adotada. No caso da fotografia ela é um mercado onde a maioria das marcas trabalha com o conceito de seguidores. Hoje apenas a Canon e a Sony trabalham dentro da idéia de consumidores e isso cria particularidades interessantes para o mercado. Principalmente porque a única marca que fabrica uma parte considerável dos itens diferenciais de seus produtos é a Canon, que é uma marca que não procura formar seguidores, ou seja, é um mercado com particularidades muito legais.
Se, por um lado, o esquema de doutrinar seguidores trás certa estabilidade para os negócios, por outro ela trás problemas estratégicos como este que a Nikon está tendo que lidar depois da entrada da Sony no mercado (veja que antes da entrada dela ninguém discutia os sensores da Nikon serem Sony e isso era algo profundamente difundido). Basta ver como os seguidores normalmente reagem ao saberem que um produto tem um componente que não é feito pela empresa admirada e sim por uma concorrente. Outra questão é dos tempos e funcionalidade, normalmente os seguidores querem ser os primeiros e terem o que acreditam ser o melhor, para se sentirem de vanguarda. Quando passam a ver equipamentos similares sendo lançados antes e componentes críticos do produto que usam vindo com algumas tecnologias a menos isso também passa a ser um problema para este tipo de abordagem estratégica.
Temos então, neste caso, um problema estratégico sendo discutido e não um problema de qualidade do produto. Quem se sente ferido e perde a confiança em um produto nikon, por usar um componente sony, são aqueles que são seguidores da marca, que de alguma forma se sentem traídos em algum aspecto e isso, para marcas que trabalham com estratégia de formar legiões de seguidores, pode ser um sério problema estratégico a ser resolvido.
Para quem só fotografa e é consumidor (não seguidor) não faz diferença nenhuma mesmo, mas para os seguidores e para quem tem interesse na área de gestão é um assunto interessante. Os seguidores estão preocupados em não verem seus mitos desmoronarem e os interessados em gestão (como eu) querem saber como as empresas vão lidar com o problema e quais as implicações das abordagens que irão adotar. ;)

Para variar Leo, tua colocaçao e muito interessante,
existem varios aspectos a considerar,
tal vez meu lado seja o mais simples,
ja que o fotografo profissional so se preocupa com o resultado que vai a obter da ferramenta.
Mas temos os "seguidores", fanaticos que tem obviamente uma visao mas temperamental.
Independente da posiçao das grandes multinacionais, e seu manejo das estrategias corporativas.
Como explicar isto para os "Tiffossi", que defendem a cor da camisa!!!! :hysterical:
Grande abraço.
Angelo


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #20 Online: 25 de Janeiro de 2010, 21:57:52
Como explicar isto para os "Tiffossi", que defendem a cor da camisa!!!! :hysterical:
Esta é uma conquista que ainda não consegui rs... Se você descobrir como fazer isso por favor me conte rs.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #21 Online: 26 de Janeiro de 2010, 08:24:39
Esta é uma conquista que ainda não consegui rs... Se você descobrir como fazer isso por favor me conte rs.
CARO LEO
ACHO QUE ISSO NAO E VIAVEL
COMO DIZER QUE NAO E LEGAL PULAR O MURO
DEPOIS DA CORRIDA EM MONZA, GANHA PELA FERRARI
AOS DOIDOS DE CAMISA VERMELHA E CAVALINHO NO PEITO????? :hysterical: :aua: :hysterical: :aua: :eek:


Abdo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
    • Abdo Fotografias
Resposta #22 Online: 26 de Janeiro de 2010, 16:33:56
Problema é que um monte de gente... foi na onda do sensor sony no forum... :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Fica dificil não defender isso com unhas e dentes....

Mas como diz meu velho.... BASTA ler a entrevista.....  ;)

CRISTALINA....só não entende quem não quer mesmo....

Sony vai ter de comer MUITA .. mas MUITA grama pra chegar a fazer alguma cosquinha na Nikon....

É comparar Novela Mexicana com as da Globo... ! Simples assim..


Abs......
Minhas fotos:  www.abdoabdala.com


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #23 Online: 26 de Janeiro de 2010, 17:13:35
É comparar Novela Mexicana com as da Globo... ! Simples assim..

Teve muita novela mexicana que fez sucesso no Brasil  :D

Brincadeiras a parte assim como muitos, pra mim, se o Sensor tiver qualidade não me interessa quem faz.

Mas acho muito interessante o estudo do Léo, sobre o fato da concorrência fazer os sensores Nikon, isso ai dá uma belíssima pesquisa e discussão.

Só quero entender uma coisa, que não entendi ainda.

Se é a Sony quem faz, porque os sensores das Alpha são tão inferiores do que as da Nikon?

Aonde está o pulo do gato da Nikon?

Alguém pode me ajudar a entender melhor essa questão.

Obrigado.


jeff cann

  • Trade Count: (26)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 534
Resposta #24 Online: 26 de Janeiro de 2010, 17:20:03
Srs.

A mim realmente não importa quem projeta o sensor da minha Nikon e verdadeiramente acredito que estas empresas pensam em primeiro lugar no lucro e lá pro fim no consumidor. Eles fazem altas armações , falcatruas e é perfeitamente possível que a empresa A,B ou C projete e faça os sensores para a Nikon. MAS ,até agora ,os únicos fatos CONCRETOS que temos  são declarações de altos executivos da Nikon dizendo que eles projetam os sensores (alguns) e a Sony os fabrica. Pode ser uma grande mentira mas não existe nenhum outro fato CONCRETO que os desminta. A não se que eu esteja enganado mas não apareceu até agora nenhum executivo da Sony dizendo: os sensores da Nikon são feitos por nós.Tão pouco ninguem abriu a sua D3 e viu escrito Sony no sensor. Isso pode parecer obvio demais mas se alguem quer desmentir as declarações de outros tem que faze-lo com fatos e provas CONCRETAS , não apenas suposições.
De qualquer forma, se for Nikon ou Sony ,parabens pois estão fazendo um ótimo trabalho.

abs


Abdo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
    • Abdo Fotografias
Resposta #25 Online: 26 de Janeiro de 2010, 17:26:47
Não é pulo do Gato, veja na entrevista é bem claro.

A Nikon faz o projeto das caracteristicas do sensor e no caso o fabricante executa, isso é PATENTES e somente a Nikon pode utilizar.

É ai que esta todo o segredo, que no caso a Sony ou outro fabricante de sensores não poderem utilizar tais patentes.

----------
A Alpha DSLR usam sensores Sony e também usar sensores Sony no D3000 e D5000, por exemplo. Em nosso D300, usamos um sensor Sony de base ea nossa tem a mesma definição, mas eles são bastante diferente, porque fazemos muitas mudanças.
----------

Abs.


Abdo


Teve muita novela mexicana que fez sucesso no Brasil  :D

Brincadeiras a parte assim como muitos, pra mim, se o Sensor tiver qualidade não me interessa quem faz.

Mas acho muito interessante o estudo do Léo, sobre o fato da concorrência fazer os sensores Nikon, isso ai dá uma belíssima pesquisa e discussão.

Só quero entender uma coisa, que não entendi ainda.

Se é a Sony quem faz, porque os sensores das Alpha são tão inferiores do que as da Nikon?

Aonde está o pulo do gato da Nikon?

Alguém pode me ajudar a entender melhor essa questão.

Obrigado.
Minhas fotos:  www.abdoabdala.com


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #26 Online: 26 de Janeiro de 2010, 17:40:19
Valeu Abdo, realmente passei batido, não me atentei para essa citação. :doh:

Mas esses "fazemos muitas mudanças" já sai da alçada da Sony, é isso? ou a Sony é que também produz tudo usando o projeto Nikon?

Quero dizer: a Sony faz, entrega e a Nikon usa (como entendi que é o q acontece para a D3000/5000), ou a Sony faz, entrega e a Nikon faz mudanças em sua fábrica?  :shock:


Abdo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
    • Abdo Fotografias
Resposta #27 Online: 26 de Janeiro de 2010, 17:59:15
Meu entendimento é que a Nikon fornece as informações que seu sensor deve conter, isso são patentes.

Neste caso Sony ou outro fabricante de sensor faz sob demanda.

Depois tem todo um processo, de saida do sensor, que ai é feito na Nikon, pois o sensor não é o unico responsável pela qualidade gerada pelas MAQUINAS NIKON.

Abs

Abdo


« Última modificação: 26 de Janeiro de 2010, 18:00:46 por Abdo »
Minhas fotos:  www.abdoabdala.com


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #28 Online: 26 de Janeiro de 2010, 18:18:06
Meu entendimento é que a Nikon fornece as informações que seu sensor deve conter, isso são patentes.

Neste caso Sony ou outro fabricante de sensor faz sob demanda.

Depois tem todo um processo, de saida do sensor, que ai é feito na Nikon, pois o sensor não é o unico responsável pela qualidade gerada pelas MAQUINAS NIKON.

Abs

Abdo

Perfeito, agora entendi o 'X' da questão.

Então na verdade realmente não faz muita diferença o fabricante real do sensor, porque uma vez que a patente é Nikon, é ela quem tem todo o mérito e qualidade do trabalho. E a meu ver, a entrada da Sony no mercado das reflex, não ameaça tanto a Nikon, pois é ela quem domina toda a qualidade de seus sensores.

O que pode acontecer, futuramente, é a tão esperada fusão da Nikon com alguma grande empresa como a Fuji para a fabricação dos sensores.


Abdo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
    • Abdo Fotografias
Resposta #29 Online: 26 de Janeiro de 2010, 18:25:43
Sim, fabricar sensores 'padrão' virou uma commodities, é como um DVD.... o que vale é o "conteudo" ....

Problema da Sony na DSLR é complicado, isso é uma área dominada hoje por duas empresas, Nikon e Canon.

Sony é empresa sem a menor tradição, e nunca vai ganhar terreno, muito grande um 'mastodonte' ... vejo isso claramente no Brasil com Sony.

Não vou citar setores, pois estou envolvido no processo, nem é o assunto aqui.

O pior da Sony é nem saber fazer uma DSLR decente, pegue numa D300 ou 5D e veja a diferença para a Sony, nem precisa falar muito....

Nem vou falar da linha PRO D3 ou 1D que é covardia...

----

Sobre esta questão de fabricar sensores digo o seguinte, trabalho com filmes, nossa empresa fatura bem, não fabricamos DVD's, não é nossa praia, porque vamos nos meter com isso. O problema não é comprar maquinas e montar linha de produção isso é simples... mas nosso negocio é produto e distribuição de conteudo... Nikon deve pensar o mesmo.... Não compensa, dá as ordens, a forma como quer seu sensor e o fabricante que faça... pronto é mais simples.

Mas não é o mesmo sensor que equipa as cameras Sony, podem quando muito serem produzidos pela Sony - SOB ORDENS NIKON !

----

Abs..



« Última modificação: 26 de Janeiro de 2010, 18:34:28 por Abdo »
Minhas fotos:  www.abdoabdala.com