Autor Tópico: Matando a questão dos Sensores NIKON !  (Lida 16412 vezes)

BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 28 de Janeiro de 2010, 22:11:00
Se voces me permitem opniar, por que nao soh eu nao tenho interesse nenhum no topico em si, mas o mesmo ja foi discutido a fundo no forum internacional Pentax. Entao alem de ser um ponto de vista externo, pode ser que traga alguma luz (ultimamente eu esto sendo uma vela nessas topicos)


Mas não é o mesmo sensor que equipa as cameras Sony, podem quando muito serem produzidos pela Sony - SOB ORDENS NIKON !

Primeiramente, eu acho que esta sendo usado uma linguagem errada. Abdo, como todo mundo tem afirmado, nao existem patentes nesse sentido que vc esta usando. Patente nao eh segredo, eh informacao publica. E se vc pensar bem, nao ha motivo para se criar uma patente para um sensor que em 2 anos vai estar defasado. A dinamica eh outra. Nenhum manufaturer da vida aceitaria produzir um componente de alta performance se nao pudesse revender e poder usar a technologia depois. Alias, deixe-me corrigir: aceitariam, mas o custo inicial para o comprador seria AINDA mais alto.


Existem sim contratos baseados em specifications. Isso eh normal ate em industria de computadores. Alias, o principio eh o mesmo. Eh soh vc pegar uma Dell, HP, e ate a Intel, dizem por ai, "subcontract" placas mae com a Asus. Enfim, os termos variam de contrato para contrato, mas o mais normal eh o tal do "limited product spec" ou algo assim.

Sem querer entrar em detalhes especificos sobre Nikon, por que na verdade nem conheco muito bem a linha atual de produtos, mas eles simplesmente passam para o subcontractor (a Sony nesse caso) os specs do que eles querem no produto final. E no contrato, tem especificado o timeline do projeto, obviamente, e alem disso, o periodo de exclusividade tecnologica. Coisa de anos. Tudo isso obviamente em contrato legalizado. O que acontece depois do termino do periodo de esclusividade tecnologica, tb esta no contrato. Nao tem como ninguem que nao tenha acesso a esses contratos afirmar os detalhes do mesmo. Por exemplo, se a Nikon pagar X para o projeto, o subcontracto (Sony), depois do periodo, tem direito sobre a technologia. Se pagar 2X, a Nikon deve receber royalties sobre a tecnologia para cada sensor reproduzido/vendido pelo subcontractor. Se pagarem 1/2X, ao fim do periodo, a tecnologia seria totalmente do subcontractor (Sony). E por ai vai... a dinamica eh por ai...

Como se pode ver, nao existe apenas uma regra para esse jogo. Achar que uma "receita" vai servir para todas as situacoes eh falta de conhecimento tecnico e economico.

Em outra nota, como vcs acham que o sensor da D300 apareceu na Pentax Kx? Quantos anos tem esse sensor mesmo?? Eh obvio que a Pentax nao tinha grana para fazer um contrato desse com a Sony na epoca... mas agora depois da tecnologia estar mais aberta, o custo dela cai.

Outra coisa que ja foi discutida a fundo, eh o porque da flagship K7, com alguns meses de diferenca da Kx, nao usar o mesmo sensor. Existe a suspeita que quem criou os specs do sensor, no contrato nao permitia a revenda para competicao direta. Ou talvez os royalties seriam mais caros. Isso tudo eh especulacao nesse ponto, por que esses detalhes nao sao necessariamente abertos ao publico.


Problema da Sony na DSLR é complicado, isso é uma área dominada hoje por duas empresas, Nikon e Canon.

Sony é empresa sem a menor tradição, e nunca vai ganhar terreno, muito grande um 'mastodonte' ... vejo isso claramente no Brasil com Sony.

Abdo,

Eu acho que vc pouco um pouco emocional nesse comentario. Eu tenho acompanhado a Sony desde do primeiro lancamento, e posso de afirmar o seguinte:

- ela investiu pesado em marketing, era propagando espalhado por NYC inteira, por exemplo.
- ela ganhou um mercado, que verdade seja dita, as outras marcas fora do eixo, simplesmente nao conseguiam a muito tempo.
- ela teve problemas lucros, mas no pensamento da marca de aumentar market share, ela sucedeu.
- os specs das cameras top estao longe de serem ruins... todas as reviews independentes sobre as cameras FF, realmente mostram(vam) a Sony como um concorrente pesado.

Afirmar que ela "nunca" vai ganhar mercado, quando ela JA GANHOU mercado, eh meio que cuspir para cima...



Abdo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
    • Abdo Fotografias
Resposta #46 Online: 28 de Janeiro de 2010, 22:30:34
Aqui não existe nada de emocional ! Existe pratica e não adivinhações e suposições ....

Abs.


Minhas fotos:  www.abdoabdala.com


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 28 de Janeiro de 2010, 22:35:26
Aqui não existe nada de emocional ! Existe pratica e não adivinhações e suposições ....
Abs.


Hmm... mas essa pratica sua que a Sony nunca vai ganhar mercado esta um pouco em contradicao com a realidade... tanto eh que ja eh a 3ra no mercado acirrado...

:)

Enfim, nao quero entrar nisso, graficos de market share sao faceis de ser achados, a Amazon tb tabela venda de equipamentos, e eu tenho certeza que a Sony esta lah em cima..

O meu objetivo era de talvez ajudar em relacao a discussao sobre as "patente" de sensores... parece que nao ajudou entao eu me vou!

Abracos

BB


Gazineo

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 31 de Janeiro de 2010, 01:13:28
Vendo o site nikonrumors, há um comentário do lançamento da nova Sony Alpha 800 - http://nikonrumors.com/2009/01/20/sony-a800-with-152mp-sensor-at-pma.aspx. O sensor desta Sony "seria cogitado" para a nova Nikon D400.

 :D :D :D

abs


Abdo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
    • Abdo Fotografias
Resposta #49 Online: 31 de Janeiro de 2010, 09:17:40
Acho que alguns ainda não entenderam o que venho falando desde o inicio.

Nunca disse que o sensor usado pela Nikon não é produzido pela Sony, o que sempre falei é a tecnologia envolta do sensor é Nikon, simples assim.... ;)

Que esta muito claro na entrevista ! 8-)

De tecnologia Sony não tem nada.  :assobi: :assobi: :assobi:
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2010, 09:23:30 por Abdo »
Minhas fotos:  www.abdoabdala.com


JulioS

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 75
  • Sexo: Masculino
    • Web Site Pessoal
Resposta #50 Online: 13 de Fevereiro de 2010, 20:18:04
Como engenheiro eu posso afirmar que quase tudo que se consome de eletrônicos hoje em dia não é efetivamente produzido por quem te vende. São os famosos contract manufacture. Nem precisa sair do Brasil para encontrá-los, pois aqui mesmo temos grandes empresas como Jabil ou Flextronics montando impressoras, celulares, etc. Na China então o mercado de produção de eletrônicos é todo concentrado a ponto das maiores montadoras do mundo ficarem praticamente umas em frente às outras. Só a Foxconn produz tanta coisa que você provavelmente deve ter na tua casa algo que passou por lá. Contudo, o fato de um produto ser produzido em um determinado local não significa que este local tem capacidade, interesse ou direito legal de produzir algo semelhante.
Sobre as câmeras eu creio que um bom comparativo é a questão dos microcomputadores. Hoje a Apple usa processadores da Intel. Eu posso comprar um processador Intel sem precisar comprar um Apple, compro uma placa mãe, demais componentes e monto um micro, mas isto não me dá nenhuma garantia de que eu terei um hardware tão bom quanto o da Apple. E ainda tem a questão do sistema operacional. Da mesma forma, o sensor é somente uma peça de um conjunto muito grande de partes. É bom lembrar que, alguns poucos anos atrás, as câmeras usavam filmes e estes eram produzidos pelos mais diversos fabricantes. Sendo assim, empresas como Nikon e Canon tem muito conhecimento acumulado na produção de câmeras e conjuntos óticos de qualidade, não de sensores ou filmes. Se o sensor fosse o único ponto relevante para se produzir uma boa foto, bastaria eu comprar um filme ou cromo de primeira qualidade e colocar em qualquer câmera que geraria um ótimo resultado, coisa que todos sabemos que não tem o menor cabimento. Um bom sensor é um componente importante para a captação de uma boa imagem, mas é necessário um bom conjunto para que o produto final seja realmente bom.
Agora, pensando como fotógrafo, concordo com o que já falaram: o que importa é o resultado final. Mais ainda, o que importa é obter um bom resultado pagando cada vez menos. Se a Sony lançar uma câmera que gere um resultado final com muito mais qualidade que a D3s, com o dobro de resolução e pela metade do preço, ninguém vai reclamar, vai?! Se isto acontecer, certamente todas as marcas terão que correr atrás do prejuízo e lançar câmeras melhores. Como usuário, eu quero é produtos bons com preços reduzido. Quanto mais concorrentes, mesmo que sejam colaboradores em algumas partes, para mim, melhor.
_____________ @juliosene _________________
Tutorial Básico sobre Lightroom 3: http://www.juliosene.com/tutoriais/basico-lightroom-3.html
Tutorial sobre Importação no Lightroom 3: http://www.juliosene.com/tutoriais/lightroom-3-importacao.html


Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #51 Online: 15 de Fevereiro de 2010, 10:03:17
Problema aqui é outro, é induzir as pessoas ao erro na escolha da maquina !




Concordo com o Abdo, esse é o problema que sempre citei desde o inicio, para um novato é passada a impressão que se comprar nikon ta FUDIDO!!! Ficara escravo da Sony...rsrs...numa masmorra fria e escura..rsrsrs..

Quem é MODERADOR daqui, formador de opinião, tem que tomar muito cuidado ao repassar essa informação...sem "assustar" novos participantes.

abraço! ;)


Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #52 Online: 15 de Fevereiro de 2010, 10:06:28
Nikon D3, D3s e D700, o projeto dos sensores é inteiro da Nikon e a fabricação feita pela Sony.

Não quero ser repetitivo mas sempre falei isso desde o começo, sobre a entrevista eu nao acho que seja mentirosa, porque se fosse o "entrevistado" ja teria sido processado pela Sony, e a parceria ja teria sido desfeita, no mercado consumidor japones um depoimento metiroso de um representando da nikon faria com que os japoneses nao comprassem mais produtos dela..

Se o cara falou isso no japao é porque no minimo tem muita verdade na sua entrevista.

abraço! :D


Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #53 Online: 15 de Fevereiro de 2010, 10:18:00
Abdo, novamente, não há patentes Nikon pra semicondutores. Ninguém nunca conseguiu apresentar estas patentes porque elas não existem....

Leo...nao há patentes da nikon...mas tb nao há patentes desse Cmos da Sony...entranho né? Entao esse cmos não é de ninguem?rsrsrs..ou é de todo mundo.  :D

abraço!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #54 Online: 15 de Fevereiro de 2010, 16:01:54
Marcelo patentes Sony para sensores há sim, na verdade você praticamente só encontra patentes de tecnologias de sensores de imagem da Sony e da Kodak. São as marcas que mais fazem patentes de tecnologias de sensores no mundo, disparadas.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Sandro Amaral

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.078
  • Sexo: Masculino
  • Pedi e dar-se-vos-á...Mt 7:7
Resposta #55 Online: 16 de Fevereiro de 2010, 21:45:31
 :snack: :snack: :snack:
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2010, 21:47:10 por Sandro Amaral »
SANDRO AMARAL - Curitiba-PR

Srs. Não responderei perguntas enviadas por MP. Socialize sua dúvida abrindo um tópico. Ajuda você, outras pessoas e o fórum. Obrigado.



Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #56 Online: 19 de Fevereiro de 2010, 16:02:41
Marcelo patentes Sony para sensores há sim, na verdade você praticamente só encontra patentes de tecnologias de sensores de imagem da Sony e da Kodak. São as marcas que mais fazem patentes de tecnologias de sensores no mundo, disparadas.


Esse é o ponto..nao tem no nome da Sony a patente desse Cmos(Cmos que esta dentro da D3, d700, D3s)..nao tem, não existe, a nao ser que esteja escondido em algum lugar..rsrs..  :ok:
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2010, 16:06:37 por Marcelo K Motozono »