Autor Tópico: Matando a questão dos Sensores NIKON !  (Lida 16413 vezes)

Abdo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
    • Abdo Fotografias
Online: 24 de Janeiro de 2010, 09:34:09
Depois daquele tópico imenso e que  alguns tentarão confundir a cabeça de muito usuários, sobre a fabricação de sensores Nikon.

Acho que esta entrevista deixa bem claro o assunto.

Fonte:http://www.focus-numerique.com/news_id-1725.html

Tradução google, frances:

Entrevista exclusiva com Tetsuro Goto


Sr. Tetsuro Goto, diretor do laboratório de investigação e desenvolvimento da Nikon no Japão, foi o convidado da Maison de la Cultura do Japão para apresentar uma conferência "A partir da câmara de ontem do amanhã." Tiramos proveito de sua viagem à França para realizar uma entrevista exclusiva (mas demasiado curto) e recolher as suas observações sobre as micro 4 / 3, tamanho médio, sensores ou vídeo.

Digital Foco: Qual é para si, a tecnologia mais avançada ou o maior lucro desde o advento da gravação digital para a fotografia?

Sr. Tetsuro Goto: Com a gravação do filme, era difícil saber se você tomou a melhor imagem do momento. Tinha que ter a certeza da exposição, foco e você poderia realmente ter certeza da qualidade de suas imagens na melhor das poucas horas depois do tiroteio quando o desenvolvimento do filme, e depois já era tarde demais para refazer uma foto se fosse um documentário. Agora com o digital, é possível de imediato verificar a qualidade das imagens. Para mim, a capacidade para imediatamente verificar a qualidade técnica (exposição, foco ...) é muito importante e agora temos mais fotos do "correto" no sentido técnico. Eu acho que é ainda mais importante para os profissionais.

Digital Foco: Em qual área técnica há qualquer espaço para o crescimento para as câmeras?

Sr. Tetsuro Goto: Para Nikon, as ópticas e sensores são muito importantes e, especialmente, a combinação de ambos. Por exemplo, a Nikon d3s temos conseguido um excelente nível de qualidade de imagem, porque ambos trabalharam na óptica e processamento de imagem. A combinação é muito importante e que ainda podemos melhorar nos próximos anos.

Digital Foco: Você fala de combinar óptico sensor, mas precisamente, você acha que o uso de um quadro sobre a idade de 50 anos [baioneta F foi lançado em 1959, Ed] é uma boa solução? Outras empresas têm uma ficha limpa para criar novos quadros. Você acha que esta é uma solução para Nikon?

Sr. Tetsuro Goto: Temos agora mais de 50 milhões F óptico Nikkor montar no mundo. Nós não precisamos de mudar o quadro!

Focus Digital: Olympus e Panasonic oferecem um quadro completamente novo Micro 4 / 3 e não há anéis para estabelecer objectivos uso F. Você não é obrigado a abandonar todos os seus óptico actual para utilizar uma nova montagem, que permitirá uma melhor integração das novas tecnologias.

Sr. Tetsuro Goto: I see. Na verdade, se seguirmos este tipo de equipamento (micro 4 / 3), mudamos a nossa estrutura. A nova estrutura irá proporcionar novas oportunidades ou o acesso às novas tecnologias e de usar alvos menores e mais leves. Mas a F moldura tem uma longa história, e nós continuamos a usá-lo em paralelo será duas linhas de diferentes dispositivos.

Digital Foco: Ao mesmo tempo, a Nikon foi projetado e usado os seus próprios sensores (LBCAST tecnologia JFET a D2H por exemplo). Você pretende projetar novos sensores no futuro?

Sr. Tetsuro Goto: O sensor que usamos no d3s Nikon foi projetada pela Nikon.

Digital Foco: Este é um projeto 100% para o d3s Nikon?

Sr. Tetsuro Goto: Para desenhar sim, mas para a fabricação, outra empresa iria cobrar.

Digital Foco: Como grande parte da Sony no projeto ou na fabricação de sensores utilizados pela Nikon?

Sr. Tetsuro Goto: Temos uma longa relação com a Sony. Se os sensores d3s Nikon, D700 e D3 foram projetados pela Nikon, Nikon D3x as de pequeno e sensores APS-C são da Sony. Queremos usar a nossa própria sensores de SLRs mais popular [pequeno sensor APS-C, Ed.], como o desempenho dos nossos sensores são melhores. No entanto, ainda vai demorar algum tempo porque tem de fazer economias de escala. Sony é uma grande empresa que vende muitos fabricantes de sensores de câmera. A Alpha DSLR usam sensores Sony e também usar sensores Sony no D3000 e D5000, por exemplo. Em nosso D300, usamos um sensor Sony de base ea nossa tem a mesma definição, mas eles são bastante diferente, porque fazemos muitas mudanças.

Focus Digital: Canon recentemente estabeleceu um recorde com a EOS 7D e 18 MP. Em comparação, os 12 MP Nikon são as pálidas. Vocês pretendem expandir a definição de seus dispositivos APS-C?

Sr. Tetsuro Goto: Sim, talvez nós. Se os clientes esperam mais pixels, então vamos responder a essa solicitação. No entanto, deve ser feito com cautela a expansão da definição por vezes perdemos coisas importantes, como a sensibilidade ou o intervalo dinâmico.

Digital Foco: Para Nikon que são os pontos-chave da qualidade de imagem? A definição, sensibilidade, gama dinâmica?

Sr. Tetsuro Goto: Para Nikon, gestão do ruído é o fator primordial na qualidade da imagem. A procura de maior resolução é importante, mas não devemos ir longe demais.

Digital Foco: Exatamente, em casos como este, a sua política é fazer com que a melhor qualidade de imagem possível e acompanhar a demanda dos clientes?

Sr. Tetsuro Goto: Claro que temos de ouvir os clientes, mas é um equilíbrio de encontrar. Não ignore a demanda, mas também ouvir o cliente pode levar à decepção e podemos perder novas funcionalidades. Os clientes estão exigindo cada vez mais freqüentemente e os números altos, nem sempre é bom. No entanto, não se esqueça da concorrência entre as marcas também. Devemos seguir algumas características dos concorrentes, sem esquecer a desenvolver novas funcionalidades.

Digital Foco: Você pode então imaginar que a sucessora da D90 vai usar o sensor de 14 MP da Sony?

Sr. Tetsuro Goto: Eu não posso responder a uma pergunta tão direta. O sucessor do D90 / D300 tem de competir com a Canon 7D funciona muito bem. É pequeno, tem um visor de boa, ele é rápido. O sensor não é tudo.

Digital Foco: Muitos dos nossos leitores estão preocupados com o desaparecimento do motor para a AF-D na entrada e mid-range. O substituto para o D90 que ele não tem motor de autofoco?

Sr. Tetsuro Goto: Os clientes querem este intervalo para usar o AF mais velho que o AF-I. Nesta área, seguimos o pedido do cliente.

Digital Foco: Um rumor persistente atribuída a Nikon pretende lançar um formato médio (MX), como a Pentax. O que é?

Sr. Tetsuro Goto: Algumas pessoas gostariam de desenvolver uma Nikon médio formato porque a qualidade da imagem é importante, mas o mercado é muito limitado. Você sabe, alguns clientes de médio formato escolher um D3X, mais fácil de usar, mais baratos e de qualidade de imagem. Meios de formatos são mais volumosos e precisam de objetivos maiores e mais pesados. Além disso, não temos experiência no mercado de nicho de médio formato (Nikon fez que essas caixas de óptica). Pode ser simplesmente impossível para Nikon para ir no mercado. A Nikon não é uma empresa tão rica quanto você pode pensar.

Digital Foco: Para o desenvolvimento do firmware para a sua câmera, você está associado com a Fujitsu? Por que essa associação e como ele funciona?

Sr. Tetsuro Goto: Fizemos uma parceria com a Fujitsu, porque esta empresa tem uma longa experiência e muitos engenheiros para a programação. Temos o conhecimento para a foto, que tenham conhecimento em eletrônica. Como estávamos desenvolvendo rapidamente nesta parte, esta associação era lógica.

Digital Foco: Como muitos engenheiros trabalhando em seu laboratório?

Sr. Tetsuro Goto: Ah, isso é informação confidencial! Estamos, pelo menos, 1000! (risos).

Digital Foco: Você foi a primeira a desenvolver o vídeo para SLRs com o D90. No entanto, ainda existem muitas limitações a este recurso ...

Sr. Tetsuro Goto: Realmente. Acreditamos que qualquer câmera atual precisa de uma função de vídeo, e temos visto filmes com qualidade de imagem, cuja SLR é extraordinário. Certamente, para o momento em que a focagem é mais lenta, menos eficaz, e há muito que fazer para obter um funcionamento semelhante a uma câmera, especialmente em termos de operação silenciosa. Nikon tem um número relativamente limitado no vídeo. Vários anos atrás, nós lançamos uma câmara de vídeo, mas não ainda não recebeu muito interesse.

Digital Foco: A Nikon não está a verdade compactas high-end, enquanto uma nova raça aparece com a Leica e Sigma. Você vai fazer um compacto sensor grande?

Sr. Tetsuro Goto: Ah, é uma ótima idéia! Estudamos esse caminho. Você vai saber em breve. Por agora, a melhor SLR compacta abaixo o mais barato em termos de qualidade de imagem. Há realmente uma grande diferença. Queremos reduzir esta diferença.

Digital Focus: Quando?

Sr. Tetsuro Goto: (risos). Desejo que este é agora! A série G da Panasonic é muito popular entre proprietários de SLRs digitais no Japão.

Digital Foco: Você acha que o visor é uma boa solução para este tipo de dispositivo?

Sr. Tetsuro Goto: Atualmente, visores eletrônicos não são terríveis. A resolução, reprodução de cores, dimensões torná-los muito desconfortável. Os visores são muito maiores. Mas é claro que estamos estudando com muito cuidado no campo: visores eletrônicos já estão melhor do que o visor óptico em algumas áreas, como a articulação com pouca luz. Num futuro próximo, é possível que nós também visores eletrônicos, mas por agora a qualidade não está lá ainda.

Digital Foco: Verifique se o motor de busca dos objetivos?

Sr. Tetsuro Goto: Atualmente usamos o SWM (Silent Wave Motor) que funciona muito bem, mas continua a ser caro e bastante grande. Nós estamos investigando um novo sistema para o futuro. Para se ter uma idéia, Optical Panasonic, para o sistema de G, ter um motor mais leve e mais rápido. É uma solução e temos esperança de encontrar processos mais rapidamente.

Digital Foco: Na sua conferência de ontem à noite entrevista [, 14 de janeiro, Ed], que apresentou toda a linha Nikonos dos eventos mais importantes como a história japonês fotográfico. Nunca vai ser um modelo digital?

Sr. Tetsuro Goto: É muito cedo para responder essa pergunta. No entanto, tal dispositivo muitas pessoas interessadas, e pessoalmente acho que a Nikonos renascer no futuro.

Obrigado ao Sr. Takami Tsuchida, presidente da Nikon França pela sua hospitalidade e assistência e Lesbre Pierre para a organização.

Minhas fotos:  www.abdoabdala.com


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 24 de Janeiro de 2010, 11:17:55
Abdo eu já tinha visto esta entrevista, apesar de confirmar que a Nikon mente descaradamente e comprovar praticamente tudo o que eu havia falado em outro tópico eu preferi não postar novamente, mesmo porque esta postagem não deixa nada claro, tão pouco mata qualquer questão a este respeito. Pelo contrário, eles tornam a coisa ainda mais confusa ao reconhecer que parte dos sensores que eles argumentam ser própios em sua publicidade (como o da D3x, que na publicidade eles alegam ser um desenho próprio e chamam até de Nikon FX) não o são. Eles admitem que o sensor de 24MP e os APS (que eles negavam) usam a plataforma Sony. Ou seja, só confirma algo que eu digo a tempos. O que os fabricantes falam não pode ser levado 100% em consideração e quando se trata da Nikon ainda menos, pois eles possuem o péssimo hábito de ludibriar descaradamente os seus clientes.
Na verdade fiquei bem satisfeito com a entrevista, pois ela só mostra uma coisa até agora. Que eles acabam de confirmar praticamente TUDO o que eu tinha dito no outro tópico. Eles só estão confirmando estas coisas agora porque não dá mais para esconder, uma vez que qualquer usuário crítico (e não da linha de seguidores deles) consegue avaliar facilmente que eles usam a plataforma Sony. Veja que só falta confirmar um sensor, que é aqueles que eles conseguem esconder melhor a fonte, pois a Sony não usa em suas máquinas. Rs muito curioso Rs. Mas não se preocupe, se forem encurralados (como foram nos outros sensores) daqui a pouco eles confirmam a tecnologia do de 12MP também é toda Sony (o que é bastane óbvio para quem de fato pesquisa a área e não se baseia em propaganda) e ai sim a coisa começa a clarear.
Mas acho que a grande mensagem que isso deixa é que, infelizmente, quem tenta confundir a cabeça dos usuários é a própria Nikon, que em vez de reconhecer direto que usa a plataforma de sensores Sony, prefere ludibriar os clientes com o papo de sensores feitos para eles e assim por diante (como faziam em todas as máquinas, mas agora reconhecem publicamente a mentira). Lembre-se que a discussão da D3x foi uma das ocorridas no outro tópico e o argumento foi exatamente o mesmo (um sensor feito para eles). E vejam só, hoje reconhecem que é Sony. O problema é que mentira tem perna curta e cedo ou tarde os fabricantes como a Nikon (que possuem por hábito ludibriar os consumidores em suas estratégias) acaba tendo que mostrar a verdade. Particularmente eu volto a afirmar que na minha opinião isso não muda a qualidade dos equipamentos que a Nikon produz e após entrar no site deles hoje notei algumas questões interessantes. Eles praticamente começaram a confirmar PRATICAMENTE TUDO o que eu vinha dizendo. O novo folder da D3x ainda fala em sensor Nikon (apesar de a entrevista reconhecer que não é) mas fala sobre um conversor A/D e um chip feitos especificamente para o sensor (curioso, exatamente o diferencial que alego que a Nikon possui em relação aos demais fabricantes e que torna o uso que eles fazem dos sensores Sony diferenciado). Curioso é que eles agora passam a reconhecer coisas que eu falo a mais ou menos uns 2 anos. Só tenho a ficar feliz com isso. Esta sua postagem também mostra que não dá para confiar em nada na publicidade, pois eles falam as coisas conforme o interesse de vendas que possuem. Por isso eu prefiro não confiar em nada do que eles dizem, prefiro me basear no senso crítico. Afinal quem mente uma vez para vender certamente mente outras. ;)
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2010, 11:42:32 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Abdo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
    • Abdo Fotografias
Resposta #2 Online: 24 de Janeiro de 2010, 11:28:23
Você é realmente um cara confuso....

Acho que todos aqui sabem ler.

Disse e repito desdo o inicio:  Sony apenas fabrica SOB ORDENS E TECNOLOGIA NIKON !!!  Isso esta CLARISSIMO na entrevista.

------------------------
Digital Foco: Como grande parte da Sony no projeto ou na fabricação de sensores utilizados pela Nikon?

Sr. Tetsuro Goto: Temos uma longa relação com a Sony. Se os sensores d3s Nikon, D700 e D3 foram projetados pela Nikon
------------------------

Sony apenas é uma SIMPLES LINHA DE MONTAGEM, nada mais que isso....

Alguns sensores como d3x e menores são Sony, mas não a linha TOP em HIGH ISO ... D3 e D700 ISSO É PURAMENTE NIKON

Isso explica porque o ISO da D3x é UM LIXO.... SENSOR SONY.

Abs.

« Última modificação: 24 de Janeiro de 2010, 11:33:16 por Abdo »
Minhas fotos:  www.abdoabdala.com


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 24 de Janeiro de 2010, 12:01:57
Abdo você é que está ficando confuso por ter que lidar com tantas afirmações desconexas da Nikon. Se você não se lembra tivemos esta mesma discussão no lançamento da D3x e você defendeu a grande superioridade do ISO da D3x em relação à A900.
A discussão tem sido a mesma desde que a Sony entrou para o mercado de SLR. Para você recordar a ladainha foi a mesma: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=28318.0
A estratégia que você usou na sua argumentação foi a mesma (a Nikon falou e por isso é verdade) e a Nikon afirmava exatamente a mesma coisa que afirma hoje sobre a D700, que o sensor era um projeto dela feito sob encomenda nas fábricas da Sony. Eu defendi que o sensor era o mesmo, assim como em outras ocasiões e agora (depois de cerca de um ano) veio o desmentido.

Ou seja, Nikon acaba de reconhecer que o sensor não era dela e sim da Sony(veja as referências que você mesmo usou no link acima para ver o que era falado Nikon na época). Ou seja, ela mentiu sobre a D300 e sobre a D3x. Ela também só não reconheceu sobre a D700 porque ainda não foi encurralada, como na D3x. Mas como venho dizendo, eles não possuem a tecnologia para fazer um CMOS. Então obviamente a base não é deles. Simples assim. Quer acreditar (como acreditou no caso da D3x - ver link para lembrar - e agora está tendo que voltar atrás) fique a vontade.
Particularmente prefiro ter opinião crítica sobre o que vejo e não ser peão de marca. É obvio que a Nikon é uma empresa que mente em sua publicidade (muitas outras fazem), é obvio que quando ficam encurralados mudam os discursos (a história mostrou isso várias vezes e você mostrou isso) e é fato que a nikon não tem tecnologia de CMOS (já que ninguém consegue mostrar uma patente sequer compatível com os sensores que ela usa hoje). Massss cada um acredita no que quer. Eu estudo a área e sei muito bem (como o tempo vem mostrando a cada momento) as estratégias adotadas por cada marca. E estou muito feliz de conseguir avaliar bem as vantagens de cada fabricante.
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2010, 12:11:29 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 24 de Janeiro de 2010, 12:47:52
Nessa entrevista achei duas coisas interessantes, a primeira é que a Nikon está desenvolvendo a concorrente para a M4/3 e a segunda é que de alguma forma existe uma preocupação da Sony ser fornecedora exclusiva de um componente importante sendo ela uma das maiores concorrentes.

Se realmente o sensor da D3s for Sony o cara é um cara de pau...rsrs.

« Última modificação: 24 de Janeiro de 2010, 12:48:51 por Leandro Federsoni »


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #5 Online: 24 de Janeiro de 2010, 14:25:07
Falar, até papagaio fala......

Para quem acha que emprsa não mente, não omite e não esconde, tenho um caso legal para relembrar.
Nos EUA, a GM ( ou ford, não lembro ) deixou de fazer um recall que poderia levar ao fogo/explosão o veículo porque chegaram a conclusão que sairia muito mais barato indenizar eventuais vítimas que entrassem com o processo. Isso porque todo recall tem um custo grande além do desgaste da marca. IEssa informação depois vazou e o caso foi até objeto de filme e estudos na área de Adm. Então a empresa pode falar ( ou deixar de falar ) o que quiser..... principalmente quando não se tem como provar. Eu já vi muita coisa dos bastidores de multinacionais e grandes empresas e essas informações graves nunca chegam aos consumidores. Pelo contrário.... chega outro tipo de informação. Eles falam o que querem, a gente ouve o que eles querem. Agora acreditar é outro papo.
Só não consigo chegar a uma conclusão séria: Se o sensor da Nikon é Sony, qual o problema ? Sinceramente não vejo nenhum..... é procurar pêlo em ovo.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Groba

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.741
  • Sexo: Masculino
  • 😍👉 http://groba.me
    • groba.me
Resposta #6 Online: 24 de Janeiro de 2010, 14:43:57
Interessante como se confunde processo de fabricação, desenvolvimento de produto e publicidade.
São coisas que se complementam e viabilizam o produto final, sabe o tal do ciclo do produto?

Eu vejo isso o tempo todo no escritório, só resolvemos as amarrações financeiras e a inteligência do negócio, todo o resto é terceirizado.

Acho que a F1 é um exemplo muito bom, pois algumas equipes usam os motores ("sensores") das equipes maiores e nem por isso são melhores. Tirando claro a exceção Brawn GP e até a Force india que com motor Ferrari fez bonito em umas 2 corridas.

O fato é que todos nós queremos cameras melhores e hoje elas são Nikon, pode ser que em algum tempo elas sejam Sony, mas ainda não são.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #7 Online: 25 de Janeiro de 2010, 12:27:48
Falar, até papagaio fala......

Para quem acha que emprsa não mente, não omite e não esconde, tenho um caso legal para relembrar.
Nos EUA, a GM ( ou ford, não lembro ) deixou de fazer um recall que poderia levar ao fogo/explosão o veículo porque chegaram a conclusão que sairia muito mais barato indenizar eventuais vítimas que entrassem com o processo. Isso porque todo recall tem um custo grande além do desgaste da marca. IEssa informação depois vazou e o caso foi até objeto de filme e estudos na área de Adm. Então a empresa pode falar ( ou deixar de falar ) o que quiser..... principalmente quando não se tem como provar. Eu já vi muita coisa dos bastidores de multinacionais e grandes empresas e essas informações graves nunca chegam aos consumidores. Pelo contrário.... chega outro tipo de informação. Eles falam o que querem, a gente ouve o que eles querem. Agora acreditar é outro papo.
Só não consigo chegar a uma conclusão séria: Se o sensor da Nikon é Sony, qual o problema ? Sinceramente não vejo nenhum..... é procurar pêlo em ovo.

Guto foi a Ford Motors. Caso muito sério por sinal. Mas existem diversos casos similares e bem mais graves, como a Monsanto.

O sensor ser Sony não faz a menor diferença em termos de câmera, é mais uma questão de negócio mesmo. Você ser dependente de um fornecedor que é concorrente trás alguns problemas estratégicos, um deles, que vosê tem que lidar, é exatamente o que a Nikon tenta fazer ao omitir de quem é a tecnologia, que é a impressão de incapacidade, enquanto, na verdade, a maioria repassa para terceiros mesmo. Outro problema é que este concorrente pode se utilizar de artifícios que atrasem o lançamento de produtos, o que é observado nas questões envolvendo a Sony. Mas é um tremendo sensor e entre as tecnologias de sensores disponíveis, acredito que só a Fuji tenha tecnologia superior, ou seja, a Nikon está bem servida em termos de sensores e tem um dos melhores sistemas de tratamento e conversão para este sensor(isso sim um sistema montado com uma tecnologia e uma idéia deles, apesar de o chip ser feito sob pedido).
Para ter uma idéia a Sony não fabrica nenhuma lente para suas câmeras. Suas lentes são todas fabricadas nas dependências da Tamron (que é subsidiária) ou da CZ. Depois de apanhar muito com a parte de tratamento (que a Nikon faz bem) eles resolveram contratar a DXo para desenvolver os sistemas de tratamento das câmeras. Isso não os torna menos eficientes, pelo contrário, usar o que há de melhor no mercado, em cada momento, te oferece produtos melhores. A Nike não faz tênis, eles só trabalham MKT e P&D do produto, pois produção não é o forte deles. A Apple não desenvolve o hardware de seus computadores, telefones e MP3, apenas fazem trabalho de design, definem escopo, fazem o software e o MKT, a maioria dos projetos e integrações são de terceiros. A Google também fez isso, recentemente, em seu novo celular. Ele foi desenhado e é fabricado pela HTC e o software, o MKT e a marca é Google. É tudo uma questão de contrato e inteligência de mercado.
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2010, 12:44:37 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


paulosfy

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #8 Online: 25 de Janeiro de 2010, 12:59:31
Concordo com o Guto!

Para mim nao faz a menor diferenca em saber que o sensor da minha Nikon e fabricado pela Sony, particularmente ate gosto disso, por que acho que assim cada empresa esta fazendo aquilo que faz de melhor, tendo como resultado excelente produto final, o que e realmente importante para mim e todos os que fotografam sejam eles profissionaos ou amdores!!! desculpem pela falta de acentos pois estou no japao e no meu teclado nao tem,rs...
d5000
afs-35mm f:1.8G
afs-18-55mm f:3.5-5.6 VR
afs-55-200mm f:4-5.6 VR
flash sb 600
http://www.flickr.com/photos/paulosfy/


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 25 de Janeiro de 2010, 14:40:11
Concordo que foi um excelente negócio a Nikon não ter tido até hoje sua própria fábrica de sensores, pois ela pode comprar o que existia de melhor no mercado, o problema agora é que existem poucos fabricantes de sensores que já não são concorrentes da própria Nikon, exemplo Sony, Samsung e Matsushita.

Eu ainda acho que um dia a Nikon compre um fornecedor de sensores ou acabe escolhendo um fornecedor que não seja concorrente direto.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #10 Online: 25 de Janeiro de 2010, 14:59:51
Leandro ainda restam duas empresas que possuem muitas patentes e tecnologias, que são a Kodak e a Fuji. A Kodak fornece tecnologia e projetos para a Matsushita, mas nada impede que ela forneça para a Nikon também (se bem que Sony é infinitamente melhor do que Kodak, eu se fosse engenheiro na Nikon ia prefrir 6 meses de defasagem do que trocar Sony por Kodak) e a Fuji sei lá... Não consigo entender a Fuji. Os executivos da Fuji são completamente imprevisíveis. Eles têm tudo para fechar parcerias legais com a Nikon, havia interesse mútuo até para uma joint venture no mercado de fotografia, já que a Fuji possui processos e sensores excelentes e a Nikon possui corpos e um sistema muito robusto, mas não vira nada.  :no:
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2010, 15:02:26 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 25 de Janeiro de 2010, 15:08:38
Essas duas são opções, mas podem não ser um bom negócio caso a Nikon queira comprar, eu imagino algum fornecedor chines sem muita expressão e que depois de algum tempo a Nikon consiga comprar.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #12 Online: 25 de Janeiro de 2010, 15:26:42
Leandro o problema é que a fábrica é o de menos, fábrica você contrata uma chinesa e pronto. O problema é tecnologia. Comprar um chines não daria know-how para a Nikon fazer sensores, a não ser que fosse um tremendo fabricante de sensores. O que você mesmo citou acima que temos poucos que realmente dominam a área.
Para uma compra do tipo ter sucesso a Nikon teria que comprar um grande fabricante e todos os grandes fabricantes são bem maiores do que ela. Eu ainda acho que este mercado ficaria monstruoso (em termos de briga) se a Fuji ou a Kodak comprassem a Nikon. Imagine só, teríamos 3 grandes, de fato, brigando neste mercado. Mas eu ficaria feliz mesmo se a Fuji é que fizesse esta compra. Imagine a fusão do know-how da Nikon com o da Fuji? ;)
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2010, 15:27:50 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 25 de Janeiro de 2010, 15:30:15
Interessante mesmo, mas pode ser q a única saída viável ($$) seja algum fornecedor pequeno que tenho a princípio pelo menos know how pra fazer tecnologia aberta e que a Nikon invista em um desenvolvimento a longo prazo de novas tecnologias.

Com isso ao menos ela poderia se aproveitar do mkt dizendo que os sensores agora sao da propria Nikon...rsrs
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2010, 15:35:16 por Leandro Federsoni »


Arda

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
Resposta #14 Online: 25 de Janeiro de 2010, 16:38:56
Concordo com o Guto!

Para mim nao faz a menor diferenca em saber que o sensor da minha Nikon e fabricado pela Sony, particularmente ate gosto disso, por que acho que assim cada empresa esta fazendo aquilo que faz de melhor, tendo como resultado excelente produto final, o que e realmente importante para mim e todos os que fotografam sejam eles profissionaos ou amdores!!! desculpem pela falta de acentos pois estou no japao e no meu teclado nao tem,rs...

Concordo 100%